REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Atuação do ácido hialurônico
Os preenchimentos cutâneos constituem, atualmente, uma modalidade de tratamento amplamente procurada por aqueles que buscam alternativas às cirurgias físicas, com a intenção de retardar os sinais do envelhecimento. Trata-se de procedimentos minimamente invasivos, capazes de atenuar rugas e restaurar o volume facial de forma satisfatória, embora haja o risco iminente de surgimento de intercorrências relacionadas ao uso destes materiais. O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica a respeito de dois dos preenchedores dérmicos utilizados com grande frequência na medicina estética: o ácido hialurônico e o polimetilmetacrilato, classificados, respectivamente, como materiais de implante biodegradáveis e não biodegradáveis. Deste modo, dadas as particularidades dos produtos mencionados, foram descritas suas características gerais e realizada uma comparação e discussão quanto ao enquadramento destes materiais de implante em relação às características consideradas ideais em um preenchedor, às estatísticas relacionadas ao número de procedimentos realizados anualmente, ao número de complicações ocasionadas pelo ácido hialurônico e pelo polimetilmetacrilato de acordo com estudos clínicos observacionais, e aos tipos de efeitos adversos inerentes ao uso de cada preenchedor estudado. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, foi possível constatar que, embora não exista um preenchedor que cumpra todas as características consideradas ideais, o ácido hialurônico é, atualmente, a primeira escolha entre os materiais de implante, por apresentar um menor número de complicações, as quais são passíveis de reversão. Em contraste, o polimetilmetacrilato é um polímero não biocompatível e não absorvível, o que dificulta e/ou impossibilita a reversão das complicações.
Avaliação da resposta imune humoral contra as proteínas glurp e masp-3 de plasmodium falciparum em indivíduos residentes na amazônia brasileira
A malária é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Plasmodium. Estima-se que ocorram 216 milhões de casos e 445 mil mortes decorrentes de malária anualmente, principalmente devido à infecção por Plasmodium falciparum. Assim, uma vacina eficaz é possivelmente a principal arma para reduzir de forma drástica essas estatísticas. Entretanto, embora mais de 30 antígenos tenham sido identificados como candidatos a vacina, até o momento nenhum deles gerou uma perspectiva sólida de que uma vacina possa estar disponível nos próximos anos. Dessa forma, é fundamental a pesquisa de novos candidatos vacinais. As proteínas GLURP e MSP-3 de P. falciparum são fortes antígenos candidatos a vacinas antimaláricas, visto que vários estudos têm demonstrado que a resposta imune contra esses antígenos está associada à proteção. Esses antígenos foram selecionados a partir de um raciocínio baseado em vários parâmetros. A malária dos trópicos corresponde aos critérios comumente utilizados para antígenos candidatos a vacinas, como a imunogenicidade em condições naturais de exposição, a correlação dos títulos de anticorpos específicos contra o antígeno em diversos graus de proteção clínica de indivíduos em áreas endêmicas e a capacidade funcional de anticorpos específicos de inibir o crescimento in vitro de P. falciparum. Importa, entretanto, verificar se o mesmo potencial é apresentado pelas populações-alvo no Brasil, uma vez que os parasitas circulantes aqui podem ser geneticamente diferentes dos que circulam em outras áreas endêmicas de malária, e também porque a constituição genética das populações pode influenciar a resposta imune aos antígenos vacinais. No presente trabalho, propomos avaliar a resposta imune humoral contra as proteínas GLURP e MSP-3 em indivíduos residentes em áreas endêmicas de malária da Amazônia Brasileira. O estudo foi concentrado nas cidades de Cruzeiro do Sul (AC), Mâncio Lima (AC) e Guajará (AM). Foram coletadas 124 amostras em Cruzeiro do Sul (grupo CZS), 88 em Mâncio Lima (grupo ML) e 87 em Guajará (grupo GJ). A pesquisa de anticorpos IgG e suas subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4) contra GLURP e MSP-3 foi realizada pela técnica de ELISA. Nossos dados mostraram que a maior parte dos indivíduos dos grupos CZS, ML e GJ apresentava anticorpos IgG que reconheciam as proteínas GLURP e MSP-3. A GLURP-R0 foi a mais amplamente reconhecida nos três grupos estudados e as subclasses de IgG que predominaram foram as citofílicas (IgG1 e IgG3), fator importante considerando que a aquisição de uma imunidade protetora está associada à presença e maiores níveis de IgG1 e IgG3. Em conjunto, nossos dados mostraram que as proteínas GLURP e MSP-3 são amplamente reconhecidas por anticorpos naturalmente adquiridos nas populações estudadas e que a GLURP se revelou mais imunogênica durante a infecção natural.
