REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Devolvendo saúde e estética aos dentes com o fechamento de diastemas

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A presença de um espaço Interdentário na região dos incisivos pode desfavorecer o sorriso e a harmonia dentofacial. Diante disso, o presente trabalho visa abordar sobre o fechamento desses espaços com resina composta direta, mostrando as vantagens e desvantagens desse tratamento e comparar com outros tipos de intervenção. É necessário compreender a etiologia dos diastemas, além do planejamento, do uso do isolamento absoluto, do acabamento, do polimento, da manutenção e da longevidade do tratamento. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizando artigos relacionados ao tema em questão, em língua inglesa e portuguesa, consultados, nas bases de dados:PubMed, Scielo, Google Acadêmico e livros. O trabalho conclui que o uso da resina composta direta como tratamento tem como vantagens a estética, adesão, preservação da estrutura dental sadia e o baixo custo em comparação a outras formas de reabilitação, por isso, essa estratégia vem sendo bastante utilizada hoje em dia pelos cirurgiões dentistas.

Orientador(es):
Cauli Lima Capillé
Autor(es):
Vinicius Camargo de Melo Braga
Palavras-chave:
diastema; resina composta; restauração direta; odontologia estética.
downloaddownload

Diagnóstico de câncer de Mama antes dos 40 anos

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: O câncer de mama é o tipo de câncer maligno mais comum em mulheres, e continua sendo um desafio na área médica já que tem demonstrado um aumento significativo de novos casos a cada ano, além de estar sendo encontrado em mulheres cada vez mais jovens, mulheres essas que se encontram fora da idade preconizada para o rastreio de acordo com o ministério da saúde, e devido a isso, esse diagnóstico tardio tem aumentado as taxas de aparecimento do câncer já em estágio avançado. Objetivos: Realizar revisão de literatura sobre o tema câncer de mama antes dos 40 anos, observando as variações dos casos ao longo do tempo. Métodos: Foram buscados dados quantitativos, descritivos e longitudinais, nos anos de 2009 à 2021, relacionando a novos casos de câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos, assim como número de óbitos. Conclusão: Evidenciou-se uma grande quantidade de artigos publicados que demonstram a mesma tendência de alta nos novos casos de câncer de mama em mulheres jovens, até 40 anos.

Orientador(es):
Professor Adj Mestre Daniel de Souza Fernandes
Autor(es):
Roberta de Andrade Ramos Iocken e Suelen Andrade Bernardo
Palavras-chave:
câncer de mama, detecção precoce do câncer, mulheres jovens, rastreio, evolução
downloaddownload

Diagnóstico presuntivo de calcificações da artéria carótida através de radiografias panorâmicas: revisão abrangente da literatura

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

As calcificações de artéria carótida (CACs) representam uma alteração comum, muitas vezes encontrada em radiografias panorâmicas (RPs) em função de seu caráter de radiopacidade. A presença delas na região de bifurcação da artéria carótida pode significar um indicativo de aterosclerose e servir como um grande aliado na identificação precoce do quadro. Nesse sentido, cabe a indagação acerca da legitimidade e da aplicabilidade das radiografias panorâmicas como método de detecção de CACs. O objetivo deste estudo, foi revisar a literatura quanto à importância da identificação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua legitimidade para o diagnóstico de calcificações da artéria carótida. Para a identificação dos estudos a serem trabalhados, foi realizada uma busca eletrônica na plataforma Pubmed, em que 156 estudos foram encontrados, dos quais 118 foram incluídos na análise, sendo que 55 endereçaram a questão central, portanto, foram trabalhados na íntegra, e os 63 demais ficaram restritos à leitura do resumo, com a finalidade de compreender considerações de sentido geral. Após considerar os principais argumentos favoráveis e desfavoráveis à hipótese, pode-se notar, a partir de um olhar interpretativo, a recorrência de posicionamentos que se aproximavam de quatro diferentes visões: 67% dos estudos apresentou enfoque na possibilidade de detecção precoce e na predição de eventos vasculares subsequentes; 16% apresentou enfoque no potencial positivo, mas com ponderações; 7% apresentou o enfoque em ressalvas, mas ainda considerando o potencial positivo; 9% consideram o potencial da proposta como mais danoso do que benéfico. Fica claro, pela análise qualitativa e quantitativa dos trabalhos, que a RP apresenta um valor substancial na detecção precoce de CACs. Desse modo, os casos positivos justificam a investigação adicional através de exames complementares, principalmente aqueles envolvendo os grupos de risco. Além disso, o diagnóstico final é reservado ao médico, mas a importância do cirurgião-dentista como contribuinte para o caráter precoce desse diagnóstico deve ser ressaltada.

Orientador(es):
Flávio Rodrigues Ferreira Alves
Autor(es):
Júlia Alves Vidovichi
Palavras-chave:
calcificação de artéria carótida; radiografia panorâmica.
downloaddownload

Diferenciação de espécies pertencentes ao grupo mycobacterium abscessus através da técnica PCR do gene ERM(41)

