REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A ação do ácido tranexâmico administrado por diferentes vias no tratamento do melasma
O aumento na produção de melanina, causa um descontrole pigmentar chamado hipercromia. Dentre as hipercromias, está o melasma, conhecido pelo surgimento de manchas acastanhadas, de bordas irregulares, porém simétricas na pele, tendo como maior vítima as mulheres, de fototipo mais altos, estando ligado à fatores ambientais, étnicos, hormonais e genéticos. Diversas terapias têm sido usadas no tratamento do melasma para o seu controle. O ácido tranexâmico, vem sendo utilizado como um ativo bastante promissor para o tratamento de hipercromias, sendo um derivado sintético da lisina, capaz de inibir a formação de plasmina. O objetivo principal desse estudo foi através de um levantamento bibliográfico compreender os efeitos do ácido tranexâmico nas diferentes vias de administração no controle do Melasma, entender a fisiopatologia do melasma, compreender o mecanismo de ação e identificar as diferentes formas farmacêuticas e vias de administração e sua ação no melasma. Através da análise dos dados obtidos nesse levantamento bibliográfico, foi possível concluir que o ácido tranexâmico apresenta um grande potencial clareador para o tratamento do melasma nas diferentes vias de administração apresentadas. Porém, se faz necessário mais estudos experimentais para determinar a melhor via de administração, a posologia ideal e resultados do tratamento sendo associado a outros ativos com potencial clareador, a fim de otimizar o uso do ácido tranexâmico no tratamento do melasma.
A ANTIBIOTICOTERAPIA NO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO DE EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO NÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
INTRODUÇÃO. Casos de pacientes que chegam ao serviço de emergência com algum tipo de fratura exposta é visto como rotineiro pelo ortopedista que lida com atendimento de trauma ou pelo médico generalista que atende em algum serviço de urgência e emergência, sendo frequente e mandatório a utilização de antibióticos, desse modo, realizamos o levantamento dos dados para entender o melhor esquema de antibióticoterapia de forma a reduzir assim a incidência de complicações geradas por seu tempo de utilização prolongado ou resistência bacterianas, aumentando assim o tempo de internação e gerando danos desnecessários. MÉTODOS. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de antibióticos na ortopedia em pacientes com fraturas expostas. Foram utilizados como base de dados artigos publicados na plataforma PUBMED dos anos de 2016 até 2021 com um total de 18 artigos selecionados, dos quais 12 preenchiam os critérios de inclusão, assim como bibliografia impressa. CONCLUSÃO. Observa-se que quando a terapêutica instalada é realizada no menor tempo possível, os impactos para a recuperação da saúde do paciente e sua reinserção na sua rotina habitual são fatores prognósticos bons, já que diminui internação, reduz morbimortalidade, os riscos inerentes a procedimentos e internação como infecção secundária adquirida em ambiente hospitalar.
A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA
A Pneumonia associada à ventilação mecânica aumenta o tempo de internação dos pacientes, os riscos de agravamento do quadro sistêmico, o uso de medicação e os custos hospitalares. Assim, a presença do cirurgião-dentista nos hospitais é essencial para diminuir a incidência de PAVM, através de cuidados preventivos realizados na cavidade oral, evitando a proliferação de microrganismo que podem entrar em contato com o sistema respiratório, através da intubação e ocasionar a PAVM. Nesse sentido, os principais fatores apontados como a causa da PAVM é a presença do biofilme dental, a redução do fluxo salivar, a diminuição do pH salivar, o decréscimo do refluxo da tosse associado à má higienização bucal dos pacientes em terapia intensiva. O tratamento da PAVM pode ser terapia antibiótica, dependendo do estado de saúde do paciente. Ademais, a prevenção da PAVM está relacionada diretamente com a manutenção da saúde bucal através de uma boa higiene oral, avaliação clínica feita pelo dentista presente no hospital, limpeza e profilaxia quando necessário. Assim, a presença do cirurgião-dentista nos hospitais integrado à multidisciplinaridade é indispensável para a prevenção da PAVM, redução do uso de antibióticos, menor tempo de internação e menor taxa de mortalidade.