Avaliação de propriedades mecânicas de instrumentos reciprocantes originais e réplicas
O presente estudo tem como objetivo avaliar a resistência à fadiga cíclica e torcional, à flexibilidade e à flambagem dos instrumentos Only One File Blue e do sistema Reciproc Blue. Um total de 80 instrumentos de NiTi reciprocantes novos de 25 mm (Only One File Blue 25/.08v [Denco] e Reciproc Blue R25 25/.08v [VDW]) (n=40 por grupo) foram selecionados aleatoriamente e avaliados quanto ao seu desempenho mecânico. Ensaios de resistência à fadiga cíclica, fadiga torcional, resistência à flexão e resistência à flambagem foram realizados. A análise estatística foi realizada utilizando os testes One-way Anova e post hoc Tukey para dados paramétricos, enquanto o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, seguido pelo teste de Student- Newman-Keuls, com um nível de significância estabelecido em 5%. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significantes na resistência à fadiga cíclica entre os instrumentos Reciproc Blue e Only One File Blue (P>0.05). No entanto, o instrumento Reciproc Blue apresentou o maior torque até a fratura e maior ângulo de rotação que o instrumento Only One File Blue (P<0.05). O instrumento Only One File Blue foi mais flexível, porém menos resistente à flambagem que o instrumento Reciproc Blue (P<0.05). Pode-se concluir que os instrumentos testados apresentaram diferenças nas propriedades mecânicas, mas de maneira geral o instrumento Reciproc Blue apresenta maiores vantagens que a sua réplica Only One File Blue.
Avaliação do consenso na classificação da apendicite aguda entre cirurgiões de um hospital público
Introdução: A pendicite aguda é uma das emergências com maior índice de ocorrência no campo da cirurgia geral. Objetivos: Analisar a tipificação de apendicite aguda utilizada pelo cirurgiões do Hospital Municial Moacy Rodrigues do Carmo e se há consenso no entendimento a respeito das classificações por parte desses profissionais. Métodos: Estudo prospectivo analítico das classificações por parte desses profissionais. Métodos: Estudo prospectivo analítico qualitativo e quantitativo através da aplicação de questionário, em forma de entrevista, a 20 cirurgiões do Hospital entre 23/09/2018 e 08/10/2018. O questionário é composto por duas partes, a primeira parte com perguntas abertas sobre a definição qualitativa da apendicite aguda em graus de gravidade e se o entrevistado teria observações pessoais quanto ao uso ou não dessa classificação. Na segunda parte, foi avaliado o grau de concordância em relação à classificação laparoscópica da apendicite aguda publicada pela Revista Colégio Brasileiro de Cirurgia em 2006 variou entre 74% (grau 0 e 4B) e 95% (grau 1 e 3). Análise Qualitativa - 14 participantes responderam voluntariamente a pergunta 6 do questionário. Os comentários foram, em sua ampla maioria, no sentido da pouca utilidade da classificação, sendo muito comum a utilização de formas diversas de classificação, ou de somente parte dos graus de gravidade. Conclusão: Os cirurgiões apresentaram: (1) dificuldade de consenso na tipificação dos diferentes graus de apendicite aguda; (2) quando se tratou de verificar o gradu de concordância com a terminologia da classificação laparoscópica, estes concordaram amplamente co a mesma. Por fim, a análise qualitativa demonstrou: (3) diferentes opiniões sobre a relevância da utilização de classificação padronizada para particularizar os diferentes graus de gravidade da apendicite aguda, indo na direção de que é mais importante enfatizar que enquadrae em grau ou classificação.
