REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

A atuação do enfermeiro frente a elaboração do processo de Enfermagem

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

Objetivo: Identificar nas evidências científicas a atuação do enfermeiro na elaboração do processo de enfermagem. Método: Trata-se de um artigo de revisão integrativa com abordagem qualitativa. Seguiu-se as fases: 1º Fase: elaboração de pergunta norteadora, 2º Fase: Busca ou amostragem na literatura; 3º Fase: Coleta de dados, 4º Fase: Análise crítica dos estudos incluídos, 5º Fase: Discussão dos resultados, 6º Fase: Apresentação da pesquisa. A coleta de dados nas bases de dados que ocorreu em junho de 2022. As buscas foram realizadas por meio do cruzamento dos operadores booleanos AND e OR com os descritores: cuidados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e enfermeiro na Biblioteca Virtual da Saúde, elencando as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América, Base de Dados da Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e como critério de inclusão utilizou-se, artigos publicados nos últimos cinco anos, entre 2016 e 2021 em Português e Espanhol que se relacionassem com a temática. E como critério de exclusão considerou-se estudos em duplicidade e que fugisse do objetivo da revisão. As obras selecionadas passaram por uma leitura profunda. Resultados: A pesquisa evidenciou 36.742 artigos, que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão associado a leitura acurada, restaram apenas 5 artigos que evidenciaram desafios como, a falta de adesão dos enfermeiros ao diagnóstico de enfermagem, sobrecarga de trabalho, desinteresse e dificuldade de aplicação na prática por falta de conhecimento, tempo e incentivos. Discussão: Embora a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem seja uma ferramenta de trabalho do enfermeiro, percebeu-se uma incipiência de estudos sobre a temática, compreendendo a atuação do enfermeiro de forma empírica e subjetiva, já que o processo de enfermagem norteia o cuidado e melhora a assistência. Conclusão: A pesquisa em questão possibilitou atingir o objetivo proposto, evidenciando uma aplicabilidade limitada da sistematização da assistência de enfermagem pelos Enfermeiros em suas práticas diárias.

Orientador(es):
Profª. Me. Viviane de Melo Souza
Autor(es):
Beatriz de Souza Giuseppe Soares; Ismael Fabricio Vaz
Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermeiro.
downloaddownload

A auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho: um relato de experiência baseado na teoria holística

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

ALVES, Gabriele Da Costa; MONTEIRO, Natalia Da Silva; GALVÃO, Simone Oliveira. A auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho: um relato de experiência baseado na teoria holística. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, 2023. Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos para prevenir doenças e no tratamento de doenças crônicas. No Brasil, o debate sobre as Práticas Integrativas e Complementares iniciou no fim da década de 70. As PICS foram instituídas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) em maio de 2006. As PICS são transversais em suas ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante consulta de enfermagem com uso da auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho a partir da Teoria holística. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da auriculoterapia para alívio da ansiedade e do estresse na saúde da mulher no ambiente de trabalho, durante o Estágio Supervisionado Integralizador (ESI), oferecido pela Universidade Professor José de Souza Herdy - Unigranrio, durante março a dezembro de 2023. Apresentação dos Resultados e discussão: Inicialmente, a anamnese abrangente permitiu uma análise detalhada das condições das mulheres no ambiente laboral. As consultas subsequentes, com a aplicação de pontos auriculares, resultaram em melhorias significativas, evidenciadas pelos relatos e avaliações semanais. A teoria de Levine enfatizou a importância da enfermagem na preservação da energia da mulher trabalhadora, destacando o papel ativo na promoção do bemestar integral. A auriculoterapia, alinhada com esses princípios, mostrou benefícios notáveis, incluindo redução do estresse e ansiedade. Estudos adicionais ressaltaram a eficácia da auriculoterapia no ambiente de trabalho, indicando resultados promissores na redução de sintomas relacionados ao estresse e na promoção da saúde mental, com destaque para sua acessibilidade e baixo custo. A prática não só proporcionou alívio imediato, mas também estimulou a autorreflexão, contribuindo para a prevenção e gestão a longo prazo da saúde mental dos pacientes. Considerações finais: A experiência oportunizou utilizar a auriculoterapia como ferramenta para o cuidado humanizado. Nota-se que a teoria pôde ser aplicada de forma eficiente e eficaz para contribuir na conservação de energia do paciente e compreende -se que o estudo contribuiu para estimular o desenvolvimento e divulgação de experiências que utilizam práticas integrativas e complementares.