A atuação do enfermeiro frente a elaboração do processo de Enfermagem
Objetivo: Identificar nas evidências científicas a atuação do enfermeiro na elaboração do processo de enfermagem. Método: Trata-se de um artigo de revisão integrativa com abordagem qualitativa. Seguiu-se as fases: 1º Fase: elaboração de pergunta norteadora, 2º Fase: Busca ou amostragem na literatura; 3º Fase: Coleta de dados, 4º Fase: Análise crítica dos estudos incluídos, 5º Fase: Discussão dos resultados, 6º Fase: Apresentação da pesquisa. A coleta de dados nas bases de dados que ocorreu em junho de 2022. As buscas foram realizadas por meio do cruzamento dos operadores booleanos AND e OR com os descritores: cuidados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e enfermeiro na Biblioteca Virtual da Saúde, elencando as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América, Base de Dados da Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e como critério de inclusão utilizou-se, artigos publicados nos últimos cinco anos, entre 2016 e 2021 em Português e Espanhol que se relacionassem com a temática. E como critério de exclusão considerou-se estudos em duplicidade e que fugisse do objetivo da revisão. As obras selecionadas passaram por uma leitura profunda. Resultados: A pesquisa evidenciou 36.742 artigos, que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão associado a leitura acurada, restaram apenas 5 artigos que evidenciaram desafios como, a falta de adesão dos enfermeiros ao diagnóstico de enfermagem, sobrecarga de trabalho, desinteresse e dificuldade de aplicação na prática por falta de conhecimento, tempo e incentivos. Discussão: Embora a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem seja uma ferramenta de trabalho do enfermeiro, percebeu-se uma incipiência de estudos sobre a temática, compreendendo a atuação do enfermeiro de forma empírica e subjetiva, já que o processo de enfermagem norteia o cuidado e melhora a assistência. Conclusão: A pesquisa em questão possibilitou atingir o objetivo proposto, evidenciando uma aplicabilidade limitada da sistematização da assistência de enfermagem pelos Enfermeiros em suas práticas diárias.
A auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho: um relato de experiência baseado na teoria holística
ALVES, Gabriele Da Costa; MONTEIRO, Natalia Da Silva; GALVÃO, Simone Oliveira. A auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho: um relato de experiência baseado na teoria holística. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, 2023. Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos para prevenir doenças e no tratamento de doenças crônicas. No Brasil, o debate sobre as Práticas Integrativas e Complementares iniciou no fim da década de 70. As PICS foram instituídas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) em maio de 2006. As PICS são transversais em suas ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante consulta de enfermagem com uso da auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho a partir da Teoria holística. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho, durante o Estágio Supervisionado Integralizador (ESI), oferecido pela Universidade Professor José de Souza Herdy - Unigranrio, durante março a dezembro de 2023. Apresentação dos Resultados e discussão: Inicialmente, a anamnese abrangente permitiu uma análise detalhada das condições das mulheres no ambiente laboral. As consultas subsequentes, com a aplicação de pontos auriculares, resultaram em melhorias significativas, evidenciadas pelos relatos e avaliações semanais. A teoria de Levine enfatizou a importância da enfermagem na preservação da energia da mulher trabalhadora, destacando o papel ativo na promoção do bemestar integral. A auriculoterapia, alinhada com esses princípios, mostrou benefícios notáveis, incluindo redução do estresse e ansiedade. Estudos adicionais ressaltaram a eficácia da auriculoterapia no ambiente de trabalho, indicando resultados promissores na redução de sintomas relacionados ao estresse e na promoção da saúde mental, com destaque para sua acessibilidade e baixo custo. A prática não só proporcionou alívio imediato, mas também estimulou a autorreflexão, contribuindo para a prevenção e gestão a longo prazo da saúde mental dos pacientes. Considerações finais: A experiência oportunizou utilizar a auriculoterapia como ferramenta para o cuidado humanizado. Nota-se que a teoria pôde ser aplicada de forma eficiente e eficaz para contribuir na conservação de energia do paciente e compreende -se que o estudo contribuiu para estimular o desenvolvimento e divulgação de experiências que utilizam práticas integrativas e complementares.