Avaliação do impacto do contexto extra-farmacológico (set and setting) no desfecho clínico do uso de cetamina na psiquiatria: uma revisão aberta
A utilização da cetamina na psiquiatria tem se destacado como uma abordagem terapêutica revolucionária, especialmente no tratamento de condições como a depressão resistente a tratamentos convencionais (Molero et al. 2018). No entanto, além das propriedades farmacológicas intrínsecas dessa substância, outro fator tem se mostrado fundamental nos resultados obtidos com o uso dessa substância: o contexto extra-farmacológico, conhecido como "set and setting" (Hansen et al. 1988). Este termo, originado principalmente de pesquisas com psicodélicos, refere-se ao ambiente psicológico e social em que ocorre uma intervenção terapêutica. Nesta revisão aberta, exploraremos o impacto do contexto extra-farmacológico no desfecho clínico do uso da cetamina na psiquiatria, destacando a influência do componente contextual na eficácia terapêutica. A cetamina, inicialmente reconhecida como um anestésico dissociativo, ganhou notoriedade pelas suas propriedades antidepressivas rápidas e marcantes conforme descrito por Zanos et al. (2018). Estudos pioneiros, como os conduzidos por Berman et al. (2000) e Zarate et al. (2006), estabeleceram o cenário para a exploração da cetamina como uma alternativa promissora para pacientes com depressão resistente a outros tratamentos. Contudo, conforme as pesquisas clínicas são realizadas torna-se evidente que os resultados obtidos com a cetamina não são apenas determinados pela substância em si, mas também pela interação do paciente com o ambiente terapêutico em que ela é administrada. Recentemente, pesquisadores, como Wilkinson et al. (2018), têm direcionado sua atenção para a influência do contexto extra-farmacológico nos desfechos clínicos relacionados ao uso da cetamina. O estudo destaca que fatores como a qualidade do ambiente clínico, a natureza do relacionamento terapêutico e o suporte pós-tratamento desempenham um papel crucial na resposta do paciente à cetamina. Além disso, investigações exploratórias indicam que a atmosfera emocional, a confiança entre o paciente e o profissional de saúde, bem como o contexto social, pode modular a intensidade e a duração dos efeitos terapêuticos da cetamina. Ao considerar a complexidade do contexto extra-farmacológico, esta revisão buscará explorar estudos mais recentes que ampliam nosso entendimento sobre como fatores contextuais podem ser integrados efetivamente ao protocolo terapêutico com cetamina na psiquiatria. Analisaremos criticamente a literatura publicada no período de 2019 a 2023, visando proporcionar uma visão abrangente e atualizada sobre o impacto do contexto extra-farmacológico na eficácia terapêutica da cetamina. Ao fazê-lo, esperamos oferecer informações úteis na elaboração de protocolos clínicos para o uso da cetamina em tratamentos psiquiátricos, destacando a importância de considerar cuidadosamente o ambiente em que a terapia ocorre para otimizar os benefícios terapêuticos da cetamina na psiquiatria.
Avaliação e conduta quanto às principais emergências médicas no consultório odontológico
As emergências médicas no consultório odontológico podem estar presentes e em sua maioria estão relacionadas ao medo e a ansiedade do paciente, no entanto, alterações sistêmicas podem precipitar ou até mesmo intensificar estas situações. Por isso, o profissional da área deve estar bem treinado e ciente do ocorrido, a fim de atenuar seus danos. O objetivo deste trabalho é fazer uma breve revisão bibliográfica sobre a identificação e o manejo clínico das principais emergências médicas que podem ser encontradas na clínica odontológica, visando um melhor atendimento e adequada postura frente a essas complicações. Desta forma, conclui-se que a busca incessante por conhecimento dos cirurgiões-dentistas deve ser colocada em evidência por órgãos de grande importância, como o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a fim de obter profissionais com mão de obra qualificada e que saibam lidar com essas situações.
BACTEREMIA ESTAFILOCÓCICA EM PACIENTE HIV POSITIVO E DIABÉTICO: UM RELATO DE CASO
Introdução: Staphylococus aureus é um coco Gram positivo de suma importância clínica e epidemiológica, que está intimamente ligado a pacientes portadores de HIV. Podendo manifestar-se como uma infecção limitada de pele ou evoluindo para uma bacteremia com mortalidade elevada, o perfil de resistência bacteriana relatado ao longo das décadas tornou S. aureus um desafio no tratamento empírico. Objetivo: Relatar o caso de um paciente com infecção por Staphylococcus aureus e bacteremia. Discutir as complicações: Endoftalmite e piomiosite; determinar os fatores de risco para infecção e sua relação com HIV e diabetes. Métodos: Descrição de relato de caso de um paciente HIV positivo em uso irregular de TARV e diabetes mal controlado com um processo infeccioso pelo S aureus em paralelo à revisão narrativa de literatura sobre o patógeno. Resultados: Pacientes portadores de HIV apresentam um risco 18 vezes maior de apresentar infeções por MRSA. Conclusão: Indivíduos com HIV, principalmente os que não realizam a terapia de forma adequada, são mais suscetíveis a desenvolver infecções pelo S aureus e suas complicações. Após a realização de exames complementares pôde-se instituir o tratamento adequado para o caso e obter desfecho favorável no paciente, que não evoluiu para formas mais graves das complicações, como endocardite e sepse.