Orientador(es):
Prof.ª D.Sc. Danielle Costa de Souza
Autor(es):
Gabriele da Costa Alves; Natalia da Silva Monteiro; Simone Oliveira Galvão
Palavras-chave:
Terapias complementares, saúde da mulher, promoção da saúde, auriculoterapia, medicina tradicional chinesa, teoria de enfermagem.
downloaddownload

A ação do ácido tranexâmico administrado por diferentes vias no tratamento do melasma

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

O aumento na produção de melanina, causa um descontrole pigmentar chamado hipercromia. Dentre as hipercromias, está o melasma, conhecido pelo surgimento de manchas acastanhadas, de bordas irregulares, porém simétricas na pele, tendo como maior vítima as mulheres, de fototipo mais altos, estando ligado à fatores ambientais, étnicos, hormonais e genéticos. Diversas terapias têm sido usadas no tratamento do melasma para o seu controle. O ácido tranexâmico, vem sendo utilizado como um ativo bastante promissor para o tratamento de hipercromias, sendo um derivado sintético da lisina, capaz de inibir a formação de plasmina. O objetivo principal desse estudo foi através de um levantamento bibliográfico compreender os efeitos do ácido tranexâmico nas diferentes vias de administração no controle do Melasma, entender a fisiopatologia do melasma, compreender o mecanismo de ação e identificar as diferentes formas farmacêuticas e vias de administração e sua ação no melasma. Através da análise dos dados obtidos nesse levantamento bibliográfico, foi possível concluir que o ácido tranexâmico apresenta um grande potencial clareador para o tratamento do melasma nas diferentes vias de administração apresentadas. Porém, se faz necessário mais estudos experimentais para determinar a melhor via de administração, a posologia ideal e resultados do tratamento sendo associado a outros ativos com potencial clareador, a fim de otimizar o uso do ácido tranexâmico no tratamento do melasma.

Orientador(es):
Me. Daniely R. de F. Alves e Me. Raquel Ferreira Chaves
Autor(es):
Marta Erica de Farias Martins; Isabelle Nascimento de Oliveira
Palavras-chave:
ácido tranexâmico, melasma, hiperpigmentação, tratamento
downloaddownload

A contrarreforma psiquiátrica no brasil

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

A Política Nacional de Saúde Mental vem sendo desenvolvida com o intuito de garantir os direitos das pessoas com transtorno mental grave e regular os serviços e tratamentos oferecidos a essa população (BRASIL, 2001). No entanto, a partir de 2016 é possível observar retrocessos e desmontes ocorridos nessa política, especificamente com a ocupação da coordenadoria nacional de saúde mental. Diante disso, torna-se necessário contextualizar o processo de surgimento da Reforma Psiquiátrica, assim como a analisar o contexto que antecedia o movimento da luta antimanicomial. É possível afirmar que a Reforma Psiquiátrica emerge como um movimento contrário ao modelo asilar e hospitalocêntrico para o tratamento de pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas (AMARANTE e NUNES, 2018). Este modelo, durante décadas, fez com que os tidos como "loucos" fossem excluídos do meio social, de modo que ficassem reclusos por longos períodos em hospitais psiquiátricos, além de serem impedidos de viver em liberdade junto à sociedade. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os retrocessos ocorridos na Política Nacional de Saúde Mental no Brasil entre os anos de 2017 a 2022, assim como discutir as consequências do movimento de Contrarreforma Psiquiátrica no Brasil. Somado a isso, objetivou-se realizar uma análise dos documentos e normativas emitidos pelo Poder Público que modificam e impactam negativamente essa política e, consequentemente, os avanços da Reforma Psiquiátrica.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Cassiany Ribeiro Passos; Élida Terenço Pereira; Rose Marry Evangelista da Silva
Palavras-chave:
Reforma Psiquiátrica, Contrarreforma Psiquiátrica e Retrocessos em Saúde Mental
downloaddownload

A contribuição da experiência prática no CAPS na formação profissional de alunos da disciplina de saúde mental da faculdade de Medicina UNIGRANRIO AFYA

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

No internato o aluno de medicina aumenta a diversidade de contato em relação aos tipos de pacientes, saindo da zona de conforto do paciente do ambulatório escola e freqüentando mais os outros cenários como os hospitais, os PSF, as maternidades e o CAPS. Foram analisados portfólios confeccionados por alunos após a disciplina de Saúde Mental e seus relatos sobre atendimentos, grupos de vozes e casos clínicos, sendo separados dados relevantes sobre o que impactou mais e menos em sua formação acadêmica. O objetivo deste trabalho é mostrar o impacto e a mudança na mentalidade dos alunos ao passarem pelo CAPS. Podemos notar o amadurecimento e a quebra de paradigmas pré-estabelecidos por eles.

Orientador(es):
Hélio Antônio Rocha e Nizete de Araújo Ribeiro Costa
Autor(es):
Ana Carolina Maula de Menezes Ozorio; Iris Fernandes Guerreiro
Palavras-chave:
Saúde, Mental, Medicina
downloaddownload

A dificuldade de acesso aos serviços de atenção primária e a demanda da emergência pediátrica

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

O acesso à atenção primária deve ser a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde de acordo com os problemas de saúde apresentados pela população. A dificuldade de acesso faz com que os usuários procurem às emergências para a resolução de seus problemas agudos.