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

O Grupo Mycobacterium abscessus é dividido em três subespécies: Mycobacterium abscessus subespécie abscessus, Mycobacterium abscessus subespécie massiliense e Mycobacterium abscessus subespécie bolletii. Elas causam doenças semelhantes e diferenciam-se quanto ao padrão de suscetibilidade aos fármacos e tratamento. Surtos de infecções causadas por micobactérias de crescimento rápido são relatados em todo o mundo, geralmente associados a procedimentos médicos. No Brasil, a maioria deles estão associados a espécies do Grupo Mycobacterium abscessus. Em 97,2% dos casos a subespécie massiliense foi envolvida. Macrolídeos, como a claritromicina e azitromicina, são os únicos antibióticos orais contra essas subespécies, entretanto, foram relatados casos de resistência ao tratamento. Dentre os mecanismos de resistência, o mais importante é a presença do gene erm(41), que confere resistência à claritromicina. A identificação laboratorial destas micobactérias é rotineiramente realizada por métodos fenotípicos trabalhosos e demorados. Metodologias utilizando ferramentas moleculares como sequenciamento e hibridização reversa, são métodos rápidos, mas, possuem limitações e custo muito alto. M. abscessus subsp. massiliense tem sido considerado como um patógeno humano em potencial, tornando-se imprescindível sua identificação. Como alternativa aos métodos convencionais e comerciais novas ferramentas rápidas, fáceis de executar e de baixo custo são necessárias. Neste estudo utilizou-se uma ferramenta rápida, a PCR do gene erm(41), que possibilitou a amplificação da sequência de DNA alvo em uma única reação, resultando na economia de tempo e reagentes, permitindo a diferenciação das subespécies. Os resultados desta metodologia foram comparados com os do sequenciamento do gene rpoB, apresentando concordância de 100% entre as amostras testadas.

Orientador(es):
Paulo Cesar de Souza Caldas
Autor(es):
Camila da Silva Moura
Palavras-chave:
PCR. Grupo Mycobacterium. abscessus. erm41. MNT
downloaddownload

Discussão de protocolos para reimplante em dentes avulsionados

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A avulsão dentária é a lesão traumática onde o dente é completamente removido do alvéolo e considerada a mais grave lesão bucal, viabilizando uma lesão na inserção e necrose pulpar devido a ruptura do ligamento periodontal. Em virtude disso, as células do ligamento periodontal podem ficar inviáveis, propiciando consequentemente uma lesão cementária quando reimplantado. Portanto, o manejo adequado do elemento dentário avulsionado e o protocolo orientado pela International Association for Dental Traumatology será de extrema importância para minimizar as possíveis e comuns reações das células, não descartando a possibilidade de possíveis prognósticos desfavoráveis. Desse modo, o traumatismo dentário afeta uma parcela da população onde causa a perda dentária, podendo ocasionar futuros danos psicológicos ao paciente. O presente estudo tem por objetivo descrever uma revisão da literatura que apresente as principais consequências que podem ocorrer quando o dente avulsionado é reimplantado de forma tardia, proporcionando um prognóstico favorável.

Orientador(es):
Oswaldo Fonseca
Autor(es):
Gabriela Lopes de Oliveira Maria Oliveira Lima
Palavras-chave:
avulsão dentária; traumatismo; endodontia
downloaddownload

Discutindo a técnica minimamente invasiva no contexto do Programa de Tratamento Restaurador Atraumático

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

Considerando a alta prevalência e incidência da cárie dentária, foi necessária a adaptação da odontologia na tentativa de reduzir os números desses dados e levar a saúde bucal para as populações carentes desses serviços, sempre conseguindo cumprir com os pressupostos que norteiam a modificação do sistema de saúde sendo apto de assumir o comprometimento de competência da atenção básica, assegurando capacidade e resolutividade e garantindo a integralidade nos atos de saúde bucal, proferindo o individual com o geral, o incentivo e a prudência com o tratamento e a melhora da saúde da sociedade. A técnica atraumática é parte do programa de Tratamento Restaurador Atraumático e, com o seu emprego renuncia-se instrumentos rotatórios, métodos invasivos, uso excessivo de anestesia, necessidade de espaço odontológico, dando abertura para uma odontologia menos traumática. Esse estudo visa uma revisão de literatura sobre o programa de Tratamento Restaurador Atraumático, expondo como uma técnica minimamente invasiva pode contribuir para o resgaste de saúde de uma dada população.

Orientador(es):
Leila Maria Chevitarese de Oliveira
Autor(es):
Bruna Cardoso Lourenço; Paula Augusto Roman Muniz; Roberta Cordeiro da Silva
Palavras-chave:
Técnica minimamente invasiva. Cimento de ionômero de vidro. Saúde bucal. Doença cárie. Técnica atraumática.
downloaddownload

Diversidade sexual e de gênero desafios e atuação da psicologia no âmbito das políticas pública

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

O presente trabalho refere-se a uma navegação pelo campo da diversidade sexual e de gênero, a partir do resgate de importantes grupos na história e de recortes importantes na construção do movimento LGBTQIA+ e das políticas públicas direcionadas a essa parcela da população brasileira. População esta, que mesmo atravessada por diferentes violências e tendo suas vidas marginalizadas e excluídas, resistem através da luta e da organização política na tentativa de romper contra as estruturas e os padrões normativos que tendem a massacrar suas subjetividades ditas desviantes. Esse resgate está centrado no intuito de viabilizar reflexões sobre a atuação de profissionais da psicologia, a partir de suas diretrizes éticas e das políticas públicas, com ênfase nas práticas realizadas nos Centros de Cidadania LGBT do Programa Rio Sem Homofobia. De acordo com a literatura pesquisada, acessamos os relatos desses/as profissionais que sinalizam o processo de (re)construção de um campo de intervenção orgânico, vivo e rizomático, para dar conta das demandas e especificidades da população LGBTQIA+. Este trabalho sinaliza a importância da ampliação das políticas públicas e a criação de dispositivos específicos que assegurem e promovam a cidadania através de uma prática centrada nas dimensões ética e transdisciplinar, em prol da garantia de seus Direitos Humanos e da afirmação das subjetividades LGBTQIA+.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Rafael da Silva Dutra; Rosangela Dias Esteves Mattos
Palavras-chave:
Psicologia. Rio Sem Homofobia. Políticas Públicas. Diversidade sexual e de gênero
downloaddownload