Abordagens Terapêuticas no Tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico: Revisão das Principais Estratégias Farmacológicas e de Suporte Clínico para o Manejo de Pacientes com LES
O Manejo no tratamento do LES para controle da doença a mantendo em remissão consiste no uso de hidroxicloroquina ou cloroquina (antimaláricos), corticoides e imunossupressores. As formas mais brandas da doença podem ser controladas apenas com doses baixas de corticoides e antimaláricos. As formas mais graves da doença, corticodependentes (dependentes de corticoides) ou corticorresistentes (resistentes ao corticoide), o tratamento necessita de imunossupressores. As diretrizes da sociedade europeia de reumatologia (EULAR) de 2023 respaldam o uso no tratamento de LES: Metotrexato, Azatioprina, Ciclosporina e Micofenolato de Mofetila. Outros imunossupressores usados são: Leflunomida, Ciclofosfamida, Rituximabe, Tacrolimus e Anifrolumabe.
Acesso minimamente invasivo: uma análise crítica – revisão de literatura
A cirurgia de acesso ao sistema de canais radiculares é uma das principais etapas do tratamento endodôntico, esta deve ser realizada com a finalidade de localização dos canais sem que haja comprometimento no processo de desinfecção, modelagem e obturação, para que assim tenhamos êxito no tratamento. As iatrogenias mais comuns ocorridas durante esta etapa geralmente se dão devido a grandes desgastes além do necessário, podendo prejudicar a estrutura dentaria e seu remanescente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar e reunir informações a respeito do acesso endodôntico minimante invasivo (AEMI) baseado em uma revisão de literatura, apresentando aos leitores os mais recentes estudos realizados a respeito dos tipos de acesso endodônticos, onde através de uma análise crítica embasada pode-se qualificar a influência e eficácia no tratamento endodôntico. A seleção de artigos foi realizada através de uma busca nas seguintes bases de dados: Science Direct, Web of Science, PubMed e Scopus. Foram escolhidos artigos que tratavam a respeito do tema de AEMI, assim como os que buscavam avaliar sua relevância em diferentes etapas do tratamento endodôntico, e sua relação quanto a resistência a fratura dos elementos dentais. Artigos que avaliavam a relação do AEMI quanto a localização, limpeza, modelagem e obturação dos canais radiculares também foram selecionados. Em generalidade dos estudos pode-se concluir que não há resultados que demonstrama efetividade do acesso endodôntico minimamente invasivo acerca de um tratamento endodôntico mais satisfatório. Até os dias atuais não foram encontradas evidencias e resultados concludentes em relação ao acesso minimamente invasivo, tanto quanto seus benefícios em relação ao tratamento endodôntico e seu prognóstico quanto ao elemento dental.
ACHADOS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE DOENÇA CARDÍACA ISQUÊMICA: UMA VISÃO ALÉM DO SUPRADESNIVELAMENTO DO SEGMENTO ST
Introdução: O eletrocardiograma é uma das principais ferramentas usadas na investigação de isquemia cardíaca, sobretudo nos atendimentos de emergência. Um dos sinais principais e mais preocupantes que apontam para este achado é o supradesnivelamento do segmento ST, que denota uma oclusão completa de uma artéria coronariana. No entanto, existem diversos outros padrões que denotam isquemia e parecem ter importância equivalente no diagnóstico e na gravidade de um quadro de síndrome coronariana aguda. Entender a relação entre esses achados eletrocardiográficos específicos pode ter uma diferença substancial na conduta dos quadros e seus desfechos. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, com a principal pergunta norteadora: “Quais são e como reconhecer os diferentes padrões eletrocardiográficos que representam isquemia coronariana, além do supradesnivelamento do segmento ST?”