REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Prototipagem na cirurgia bucomaxilofacial: tratamento em fratura do complexo zigomático
A reconstrução da assimetria facial no tratamento fraturas do complexo zigomático requer grande habilidade do cirurgião bucomaxilofacial. Visto que há uma alta incidência de complicações pós-operatórias, envolvendo a órbita. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever as identificar as vantagens da técnica da prototipagem rápida sobre o tratamento convencional. Quanto à metodologia, foi realizado uma pesquisa ativa de artigos científicos através dos principais meios de pesquisa bibliográfica de saúde. Conclui-se que a prototipagem por permitir a préconformação das placas de fixação, supera as complicações da técnica padrão. Desta forma, os resultados altamente previsíveis.
Prótese total imediata: revisão de literatura
A Prótese Total Imediata é uma prótese desenvolvida como um método de reabilitação realizado consecutivamente a extração dos dentes, sendo instalada imediatamente após o procedimento cirúrgico. Esse método de reabilitação é utilizado de maneira provisória, até que a prótese definitiva seja confeccionada e instalada, sendo assim, devendo ser utilizado por um breve período de tempo. Em decorrência do processo de remodelação óssea posterior ao ato cirúrgico, uma série de reembasamentos da porção interna das próteses, ao longo do período de cicatrização precisarão ser feitos e, dessa forma, é possível manter tanto a retenção quanto a estabilidade do trabalho protético. Portanto, com esta abordagem, é possível reestabelecer e manter as funções mastigatória e a estética do sorriso, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.
Pênfigo paraneoplásico: relato de caso
Introdução: O pênfigo paraneoplásico é uma doença autoimune maligna associada a um tumor oculto ou previamente diagnosticado, caracterizada por achados clínicos, histológicos e imunológicos bem definidos. Manifesta-se por lesões cutâneas polimórficas e erosões nas mucosas oral e genital que são refratárias aos tratamentos convencionais. A histologia pode variar, incluindo acantólise ou dermatite liquenoide, e os autoanticorpos circulantes são uma característica constante que confirma o diagnóstico. Objetivo: Relatar o caso de uma mulher negra de 69 anos, dona de casa, protestante, natural do Rio de Janeiro, residente de Mesquita, sem comorbidades prévias, que foi levada à emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar devido ao agravamento de um quadro de 4 meses de evolução de vesículas e bolhas que progrediram para úlceras, afetando principalmente mucosa oral e conjuntival, além de lesões ulceradas e hiperqueratósicas em regiões palmar, plantar, abdominal e vulvar. Além das manifestações cutâneas, apresentou significativa perda de peso e negou outras queixas gastrointestinais, articulares ou cardiorrespiratórias. Após a admissão, suporte clínico e conduta inicial guiada por parecer do serviço externo de dermatologia, foi submetida a biópsia cutânea, com resultado compatível com pênfigo paraneoplásico, e biópsia de massa intraperitoneal, com resultado compatível com linfoma não-Hodgkin, fenótipo tipo B folicular, grau I. Método: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo. Conclusão: O pênfigo paraneoplásico, embora raro, deve ser considerado no diagnóstico diferencial de manifestações mucocutâneas, podendo auxiliar na detecção de uma neoplasia oculta e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente.
Qual a principal causa e as consequências da perda precoce do primeiro molar permanente?
A dentição humana é composta de duas fases, sendo a primeira decídua e a segunda permanente, durante o período de transição essas duas fases se encontram e formam o que chamam de dentadura “mista”. A erupção do primeiro molar permanente é quase sempre de forma assintomática, sendo despercebida pelos pais, muitas vezes confundindo-os com molares decíduos. Os cuidados necessários infelizmente não são tomados, causando assim a perda precoce do mesmo. A cárie dentária é resultado de um desequilíbrio no processo de desmineralização e re-mineralização dos tecidos duros do dente, é um processo que ocorre diariamente na cavidade oral. A perda do primeiro molar permanente resulta em uma série de problemas secundários. Podemos observar alterações periodontais, estéticas e de oclusão. Dentre essas alterações temos: a mudança de eixo de dentes adjacentes, incluindo a movimentação do segundo molar para o lugar do primeiro molar perdido, problemas no desenvolvimento da arcada, anomalias dentofaciais e mordida cruzada posterior. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a principal causa e as consequências da perda precoce do primeiro molar permanente. Na sua ausência é possível verificar uma série de alterações funcionais e estéticas que certamente provocarão um déficit na saúde geral do indivíduo. A principal causa da perda precoce de molares permanentes é a cárie dentaria, e sua evolução está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e comportamentais.