Orientador(es):
Professora Márcia Silveira Ney
Autor(es):
Bruna Daiane Santos Pereira; Luciana Fatuch e Silva; Marina Benfenatti Botelho
Palavras-chave:
Pediatria, atenção Primária à Saúde Médicos de Emergência, Acolhimento, Acesso aos serviços de saúde
downloaddownload

A discussão de gênero no cotidiano escolar – pontes possíveis e debates necessários

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

A questão da diversidade sexual e de gênero é um tema que demanda reflexão e pesquisa. Questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade desde sempre foram um problema complexo, porém, ultimamente, se potencializaram com o avanço surpreendente das redes sociais, trazendo para o cotidiano das pessoas assuntos que estas ou ignoravam por completo ou decidiam ignorar. Este cenário, que tem trazido para as discussões pessoas que evitam tocar na temática gênero e sexualidade, transforma em urgente e necessário a compreensão de diversas questões no que se referem à diversidade sexual e de gênero. A urgência é relacionada à integridade física, pois segundo uma reportagem de O Globo, de 17/05/2021, mais de 22 mil crimes contra a população LGBTQIA+1 ocorreram apenas no estado do Amazonas no período de um ano. Por conta de dados e ocorrências como esta, que a compreensão da população em relação a comunidade LGTQIA+ é fundamental para que o tema possa ser discutido socialmente de modo a possibilitar a consciência das pessoas acercas destas questões. As pessoas não compreendem com clareza as ideias que envolvem gênero e sexualidade, confundem orientação sexual com escolha. Não entendem esta incompreensão como falta de conhecimento sobre o assunto. Esta falta de conhecimento sempre deve ser vista como uma doença que tem cura, e a cura é a informação e a educação. Certo é que o debate acadêmico não alcançará todas as pessoas em todos os grupos sociais, entretanto o preparo de profissionais qualificados, sejam educadoras 2 , sejam psicólogas é fundamental para que haja influência na construção de uma sociedade onde as questões acerca da diversidade sexual e de gênero sejam tratadas com a responsabilidade que lhes cabem. As famílias precisam parar de punir os seus por conta sexualidade, mas para que isso ocorra, essas famílias precisam entender, precisam compreender, e o educador e o psicólogo são os profissionais que devem estar preparados para esta tarefa.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Camilla Vergueiro; Ketlyn Tavares; Kênia Andrade
Palavras-chave:
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais
downloaddownload

A hidratação dos idosos na atualidade: Os desafios em domicílio

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

Introdução: Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo sobre condições que predispõem os idosos a riscos à saúde relacionados à falta de ingestão hídrica em domicílio. Objetivo: Apresentar o processo de ingesta hídrica do idoso em domicílio e enfatizar a atuação do enfermeiro na orientação voltada a ingesta hídrica do idoso no ambiente domiciliar. Método: Revisão integrativa da literatura. Utilizando base de dados no período de agosto de 2021 a novembro de 2022. Resultados e Discussão: A maioria dos autores não são enfermeiros, as revistas publicadas eram mais voltadas para a área de nutrição e não haviam artigos publicados no Brasil. Foi realizada a somatização de duas categorias: O auxílio ao idoso no cuidado à hidratação em domicílio e o enfermeiro no processo de redução de danos ao idoso frente à desidratação. Conclusão: Sugerimos mais ênfase da abordagem do enfermeiro e mais estudos sobre a área da temática abordada.

Orientador(es):
Professora Mestre: Viviane de Melo Souza.
Autor(es):
Flávio Pereira Coelho; Gabriela Trotta Monteiro
Palavras-chave:
Desidratação; Estresse hídrico; Hidratação; Idoso.
downloaddownload

A importância da compreensão dos sinais e sintomas na sepse pediátrica

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A sepse é definida como uma resposta imunológica exacerbada do sistema imunológico aos agentes infecciosos externos. Essa patologia está presente diariamente nos serviços de pequena à alta complexidade ao redor do mundo. Apesar da frequência dessa doença, ainda existem dúvidas quanto a clínica e o diagnóstico, o que promove atraso na determinação de condutas. Objetivos: Descrever e analisar a importância e quais são os sinais e sintomas para um diagnóstico precoce em pacientes com sepse pediátrica. Métodos: Foram selecionados artigos e fontes científicas com assuntos relacionados a sepse pediátrica, do ano de 2003 a 2020, em sua maioria na língua inglesa, para a realização de estudo de revisão de literatura não sistemática. Resultados: Segundo o “Surviving Sepsis” (2020) a sepse é a principal causa de morbimortalidade, de internação e de utilização de sistemas de saúde em crianças. A estimativa é de que ocorram 1,2 milhão de casos de sepse pediátrica, por ano, no mundo. A mortalidade desses pacientes diagnosticados varia entre 4% a 50% dos casos dependendo da gravidade da doença, dos fatores de risco e da localização geográfica. O ponto crítico relacionado ao aumento da morbimortalidade da sepse é a velocidade da evolução do quadro com maior prevalência de óbitos depois de 40 a 72 horas após o início do tratamento. Isso acontece, sobretudo, pelo atraso do diagnóstico e do início do tratamento, o que propicia a evolução para quadro mais graves e complexos. Conclusão: A necessidade de estabelecer, nas unidades de saúde, protocolos simples e eficazes para o diagnóstico precoce de sepse pediátrica é essencial para a redução da morbimortalidade.