Doença de Caroli: relato de caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A doença de Caroli é uma doença congênita, caracterizada pela dilatação segmentar multifocal de grandes ductos biliares intra-hepáticos. Esta condição geralmente está associada à doença cística renal de gravidade variável. No estudo dessa patologia, estão descritas duas variantes, a doença de Caroli e a síndrome de Caroli. A doença é a forma menos comum e é caracterizada por ectasia ductal biliar sem outras anormalidades hepáticas, enquanto a síndrome de Caroli é a variante mais comum e está associada à fibrose hepática congênita. A maioria dos casos é transmitida de forma autossômica recessiva e está associada à doença renal policística autossômica recessiva. O diagnóstico é feito através de exames de imagem que demonstram ectasia do ducto biliar e dilatação cística irregular dos grandes ductos biliares intra-hepáticos proximais com um ducto biliar comum normal. O tratamento é amplamente de suporte e deve ser individualizado, variando desde medicamentoso a uma abordagem mais radical como ressecção hepática e transplante.

Orientador(es):
Prof.ª Viviane Lozano Espasandin
Autor(es):
Caio William Guimarães; Renan Horisawa Rossi
Palavras-chave:
Doença de Caroli, ductos biliares, fibrose hepática, colangite secundária, colangiocarcinoma, rins policísticos, ADPKD, cisto de ducto cístico, ressecção de fígado, transplante de fígado.
downloaddownload

Doenças Peri-implantares: conceitos relacionados ao diagnóstico e prevenção

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

As doenças Peri-implantares são patologias ocorrentes no tecido mucoso, no entorno de implantes , essas patologias são ocasionadas por microorganismos bacterianos presentes no complexo microbiano vermelho, esses organismos microscópicos são responsáveis também por outras doenças comumente observadas no periodonto, este trabalho irá apresentar os exames realizados com o objetivo de obter o diagnóstico destas patologias e as possíveis prevenções para as mesmas.

Orientador(es):
Professora Marcela Melo Santos
Autor(es):
Caio Vinícius Machado de Oliveira
Palavras-chave:
implantes,doenças Peri-implantares,bactérias,diagnóstico,prevenções.
downloaddownload

Dor contralateral de paciente tratado de fratura atípica do fêmur é indicativa de tratamento cirúrgico profilático: relato de casos e revisão da literatura

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Os bifosfonatos são a principal classe farmacológica utilizados no tratamento clínico da Osteoporose. Seu uso a longo prazo, entretanto, está relacionado ao desenvolvimento de fraturas atípicas do fêmur (FAF) em alguns pacientes, necessitando osteossíntese dessas fraturas. O acometimento contralateral é frequente e a conduta quanto ao tratamento imediato ainda é controversa sobre a fixação profilática, assim como são os fatores clinico-radiográficos que possam orientar essa decisão. Objetivo: Demonstrar que a dor, nos casos de comprometimento contralateral, deve assumir papel relevante no diagnóstico precoce de uma fratura atípica, indicando o tratamento cirúrgico profilático, pois sua presença já indica a evolução para fratura completa. Materiais e Métodos: Para elaboração do trabalho, foi feita uma revisão retrospectiva do prontuário de dois pacientes com FAF, tratados agudamente com fixação em ambos os lados e comparado com terceiro paciente em que a profilaxia não foi realizada. Foi realizada revisão da literatura relativa a esta temática, através de pesquisa no banco de dados PubMed e Scielo no período de 2010 até 2020. Discussão: Acreditamos que, em pacientes com fratura atípica aguda, a presença de queixas álgicas no lado contralateral significa que o processo de falência óssea já se iniciou e culminará em fratura completa, como no lado já fraturado. A dor deve ser fator mais relevante no processo de tomada de decisão, ainda mais quando já se apresenta com sinais radiográficos. Assim, optamos pela fixação profilática do membro contralateral, evitando evolução natural do processo. Conclusão: Pacientes em uso crônico de bifosfonatos que observem dor consistente na coxa no lado contra lateral à fratura devem ser considerados para tratamento com HIM profilático

Orientador(es):
Prof. Raquel Fernandes de Barros Nóboa e Prof. Carolina Figueiredo Freitas.
Autor(es):
Flávia Perasso Lourenço; Marina Aranha Justo
Palavras-chave:
Fraturas Atípicas do fêmur; Bifosfonatos, Fixação Profilática.
downloaddownload

Duodenopancreatectomia em paciente com tumor periampular: relato de caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Os cânceres de pâncreas e periampulares são considerados um dos piores cânceres devido sua manifestação silenciosa, culminando na descoberta e diagnóstico em estágios já avançados. A detecção precoce do câncer de pâncreas possibilita o melhor manejo individualizado. O tratamento curativo do mesmo é por meio da ressecção do tumor, quando possível. O relato de caso realizado aborda o caso de um paciente do sexo masculino de 62 anos de idade, com suspeita de adenocarcinoma de cabeça de pâncreas. O paciente em questão foi submetido ao procedimento curativo realizado para excisão do tumor: duodenopancreatectomia (cirurgia de Whipple) na qual foi utilizada a abordagem “artery first”. O estudo tem como objetivo promover notoriedade e maior conhecimento das técnicas cirúrgicas adequadas para o tratamento com sucesso terapêutico, expondo suas vantagens e benefícios, apresentando maior compreensão sobre o assunto juntamente com os resultados apresentados no caso. A obtenção de dados se deu por meio de anamnese e exame físico colhidos diretamente com o paciente e pelas informações contidas no prontuário. A busca por artigos e dados bibliográficos por meio de pesquisas nas bases de dados PubMed, Scielo, UpToDate, Medscape e Lilacs utilizando os termos "pancreatic neoplasms", "pancreaticoduodenectomy", "mesenteric artery, superior", "method". É apresentado no estudo a evolução de técnicas realizadas na cura de cânceres de pâncreas e periampulares, com enfoque em recente técnica cirúrgica artery first, apresentando a anatomia da região, as características, perspectivas e vantagens das diferentes abordagens da técnica, correlacionando ao caso apresentado. Pode-se concluir que ainda não há consenso, mas todas as técnicas devem ser conhecidas para melhor aplicação em cada situação. Para tanto, se faz necessários maiores estudos com objetivo de disseminar tais resultados e embasar escolhas cirúrgicas em todo meio médico.