Quantificação do acometimento intersticial pulmonar em pacientes com esclerodermia: da estrutura a função pulmonar
Introdução: A doença intersticial pulmonar associada à esclerodermia (SSc-ILD) é um achado comum nestes pacientes e seu diagnóstico contribui para instituição de tratamento que atenue a progressão e a gravidade dos sintomas respiratórios. Objetivos: Quantificar automaticamente a SSc-ILD a partir de imagens de tomografia computadorizada de tórax (HRCT) em pacientes com esclerodermia (SSc) e investigar a associação entre a extensão da doença intersticial pulmonar (ILD) com alterações na função pulmonar e geometria de vias aéreas intra e extratorácicas. Métodos: Vinte e oito pacientes com SSc e 27 indivíduos sem doença pulmonar pareados por gênero, peso, altura e idade realizaram HRCT, espirometria, pletismografia de corpo inteiro e capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO). O grau de SSc-ILD foi determinado como a massa de tecido presente entre -500 e +100 Unidades Hounsfield (HU) normalizada pela massa total de tecido pulmonar (TLM), Ground Glass = M(-500 – -100HU)/TLM. Como limite de normalidade considerou-se o maior valor de Ground Glass obtido no grupo controle (25%). Resultados: Dos 28 pacientes com SSc, 17 foram classificados como apresentando acometimento pulmonar (SSc-ILD) e estes apresentaram significativa redução da capacidade vital forçada (CVF) e da capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO) quando comparados com o grupo controle e pacientes com esclerodermia sem acometimento pulmonar (SSc No-ILD). Não houve alteração significativa da dinâmica de vias aéreas nos indivíduos com SSc-ILD. Conclusão: O método proposto possibilita a quantificação automática do acometimento pulmonar em pacientes com eslcerodermia podendo ser utilizado por médicos não radiologistas para avaliação da extensão da fibrose pulmonar em pacientes com esclerodermia.
Racismo estrutural e a consequência da saúde infantil: o olhar enfermeiro
No Brasil, a maioria da população é negra e o acesso dessas crianças muitas das vezes é precário e/ou negligenciado, desta forma é indiscutível a relevância para a enfermagem de se estudar maneiras eficientes a fim de proporcionar uma qualidade no cuidado e com isso a equidade. OBJETIVO: Identificar a assistência do enfermeiro acerca da população negra infantil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura dos últimos dez anos, realizada na plataforma Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizando os descritores “saúde da população negra”, “racismo”, “saúde da criança”, ”enfermagem”. RESULTADOS: Foram encontrados 9 artigos que, após a análise minuciosa destes, foi evidenciado a categoria: As dificuldades culturais, sociais e situações de racismo relacionadas ao cuidado da criança negra. DISCUSSÃO: CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se que ainda há necessidade de estudos dessa área da enfermagem.
Reabilitação estética com pino de fibra de vidro: revisão de literatura
No âmbito da odontologia atual, o tratamento reabilitador de dentes tratados endodonticamente com grande perda de estrutura coronal requer o uso de dispositivos intrarradiculares como meio de ancoragem da futura restauração. Neste contexto, a crescente utilização dos pinos pré-fabricados de fibra de vidro baseia-se na facilidade da técnica, na redução do tempo de tratamento clínico, no seu aspecto estético e na diminuição de fratura radicular em virtude do seu módulo de elasticidade semelhante ao da dentina; entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para a seleção do pino, como o comprimento da raiz e a quantidade do remanescente coronário, a fim de garantir um bom prognóstico. O presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca dos diversos tipos de pinos intrarradiculares e suas características estéticas e mecânicas, com ênfase na superioridade dos pinos de fibra de vidro em relação aos demais pinos diante de uma perspectiva clínica na seleção, indicação e limitação destes dispositivos, bem como a dissertação dos aspectos inerentes à sua utilização e seu protocolo clínico.