Orientador(es):
Orientador: Prof. Me. Gabriel Farias da Cruz e Coorientador: Dr. Flávio Sztajnbok
Autor(es):
Natália Rangel Chaves; Rafaela Cauduro Amorim
Palavras-chave:
sepse; sepse pediátrica; pediatria; diagnóstico precoce; sinais e sintomas; mortalidade.
downloaddownload

A importância da estimulação precoce na Encefalopatia Crônica da Infância decorrente de Chikungunya Congênita: um relato de caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: Esse trabalho consiste em um relato do caso sobre Encefalopatia Crônica da Infância decorrente de Chikungunya Congênita e a importância da implementação de intervenções precoces. Fundamentos teóricos: A Chikungunya é uma doença exantemática-febril causada pelo Chikungunya vírus. A transmissão materno-fetal foi reconhecida apenas em 2006 e ocorre quando há viremia no período periparto. Recém-nascido pode ser desde assintomático até apresentar manifestações graves e permanentes com encefalopatia e paralisia cerebral. Material e métodos: Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de caso do ambulatório de neurologia pediátrica que obteve evolução satisfatória em seu neurodesenvolvimento após intervenção multidisciplinar. Foram utilizados artigos de revisão dos últimos 10 anos nos sites Medline e SciELO. Relato de caso: Pré-termo diagnosticado com Paralisia Cerebral e Atraso Global do Desenvolvimento após infecção perinatal pelo CHIKV. Foi iniciado estimulação precoce multidisciplinar com impacto positivo em seu desenvolvimento motor, cognitivo, social e fonoaudiológico, com redução significativa das sequelas neurológicas. Discussão: Torna-se essencial o acompanhamento multidisciplinar para instituir terapias de estimulação e reabilitação precoces a fim de atenuar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e impulsionar seu desenvolvimento. Considerações finais: A infecção pelo vírus Chikungunya pode ocasionar déficits significativos no desenvolvimento neurológico do recém-nascido, incluindo sequelas irreversíveis no movimento, coordenação, linguagem e sociabilidade.

Orientador(es):
Professora Francine Guimarães Vieira
Autor(es):
Giuliana Gonçalves Moreira Possidente; Milena Leal Barreto
Palavras-chave:
Chikungunya Congênita, Neurodesenvolvimento, Encefalopatia Crônica da Infância, Estimulação Precoce
downloaddownload

A importância da odontologia legal na perícia de identificação de vítimas e auxílio em delegacia

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

Conhecida como antropologia forense, a Odontologia Legal é uma especialidade odontologia que tem como objetivo a identificação de cadáveres irreconhecíveis através de seus registros comparativos tanto das arcadas dentárias como de toda a estrutura loco-regional cabível. Partindo dos primórdios de 1897 com o incêndio do bazar da caridade, quando essa ciência começou a ganhar uma maior notoriedade com os estudos e desenvolvimentos feitos pelo Dr. Oscar Luiz Amoedo y Valdes, que preparou o terreno, colocando em termos mais lúdico, para outros nomes como Luiz Lustrosa da Silva poderem aprimorar e acompanhar a trajetória da Odontologia Forense. Dessa forma o objetivo geral do estudo é revisar a literatura atual abordando desde a documentação utilizada dentro do meio forense, técnicas e métodos realizados para a obtenção de evidências factuais para o reconhecimento efetivo do cadáver e a aplicabilidade dessa ciência em diferentes aspectos, podendo se abranger desde a acidentes em massa para a individualidade de uma reconstrução facial.

Orientador(es):
Jorge Alberto Baccaro Neves
Autor(es):
Ana Luiza Fernandes de Sá, Andressa Ferreira Guzman e Maria Teresa Dias Pereira da Silva
Palavras-chave:
Radiografia, Prontuário, Fotografia, Odontologia Forense
downloaddownload

A importância do cirurgião-dentista diante aos maus-tratos infantis

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A pesquisa teve por objetivo elaborar uma revisão de literatura procurando contemplar os aspectos relevantes relacionado aos maus-tratos infantis, as características das lesões orofaciais, e o papel do cirurgião-dentista diante dessa situação. Definiu-se banco de dados virtuais na área de saúde para selecionar as publicações, sendo eles National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), além da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Os critérios de seleção de artigos foram baseados em presença de texto integral disponível, tema relacionado com a temática da revisão, e preferencialmente publicados nos últimos quinze anos. Foram empregados os seguintes descritores para a busca das publicações: Maus-tratos infantis, Violência na infância; cirurgião-dentista, Odontologia Legal, Manifestações orofaciais, que totalizou 30 publicações. Os resultados demonstraram que o cirurgião-dentista tem papel importante na identificação de caso de maus-tratos infantis, em função de que a maioria das lesões serem físicas e envolvendo as regiões da cabeça, pescoço e boca, mas a capacitação dos profissionais é de extrema importância para conduzir o diagnóstico e notificação dos casos.