Orientador(es):
Prof.º Raphael Iglesias de Oliveira Vidal
Autor(es):
Danielle da Rosa Fraga; Giovana Lopes Nadais
Palavras-chave:
“pancreatic neoplasms”, "pancreaticoduodenectomy", "mesenteric artery, superior", "method”.
downloaddownload

Duplicidade de Uretra no menino: relato de caso

Ano do documento
2019
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A duplicidade de uretra é uma doença rara com enumeras variações clínicas cujo tratamento é eminentemente cirúrgico. Objetivos: Descrever a estratégia cirúrgica em um pré-escolar, masculino, com duplicidade uretra! do subtipo II-A2 em Y com fistula anorretal, evidenciando-se suas particularidades além da abordagem diagnóstica e seu seguimento pós-operatório. Métodos: Selecionou-se um paciente do ambulatório de cirurgia pediátrica do Hospital Municipal Jesus, durante o rodízio de cirurgia e realizou-se uma revisão bibliográfica sobre sua patologia por meio das bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo, NCBI e Elsevier. Selecionou-se os artigos de maior relevância publicados no período entre 1976 e 2019, para melhor contextualização do caso clínico. Discussão: O caso índice possuía outras anomalias urogenitais que conferiam particularidades anatômicas que foram utilizadas para realização de uma intervenção cirúrgica singular. Tendo apresentado evolução clínica pós-operatória satisfatória. Conclusões: Os poucos relatos descritos na literatura evidenciam a importância do presente trabalho a fim de servir como base para outros profissionais da área da saúde que possam a vir diagnosticar uma duplicidade uretral.

Orientador(es):
Professora Déborah Nunes Chagas D'araújo
Autor(es):
Amanda Oliveira da Costa; Pedro Leão Martins
Palavras-chave:
Duplicidade uretral. Anomalias urogenitais. Fistula anorretal.
downloaddownload

EMBOLIA ESPLÊNICA NA ENDOCARDITE INFECCIOSA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM ÊNFASE EM DIAGNÓSTICO RADIOLÓGICO E HISTOPATOLÓGICO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Endocardite Infecciosa (EI) é a infecção do endocárdio caracterizada por febre, sopro e embolização para diversos órgãos. Embolia esplênica ocorre em cerca de 1/3 das EI esquerdas. Objetivos: Realizar revisão sistemática da literatura sobre aspectos radiológicos e histopatológicos da embolia esplênica na EI. Métodos: As palavras-chave “Endocarditis”, “Spleen”, “Splenic emboli”, “Splenic embolism”, “Embolism”, “Tomography”, “Imaging”, “Pathology”, “Histopathology”, “Positron Emission Tomography”, “Computed Tomography” e equivalentes em português foram utilizadas no Embase, PubMed, Bireme e Scielo. Critérios de inclusão: idade a partir de 18 anos, período de 2000 a 09 de março de 2021 e publicações em inglês ou português. Critérios de exclusão: revisões não sistemáticas, relatos de caso e publicações com foco em embolias não esplênicas. Resultados: As estratégias de busca identificaram 1.973 artigos; 1.849 foram excluídos por não elegibilidade verificada pela leitura do título e 71 pela leitura dos resumos. Após a leitura integral, 32 artigos foram excluídos, totalizando 21 artigos elegíveis. As EIs esquerdas avaliadas nos estudos variaram de 6 a 3.116 casos e a média de idade de 43,02 a 70 anos. Os homens foram os mais acometidos. Os exames para detecção de embolias foram: ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética, PET/CT, SPECT/CT e Ultrassonografia com contraste por microbolhas. O número de embolias esplênicas variou de 1,4% a 71,7%, e a frequência mediana foi de 25%. Gram positivos foram a etiologia mais frequente. Dados histopatológicos foram escassos. Conclusão: Embolia esplênica na EI tem frequência elevada em estudos tomográficos.

Orientador(es):
Profª. Drª. Cristiane da Cruz Lamas
Autor(es):
Isabella Braga Tinoco da Silva e Gabriel Santiago Moreira
Palavras-chave:
Endocardite infecciosa, embolia, baço, embolia esplênica, histopatologia
downloaddownload