Reabsorção cervical externa relacionada ao clareamento dental: uma revisão de literatura
Cuidados estéticos fazem parte do cotidiano das pessoas. No âmbito odontológico não é diferente, principalmente quando se trata do sorriso. Atualmente, há vários procedimentos a fim de atender as necessidades dos pacientes e a busca por tratamentos restauradores e estéticos tem sido crescente. Muitas pessoas almejam ter um sorriso bonito e saudável, na prática clínica é notável como isso pode influenciar no psicológico dos pacientes e refletir nos seus relacionamentos sociais. O escurecimento dos dentes pode apresentar diversas causas advindas de fatores extrínsecos e intrínsecos e está entre uma das principais queixas relatadas no consultório odontológico. Como forma de tratamento, pode-se indicar o clareamento dentário em dentes vitais ou dentes tratados endodonticamente. Este estudo tem o objetivo de enfatizar que apesar do clareamento dental ser uma técnica segura, também pode apresentar efeitos adversos e ser precursor da reabsorção cervical externa.
Recanalização tubária: uma alternativa para mulheres esterilizadas pós ligadura de trompas
Introdução: A esterilização cirúrgica por laqueadura tubária é o segundo método contraceptivo mais utilizado no mundo. Entretanto, suas taxas de arrependimento são altas, motivando mulheres laqueadas com infertilidade iatrogênica a procurar sua reversão. Neste contexto, duas opções estão disponíveis: Fertilização in vitro e cirurgia de reanastomose tubária. Objetivos: Relatar o caso clínico-cirúrgico, descrevendo uma técnica cirúrgica de recanalização tubária que obteve sucesso, conferindo uma gestação tópica, finalizada a termo; Discutir os principais dados epidemiológicos e psicossociais, informações do pré, intra e pós operatório do procedimento, necessidade de políticas de planejamento familiar e vantagens e desvantagens da cirurgia em relação à Fertilização in vitro. Métodos: Trata-se de uma Revisão Não Sistemática da Literatura pautada a partir de um relato de caso clínicocirúrgico. Os estudos foram selecionados para Revisão através de busca eletrônica em base de dados publicados sobre o procedimento de reversibilidade da laqueadura entre 2009 e 2020. As informações sobre o caso encontram-se registradas no prontuário médico de uma instituição hospitalar em Paracambi, Rio de Janeiro. Conclusão: Para mulheres abaixo dos 40 anos, é possível assumir a cirurgia de reanastomose tubária como a primeira linha de escolha da mulher laqueada que deseja gestar. Para mulheres laqueadas acima dos 40 anos, novos estudos são necessários para escolher, com embasamento científico, entre a reversão da laqueadura e a fertilização in vitro para tratamento da infertilidade.
Recessão Gengival: etiologia e classificação
Objetivo: Revisão de literatura relacionados a etiologia e os tipos de recessão gengival, além do biofilme bacteriano dentário e sua consequente inflamação gengival, a oclusão traumatogênica, o trauma proveniente da escovação ou da inserção alterada do freio labial e características anatômicas locais relacionadas ao posicionamento dentário, espessura da gengiva marginal, altura da faixa de mucosa ceratinizada e tecido ósseo subjacente. Por meio deste estudo, foi possível obter conhecimento sobre os fatores que contribuem para o diagnóstico, o que é de grande importância para o cirurgião-dentista, para fazer um planejamento e assim o tratamento.
Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG): uma revisão de literatura
A Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG) é uma inovação no campo odontológico uma vez que é a primeira técnica que, para além da preservação do rebordo alveolar, é capaz de se regenerar devido à realização de uma exodontia atraumática. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a técnica supracitada e demonstrar a importância da integridade do osso alveolar para favorecer resultados estéticos e funcionais superiores as técnicas pré-existentes. Assim, esta revisão se caracterizou por pesquisas através da base de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, além de revistas reconhecidas na área de Periodontia. Portanto, o sucesso da técnica de RAPG está diretamente ligada à preservação do rebordo alveolar após a exodontia.
Refletir sobre a importância da linha de cuidado LBGT: uma proposta para a atenção primária a saúde
**Correção do Texto:** Este trabalho, originado da revisão bibliográfica e reflexões de acadêmicas de medicina, em seu estágio na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, teve como objetivo discutir a importância de uma linha de cuidado voltada à oferta de saúde integral e humanizada à população LGBT na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. Os resultados denotam que a população LGBT brasileira ganha cada vez mais representatividade social, entretanto, ainda persistem iniquidades quanto aos cuidados em saúde ofertados. Dados da literatura são claros ao afirmar que essa iniquidade se deve tanto ao desconhecimento das especificidades inerentes a esse grupo quanto à discriminação e preconceitos institucionais. Uma vez reconhecidas as necessidades em saúde da população LGBT, conclui-se que a linha de cuidado é uma ferramenta potencial na organização e sistematização da abordagem integral e humanizada a esta população pelos profissionais das equipes da Saúde da Família.
Relato de caso: complicações sistêmicas pós sarampo em lactente não vacinado
Introdução: Sarampo era uma das doenças mais comuns da infância na era pré-vacinal, sendo uma doença exantemática infecciosa febril aguda, de alta transmissibilidade, prevenível através da vacinação. Nos últimos anos foram registrados surtos e epidemias dessa doença no Brasil e no mundo, os quais necessitam extrema atenção. Existem diversos motivos para esses acontecimentos, porém, como principal, pode-se destacar as baixas taxas de cobertura vacinal da população. Objetivos: Descrever um caso clínico de paciente diagnosticado com pneumonia e miocardite dias após ser internado por Sarampo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, apresentando um quadro de complicações pós sarampo em lactente. Foi realizada revisão não sistemática, utilizando como base artigos não pagos em português, inglês e espanhol, com intervalo de publicação entre 1982 e 2020. Resultados: Lactente de onze meses de idade, sem doenças prévias, com vacinação incompleta, manifestando quadro de sarampo, necessitando de internação hospitalar, apresentando dez dias após alta hospitalar manifestações de complicações graves da doença, como miocardite e pneumonia, com internação em unidade de terapia intensiva pediátrica com desfecho de óbito, em período de reemergência da patologia no Brasil. A infecção pelo sarampo pode levar a supressão imunológica e infecções secundárias que são componentes importantes na morbimortalidade. Conclusão: Conclui-se que é de grande importância enfatizar que o sarampo é uma doença evitável através da vacinação, sendo necessário incentivar intensamente seu uso. A fim de impedir desfechos trágicos em uma doença tão grave e severa. Sendo igualmente importante, o conhecimento pelo profissional de saúde sobre as complicações da enfermidade, para não retardar o diagnóstico.
Relato de caso: sífilis mimetizando alopecia areata
Introdução: A sífilis é uma doença que possui diversas manifestações clínicas, sendo algumas incomuns, como a alopecia em clareira, causando erros de diagnóstico e atrasos no tratamento. Objetivos: Demonstrar a importância do diagnóstico da sífilis em casos em que a manifestação clínica seja alopecia em clareira, mimetizando alopecia areata. Métodos: A alopecia sifilítica aparece em uma média de 4% dos pacientes, sendo manifestação infrequente da sífilis. Entretanto, com o aumento progressivo da doença, observa-se a necessidade de saber reconhecer que nem toda alopecia é areata necessariamente. Em 2013, o Hospital Universitário de Valência, na Espanha, relatou cinco casos de alopecia sifilítica. Todos os casos localizavam-se na região parieto-occipital em homens jovens. Além desses, o relato de caso exposto neste trabalho também tratou de um homem jovem com perda de cabelo em regiões biparietais e occipital, que recebeu um diagnóstico inicial equivocado por não terem considerado a sífilis como causadora da alopecia em questão. Resultados: A partir dos relatos de casos, artigos publicados entre os anos de 2011 a 2018, consulta de literaturas dermatológicas, tratado de infectologia e manuais do Ministério da Saúde, conclui-se que a presença de fragmentos alopecicos localizados na região parieto-occipital em um padrão "comido pelas traças" deve alertar os profissionais a pensarem na alopecia secundária à sífilis como diagnóstico possível. Conclusão: Os dermatologistas, portanto, devem suspeitar da sífilis nos casos atípicos das manifestações dessa doença, principalmente pela alopecia ser a única manifestação em alguns casos.
