REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Esporotricose cutânea-disseminada em paciente etilista crônico – relato de caso
Introdução: A esporotricose é uma infecção subaguda ou crônica, causada por um fungo dimórfico denominado Sporothrix schenckii presente no solo, espinhos e madeira. É um fungo saprófito dependente de vários fatores ambientais. Sua transmissão é feita a partir da inoculação pela penetração do Sporothrix na derme, após traumatismo com objetos pontiagudos ou até mesmo pela mordedura/ arranhadura de determinados animais. A doença caracteriza-se por lesões polimórficas da pele e do tecido subcutâneo, com frequente comprometimento dos tecidos linfáticos adjacentes. A maioria dos casos envolve primariamente a pele e, eventualmente, mucosas e outros órgãos. A esporotricose cutânea disseminada, é uma forma rara da doença, com lesões cutâneas difusas e disseminação hematogênica que acomete mais comumente pacientes imunossuprimidos e/ou com comorbidades associadas. É considerada uma micose subcutânea que decorre com desenvolvimento de lesões papulopustulofoliculocrostosas, placas com potencial ulceroso em qualquer parte do tegumento por disseminação hematogênica e com cultura positiva para o S. schenckii em cada lesão. Objetivos: Avaliar o perfil epidemiológico, compreender aspectos clínicos da doença e descrever evolução do relato de caso. Métodos: Foi feita uma revisão na literatura médica disponível, considerando as bibliografias disponíveis em artigos e livros, levando em conta o período de pandemia pelo novo coronavírus. Resultados: Foi descrito o relato de caso de paciente, com múltiplas comorbidades a partir do momento da admissão e sua evolução até a conclusão diagnostica de esporotricose cutâneo-disseminada. Conclusões: Foram encontrados a partir da anamnese do paciente elementos que auxiliaram na investigação diagnostica e no desenvolvimento do processo saúde-doença. Embora não exista um grande número de publicações acerca do tema, na literatura pesquisada é consenso que se trata de uma doença negligenciada e subdiagnosticada. A falta de informação e divulgação da doença dificultam e atrasam o diagnóstico e tratamento adequados.
Estado pré-diabético e diabetes: protocolo de atendimento odontológico
O estado pré-diabético, também chamado de hiperglicemia subdiabética, é caracterizado por uma alteração onde os níveis glicêmicos se apresentam fora da normalidade, mas não compreendem uma Diabetes Mellitus (DM) de fato e, portanto, é definido como sendo um estágio intermediário entre a glicemia normal e a DM. Quando identificado de forma tardia e na ausência de tratamento, pode evoluir para Diabetes Mellitus do tipo 2. Indivíduos com níveis glicêmicos alterados e descompensados apresentam diversos problemas de metabolismo e complicações micro e macrovasculares que podem se manifestar na cavidade oral. Desse modo, o presente artigo de revisão tem como propósito a compreensão das principais manifestações orais da doença e, dessa forma, estabelecer um protocolo de atendimento odontológico para esses pacientes. A revisão bibliográfica foi realizada no banco de dados de: PubMed/Medline, LILACS, Scopus e Scielo com base em artigos publicados nos últimos 10 anos, a partir dos descritores: assistência odontológica; Diabetes Mellitus; estado pré-diabético; odontologia; manifestações orais. Os resultados foram estruturados em uma sequência que compreende a apresentação da condição, diagnóstico, complicações sistêmicas, manifestações orais e tratamento e, por fim, foi proposto um protocolo de atendimento que para melhor entendimento, foi divido em tópicos, tais como: exame clínico, exames complementares, aspectos da consulta, situações especiais e medidas preventivas.