ENDOMETRIOSE CUTÂNEA PRIMÁRIA: RELATO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: Endometriose é a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina e, em geral, acomete os órgãos pélvicos. Apresentações extrapélvicas são relatadas na literatura. A endometriose umbilical é rara, podendo ser primária que surge de forma espontânea ou secundária que surge após procedimentos cirúrgicos. Objetivos: objetivo deste trabalho salientar as características essenciais para o diagnóstico da endometriose cutânea primária pelos médicos, facilitando o reconhecimento do quadro clínico e acelerando a instituição de um plano de tratamento adequado, através de uma revisão bibliográfica dos casos ocorridos nos últimos 20 anos e apresentação de um caso clínico clássico. Métodos: foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma breve revisão de literatura obtida através da seleção de estudos científicos publicados no período entre os anos 2000 e 2020, em bases de dados científicos. Relato de Caso: É relatado o caso de paciente do sexo feminino com lesão de endometriose cutânea primária na região umbilical, confirmada por exame histopatológico. O tratamento proposto foi a exérese ampla da lesão com histerectomia, que foi recusado pela paciente. Diante da recusa, optou-se por um tratamento expectante. É de fundamental importância que um diagnóstico diferencial deva ser considerado na presença de tumores umbilicais nas mulheres em idade reprodutiva. Conclusão: A endometriose umbilical é uma doença pouco frequente e deve ser incluída no diagnostico diferencial de mulheres como nódulo umbilical. O tratamento de eleição é a exérese total da lesão.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Amanda Roberta Barbosa Juliasse da Silva, Isabela Cardoso Borges e Isabella Molica Pereira de Barros
Palavras-chave:
Endometriose; Parede abdominal; Umbigo
downloaddownload

ERITEMA PIGMENTAR FIXO: UM RELATO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: O Eritema Pigmentar Fixo é uma reação adversa a drogas, caracterizado por uma lesão cutânea eritemato-pigmentada com recidivas no mesmo local caso ocorra novo uso do fármaco envolvido, deixando uma hiperpigmentação pós inflamatória. Objetivo: Relatar um caso de uma farmacodermia não tão conhecida em sua forma generalizada após o uso de Noripurum® endovenoso, fazendo uma revisão literária sobre o tema. Métodos: Este estudo de caso utiliza metodologia qualitativa e descritiva, tendo como amostra uma paciente com Eritema Pigmentar Fixo, sendo realizada coleta de dados por meio de anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento, durante seu acompanhamento na Policlínica e Centro de Estética Duque de Caxias. Conclusão: Há uma dificuldade no estabelecimento do diagnóstico específico nestes casos, podendo estar relacionada ao desconhecimento clínico por médicos não generalistas e ao vasto número de fármacos potencialmente agressores usados rotineiramente.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo Nunes
Autor(es):
Melina Xavier Canziani e Patrícia Mól Pimenta
Palavras-chave:
Eritema, Erupção por Droga, hiperpigmentação, incontinência pigmentar
downloaddownload

ESTUDO DA APLICAÇÃO DA CIRURGIA ROBÓTICA EM DIFERENTES ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Esta revisão da literatura trata sobre a aplicação da cirurgia robótica. A cirurgia robótica é reconhecida por oferecer vantagens como menor trauma para o paciente, maior precisão para o cirurgião e recuperação mais rápida. A revisão destaca as aplicações da cirurgia robótica em áreas como cirurgia geral, urologia, ginecologia, cirurgia cardíaca, otorrinolaringologia e neurocirurgia, incluindo procedimentos como prostatectomia radical, histerectomia, ressecção de tumores cerebrais, entre outros. Apesar das vantagens evidentes, a cirurgia robótica também enfrenta desafios como alto custo e curva de aprendizado para os profissionais. As perspectivas futuras da cirurgia robótica envolvem avanços tecnológicos, integração de inteligência artificial e expansão das aplicações em diversas áreas da cirurgia. Essa revisão proporciona uma visão abrangente do impacto e das possibilidades da cirurgia robótica na prática cirúrgica moderna.

Orientador(es):
Profa. Mariana Neves Porto da Silva Ventura
Autor(es):
Juliana Fernandes Ribeiro da Silva, Pedro Neves Machado e Vanessa Flávio da Silva
Palavras-chave:
Cirurgia Robótica; Tecnologia Médica; Especialidades Cirúrgicas
downloaddownload

Efeito do uso da água ozonizada na desinfecção do sistema de canais radiculares

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

No tratamento endodôntico, o preparo químico mecânico é primordial na desinfecção do sistema de canais radiculares. É natural que com o decorrer do tempo novas pesquisas sejam feitas a fim de aprimorar as técnicas que hoje já são empregadas, visando obter uma substância irrigadora ideal, que não gere danos aos tecidos periapicais e que possua um alto potencial antimicrobiano. Nesse cenário, a água ozonizada surge como uma opção a ser estudada. O presente estudo teve como objetivo comparar a eficácia da redução microbiana intracanal quando utilizada a água ozonizada em relação ao hipoclorito de sódio. Quarenta dentes bovinos uniradiculares foram selecionados e seccionados com discos diamantados (KG Sorensen, São Paulo, SP, Brasil) de forma a padronizar o comprimento de suas raízes. Posteriormente, os dentes foram instrumentados com limas do tipo K nº 50, 55, 60 e 70, e, foram contaminados com Enterococcus Faecalis por 21 dias. Após este período, uma primeira amostra foi coletada e plaqueada em placas ágar Mitis salivarius (Difco, Maryland, EUA). Os dentes então, foram irrigados com água ozonizada, hipoclorito de sódio e soro fisiológico, tendo por padrão uma irrigação constante de 20 ml durante um período de vinte minutos com um descanso de cinco minutos, seguido novamente dos procedimentos de coleta das amostras, os dados foram submetidos à análise estatística. Como resultado pode-se observar uma redução significativa na contagem microbiana em todos os grupos comparando entre as amostras antes e depois da irrigação, contudo o grupo NaOCl se destacou sobre os irrigados com água ozonizada e soro fisiológico, apresentando um percentual maior de redução microbiana, ausência de diferença significativa foram apontadas entre os grupos ozônio e soro. Como conclusão, a água ozonizada não se demonstrou um substituto viável para o NaoCl exigindo futuras pesquisas para comprovar sua eficiência contra Enterococcus Faecalis.