Relato de caso: síndrome de ekbom um desafio diagnóstico e terapêutico
Introdução: A Síndrome de Ekbom ou delírio de infestação parasitária é um estado fóbico obsessivo caracterizado pela firme convicção do paciente de estar infestado por vermes que saem da pele, em geral do couro cabeludo, olhos, boca ou região genital. É uma síndrome encontrada com frequência nos consultórios, porém pouco diagnosticada. Objetivos: Relatar um caso descrito na Policlínica e Centro de Estética Duque de Caxias de Síndrome de Ekbom, ressaltando a importância de seus corretos diagnóstico e conduta. Métodos: A pesquisa trata-se de um relato de caso. Os dados foram obtidos através da coleta de informações do prontuário da paciente e de artigos científicos disponíveis em plataformas de pesquisa. Trata-se de uma paciente de 58 anos, do sexo feminino, do lar, que foi atendida na Policlínica Duque de Caxias no setor de Dermatologia em 2018. Já havia passado por mais de uma especialidade, sem resolução da queixa principal por falta de conhecimento dos profissionais acerca da Síndrome de Ekbom.
Relato de experiência do projeto de iniciação científica: BLS – Suporte Básico de Vida
Introdução: A parada cardiorrespiratória é uma situação que exige rápida identificação e abordagem, pois cada segundo decorrido sem intervenção representa menor chance de sucesso. Objetivos: Relatar a experiência do projeto de iniciação científica "BLS - suporte básico de vida" na Universidade do Grande Rio, para turmas da área da saúde entre agosto de 2018 e abril de 2019. Métodos: O projeto foi desenvolvido por alunos de Medicina da Universidade do Grande Rio, utilizando como estratégia de pesquisa o método experimental, ensaio de campo e simulação realística como parte da metodologia do projeto. Resultados e Discussão: Na pesquisa, pode-se observar que 68,2% desconheciam sobre suporte básico de vida e 31,8% já conheciam; a maioria dos alunos não conhecia a sequência correta do suporte básico de vida; 56,3% não sabiam a profundidade correta da massagem cardíaca e a mesma porcentagem de erro ocorreu sobre o número de compressões vs. ventilações. Sobre o questionamento de abertura de via aérea em trauma medular, foi um conceito teórico que não houve treinamento prático, com isso, a evolução do número de acertos entre os dados pré e pós-execução ficou inferior quando comparado aos questionamentos sobre dados práticos. Conclusão: A importância do ensino de ressuscitação cardiopulmonar para os alunos da área da saúde da Universidade do Grande Rio foi constatada neste estudo, pois implica em melhor desfecho clínico em uma parada cardiorrespiratória, além de a simulação facilitar e antecipar o aprendizado de forma consistente, com boa detecção e propagação de informações.