Estimativa de consumo de álcool em gestantes em maternidade do município de Duque de Caxias
Introdução: O alcoolismo é um problema de saúde pública de escala mundial. O consumo de álcool na gestação é um problema de saúde pública, cada vez mais prevalente. A SAF pertence a um conjunto de síndromes caracterizadas pela presença de defeitos congênitos ocasionados pelo consumo materno de álcool durante a gravidez, incluindo retardo do crescimento e dismorfias faciais típicas. Há poucos estudos no Brasil sobre consumo de álcool na gestação. O uso de álcool na gestação é geralmente omitido pela mãe, necessitando de questionário especéifico. O T-ACE é um questionário validado para o Brasil. Objetivos: estimar o consumo de álcool em gestantes em maternidade de Duque de Caxias e correlacionar com o perfil materno, da gestação e do recém-nascido. Métodos: estudo observacional, descritivo, transversal. O consumo de álcool foi identificado a partir de escore ?2 no questionário T-ACE. O dados foram analisados no software SPSS e uso das estatísticas de Cochran e Mantel- Heanszel. Resultados: analisadas 127 puérperas, média de idade 23 anos, 64% com companheiro e 52% com nível de escolaridade fundamental. Pré-Natal realizado em 98,4%, com média de 7,0 consultas. Mais de 90% dos recém-nascidos classificados como Adequados para a Idade Gestacional. T-ACE positivo obtido em 62% das entrevistadas. Não houve nenhuma significância da análise estratificada do escore do T-ACE com as variáveis do perfil da mãe, da gestação, do parto e do recém-nascido. Conclusão: A prevalência de consumo de álcool de 62% é alta. As mães eram jovens, com companheiro e baixo nível de escolaridade; as gestações foram não desejadas, mas desejadas e o perfil dos neonatos foi na maioria com peso e comprimento adequados. Não houve correlação significativa do escore do T-ACE positivo e as variáveis analisadas.
Estratégias terapêuticas de melhor prognóstico no acidente vascular cerebral: uma revisão bibliográfica
INTRODUÇÃO: O acidente vascular encefálico (AVE) é definido como um sinal clínico de desordem focal da função cerebral, com súbita instalação ou ágil evolução, com duração de mais de 24h. Os tipos de AVE são, em geral, classificados de acordo com o aspecto patológico determinado por cada um deles, isto é, isquêmico e hemorrágico. OBJETIVO: Avaliar os melhores tratamentos em caso de acidente vascular encefálico. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi feita uma revisão bibliográfica através do levantamento de dados de diversificadas fontes, observando as melhores opções terapêuticas do acidente vascular encefálico. CONCLUSÃO: O acidente vascular encefálico é uma emergência na área de saúde e é indispensável que a terapia seja prontamente definida a fim de não prejudicar o prognóstico do paciente acometido.
Estudo comparativo entre as técnicas de microagulhamento e intradermoterapia no tratamento da alopecia androgenética
Alopécia androgenética é condição de importante impacto psicológico. Tratamentos clínicos apresentam respostas variáveis e exigem cuidados por longos períodos, fator que diminui as chances de aderência. Estudos comparativos entre técnicas de microagulhamento e intradermoterapia mescladas a infusão de medicamentos se fizeram necessários e fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho.
Estudo comparativo entre os laseres Nd-yag e Er-yag no tratamento de cicatriz pós acne entre os fototipos III e VI da escala Fitzpatrick
Esta revisão de literatura sistemática selecionou cinco artigos através do banco de dados PUBMED e SCIELO, apresentando o efeito de lasers de diferentes potência, fluência e densidade nas disfunções estéticas causadas por acne em diferentes graus com o uso de lasers ablativos e não ablativos como Nd-yag e Er-yag em indivíduos com fototipos elevados seguindo a escala Fitzpatrick. Através das comparações feitas foi possível observar grande eficácia e segurança nos lasers ablativos e não ablativos.
Estudo sobre as medidas preventivas da cardiotoxicidade em mulheres com câncer de mama em tratamento com antraciclinas e trastuzumabe
Introdução: O câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres da população brasileira, sendo destacado pelo INCA 2018, como o de maior incidência, excetuando-se os cânceres de pele não melanoma. As pacientes submetidas ao tratamento, que poderá cursar com cirurgia, radioterapia, imunoterapia ou quimioterapia, requerem esforços médicos para manterem a qualidade de vida. Objetivos: Identificar as medidas preventivas da cardiotoxicidade no tratamento do câncer de mama em mulheres e os principais quimioterápicos empregados. Determinar a repercussão cardiovascular das antraciclinas e trastuzumabe. Métodos: O trabalho é do tipo revisão de literatura. Como critério de inclusão, consultou-se em base de dados eletrônicos de periódicos indexados, livros de temática oncológica e cardiológica, consensos, guidelines, diretrizes, artigos originais e de revisão na língua portuguesa e inglesa. A bibliografia utilizada foi publicada de 2009 a 2019. Resultados: Foram identificados os principais esquemas de quimioterapia utilizados nas pacientes com carcinoma de mama invasivo, considerando o estadiamento, sendo as antraciclinas mais prevalentes, e o trastuzumab, caso HER-2 positivo. As antraciclinas podem desencadear cardiotoxicidade aguda, como arritmias, ou crônica, insuficiência cardíaca. O trastuzumabe leva a repercussões agudas e de mais fácil reversão. Diagnóstico precoce com ecocardiografia e biomarcadores é preconizado, bem como medidas de cardioproteção com inibidor da enzima conversora de angiotensina, bloqueador dos receptores de angiotensina II, estatina e exercício aeróbico. Conclusões: A cardio-oncologia deve traçar condutas considerando riscos e benefícios para as pacientes em tratamento do câncer de mama e focar na prevenção da cardiotoxicidade.