Orientador(es):
Prof.Flavia Carius Tesch Ferreira Alves
Autor(es):
Beatriz Maronna; Erika Sousa; Julia Miguens
Palavras-chave:
Maus-tratos infantis; Violência na infância; cirurgião-dentista; Odontologia Legal; Manifestações orofaciais.
downloaddownload

A influencia da pandemia de Covid-19 na cobertura vacinal contra o papilomavirus humano

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento

O Papilomavírus Humano é considerado um grupo composto por diversos vírus de DNA fita dupla, sendo a maioria transmitida facilmente pelo contato sexual, causando infecção com potencial risco à saúde, principalmente na população jovem. A Estratégia de Saúde da Família, por meio da Política Nacional da Atenção Básica, fornece gratuitamente a vacina quadrivalente, necessária para a prevenção de alguns subtipos oncogênicos do Papilomavírus Humano. O registro do número de doses aplicadas é feito no banco de dados de domínio público, o DATASUS. O advento do novo coronavírus trouxe repercussões sociais importantes, incluindo um desbalanço entre o número de doses de vacina aplicadas no geral, especialmente após o decreto de quarentena. O presente trabalho constitui um estudo descritivo observacional do tipo transversal, em que propõe-se avaliar a influência da pandemia do novo coronavírus na cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, no Rio de Janeiro, comparando o número de doses aplicadas antes e após o decreto oficial de quarentena. Pela análise dos dados obtidos, concluiu-se que o número de doses aplicadas da vacina quadrivalente aumentou, aproximadamente, 359% no período pós pandemia na clínica estudada. Este incremento na aplicação da vacina para o HPV no período estudado pode ser atribuído ao fato de que a população foi conscientizada sobre a importância da imunoprevenção e que houve uma maior demanda pelos serviços da atenção básica nesse período, que, somado ao princípio da oportunização dos serviços em saúde, pode ter contribuído para a maior aplicação de doses da quadrivalente. Além disso, infere-se que o registro das doses aplicadas possa ter sido mais rigoroso no período pós pandêmico, tendo em vista o enaltecimento da importância da epidemiologia para controle de saúde no Brasil e no mundo.

Orientador(es):
Professora Adriana do Valle Graça
Autor(es):
Gabriel Thebas da Silva Neves; Gustavo Magalhães Bogossian
Palavras-chave:
Papilomavírus Humano, vacina quadrivalente, novo coronavírus, quarentena, pandemia.
downloaddownload

A influência das questões socioeconômicas no atraso da vacinação infantojuvenil

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A vacinação, um dos principais investimentos da saúde pública no Brasil, responsável pela redução drástica na taxa de morbimortalidade da população no século passado, devido a imunização gerada, vem sendo ameaçada. Objetivos: Identificar possíveis fatores responsáveis pela redução da imunização da população, dentre eles grau de escolaridade e renda familiar, como responsáveis pela redução do número de imunizados através da vacina. Métodos: Foi aplicado um questionário, para análise posterior de seus resultados, o qual descriminava faixa etária, perfil socioeconômico, profissão, gênero, renda familiar, grau de instrução, crença religiosa, se o calendário vacinal está atualizado, se não, por qual motivo, informações sobre ação das vacinas e seus possíveis efeitos, e se temem a vacinação. Resultados: Foram entrevistados 152 pacientes onde 91,5% estavam com a vacinação em dia, com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (49,3%) e responsáveis com grau de escolaridade até o ensino médio (pai 38,7% e mãe 43,3%). Conclusões: Níveis socioeconômicos, como renda familiar, e grau de escolaridades dos responsáveis não justificam a redução das taxas de imunização.

Orientador(es):
Prof. Daniel Pereira Reynaldo.
Autor(es):
Arthur Augusto da Silva; Guilherme da Silva Jacinto
Palavras-chave:
vacinação, imunização, renda familiar, grau de escolaridade, níveis socioeconômicos.
downloaddownload

A interface da biodiversidade marinha no tratamento de doenças oncológicas: câncer de mama

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

A complexa imensidão dos oceanos e mares revelam grandes mistérios onde o homem ainda não alcançou nem mesmo 5% desse ecossistema formidável, ainda assim, o que já foi descoberto serviu de fonte de inspiração para cientistas e pesquisadores criarem, formularem e manipularem substâncias capazes de contribuir para o progresso da vida humana. Os interesses farmacológicos por organismos marinhos se tornaram alvo não somente de estudiosos, mas de todos os setores que estão envolvidos na descoberta de novos fármacos. A possibilidade de ter um fármaco com pontenciais de ação antitumorais, abre um leque de vantagens não somente na vertente econômica, mas um fator agregador no tratamento de neoplasias, epidemiologicamente com alto grau de mortalidade. O principal produto natural marinho a ser abordado, é uma esponja marinha, conhecida como Halichondria okadaii, que por sua vez dá origem ao análogo sintético mesilato de eribulina que desde 1989 já é recomendada para uso em tratamento de câncer de mama. Nesse contexto, foi possível traçar evidências clínicas que comprovem o aumento de sobrevida de forma segura e eficaz da eribulina em pacientes com câncer de mama metástatico baseado no estudo EMBRACE.