Orientador(es):
Emmanuel João N. Leal da Silva
Autor(es):
Catharine B. Mendes da Silva; Isabele Cristina R. de Souza; Sidnei M. dos Santos Junior
Palavras-chave:
downloaddownload

Efeito inibitório de extratos de microalgas e cianobactérias sobre a replicação do vírus influenza e sua atividade neuraminidase

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

Os vírus Influenza causam infecções sazonais com sintomas que variam de leves a graves, circulam em todo o mundo e podem afetar pessoas de qualquer faixa etária. Portanto, essa infecção representa um grave problema de saúde pública, responsável por doenças graves e mortes, especialmente em populações de alto risco. Todos os anos, 0,5% da população mundial é infectada por esse patógeno, e essa porcentagem pode aumentar até dez vezes durante as pandemias. A vacinação contra influenza é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, os medicamentos antivirais são essenciais para intervenções profiláticas e terapêuticas. O oseltamivir (OST), um inibidor da neuraminidase viral, é o principal antiviral usado em clínicas durante surtos. No entanto, têm sido detectados vírus resistentes ao OST, que surgem naturalmente ou devido à pressão antiviral, com uma prevalência de 1-2% em todo o mundo. Assim, a busca por novos medicamentos anti-influenza é extremamente importante. Atualmente, vários grupos vêm desenvolvendo estudos investigando o potencial biotecnológico de microalgas e cianobactérias, incluindo a atividade antiviral de seus extratos. No Brasil, esse potencial ainda é pouco conhecido e explorado. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, 38 extratos de microalgas e cianobactérias isolados de biomas marinhos e de água doce no Brasil foram testados quanto à toxicidade celular, replicação de vírus influenza sensíveis e resistentes ao OST, e atividade de neuraminidase viral. Para este propósito, células MDCK (Madin-Darby canine kidney - células de rim de cão) infectadas foram tratadas com 200 µg/mL de cada extrato. Um total de 17 extratos (45%) inibiu a replicação do vírus influenza A, com 7 deles resultando em mais de 80% de inibição. Além disso, ensaios funcionais realizados com a neuraminidase viral revelaram 2 extratos em acetato de etila (obtidos a partir de Leptolyngbya sp. e Chlorellaceae) com IC50 < 210 µg/mL para influenza A e B, de linhagens sensíveis e resistentes ao OST. Verificamos também que as células MDCK expostas a 1 mg/mL de todos os extratos apresentaram viabilidade superior a 80%. Nossos resultados sugerem que extratos de microalgas e cianobactérias têm propriedades promissoras anti-influenza. Assim, suas pesquisas químicas devem ser otimizadas para isolar os compostos ativos, com a finalidade de desenvolver novos medicamentos anti-influenza. Os dados gerados neste trabalho contribuem para o conhecimento do potencial biotecnológico dos biomas brasileiros, que ainda são pouco explorados para esta finalidade.

Orientador(es):
Dr.ª Milene Dias Miranda
Autor(es):
Aline Marcele Vieira dos Santos
Palavras-chave:
Extratos de microalgas, Antiviral, Influenza A
downloaddownload

Efeitos adversos na transfusão de concentrados de hemácias

Ano do documento
2019
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

A prática transfusional é de relevante importância na medicina e exige uma ação multidisciplinar para que ocorra o uso racional do sangue e para minimizar ou evitar as reações inoportunas. A reação transfusional (RT) pode ser definida como um efeito ou resposta indesejável observado em uma pessoa, associada temporalmente com a administração de sangue ou hemocomponente e pode ser classificada quanto ao tempo de aparecimento do quadro clínico, à gravidade, à correlação com a transfusão e ao diagnóstico da reação. O reconhecimento destas reações é importante para que medidas terapêuticas sejam estabelecidas, bem como estratégias de prevenção para futuras transfusões. O objetivo deste trabalho é verificar os principais efeitos adversos e suas consequências para os receptores de transfusão de concentrados de hemácias. A metodologia trata-se de uma revisão da literatura cuja elaboração foi dada a partir de cinco base de dados, os critérios de inclusão consistiram em 19 artigos, normas e manuais da ANVISA; obtendo 19 artigos e excluíram-se 8. Avaliando os resultados, foram verificados que o hemocomponente com maior número de transfusões é o concentrado de hemácias, e as reações mais frequentes são reação febril não hemolítica (RFNH), que está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador, ocorrendo no final ou 1 a 2 horas após a transfusão, apresentando febre e/ou calafrio; reação alérgica (ALG), muito comum, ocorre em 1 a 2% dos pacientes e está relacionada à hipersensibilidade às proteínas plasmáticas. Reação hemolítica aguda (RHA), a mais grave dentre elas ocorre pela rápida interação entre anticorpo do receptor e antígeno da hemácia do doador causando destruição das hemácias transfundidas podendo causar hemólise intravascular e hemólise extravascular. Conclui-se que o concentrado de hemácias possui maior aplicabilidade na prática transfusional, as reações transfusionais com maior índice de notificação foram a reação febril não hemolítica e a reação alérgica, e a reação com maior índice de mortalidade é a reação hemolítica aguda.