Facetas cerâmicas
A evolução dos materiais e o avanço técnico-científico da odontologia restauradora adesiva possibilitaram mudanças dos paradigmas preexistentes, modificando a Odontologia que causava temor e trauma para uma Odontologia que proporciona beleza e bem-estar. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre facetas cerâmicas, buscando descrever sobre origem, classificação, indicações, contraindicações, limitações, vantagens e desvantagens; e, as etapas clínicas para a confecção das facetas cerâmicas. Pode-se concluir que técnicas adesivas combinadas com materiais restauradores da cor do elemento dentário são uma das maiores conquistas da odontologia restauradora. Os laminados cerâmicos eram considerados somente instrumentos estéticos. Porém, sua gama de indicações aumentou expressivamente, tornando as facetas de cerâmica uma alternativa altamente viável às formas clássicas e muito mais invasivas de tratamento restaurador. Na atualidade, as facetas cerâmicas são utilizadas para a restauração da biomecânica da dentição, estabelecimento da função adequada e para fins estéticos.
Fatores preditivos de diagnóstico de coagulação intravascular disseminada da sepse
Introdução: Sepse é uma das principais causas de morte nas unidades de terapia intensiva pelo mundo. Em casos graves o sistema de coagulação pode ser superativado, resultando coagulação intravascular disseminada em 25 - 50% dos casos e quando presente, é considerada uma importante disfunção orgânica séptica, aumentando a mortalidade em 80%. Os testes diagnósticos são limitados. Entender os mecanismos de inflamação e coagulação podem permitir a identificação de fatores preditores de coagulação intravascular disseminada em pacientes sépticos. Biomarcadores plasmáticos de coagulação/fibrinólise podem ser clinicamente mais úteis do que os testes de coagulação tradicionais. Objetivo: Identificar marcadores da coagulação e fibrinólise preditores de coagulopatia e coagulação intravascular disseminada em pacientes sépticos. Métodos: Revisão sistemática da literatura de artigos e periódicos eletrônicos publicados entre 2013 a 2018. Condusão: A presença de coagulopatia é um marcador de complicação precoce da sepse, com consumo persistente de plaquetas e de fatores de coagulação levando a coagulopatia severa ou coagulação intravascular disseminada. Não há critérios de diagnóstico específicos. É recomendado a análise sequencial dos testes tradicionais de coagulação em conjunto com biomarcadores plasmáticos de coagulação/fibrinólise, a fim de prever o desenvolvimento de coagulação intravascular disseminada em pacientes sépticos.
Fenótipo periodontal: revisão de literatura
Um dos elementos essenciais para alcançar a estética do sorriso é o fenótipo e o contorno gengival, que com suas arquiteturas influenciam no tamanho das coroas dentais. O termo “fenótipo periodontal” foi padronizado no Workshop Mundial para a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-Implantares de 2017, porém já foi falado muito a respeito do tema, com outras nomenclaturas. A avaliação dos diferentes fenótipos periodontais é fundamental, pois nos dão informações relacionadas às características dos tecidos periodontais e às formas dentárias. Além de tornar o tratamento mais previsível, podendo evitar problemas como : trauma, inflamação e outras complicações clínicas e cirúrgicas. Existem várias formas de diagnosticar o fenótipo periodontal, sendo o preconizado pelo Workshop Mundial, a transparência do sulco gengival por meio da sonda milimetrada. Podemos observar uma prevalência do fenótipo fino pelo gênero feminino, já o fenótipo espesso pelo gênero masculino. Ainda faltam mais evidências científicas para o correto relacionamento do fenótipo periodontal com outros fatores como a idade, tabagismo, hábitos de higiene, alimentação e má oclusão.