. A partir de uma busca no banco de dados Portal Regional BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, foram identificados 799 trabalhos que, após avaliação com critérios de exclusão específicos, resultaram em 62 artigos que, de fato, foram utilizados para integrar esta pesquisa. Foram utilizados cinco padrões principais do eletrocardiograma na busca: isquemia circunferencial, padrão de DeWinter, síndrome de Wellens e bloqueio de ramo. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar de que maneira padrões eletrocardiográficos que não sejam o supradesnivelamento do segmento ST diretamente tem impacto no diagnóstico e na gravidade do reconhecimento de uma isquemia cardíaca.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO NOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO HOSPITAL CAXIAS D’OR: UMA SÉRIE DE CASOS
Introdução: Estudos recentes têm sugerido que há um risco aumentado de eventos cerebrovasculares associado à COVID-19. Objetivos: Analisar os eventos cerebrovasculares em pacientes internados com COVID-19 e assim identificar as características, os fatores de risco e o impacto de tais eventos nesses pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2. Métodos: Foi analisada uma lista com 1130 pacientes internados com COVID-19 no período de março de 2020 até setembro de 2021 e cruzada com a lista de pacientes que realizaram tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio no mesmo período. Os casos de isquemia cerebral foram identificados por este método. Dentre os selecionados, os prontuários foram revisados para estabelecer se a manifestação cerebrovascular ocorreu durante a infecção por COVID-19 ou até 30 dias após a confirmação diagnóstica por RT-PCR. Resultados: Neste estudo é relatado 7 casos de pacientes com COVID-19 que apresentaram evento isquêmico cerebral no Hospital Caxias D’or. Dentre eles, 5 pacientes tiveram AVC isquêmico cardioembólico, 1 AVC lacunar e 1 ataque isquêmico transitório. 6 pacientes eram do sexo masculino e 1 do sexo feminino. A média de idade foi de 63 anos, o paciente mais novo tinha 57 anos e o mais velho tinha 66 anos. Todos tinham Hipertensão Arterial Sistêmica (100%), 5 (71,4%) Diabetes Mellitus, 1 (14,28%) portador de doença renal crônica dialítica, 1 (14,28%) com doença arterial coronariana e 1 (14,28%) com acidente vascular cerebral isquêmico previamente. Como desfecho, 2 pacientes tiveram reversão completa dos sintomas, 1 teve alta com leve incapacidade, 3 com incapacidade moderada e 1 com incapacidade moderada a grave pelo acidente vascular cerebral. Conclusões: Apesar de parecer existir a associação entre a infecção por SARS-CoV-2 e eventos isquêmicos agudos, neste estudo não foi possível identificar um grande número de casos.
ACOLHIMENTO E CUIDADOS PARA GRUPO DE APOIO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TEA ATRAVÉS DE AÇÕES MULTIDISCIPLINARES
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos cognitivos que afetam a interação social e o comportamento, com manifestações desde a infância, como dificuldades de comunicação, ações repetitivas e alta sensibilidade a estímulos. O diagnóstico envolve ferramentas como o M-CHAT e o AQ- 10. Esse transtorno impacta tanto o paciente quanto sua rede de apoio, alterando dinâmicas familiares e sociais e gerando uma sobrecarga emocional e física para os cuidadores. A pesquisa identificou prontuários de pacientes com suspeita de TEA e, após uma triagem, selecionou 29 casos confirmados. Os cuidadores dessas crianças participaram de encontros sobre saúde física e emocional, alimentação, direitos dos indivíduos com TEA e formas de interação com orientações e suporte para os desafios cotidianos. Os resultados apontam que pacientes com TEA demandam frequentes atendimentos multiprofissionais, o que afeta diretamente a vida de seus cuidadores. Estes encontros forneceram uma plataforma de suporte essencial, reforçando a necessidade de incluir os cuidadores em programas de capacitação e apoio. Assim, o estudo destaca a importância de criar uma rede de apoio que favoreça tanto a qualidade de vida dos pacientes quanto o fortalecimento das relações familiares e sociais.