Relações de poder “versus” autonomia do paciente portador de esquizofrenia: experiência de uma interna de MEDICINA UNIGRANRIO AFYA
Introdução: A esquizofrenia é um transtorno neuropsiquiátrico com psicose crônica ou recorrente, de aspecto genético complexo. A doença, representada pela ideia da loucura, ganhou diferentes significados ao longo da história. A partir do século XX, passou a ser reconhecida como patologia e, assim, apenas o médico teria a capacidade de diagnosticar os pacientes com o transtorno e escolher o tratamento. O paciente tem sua autonomia reduzida e recebe o estigma de incapaz para opinar sobre seu tratamento, até mesmo após a reforma psiquiátrica. **Objetivos:** Discutir a autonomia do paciente psiquiátrico no tocante ao seu plano terapêutico, compreender as relações de poder exercidas pelos profissionais de saúde no plano de cuidado do paciente e discutir sobre a importância do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a prática da autonomia no paciente esquizofrênico. **Métodos:** Relato de experiência de uma interna de medicina, durante seu estágio em psiquiatria; revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando como fonte de pesquisa as bases da SCIELO, com a escolha dos seguintes descritores: "esquizofrenia", "autonomia" e "relações de poder". **Discussão:** Não se verifica na psiquiatria uma escala ou métodos universalmente aceitos para avaliar a capacidade de escolha no paciente esquizofrênico. Sem considerar a experiência de doença do paciente, predomina-se a opinião do médico como método de escolha para a opção terapêutica não compartilhada. O TCLE aparece como uma ferramenta para dar suporte e aumentar a autonomia do paciente em seu tratamento. **Conclusão:** A ressocialização do paciente com esquizofrenia perpassa não só pelas medidas instituídas para o controle da doença e de seus sintomas, mas também pelos mecanismos que fortaleçam a relação médico-paciente para uma abordagem individualizada da pessoa, que seja capaz de respeitar sua autonomia para a escolha terapêutica, garantindo a melhoria de sua qualidade de vida e melhor manejo do seu autocuidado.
Repercussões Clínicas e Laboratoriais em Paciente com Mieloma Múltiplo: Relato de Caso
O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna progressiva e incurável. Ela se desenvolve nos linfócitos B e é caracterizada pela proliferação excessiva de plasmócitos na medula óssea. Representa a segunda neoplasia hematológica mais comum e a prevalência é maior a partir da quinta década de vida, no sexo masculino e raça negra. As manifestações da doença são diversas, sendo a dor óssea o sintoma mais frequente e a anemia a alteração laboratorial mais encontrada. A escolha do regime terapêutico é individual e tem como opções a quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco hematopoiéticas, além do tratamento de suporte. Este relato de caso estuda um paciente do sexo masculino, 62 anos, negro, com queixas respiratórias, dor lombar intensa, fraqueza em membros e sintomas constitucionais há 6 dias, associado a anemia crônica sem causa esclarecida e alterações renais. A biópsia de medula óssea que é essencial para o diagnóstico do mieloma mostrou ocupação por elementos de aspecto plasmocitoide. Após a realização de mais exames complementares, o diagnóstico foi estabelecido e foi iniciado o tratamento pela equipe de hematologia. O objetivo deste relato de caso é apresentar uma patologia frequentemente subdiagnosticada na prática médica devido a seu quadro clínico inespecífico e tem o intuito de elucidar a necessidade de os profissionais de saúde conhecerem o quadro clínico e laboratorial da doença para fornecer precocemente o diagnóstico e tratamento necessário.
Ressecção laparoscópica versus aberta para metástase hepática de câncer colorretal
Introdução: A metástase hepática de câncer colorretal é um evento frequente e potencialmente fatal na evolução dos pacientes. A ressecção hepática é o tratamento padrão-ouro, considerado o único tratamento curativo. Objetivo: Comparar vantagens e desvantagens da abordagem cirúrgica aberta e da videolaparoscópica nas metástases hepáticas de câncer colorretal, com enfoque nos benefícios intraoperatórios e pós-operatórios de cada técnica. Método: Uma pesquisa bibliográfica utilizando a base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e SciELO foi realizada para identificar artigos relacionados aos critérios de hepatectomia em abordagem aberta e laparoscópica. Foram reunidos 29 artigos, com particular atenção dedicada a artigos publicados no período de 2013 até 2019. Discussão: A abordagem cirúrgica da metástase hepática de câncer colorretal vem se ampliando em função do diagnóstico precoce, desenvolvimento de quimioterápicos e aprimoramento das técnicas cirúrgicas. Isso favoreceu a inclusão de mais pacientes ao tratamento. A abordagem laparoscópica vem apresentando vantagens cirúrgicas e pós-operatórias, com bons resultados na sobrevida e nas taxas de recidiva em comparação à técnica aberta. Conclusão: A laparoscopia apresenta menor sangramento cirúrgico, menores índices de infecção de ferida, dor e tempo de internação, sem causar disseminação durante o procedimento e mantendo boa resposta nas taxas de recidiva e sobrevida em relação à abordagem por laparotomia.