Fluorose Dentária Infantil: Uma Revisão de Literatura
Hodiernamente, há uma preocupação com a elevação da prevalência de fluorose dentária, que está ligada a dose de fluoreto (F) a que as crianças são submetidas durante a formação dos dentes. Nesse contexto, a fluorose dentária é a ocorrência de intoxicação crônica por flúor, representado por uma disfunção no desenvolvimento do esmalte e em casos mais raros, da dentina, durante o processo de formação do dente. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi expor sobre a fluorose dental infantil, discorrendo sobre sua etiologia, manifestações clínicas e tratamento adequado. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico nos principais acervos digitais, sendo selecionado os principais estudos sobre o tema em questão como aporte cientifico para gerar discussões e possíveis formas de prevenções e tratamentos.
Fluorose dentária: uma revisão de literatura Rio de Janeiro 2023
O cirurgião dentista diversas vezes se depara com situações de difícil diagnóstico em seu consultório no dia a dia. A fluorose dentária pode ser confundida com diversas alterações na superfície do esmalte dental e por essa razão se torna tão importante saber diagnosticar corretamente essa patologia. A principal causa da fluorose dentária se dá por meio da ingestão excessiva de flúor durante o desenvolvimento do germe dental. Essa revisão de literatura teve como objetivo fazer uma análise de artigos relacionados à fluorose dental, a fim de elucidar formas de prevenção, tratamento e condutas para que profissionais possam esclarecer eventuais dúvidas. O exame clínico a fim de diagnosticar defeitos de esmalte, deve ser realizado apenas após uma profilaxia, com remoção adequada do biofilme dental, boa iluminação e secagem vigorosa dos dentes. A característica primordial a ser observada em um diagnóstico diferencial é a predominância de manchas em dentes homólogos. A ação dos fluoretos depende basicamente da dose ministrada e quando expostos adequadamente, ajudam no controle da cárie dental. Existem diversas fontes de exposição ao flúor além da fluoretação das águas de abastecimento, a introdução precoce no uso de dentifrícios fluoretados ou fórmulas infantis a partir da década de 90 também contribuiu para o aumento da fluorose no Brasil. Alguns fatores relevantes são: baixo peso corporal, taxa de crescimento esquelético estado nutricional, altitude, alterações da atividade renal e da homeostase do cálcio e períodos de remodelamento ósseo constituem-se fases de maior absorção do flúor. A prevenção é fundamentada principalmente na remoção ou controle das fontes de exposição ao flúor: evitar a deglutição de flúor durante a escovação dental, usar quantidade de dentifrício fluoretado recomendada para cada idade e a correta aplicação de flúor tópico pelo profissional. O principal tratamento para fluorose dental é a associação de microabrasão e clareamento dental, nos casos mais leves. Procedimentos mais invasivos como coroas protéticas, facetas estéticas em resina ou porcelana, podem ser indicados para os casos mais severos, onde o esmalte se apresenta com pigmentação amarronzada e altamente poroso.
Fratura de processo odontóide sem lesão neurológica: relato de caso
A fratura do processo odontóide é um diagnóstico complexo que necessita de exames diagnósticos custosos e que acarreta grande morbidade e mortalidade à população, em especial os pacientes jovens economicamente ativos. Neste trabalho é feito um relato de caso e uma revisão bibliográfica elucidando os sintomas, diagnóstico, tratamentos e com.plicaOes da patologia.
Fraturas mandibulares associadas a exodontia de terceiros molares inferiores – Revisão de Literatura
A exodontia de terceiros molares é uma prática habitual realizada por cirurgiões dentistas. A ocorrência de fratura mandibular é uma complicação pouco comum, cuja origem é considerada multifatorial, incluindo fatores como idade, nível de impactação e inclusão do dente, tamanho relativo do dente na mandíbula, excesso de força e técnica cirúrgica empregada. A detecção da fratura na mandíbula requer exames clínicos e de imagem específicos. É crucial realizar um planejamento cirúrgico meticuloso com base em avaliações clínicas e radiográficas, especialmente em pacientes com maior complexidade dentária, a fim de prevenir tal complicação. Os tratamentos geralmente utilizados são o conservador e não cirúrgico, através do alinhamento maxilomandibular, ou o cirúrgico, envolvendo a redução e fixação da fratura com placas e parafusos na área afetada, assegurando estabilidade e recuperação eficaz.