Orientador(es):
Fabio de Moura Câmara
Autor(es):
Diujane Rodrigues Enes; Tayani Fernandes Ludugério
Palavras-chave:
Transfusão sanguínea. Efeitos adversos. Concentrado de hemácias. Reações transfusionais.
downloaddownload

Efeitos da duloxetina na sinusite crônica: uma revisão não sistemática da literatura

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A rinossinusite crônica é uma doença que gera impactos negativos importantes na sociedade. Pode a duloxetina ajudar a diminuir esses impactos? Objetivos: Promover uma reflexão sobre os possíveis efeitos da duloxetina no controle da dor crônica e da congestão/obstrução nasal de pacientes com sinusite crônica. Métodos: Estudo descritivo que promove uma reflexão acerca dos possíveis efeitos da duloxetina na rinossinusite crônica através de uma revisão não-sistemática da literatura e, empregando o método dedutivo silogístico, relacioná-los com relatos não descritos na literatura. Resultados: Considerando o amplo uso e a conhecida eficácia dos agonistas alfa-adrenérgicos como descongestionantes nasais, e as propriedades neurofisiológicas sobre as quais a duloxetina age, pode-se, através do método dedutivo silogístico, sugerir-se que: Se fármacos agonistas alfa-adrenérgicos são úteis no combate a alguns dos sintomas apresentados na rinossinusite crônica e se o uso da duloxetina a longo prazo tem ação sobre receptores alfa-adrenérgicos, logo é possível sugerir que a duloxetina pode ser útil no combate a sintomas apresentados na rinossinusite crônica. Conclusões: Pode-se concluir através desse estudo que a duloxetina é um fármaco de grande versatilidade em termos de possibilidades terapêuticas e que sua aplicabilidade como opção terapêutica no tratamento da RSC deve ser melhor investigada, visto que essa é uma moléstia que tem grande impacto negativo sobre a sociedade e sobre a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com ela.

Orientador(es):
Professor Adriano de Azevedo Maury
Autor(es):
João Gabriel Figueira Meyrelles
Palavras-chave:
duloxetina, rinossinusite, dor crônica, obstrução nasal
downloaddownload

Efeitos da terapia celular em modelo animal de esclerose lateral amiotrófica

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Biomedicina
Categoria do documento
TCC

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que afeta os neurônios motores, causando fraqueza progressiva e morte. A patogênese da doença é resultado de uma combinação de mecanismos, como proteínas mal enoveladas, disfunção mitocondrial, dano oxidativo, excitotoxicidade mediada por glutamato, sinalização insuficiente por fatores de crescimento e inflamação. Ainda não existe cura para ELA, porém o uso da terapia celular tem ganhado força no tratamento de doenças neurodegenerativas. Alterações em alguns genes já foram associadas com ELA, principalmente com sua forma familiar que afeta 10% dos casos. O primeiro gene mutado associado a ELA foi o gene codificante da enzima SOD, o qual permitiu desenvolver o primeiro modelo animal para o estudo desta doença. Como as formas esporádica e familiar afetam os mesmos neurônios, estudar camundongos transgênicos SOD1 pode auxiliar em um melhor entendimento da manifestação da doença. Nesta revisão comparamos e avaliamos os melhores protocolos de terapia celular aplicados no modelo animal SOD1, a fim de definir as abordagens que obtiveram os resultados mais eficazes.

Orientador(es):
Prof.ª Dra. Fernanda Gubert
Autor(es):
Mirella Maturano Moreira
Palavras-chave:
Esclerose lateral amiotrófica, terapia celular, camundongo SOD1
downloaddownload

Endocardite na gravidez e puerpério

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Endocardite infecciosa relacionada à gestação e puerpério, apesar de incomum, é muito grave. Seu reconhecimento clínico e manejo adequado podem aumentar a sobrevida tanto da mãe quanto do feto. Objetivos: Comparar os casos de endocardite infecciosa relacionadas à gravidez e puerpério em coorte de adultos com EI do INC com dados de literatura sobre o tema. Métodos: Foram buscados e descritos casos de EI relacionados à gestação e puerpério no banco de estudo prospectivo de pacientes adultos com EI definitiva no INC, nos anos de 2006 a 2019. Foi feita revisão de literatura sobre o tema e compilados os relatos de casos da literatura de endocardite relacionada à gravidez e puerpério a partir de 2014. Resultados: Foram encontrados 2 casos de EI associada à gestação ou puerpério em 370 pacientes adultos com EI definitiva, de janeiro de 2006 a dezembro de 2019, com prevalência de 0,5% da coorte, e de 2/133 dentre as mulheres (1,5%). Considerando mulheres em idade fértil adultas na coorte (18 a 49 anos), a prevalência de EI associada à gestação e puerpério (EIGP) foi de 2/81 (2,5%). Dos casos descritos do banco do INC, a puérpera com valvopatia reumática e EI aguda de válvula aórtica por Streptococcus anginosus evoluiu para óbito enquanto a gestante de 1º trimestre, portadora de próteses mecânicas mitral e aórtica, com trombose e endocardite da prótese aórtica, hemoculturas negativas, sobreviveu, mas teve abortamento espontâneo no pós operatório de troca valvar . A busca por relatos de casos publicados de 2014 a 2019 resultou em 54 episódios de EIGP encontrados; nestes, 3 gestantes (5,7%), 7 fetos (14%) e 1 recém-nato prematuro (2%) evoluíram para óbito. Tinham predisposição valvar 13 (24%). A válvula mitral foi acometida em 23(42,5%) dos casos, aórtica em 16(29,6%) e tricúspide em 11(20,3%) dos casos. O agente infeccioso mais encontrado, em 17/54 (31,4%) foi Staphylococcus aureus sensível a meticilina. Conclusões: A predisposição valvar para EI na literatura possui alta frequência (24%). S.aureus sensível, foi o agente infeccioso relacionado a EI na gravidez e puerpério mais frequente em nossa revisão. A mortalidade foi relativamente baixa para as mães (5,7%), mas foi quase 3 vezes maior em seus filhos, fazendo a EIGP uma condição grave. O diagnóstico de valvopatia ou presença de prótese deve ser reconhecido para na situação de febre sem foco óbvio, EI ser pensada e o diagnóstico ser buscado diligentemente.