Orientador(es):
Karolina Pereira da Silva Costa
Autor(es):
Raquel Cristina dos Santos Brito Souza
Palavras-chave:
Produtos naturais marinhos, Halichondria okadaii, eribulina, sobrevida
downloaddownload

A parceria das escolas e a odontologia infantil em locais de maior vulnerabilidade social com a técnica de TRA

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura e tem como tema “A parceria das escolas e a odontologia infantil em locais de maior vulnerabilidade social com a técnica de TRA”, onde o objetivo da pesquisa visa compreender a importância do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) aplicada a estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, associada à promoção em saúde bucal em escolares com risco à cárie em vulnerabilidade social , estratégia de aplicação em ambiente escolar, bem como suas vantagens e desvantagens, indicação e contraindicação , enfatizando os benefícios da técnica.

Orientador(es):
Prof° José Massao Miasato
Autor(es):
Daniely Gomes Pereira e Fernanda da Rosa Barros
Palavras-chave:
Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), Programa saúde na Escola, Promoção em saúde bucal em escolares.
downloaddownload

A percepção do acesso à saúde em diferentes níveis: a visão do usuário e sua relação do sistema de saúde local

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Em 1961 white preocupado com o rumo da medicina, realizou uma pesuisa para mostrar o caminho percorrido pelos pacientes dentro do sistema de saúde. Através do seu trabalho foi possível enfatizar a importância de uma atenção primária sólida, além de indicar esse meio como local ideal para aprendizado médico. O presente estudo visa aplicar as pesquisas de White no Brasil e analisar outros pontos que não foram trabalhados, como: as portas de entrada procuradas, quais são os métodos de alívio alternativos e avaliação da população ao sistema de saúde. Dessa forma, será possível avaliar a demanda e o acesso ao sistema de saúde em seu níveis de atenção no estado do Rio de Janeiro. Considerando as portas de entrada mais utilizadas, as principais razões que fazem a população procurar atendimento ou evitá-lo e a avaliação do sistema de saúde, comparando as diferentes regiões.

Orientador(es):
Professora Máricia Siveira Ney
Autor(es):
Antônio Carlos Caixeiro Neto; Gabriela Menescal da Silva Ziehe
Palavras-chave:
Saúde pública, atenção primária à saúde, cuidados médicos.
downloaddownload

A relação da sexualidade com o transtorno espectro autista (tea) na adolescência

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

O Transtorno Espectro Autista é uma patologia classificada pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e pelo Diagnostic and Statistical Manual of mental Disorders (DSM-V, 2013) como transtorno invasivo do desenvolvimento causador de déficits comportamentais, sendo uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social. Por conta disso, muitas das pessoas diagnosticadas com essa patologia, apresentam obstáculos no seu desenvolvimento seja ele (psicológico ou biológico que incluí a sua sexualidade que é negada ou vista como inexistente). Este trabalho discute a vivência adolescente no âmbito do Transtorno Espectro Autista, especialmente no que tange à sua sexualidade e como a sociedade dialoga com as especificidades dessa população nessa fase da vida. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas bases virtuais Scientic Eletric Library Online (Scielo) e da Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS Psi), tomando a psicologia como principal intercessor nessa discussão, especificamente no período entre os anos de 2013 e 2021. Nossas análises sinalizam que o adolescente autista tem um desenvolvimento sexual normal porém apresentando algumas dificuldades provenientes tanto do transtorno quanto do contexto social, que apresenta alguns tabus frente a esse assunto

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Júlia Pereira da Silva; Pâmela da Costa D’Annunciação; Taylane Brenda Souza de Azevedo
Palavras-chave:
Psicologia. Transtorno Espectro Autista. Autismo
downloaddownload

A saúde mental de professores(as) do ensino médio frente aos desafios do ensino

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

Compreender os aspectos psíquicos envolvidos na relação pessoa-trabalho é de total importância para a determinação de fatores de risco psicológico para a classe trabalhadora. Os estudos sobre casos de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho têm sua origem no século XX, e está fortemente ligado ao desenvolvimento industrial da época. As intensas jornadas de trabalho, o cansaço dos ritmos acelerados de produção e o estresse dos operários levaram Christophe Dejours (1987, apud MENDES, 1995), a partir de seus estudos, a criticar o modelo trabalhista da época e demonstrar que a organização do trabalho está diretamente ligada ao funcionamento psíquico do trabalhador (MENDES, 1995). Segundo Dejours (1992 apud SANTOS & BARROS, 2015), dentro da subjetividade humana é possível encontrar uma soma de organizações, são os aspectos psicológicos, as forças produtivas, e os elementos sociais do trabalho. O indivíduo pode desenvolver mecanismos de defesa perante circunstâncias aversivas, desenvolvendo uma imunidade defensiva causando uma indiferença ao sofrimento laboral, porém, se essa carga for excessiva, o sujeito pode vir a apresentar sintomas físicos ou mentais como: absenteísmo, não cumprimento da carga horária, apatia, mudanças bruscas de humor, isolamento, desinteresse a assuntos que envolvam a instituição e o ambiente de trabalho (MARTINS & PINHEIRO, 2006). Dejours buscava compreender a forma como os trabalhadores mantinham seu equilíbrio psíquico, mesmo que submetidos às condições de trabalho degradantes que poderiam resultar em sofrimento e adoecimento psíquico (MENDES, 1995).