A contrarreforma psiquiátrica no brasil
A Política Nacional de Saúde Mental vem sendo desenvolvida com o intuito de garantir os direitos das pessoas com transtorno mental grave e regular os serviços e tratamentos oferecidos a essa população (BRASIL, 2001). No entanto, a partir de 2016 é possível observar retrocessos e desmontes ocorridos nessa política, especificamente com a ocupação da coordenadoria nacional de saúde mental. Diante disso, torna-se necessário contextualizar o processo de surgimento da Reforma Psiquiátrica, assim como a analisar o contexto que antecedia o movimento da luta antimanicomial. É possível afirmar que a Reforma Psiquiátrica emerge como um movimento contrário ao modelo asilar e hospitalocêntrico para o tratamento de pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas (AMARANTE e NUNES, 2018). Este modelo, durante décadas, fez com que os tidos como "loucos" fossem excluídos do meio social, de modo que ficassem reclusos por longos períodos em hospitais psiquiátricos, além de serem impedidos de viver em liberdade junto à sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os retrocessos ocorridos na Política Nacional de Saúde Mental no Brasil entre os anos de 2017 a 2022, assim como discutir as consequências do movimento de Contrarreforma Psiquiátrica no Brasil. Somado a isso, objetivou-se realizar uma análise dos documentos e normativas emitidos pelo Poder Público que modificam e impactam negativamente essa política e, consequentemente, os avanços da Reforma Psiquiátrica.
A contribuição da experiência prática no CAPS na formação profissional de alunos da disciplina de saúde mental da faculdade de Medicina UNIGRANRIO AFYA
No internato o aluno de medicina aumenta a diversidade de contato em relação aos tipos de pacientes, saindo da zona de conforto do paciente do ambulatório escola e freqüentando mais os outros cenários como os hospitais, os PSF, as maternidades e o CAPS. Foram analisados portfólios confeccionados por alunos após a disciplina de Saúde Mental e seus relatos sobre atendimentos, grupos de vozes e casos clínicos, sendo separados dados relevantes sobre o que impactou mais e menos em sua formação acadêmica. O objetivo deste trabalho é mostrar o impacto e a mudança na mentalidade dos alunos ao passarem pelo CAPS. Podemos notar o amadurecimento e a quebra de paradigmas pré-estabelecidos por eles.
A Contribuição Dos Cirurgiões-Dentistas Para O Diagnóstico E Prevenção Da Sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que apesar de milenar, permanece desafiando as autoridades de saúde pública na atualidade, uma vez que nunca foi erradicada. Pelo contrário, os dados epidemiológicos revelam um crescimento expressivo da doença no Brasil atualmente, especialmente entre gestantes e populações socialmente mais vulneráveis. Diante disso, o cirurgião-dentista (CD), possui papel fundamental na detecção dos sinais dessa doença que surgem na cavidade oral, por ter a boca como sua área de atuação. Além disso, por serem profissionais da saúde, os CD podem atuar no diagnóstico, na prevenção e no encaminhamento adequado para o tratamento. Este trabalho tem como objetivo destacar a relevância desse profissional da saúde reforçando seu importante papel em equipes multiprofissionais de saúde. Através desta revisão de literatura, foi possível discutir os aspectos clínicos da sífilis em cavidade bucal, a atuação educativa e preventiva do CD, sendo esse um profissional estratégico para a detecção de casos sugestivos de sífilis e na promoção de saúde de forma integral.
Adenoma hepático – análise da relevância clínica frente à classificação molecular: um relato de caso
Introdução: O adenoma hepático é uma das mais comuns neoplasias benignas do fígado, acometendo em sua maioria mulheres jovens, sendo mais raras e de pior prognóstico em outros grupos. Existe clara associação ao uso de anovulatórios orais, esteroides anobolizantes, glicogenes, alcoolismo e obseidade, fatores predisponentes comuns na atualidade. Objetivo: Através de relato de caso, expor a classificação molecuar dos subtipos de adenoma hepático a fim de definir a conduta terapêutica para melhor prognóstico. Métodos: Estudo de relato de caso descritivo e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada através de uma anamnese detalhada com o paciente, e também porprontuário médico e discussão do caso com os médicos responsáveis. A buscativa foi embasada em artigos atuais, reconhecidos no meio científico. Resultados: A classificação molecular de adenoma hepático mostrou mudança quanto ao risco de malignização em dois principais subtipos: naquels com mutação naβ-catenina e inflamatório. Embora, no caso ilustrado, a retirada dos fatores predisponentes e a ressecção de segmentos do tecido foram suficientes para melhora clínica, não necessitando da classificação molecuar para guiar a conduta. Conclusões: Como a maioria dos adenomas não evoluem paara malignidade, a biologia molecular não se faz primordial para definição de terapêutica intervencionosta ou conservadora, além de ter um custo-benefício que dificulta à sua realização.