Revisão bibliográfica da utilização do fast no trauma de abdômen nos últimos 10 anos
Introdução: O trauma é a maior causa de mortalidade na população com até 40 anos sendo o abdominal o terceiro tipo mais comum, com alta taxa de morbimortalidade podendo ser diminuída em até 50% com diagnóstico e tratamento rápido. Objetivos: Avaliar a utilização da ultrassonografia a beira leito no trauma de abdômen nos últimos 10 anos, a partir de uma revisão de literatura. Métodos: Realizado uma revisão bibliográfica de publicações em inglês, espanhol e português de 2010 a 2020, através do banco de dados do PubMed, Google acadêmico e SciELO com os descritores: “ultrassonografia a beira leito no trauma abdominal”, “laparotomia exploratória” e “trauma abdominal contuso”. Resultados: foram selecionados quatorze estudos observacionais, sendo alguns comparando o ultrassom a beira leito com a tomografia computadorizada e o lavado peritoneal diagnóstico. A sensibilidade do primeiro variou de 57,48% a 100%, e a especificidade de 70,83% a 100%. Sendo observado que em casos de falso negativo, havia lesão intra-abdominal sem líquido livre peritoneal ou com lesão localizada em retroperitônio, situações em que a tomografia se sobressai, principalmente se o paciente estiver estável. Já para o lavado, foi constatado uma sensibilidade de 100% e especificidade de 75% em comparação com a ultrassonografia. Conclusão: Dessa forma, ele não tem como objetivo detectar qual o grau da lesão, mas sim avaliar se há ou não hemoperitônio, identificando se o paciente precisa de uma intervenção cirúrgica ou não. Com os devidos treinamentos qualquer médico pode operá-lo chegando a uma acurácia de até 97,3%.
Risco de diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I
Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença caracterizada pela combinação da resistência à ação da insulina com a incapacidade de secreção inadequada da mesma pelas ilhotas beta pancreáticas, ocasionando uma hiperglicemia sustentada. Tal distúrbio mostra-se prevalente em indivíduos obesos e sedentários, e quando presente na população jovem, o risco para desenvolvimento e instalação da doença se apresenta consideravelmente aumentado, afetando a qualidade de vida. Objetivos: Identificar fatores que possam contribuir para o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I. Além disso, descrever a possível relação da doença com as questões de saúde pública e seus custos diretos e indiretos. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre o tema, utilizando como materiais para a pesquisa fontes como livros, diretrizes, artigos científicos, no período entre 2005 até 2020. Resultados: Os estudos mostraram que o desenvolvimento da doença em questão pode ser multifatorial, e que apesar de existir a participação de componentes genéticos é possível reduzir o risco de instalação deste distúrbio na população jovem. Além disso, a obesidade - como doença - é o principal fator de risco para os indivíduos se tornarem diabéticos. O sedentarismo e o histórico familiar também são fatores preocupantes para o desenvolvimento do quadro. Foi observado que os custos diretos para o governo são muito altos, e que os indiretos poderiam ser facilmente reduzidos se houvesse um cuidado maior durante a atenção primária dos pacientes com baixa renda. Conclusão: Mudanças comportamentais, estimuladas por orientações dietéticas de profissionais de saúde na atenção primária, além do estímulo à atividade física regular, pode contribuir de forma significativa para a diminuição da prevalência da diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I.