Orientador(es):
Prof. Cristiane da Cruz Lamas
Autor(es):
Fernanda Medeiros de Oliveira; Maria Theresa Fraife
Palavras-chave:
Endocardite infecciosa; gestante; puerpério; valvopatia reumática; prótese; mortalidade.
downloaddownload

Endometriose: Desvendando os Mecanismos Fisiopatológicos e Explorando Novas Perspectivas Terapêuticas

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A endometriose é uma doença ginecológica crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, sendo classificada como inflamatória, hormônio-dependente e benigna. Atingindo cerca de 10% das mulheres em idade fértil, essa condição está associada a sintomas debilitantes como dor pélvica, dismenorreia, dispareunia, disúria e infertilidade, o que provoca impacto significativo na qualidade de vida das pacientes, afetando suas esferas sociais, emocionais e profissionais. Os principais grupos de risco incluem mulheres entre 25 e 45 anos, com histórico de ciclos menstruais curtos, nuliparidade, baixo índice de massa corporal, etnias asiáticas e caucasianas, e consumo regular de álcool. Embora o diagnóstico clínico seja frequentemente dificultado por um quadro sintomático variável e inespecífico, a laparoscopia ainda é considerada o padrão-ouro para a confirmação da doença, embora o uso de ultrassonografia transvaginal e exames de imagem possam oferecer suporte diagnóstico. Diversas teorias fisiopatológicas buscam explicar a origem da endometriose, como o fluxo retrógrado, metaplasia celômica, predisposição genética e o efeito de fatores ambientais e imunológicos, porém a fisiopatologia da doença permanece incompletamente compreendida, exigindo mais investigações científicas. No que tange ao tratamento, as abordagens podem ser farmacológicas ou cirúrgicas, sendo a escolha baseada na gravidade dos sintomas, idade da paciente e desejo de engravidar. Os tratamentos farmacológicos focam na redução dos sintomas dolorosos e inibição da progressão da doença, recorrendo a anticoncepcionais orais, progestágenos e agonistas do GnRH. Já a intervenção cirúrgica é indicada nos casos mais graves ou refratários, com a laparoscopia sendo preferida para a remoção de focos de endometriose, embora a fisioterapia pélvica seja uma opção complementar para alívio da dor e recuperação funcional. No entanto, a endometriose representa um problema de grande relevância não apenas médica, mas também social e econômica, uma vez que os custos anuais de tratamento somam mais de 10 bilhões de euros, equiparando-se ao custo de outras doenças crônicas como o diabetes mellitus. Devido à sua alta prevalência e aos múltiplos impactos negativos que provoca, a endometriose necessita de estratégias terapêuticas mais eficazes e de maior conscientização para o diagnóstico precoce. Este trabalho visa oferecer uma análise abrangente dos principais aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos da endometriose, com o objetivo de contribuir para a melhor compreensão da doença e dos avanços necessários para seu manejo.

Orientador(es):
Profª Ana Carolina Nogueira Ramos
Autor(es):
João Sá Ferreira Ramos e Daniele Simões de Magalhães
Palavras-chave:
Endometriose. Endométrio. Fisiopatologia. Menopausa
downloaddownload

Enxertia óssea e suas aplicabilidades na odontologia

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

O osso é um tecido que possui alta vascularização, conjuntivo especializado e dinâmico, que se remodela ao logo de toda a vida, porém quando há uma perda óssea extensa, o tecido ósseo não é capaz de se recuperar completamente. O tratamento de defeitos ósseos está bastante presente na odontologia atual. E para que seja realizada a regeneração desses tecidos são utilizados substitutos ósseos que ofereçam efetividade na restauração da função e estética. Diante disso, o trabalho tem o intuito de apresentar, por meio de revisão de literatura, os tipos de materiais atualmente utilizados, bem como suas características e peculiaridades no tratamento de defeitos ósseos.

Orientador(es):
Wallace Casadio
Autor(es):
Juliana Fagundes Cunha, Lukas Anchieta da Silva do Amaral e Wagner Lourenço Coelho
Palavras-chave:
regeneração óssea; cirurgia oral; biomateriais.
downloaddownload

Esketamina e cetamina no tratamento de depressão resistente

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: Os receptores de glutamato são potenciais alvos de novas terapias para o tratamento da depressão refratária ao tratamento, sendo a cetamina, um antagonista desses receptores, e a escetamina, seu enântiomero S, uma dessas terapias.Objetivos: Apresentar as informações mais recentes sobre os modos de administração, dosagem, principais efeitos adversos, assim como, estudos comparativos para para uma melhor compreensão e conhecimento dessas drogas como tratamento para esse tipo de depressão.Métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos, livros e plataformas científicas obtidos nas bases de dados SciELO, PubMed, ScienceDirect, MedScape, FDA e UpToDate entre os anos de 2010 e 2020. Resultados: Foi estabelecido que a escetamina e a cetamina apresentam um papel fundamental para remissão de pacientes de episódios de crises graves de depressão tendo um papel importante no que diz respeito a redução da ideação suicida e da anedonia. Ademais, os estudos apresentaram boa eficácia e baixos efeitos adversos, a curto prazo, quando usado em dosagens de acordo com cada via de administração. Conclusões: Os trabalhos selecionados mostraram que ambas, a cetamina e a escetamina, têm potencial promissor e obtiveram resultados satisfatórios para o tratamento dos transtornos depressivos refratátios ao tratamento.

Orientador(es):
Prof. Carolina Figueiredo Freitas.
Autor(es):
Matheus Salim Calinosk; Thiago Altino Lacerda Pinto
Palavras-chave:
depressão, refratária, antidepressivo, cetamina e escetamina.
downloaddownload
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.