Adequação do meio bucal
Adequação do meio bucal é um conjunto de medidas a serem realizadas, para diminuir os níveis de microrganismo cariogênicos presentes na cavidade bucal, tentando paralisar a evolução da cárie dentária. Portanto é necessário que algumas etapas sejam cumpridas, como: instrução de higiene bucal, remoção do tecido cariado utilizando o emprego de cimento de ionômero de vidro seja para a restauração da cavidade, e/ou aplicação de selante sobre a superfície oclusal, instruções sobre o consumo inteligente do açúcar, fluorterapia, se necessário extração a fim de interromper a infecção. É importante que a intervenção deva ser após o diagnóstico e antes do tratamento restaurador definitivo, classificando a adequação do meio como etapa intermediária. O objetivo deste estudo é apresentar a Adequação do Meio Bucal como uma modalidade de tratamento e sua definição à luz da literatura. Ao classificar as diferentes definições sobre essa modalidade de tratamento pode ser percebido que não há um consenso entre os diferentes autores. Pode ser concluído que há, portanto, a necessidade de se buscar uma definição a fim de proporcionar o tratamento adequado aos pacientes que dela necessite.
ADEQUAÇÃO DO MEIO BUCAL E SUA RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DA SAÚDE BUCAL
A Adequação do Meio Bucal (AMB) tem como principal objetivo reduzir e/ou eliminar os microrganismos bacterianos presentes na cavidade bucal por meio de suas etapas, evitando o aparecimento de novas lesões cariosas. O presente trabalho se propõe a apresentar uma discussão sobre a AMB, através de revisão de literatura, abordando sobre suas etapas, distinguindo-a do Tratamento Restaurador Atraumático. Busca, também, qualificar a AMB como uma modalidade de tratamento preventivo, por etapas, que aborda aspectos específicos relacionados com o controle de doenças bucais.
A DIFICULDADE DE ACESSO AO ABORTO LEGAL NO BRASIL
Introdução: Conforme estabelece o artigo 128 do Código Penal brasileiro, não se pune o aborto praticado por médico/a se não há outro meio de salvar a vida da gestante, se a gravidez é resultante de estupro, ou se é aborto de fetos acometidos por problemas incompatíveis com a vida. Sendo uma obrigação de o Estado brasileiro garantir a interrupção das gestações nesses casos, as mulheres têm direito à integral assistência médica de maneira ética, segura e humanizada, assegurando a plena garantia de sua saúde sexual e reprodutiva. Objetivos: identificar os obstáculos envolvidos com a dificuldade de acesso ao Aborto Legal no Brasil. Métodos: foi realizada uma busca sistemática de artigos publicados entre janeiro de 2000 até dezembro de 2020 nas bases de dados da LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), literatura internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) e PUBMED. Também foram realizadas consultas em sites de órgãos oficiais internacionais e nacionais, tais como: Organização Pan Americana de Saúde (OPAS); Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS). Conclusão: o aborto legal necessita da diligência do Estado para a ampliação e consolidação dos serviços, a capacitação da equipe profissional e a avaliação continuada, para que se possa garantir a efetividade da lei, e que a mulher não seja alvo de punição ou descriminação por tomarem suas próprias decisões baseadas em suas escolhas, garantindo seu direito reprodutivo.
A dificuldade de acesso aos serviços de atenção primária e a demanda da emergência pediátrica
O acesso à atenção primária deve ser a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde de acordo com os problemas de saúde apresentados pela população. A dificuldade de acesso faz com que os usuários procurem às emergências para a resolução de seus problemas agudos.