Saúde Bucal e sua relação com a Alta Performance Esportiva
A relação entre a saúde bucal e o desempenho esportivo é de suma importância para atletas de alto rendimento. A doença periodontal e outros problemas orais impactam não apenas a saúde bucal, mas também a sistêmica, comprometendo a homeostase e a recuperação de lesões musculares. A resistência ao uso de protetores bucais, apesar de sua eficácia com adaptação adequada, ressalta a necessidade de conscientização na comunidade esportiva. A Odontologia do Esporte não só trata lesões, mas prioriza a prevenção, influenciando positivamente na performance atlética. A influência dos microrganismos orais na saúde sistêmica e a conformidade dos cuidados odontológicos com regulamentos antidoping são aspectos cruciais. Além disso, a dieta dos atletas, rica em carboidratos e bebidas isotônicas, pode contribuir para problemas bucais. Reconhecida como especialidade no Brasil, a Odontologia do Esporte destaca a importância do dentista como parte integrante de equipes multidisciplinares, promovendo a saúde integral do atleta.
Saúde bucal na escola
A saúde bucal para crianças começa bem cedo. É importante que os responsáveis estejam atentos aos cuidados, quanto mais cedo ocorra uma higienização adequada assim previne futuros problemas de saúde. A carie é uma doença multifatorial e ocorre a partir da presença de microrganismo. A escola é um ambiente de suporte para a saúde, através de um trabalho coletivo e participativo com toda a comunidade. Objetivo: Identificar a importância da prevenção das doenças bucais em crianças de escola, creches e comunidades. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. Conclui-se que os hábitos saudáveis devem ser iniciados de forma precoce. A promoção de saúde nas escolas tende a desenvolver formas e estilos de vida saudável e práticas de autocuidado com as crianças onde o método de motivação deve ser eficiente e de fácil uso para entretenimento.
Saúde mental e a síndrome do ninho vazio em cuidadores de pacientes com espectro do autismo análise da série atypical
O Transtorno do Espectro Autista inclui 5 diagnósticos possíveis: Transtorno Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Rett e Perturbação Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Esse transtorno identifica dificuldades de comunicação social, interação social e padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto que um diagnostico desta natureza pode causar na vida dos cuidadores. A série “Atypical” trata do estresse na relação conjugal de famílias com Espectro Autismo. Pessoas com esse transtorno precisam de mais atenção do que crianças neurotípicas, beirando a exaustão física e mental de seus cuidadores. A série mostra que a vida pode sair de controle e às vezes é preciso mergulhar fundo no desconhecido, sentir medo, ter medo. A relação entre pais e filhos segue um processo que, mais cedo ou mais tarde, se romperá. É impossível mantê-los sob suas asas o tempo todo.
Sedação consciente com Óxido Nitroso no manejo do medo e da ansiedade em tratamentos odontológicos: Revisão de literatura
O medo e a ansiedade são sentimentos comuns quando se trata de procedimentos em consultórios odontológicos. Consequentemente, existem várias técnicas que foram desenvolvidas para auxiliar o cirurgião-dentista na abordagem desses pacientes, minimizando o agravamento da odontofobia. A sedação consciente com óxido nitroso vem se mostrando eficaz ao longo dos anos, por promover um nível mínimo de depressão da consciência, ao mesmo tempo em que conserva a atividade respiratória autônoma do paciente, assim como a sua capacidade responsiva a estímulos físicos e verbais. Porém, essa técnica ainda é desconhecida por grande parte dos cirurgiões-dentistas do Brasil. Dessa forma, o presente artigo de revisão tem como objetivo a compreensão da importância da utilização da sedação inalatória com óxido nitroso no manejo de pacientes odontofóbicos, bem como a descrição da técnica e as suas vantagens e desvantagens quando comparada a atendimentos que não fazem o uso da mesma. A revisão bibliográfica foi realizada no banco de dados de: PubMed/Medline, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Scopus, entre outras bases de dados, com base em artigos publicados entre o período de 2001 a 2021, a partir dos descritores: “odontologia”, "sedação", "sedação consciente", "óxido nitroso", “ansiedade", “odontofobia" e "consultório odontológico", realizadas no mês de outubro de 2022.