Frenotomia em Recém Nascidos: Uma revisão de literatura
O presente trabalho tem como objetivo apresentar através da revisão de literatura o tema casos anquiloglossia e a indicação da frenotomia em recém-nascidos e crianças em fase de amamentação, a fim de não comprometer funções essenciais para a vida. As informações utilizadas para a realização deste estudo foram pesquisadas em artigos publicados em bases de dados. Também foram acrescentadas informações a partir de leitura realizada em livros que tratam do assunto. A presença de frênulo curto em recém-nascidos é considerada um sinal de alerta para possíveis dificuldades na amamentação. A maioria dos casos corresponde a tipos que não causam problemas ou que podem ser facilmente resolvidos. Estudos randomizados, prospectivos e de acompanhamento de longo prazo também são necessários para determinar se o procedimento de frenotomia deve ser recomendado, em crianças maiores.
Harmonização orofacial: o uso do ácido hialurônico no rejuvenescimento e embelezamento facial
Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.
Higiene bucal da criança na educação básica
A falta de conhecimento sobre a educação da higiene bucal tem sido observada nas famílias que vivem em áreas desassistidas pelo poder público, entretanto, a Estratégia Saúde da Família tem tido um importante papel na assistência desse grupo, inserindo-o no contexto da saúde odontológica. Este estudo tem como finalidade demonstrar a importância da participação dos pais/ genitores na educação básica da higiene bucal de crianças, a nível escolar e clínico. Os pais\genitores devem participar na educação de higiene bucal para que haja o prosseguimento da aprendizagem de saúde bucal conseguida pelas crianças no ambiente escolar. Pode ser concluído que há necessidade de uma construção cultural no tocante à higiene bucal nas famílias. Existe a necessidade de se expandir o letramento em higiene bucal para os pais/genitores.
Hipofosfatasia – aspectos históricos e revisão bibliográfica dos últimos 9 anos
Introdução A hipofosfatasia é uma doença óssea metabólica rara, de etiologia genética, porém com grande variabilidade na expressividade clínica e diagnóstico através de métodos frequentemente acessíveis e amplamente disponíveis. Objetivos Elucidar aspectos históricos da doença e realizar uma revisão bibliográfica dos últimos nove anos da literatura científica. Métodos A revisão da literatura foi iniciada a partir de uma busca no banco de dados PubMed, utilizando as palavras-chave "hipofosfatasia" e "raquitismo". Ao todo, foram encontrados 193 artigos desde a primeira publicação. Foi realizada a leitura do título e do abstract, sendo selecionados inicialmente 65 artigos que abordavam diretamente a doença, a fosfatase alcalina ou ambos. Posteriormente, dentre esses artigos selecionados, foram lidos todos os 65 artigos e feito um recorte histórico dos últimos nove anos, utilizando principalmente os artigos publicados neste período. Discussão A hipofosfatasia pode manifestar-se com quadros desde assintomáticos até potencialmente fatais. Apesar do diagnóstico ser realizado há décadas, o tratamento sempre se baseou no manejo de suporte. Recentemente, com o surgimento da terapia por reposição enzimática com a fosfatase alfa, comercialmente disponível como Strensig, grandes avanços ocorreram. Conclusões A hipofosfatasia é uma doença multisistêmica capaz de afetar todas as faixas etárias. Conhecer esta doença é de grande importância não apenas para médicos, mas também para odontólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, visto que o tratamento multidisciplinar implica na melhor assistência ao paciente.
Implante imediato na área estética: uma revisão de literatura
Ao longo da história, a implantodontia adaptou-se às novas necessidades e na busca de reabilitação estética e funcional, exigidas tanto pelos pacientes quanto por evoluções das técnicas e dos materiais. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar, com embasamento científico, os principais fatores para aquisição de sucesso na instalação de implante imediato em área estética. Este estudo traz uma revisão da literatura. Foram descritos os critérios mais importantes para a colocação de implante imediato (exodontia minimamente traumática, o diâmetro do implante, o tipo de conexão protética, a técnica cirúrgica sem elevação do retalho muco periosteal, approach palatino, e o preenchimento alveolar). Apesar das altas taxas de sobrevivência dos implantes dentários, podem ocorrer falhas, principalmente durante a cicatrização inicial e após o primeiro ano de carregamento. No entanto, complicações também surgem durante a fase de manutenção dos implantes.