A discussão de gênero no cotidiano escolar – pontes possíveis e debates necessários
A questão da diversidade sexual e de gênero é um tema que demanda reflexão e pesquisa. Questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade desde sempre foram um problema complexo, porém, ultimamente, se potencializaram com o avanço surpreendente das redes sociais, trazendo para o cotidiano das pessoas assuntos que estas ou ignoravam por completo ou decidiam ignorar. Este cenário, que tem trazido para as discussões pessoas que evitam tocar na temática gênero e sexualidade, transforma em urgente e necessário a compreensão de diversas questões no que se referem à diversidade sexual e de gênero. A urgência é relacionada à integridade física, pois segundo uma reportagem de O Globo, de 17/05/2021, mais de 22 mil crimes contra a população LGBTQIA+1 ocorreram apenas no estado do Amazonas no período de um ano. Por conta de dados e ocorrências como esta, que a compreensão da população em relação a comunidade LGTQIA+ é fundamental para que o tema possa ser discutido socialmente de modo a possibilitar a consciência das pessoas acercas destas questões. As pessoas não compreendem com clareza as ideias que envolvem gênero e sexualidade, confundem orientação sexual com escolha. Não entendem esta incompreensão como falta de conhecimento sobre o assunto. Esta falta de conhecimento sempre deve ser vista como uma doença que tem cura, e a cura é a informação e a educação. Certo é que o debate acadêmico não alcançará todas as pessoas em todos os grupos sociais, entretanto o preparo de profissionais qualificados, sejam educadoras 2 , sejam psicólogas é fundamental para que haja influência na construção de uma sociedade onde as questões acerca da diversidade sexual e de gênero sejam tratadas com a responsabilidade que lhes cabem. As famílias precisam parar de punir os seus por conta sexualidade, mas para que isso ocorra, essas famílias precisam entender, precisam compreender, e o educador e o psicólogo são os profissionais que devem estar preparados para esta tarefa.
A eficácia do canabidiol no tratamento da epilepsia refratária
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o uso do canabidiol no tratamento da epilepsia refratária que são pacientes em que as convulsões não são controladas por medicamentos convencionais. A pesquisa foi aplicada através de artigos de revisão bibliográfica, com a base de dados PubMed, SciELO e Google acadêmico. Essa pesquisa tem como objetivo geral descrever as possíveis hipóteses sobre a ação dos fitocanabinoides durante o tratamento da epilepsia refratária através das substâncias contida na Cannabis medicinal. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que o uso do canabidiol tem seus efeitos terapêuticos que reduzem as crises epilépticas dando mais qualidade de vida ao paciente. Para o embasamento teórico se utilizou 22 autores. Os métodos utilizados na pesquisa foram bibliográficos, explicativo, descritivo, e qualitativo. Por fim, a pesquisa constatou que tem resultados positivos para o tratamento da epilepsia refratária.
A eficácia do uso da toxina botulínica no tratamento da migrânea
A migrânea é popularmente conhecida como enxaqueca, um distúrbio neurológico complexo e incapacitante que afeta milhões de pessoas mundialmente. É uma doença crônica, caracterizada por crises recorrentes de dores de cabeça, que vai de moderada a intensa. Dentre os tratamentos disponíveis, está a toxina botulínica, aprovada desde 2010. Essa toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, conhecida pelo seu nome comercial de BOTOX ®. O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia da toxina botulínica no tratamento da enxaqueca devido a sua capacidade de paralisar a musculatura, enfraquecendo a sua força muscular e consequentemente promovendo alívio da dor com mínimos efeitos colaterais. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica de literatura nacional e internacional. A busca de artigos foi realizada na base de dados SCIELO e Pubmed.
A EVALI E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS
Introdução: A EVALI é a doença causada pela decorrência do uso de cigarros eletrônicos e vem sendo descoberta nos últimos anos como uma nova pneumopatia, gerando sintomas respiratórios, gastrointestinais e constitucionais. Acometimentos pulmonares foram encontrados em pacientes com uso recente, mas os quais não apresentam EVALI. Objetivos: Realizar uma revisão das manifestações pulmonares do uso de cigarros eletrônicos como uma forma dita mais segura que a atualização dos cigarros convencionais e discutir seu impacto na sociedade atual. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura com pesquisa de artigos dos últimos anos através de biblioteca virtual, selecionando os considerados de maior relevância ao estudo. Conclusão: A falta de regulamentação por entidades reguladoras e uso excessivo implicam numa maior disseminação da doença, podendo levar os pacientes a quadros agudos e crônicos, os quais necessitam mais estudos e descrições na literatura. Propagandas para conscientização dos malefícios do uso e políticas para diminuir a venda ilegal deveriam ter maior notoriedade para atingir seu público alvo.