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Bárbara Proença Cândido; Felipe Silva Magalhães; Monica Monteiro Brito; Samara Maria Farineli Ralha
Palavras-chave:
Saúde mental; professores;
downloaddownload

A trajetória da despatologização da transexualidade

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

Embora exista o pensamento de que a transexualidade é um tema relativamente recente, percebe-se que, na verdade, é algo que esteve presente durante todos os momentos da humanidade, porém com rótulos diferentes. Contudo, antes, a expressão do gênero de identificação era restringida e invisibilizada pelo forte poder cis-hétero-normatizador, por isso, a mesma é considerada historicamente como uma criação do século XX, uma vez que foi através das descobertas das investigações científicas que o destaque para o tema e as novas possibilidades surgiram (ARAÚJO, 2010). É válido elucidar aqui que, de acordo com a cartilha Brasil Sem Homofobia (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004), compreende-se a transexualidade como a identificação do sujeito com um gênero oposto ao biológico, sendo o fator psicológico predominante para estes.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Lorrane Mendes de Oliveira; Mariana Dias Fernandes; Thaís Leone de Almeida
Palavras-chave:
Transexualidade;despatologização
downloaddownload

A utilização de células tronco na odontologia

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

As células tronco são conhecidas por serem as células precursoras do corpo humano, pois, por meio delas, todas as outras células especializadas que estruturam os organismos são derivadas. Elas são diferenciadas em células tronco de origem embrionária e células tronco adultas, que, por sua vez, se subdividem de acordo com sua potência, destacando-se as células tronco hematopoiéticas e as células tronco mesenquimais, encontradas em diversos órgãos e tecidos, incluindo dentes. Por esse motivo, a odontologia vem ganhando notoriedade no campo de pesquisa das células tronco, a partir da sua extração da polpa de dentes permanente (DPSC), ligamento periodontal (PDLSC), e principalmente da polpa de dentes decíduos (SHED). Portanto, o que esperar das células tronco mesenquimais adultas como possibilidades na odontologia? Com investigações mais profundas voltadas para a terapia celular regenerativa a partir da odontologia, globalmente poderão ser desvendadas as incógnitas que ainda permeiam os estudos, e, então, teremos um forte potencial de substituição ou potencialização das atuais terapêuticas encontradas no mercado, trazendo grandes avanços na engenharia tecidual e no futuro da saúde mundial.

Orientador(es):
Prof Dr Walter Arthur Silva Valente
Autor(es):
Luana Catramby Maciel Bittencourt e Yasmin Brandão Fonseca
Palavras-chave:
Células tronco, SHEDs, odontologia.
downloaddownload

A utilização de células tronco na odontologia

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

As células tronco são conhecidas por serem as células precursoras do corpo humano, pois, por meio delas, todas as outras células especializadas que estruturam os organismos são derivadas. Elas são diferenciadas em células tronco de origem embrionária e células tronco adultas, que, por sua vez, se subdividem de acordo com sua potência, destacando-se as células tronco hematopoiéticas e as células tronco mesenquimais, encontradas em diversos órgãos e tecidos, incluindo dentes. Por esse motivo, a odontologia vem ganhando notoriedade no campo de pesquisa das células tronco, a partir da sua extração da polpa de dentes permanente (DPSC), ligamento periodontal (PDLSC), e principalmente da polpa de dentes decíduos (SHED). Portanto, o que esperar das células tronco mesenquimais adultas como possibilidades na odontologia? Com investigações mais profundas voltadas para a terapia celular regenerativa a partir da odontologia, globalmente poderão ser desvendadas as incógnitas que ainda permeiam os estudos, e, então, teremos um forte potencial de substituição ou potencialização das atuais terapêuticas encontradas no mercado, trazendo grandes avanços na engenharia tecidual e no futuro da saúde mundial.