Importância da prótese provisória na reabilitação oral: uma revisão da literatura
As próteses provisórias fazem parte de uma importante etapa intermediária da reabilitação oral, enquanto se aguarda pela confecção das próteses definitivas. Nesse intervalo de tempo, elas oferecem o restabelecimento de dentes parcialmente destruídos ou repõem dentes ausentes. Desta forma, para o sucesso do tratamento e a obtenção de resultados finais, estabelecer o protocolo adequado com a escolha das técnicas e materiais a serem utilizados é imprescindível. Diante da relevância da confecção das próteses provisórias, este estudo tem por objetivo, por meio de uma revisão da literatura, ressaltar a importância da confecção de um provisório de qualidade no processo de reabilitação oral, considerando aspectos mecânicos, estéticos e funcionais em função da escolha da técnica e dos materiais utilizados. Destarte, foi possível verificar que as próteses provisórias quando bem feitas e adaptadas corretamente são capazes de fornecer inúmeras vantagens durante a reabilitação oral. No entanto, para o sucesso das mesmas, é necessário compreender as técnicas disponíveis e selecionar a que melhor se adapta ao caso em questão. Portanto, a técnica para fabricação da prótese provisória e o material utilizado devem ser bem escolhidos pelo profissional, conforme a complexidade da reabilitação e o tempo em que as mesmas atuarão na função, permitindo ao profissional alcançar uma maior previsibilidade do resultado final com a possibilidade de avaliar e adaptar o planejamento e a técnica utilizada.
Infarto agudo do miocárdio na gestação e puerpério
Introdução: O infarto agudo do miocárdio na gravidez e puerpério, apesar de raro, necessita de maior estudo para uma abordagem mais eficaz. Objetivos: Compreender as alterações fisiológicas, os fatores que contribuem para o evento nesta fase, visando um diagnóstico precoce e uma condução adequada desta emergência. Métodos: Este trabalho consiste em uma revisão de literatura qualitativa e aprofundada sobre o infarto agudo do miocárdio em gestantes e puérperas, abordando o sistema cardiovascular neste período, fatores de risco comportamentais e constitucionais, diagnóstico e conduta médica. Resultados: Existem alterações fisiológicas da gravidez que, somadas a fatores de risco externos, podem aumentar o risco de isquemia cardíaca. O diagnóstico inicial deve ser realizado com exame clínico, eletrocardiograma e enzimas cardíacas. O ecocardiograma é de grande auxílio. A angiografia coronária confirma o diagnóstico final. Ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre as medicações, mas, em geral, seguem as mesmas diretrizes terapêuticas. A angioplastia coronária primária é considerada padrão-ouro. Discussão: Os fatores de risco foram semelhantes nos artigos revisados. Os exames diagnósticos são similares, porém apresentam particularidades. Houve consenso nos artigos de que a troponina é o marcador mais indicado e que o eletrocardiograma pode apresentar alterações sugestivas de infarto. No tratamento, a maior dificuldade reside em garantir o uso seguro das medicações durante a gestação e amamentação. Conclusão: Ainda há pouca pesquisa sobre o tema, especialmente no que tange à terapêutica com medicamentos.
Infecção odontogênica e sua disseminação para os espaços fasciais: revisão de literatura
As infecções odontogênicas são aquelas originadas dos tecidos dentais e de suporte, podendo se disseminar para os espaços fasciais subjacentes, tornando-se complexas.¹ Os sinais clínicos e sintomas mais comumente relatados são: edema, dor no assoalho bucal, febre, disfagia, odinofagia, sialose, trismo, odontalgia e respiração fétida.² As infecções que se disseminam além das estruturas periodontais para espaços fasciais adjacentes costumam ser tratadas pelos procedimentos de incisão e drenagem (I&D), assim como pela extração da causa da infecção(extração dentária, tratamento endodôntico ou curetagem gengival). Em casos mais severos a terapia é acompanhada de antibioticoterapia e cuidados de suporte.¹ Para que se evite que as infecções odontogênicas evoluam para casos mais severos, o manejo destas deve ser muito bem compreendido pelo clínico e pelo cirurgião bucomaxilofacial, buscando encontrar um padrão de atendimento para resolução destes casos.¹ Determinar a gravidade da infecção,avaliar o estado dos mecanismos de defesa do hospedeiro e determinar quando o paciente deve ser tratado por um cirurgião-dentista clínico ou cirurgião oral e maxilofacial são os princípios mais importantes para o controle bem sucedido da infecção. Contudo, existem outros princípios que serão discutidos.¹ O objetivo geral deste presente estudo é destacar a importância de um correto diagnóstico para que seja realizada uma adequada forma de tratamento, oferecendo ao paciente o melhor prognóstico possível por parte do cirurgião-dentista. Dessa forma, evitando que casos brandos evoluam para casos mais severos de infecção devido a falhas de atendimento por parte do profissional.