A HARMONIZAÇÃO OROFACIAL COMO ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA: TÉCNICAS E INTERCORRÊNCIAS
A Harmonização Facial, reconhecida hoje como uma especialidade odontológica, está ganhando cada vez mais destaque, contribuindo para a estética facial, por exemplo com o uso da toxina botulínica para reduzir a força muscular, o preenchimento facial com Ácido Hialurônico a fim de combater os sinais clínicos de envelhecimento, suavização de rugas, olheiras e flacidez, e inserção de fios de PDO (polidioxanona) sobre a pele do pescoço e face, com o intuito de estimular a produção de colágeno. A combinação desses procedimentos oferece um melhor resultado clínico, atendendo às expectativas do paciente. Entretanto, é de suma importância que o cirurgião-dentista tenha domínio das técnicas, a fim de evitar intercorrências. Logo, este estudo visa explorar a Harmonização Orofacial como uma especialidade odontológica, no que compete à área de atuação do cirurgião dentista, e suas aplicabilidades, avaliando tanto a sua eficácia, como também os possíveis efeitos adversos e intercorrências que podem estar relacionados à cada procedimento.
A hidratação dos idosos na atualidade: Os desafios em domicílio
Introdução: Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo sobre condições que predispõem os idosos a riscos à saúde relacionados à falta de ingestão hídrica em domicílio. Objetivo: Apresentar o processo de ingesta hídrica do idoso em domicílio e enfatizar a atuação do enfermeiro na orientação voltada a ingesta hídrica do idoso no ambiente domiciliar. Método: Revisão integrativa da literatura. Utilizando base de dados no período de agosto de 2021 a novembro de 2022. Resultados e Discussão: A maioria dos autores não são enfermeiros, as revistas publicadas eram mais voltadas para a área de nutrição e não haviam artigos publicados no Brasil. Foi realizada a somatização de duas categorias: O auxílio ao idoso no cuidado à hidratação em domicílio e o enfermeiro no processo de redução de danos ao idoso frente à desidratação. Conclusão: Sugerimos mais ênfase da abordagem do enfermeiro e mais estudos sobre a área da temática abordada.
A importância da compreensão dos sinais e sintomas na sepse pediátrica
Introdução: A sepse é definida como uma resposta imunológica exacerbada do sistema imunológico aos agentes infecciosos externos. Essa patologia está presente diariamente nos serviços de pequena à alta complexidade ao redor do mundo. Apesar da frequência dessa doença, ainda existem dúvidas quanto a clínica e o diagnóstico, o que promove atraso na determinação de condutas. Objetivos: Descrever e analisar a importância e quais são os sinais e sintomas para um diagnóstico precoce em pacientes com sepse pediátrica. Métodos: Foram selecionados artigos e fontes científicas com assuntos relacionados a sepse pediátrica, do ano de 2003 a 2020, em sua maioria na língua inglesa, para a realização de estudo de revisão de literatura não sistemática. Resultados: Segundo o “Surviving Sepsis” (2020) a sepse é a principal causa de morbimortalidade, de internação e de utilização de sistemas de saúde em crianças. A estimativa é de que ocorram 1,2 milhão de casos de sepse pediátrica, por ano, no mundo. A mortalidade desses pacientes diagnosticados varia entre 4% a 50% dos casos dependendo da gravidade da doença, dos fatores de risco e da localização geográfica. O ponto crítico relacionado ao aumento da morbimortalidade da sepse é a velocidade da evolução do quadro com maior prevalência de óbitos depois de 40 a 72 horas após o início do tratamento. Isso acontece, sobretudo, pelo atraso do diagnóstico e do início do tratamento, o que propicia a evolução para quadro mais graves e complexos. Conclusão: A necessidade de estabelecer, nas unidades de saúde, protocolos simples e eficazes para o diagnóstico precoce de sepse pediátrica é essencial para a redução da morbimortalidade.




.png)