Orientador(es):
Prof Dr Walter Arthur Silva Valente
Autor(es):
Luana Catramby Maciel Bittencourt; Yasmin Brandão Fonseca
Palavras-chave:
Células tronco, SHEDs, odontologia.
downloaddownload

Acesso minimamente invasivo: uma análise crítica – revisão de literatura

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A cirurgia de acesso ao sistema de canais radiculares é uma das principais etapas do tratamento endodôntico, esta deve ser realizada com a finalidade de localização dos canais sem que haja comprometimento no processo de desinfecção, modelagem e obturação, para que assim tenhamos êxito no tratamento. As iatrogenias mais comuns ocorridas durante esta etapa geralmente se dão devido a grandes desgastes além do necessário, podendo prejudicar a estrutura dentaria e seu remanescente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar e reunir informações a respeito do acesso endodôntico minimante invasivo (AEMI) baseado em uma revisão de literatura, apresentando aos leitores os mais recentes estudos realizados a respeito dos tipos de acesso endodônticos, onde através de uma análise crítica embasada pode-se qualificar a influência e eficácia no tratamento endodôntico. A seleção de artigos foi realizada através de uma busca nas seguintes bases de dados: Science Direct, Web of Science, PubMed e Scopus. Foram escolhidos artigos que tratavam a respeito do tema de AEMI, assim como os que buscavam avaliar sua relevância em diferentes etapas do tratamento endodôntico, e sua relação quanto a resistência a fratura dos elementos dentais. Artigos que avaliavam a relação do AEMI quanto a localização, limpeza, modelagem e obturação dos canais radiculares também foram selecionados. Em generalidade dos estudos pode-se concluir que não há resultados que demonstrama efetividade do acesso endodôntico minimamente invasivo acerca de um tratamento endodôntico mais satisfatório. Até os dias atuais não foram encontradas evidencias e resultados concludentes em relação ao acesso minimamente invasivo, tanto quanto seus benefícios em relação ao tratamento endodôntico e seu prognóstico quanto ao elemento dental.

Orientador(es):
Prof. Dr. Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
Autor(es):
Helena Maria de Lima Rodrigues, Patrick Silva Santos e Priscila Pires Mathias
Palavras-chave:
acesso endodôntico minimamente invasivo; endodontia; cirurgia de acesso; cavidade pulpar.
downloaddownload

Adenoma hepático – análise da relevância clínica frente à classificação molecular: um relato de caso

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: O adenoma hepático é uma das mais comuns neoplasias benignas do fígado, acometendo em sua maioria mulheres jovens, sendo mais raras e de pior prognóstico em outros grupos. Existe clara associação ao uso de anovulatórios orais, esteroides anobolizantes, glicogenes, alcoolismo e obseidade, fatores predisponentes comuns na atualidade. Objetivo: Através de relato de caso, expor a classificação molecuar dos subtipos de adenoma hepático a fim de definir a conduta terapêutica para melhor prognóstico. Métodos: Estudo de relato de caso descritivo e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada através de uma anamnese detalhada com o paciente, e também porprontuário médico e discussão do caso com os médicos responsáveis. A buscativa foi embasada em artigos atuais, reconhecidos no meio científico. Resultados: A classificação molecular de adenoma hepático mostrou mudança quanto ao risco de malignização em dois principais subtipos: naquels com mutação naβ-catenina e inflamatório. Embora, no caso ilustrado, a retirada dos fatores predisponentes e a ressecção de segmentos do tecido foram suficientes para melhora clínica, não necessitando da classificação molecuar para guiar a conduta. Conclusões: Como a maioria dos adenomas não evoluem paara malignidade, a biologia molecular não se faz primordial para definição de terapêutica intervencionosta ou conservadora, além de ter um custo-benefício que dificulta à sua realização.

Orientador(es):
Luiz Fernando Ferreira Miller
Autor(es):
Flavia de Rezende de Souza; Giselle de Oliveira Pires
Palavras-chave:
Adenoma hepático, Mealignidade, Classificação molecular.
downloaddownload

Aleitamento e a cárie dentária: revisão de literatura

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A informação sobre prevenção e hábitos de higiene oral devem ser passados desde a gestação para as mães, recomendando higienização dos dentes desde a erupção dos primeiros dentes. A doença cárie está muito relacionada com a situação socioeconômica e hábitos culturais. O objetivo deste trabalho foi investigar uma possível relação entre o aleitamento com a doença cárie por meio de revisão de literatura a partir de artigos obtidos pela seguinte base de dados: SCIELO E PUBMED e de busca: GOOGLE ACADÊMICO. Foram selecionados artigos nacionais e internacionais que relatavam o tema abordado. Não há embasamento científico sobre uma associação entre o aleitamento materno e cárie, mas alguns estudos mostram essa associação quando se tem livre demanda de mamada, frequência de alimentação durante a noite, que causa acúmulo de leite na superfície do dente e junto com a redução do fluxo salivar pode surgir a cárie.

Orientador(es):
JOSÉ MASSAO MIASATO
Autor(es):
Adrielly Santos Da Silva, Illana Kelly De Souza Barbosa E Nielenice Jeronimo De Oliveira
Palavras-chave:
Aleitamento materno e cárie. Cárie de mamadeira. Odontopediatria.
downloaddownload
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca | Central de Atendimento ao aluno

Presencial: segunda a sexta de 8h às 20h e sábado de 8h às 12h. Virtual: de segunda a sexta de 9h às 18h e sábado de 09h às 11h.