Infecção pela covid-19 e gestação: relato de caso
Introdução: A síndrome respiratória aguda grave causada pelo Coronavírus-2 (SARS-CoV-2) pode provocar um quadro respiratório agudo grave em gestantes previamente hígidas. Objetivos: Analisar por meio de relato de caso a gravidade da doença durante a gestação pelo risco de desfecho desfavorável materno e fetal. Determinar que mesmo na ausência de intercorrências em gestações anteriores ou a presença de doenças de bases que caracterizariam como uma gestação de alto risco a evolução isolada com SRAG podem desencadear desfechos negativos para a gestação, o parto e o pós-parto. Métodos: Revisão não sistemática da literatura sobre infecção pelo COVID-19 em gestantes, através de um relato de caso ocorrido no HEAPN em 2020. Resultados: O caso relatado e os poucos artigos encontrados descrevem a gravidade da evolução clínica da COVID –19 para a gestante e feto. Entre tais complicações, principalmente pela interrupção precoce da gestação, podemos citar hemorragia, parada cardiorrespiratória, coma e até mesmo óbito materno e fetal. Conclusões: Os resultados encontrados sugerem que apesar de intensas intervenções após o contágio com o vírus, não foram capazes de impedir o comprometimento da saúde materna.
Influência do pH na solubilidade de cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio
O objetivo do presente estudo foi de analisar a influência do pH na solubilidade de cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio (AH Plus Bioceramic e o Bio-C Sealer). Metodologia: Corpos de prova dos cimentos AH Plus Bioceramic e Bio-C Sealer foram preparados e escaneados em um micro-CT. Posteriormente, os corpos de prova foram imersos individualmente em frascos plásticos e armazenados a 37ºC em água destilada com pHs 5 ou 7, por 24 horas e 7 dias. Após imersão em água destilada os corpos de prova foram novamente escaneados e a solubilidade foi calculada como porcentagens da massa original. O teste de Lilliefors revelou que os dados foram normalmente distribuídos; assim, a análise estatística foi realizada usando o teste t independente assumindo um erro alfa de 5%. Resultados: Não foram observadas diferenças na variação volumétrica entre o AH Plus Bioceramic e o Bio-C Sealer para ambos os valores de pH (P>.05). Além disso, não foram observadas diferenças para um mesmo cimento quando os diferentes valores de pH foram comparados (P>.05). Conclusão: A solubilidade do AH Plus Bioceramic e do Bio-C Sealer foram similares. O pH não influenciou diretamente a solubilidade dos cimentos endodônticos testados.
Influência do tabagismo na periodontite
Neste trabalho visamos apresentar a definição de periodontite e sua relação com a saúde sistêmica, descrever os malefícios provenientes do tabagismo, tanto no indivíduo como um todo, como na cavidade oral, no periodonto e agravado nas doenças periodontais. Além de relatar as respostas da terapia do tratamento periodontal em pacientes fumantes. A doença periodontal é um processo inflamatório no tecido periodontal de suporte, podendo ser uma inflamação gengival reversível (gengivite) ou irreversível, quando há uma perda de inserção dos tecidos conjuntivos e perda óssea (periodontite). A periodontite pode se relacionar com o tabagismo, alcoolismo, outras doenças e higiene bucal deficiente. O cigarro é categorizado como principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais. Além disso, os resultados do tratamento de doença periodontal em tabagistas apresentam maior recessão gengival e menor ganho de inserção clínica. O tratamento de doença periodontal em tabagistas pode ser cirúrgico ou não cirúrgico. O tabagismo afeta o ambiente oral, vascularização dos tecidos gengivais, respostas imune e inflamatória e o potencial de cicatrização do tecido conjuntivo periodontal, interferindo negativamente na resposta do paciente ao tratamento. A influência do tabagismo na doença periodontal deve ser considerada pelos cirurgiões dentistas e pacientes tanto durante tratamento periodontal ativo como nas manutenções de saúde oral.