BACTEREMIA POR Staphylococcus aureus: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
A bacteremia por Staphylococcus aureus (SA) é uma condição clínica significativa devido à sua alta morbidade e mortalidade, e à capacidade da bactéria de desenvolver resistência a múltiplos antibióticos, o que complica seu tratamento. Este trabalho apresenta uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos da bacteremia por SA. Os principais pontos abordados incluem a prevalência de cepas de SA sensíveis à meticilina (MSSA) e resistentes à meticilina (MRSA), com destaque para a evolução epidemiológica dessas cepas e a importância dos fatores de risco associados, como idade, comorbidades e uso de dispositivos médicos invasivos. A revisão destaca os desafios no tratamento da bacteremia por MRSA, incluindo a necessidade de otimização da terapia antibiótica e a importância de programas de administração racional de antibióticos. O estudo conclui que a bacteremia por SA representa um desafio contínuo na prática clínica devido à resistência antimicrobiana e à variabilidade nos esquemas terapêuticos. A padronização de protocolos de tratamento e o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas são essenciais para melhorar os desfechos clínicos e reduzir a morbimortalidade associada a essa infecção.
Barotrauma de orelha média no voo uma revisão bibliográfica
Introdução: Barotrauma de orelha média é a condição médica mais frequente relacionada a viagens aéreas, atingindo tanto a tripulação quanto os passageiros. Trata-se de uma inflamação traumática da orelha média causada pela diferença de pressão entre o ar retrotimpânico e o ar ambiente. Objetivos: Está revisão bibliográfica tem o objetivo de apresentar informações relevantes sobre os métodos preventivos e opções de tratamento da patologia em questão. Métodos: Os critérios de inclusão para os estudos encontrados foram baseados em texto integral disponível para consulta e idioma em língua portuguesa ou inglês. Os trabalhos que abordaram o barotrauma em outras situações, que não o ambiente aeroespacial; ou que abordassem em seu foco principal, local de acometimento diferente da orelha média tornaramse excluídos. Resultados: Foram selecionados 30 trabalhos publicados no intervalo de 1961 a 2016 relacionados a eficácia dos métodos preventivos existentes, tratamento, fisiopatologia, complicações e relatos de caso sobre barotrauma de orelha média. Conclusão: Medidas de prevenção do barotrauma de orelha média podem ser adotadas por todos os passageiros antes de realizarem viagens aéreas, sendo em sua maioria de fácil execução. A informação e o conhecimento acerca do barotrauma é o principal método preventivo. O tratamento é individualizado e costuma ser sintomático.
Beribéri: Um relato de caso
O beribéri foi descrito cientificamente pela primeira vez por Jacob Bontius, é uma doença caracterizada pela deficiência de tiamina e considerada uma enfermidade de origem carencial. Pode ser classificada como beribéri seco, beribéri úmido, beribéri shoshin, e síndrome de Wernicke-Korsakoff. É uma patologia que apresenta diversas formas de manifestações, que pode provocar quadros incapacitantes e inclusive óbito. Seu diagnóstico é essencialmente clínico e o tratamento consiste na administração da tiamina via intravenosa, intramuscular ou oral. Este estudo objetiva relatar o caso de uma paciente de 84 anos, hospitalizada com quadro de infecção do trato urinário, que apresentava sintomas e sinais clínicos sugestivo da hipovitaminose de B1. Foi realizado a prova terapêutica com tiamina, constando melhora dos sintomas da paciente e confirmando o diagnóstico da doença.
Bioestimulação dose-dependente da produção de matriz mineralizada em osteoblastos humanos 2d e 3d expostos as partículas de tio2 nanoestruturadas
Nas últimas décadas, o desenvolvimento das nanociências e da nanotecnologia trouxe grande impacto na saúde humana respondendo ao aumento significativo da expectativa de vida somado à consciência mundial de prover melhor qualidade de vida às populações. Diante deste contexto, uma das áreas que espera um grande desenvolvimento nas próximas décadas é a de implante dentário. O dióxido de titânio e suas ligas são biomateriais usados extensivamente em implantes dentários e ortopédicos em razão da sua biocompatibilidade e osteointegração. Contudo, a literatura mostra que estes implantes são sujeitos a desgaste que, como resultados, promovem a liberação de partículas em micro e nanoescala. Apesar de inúmeros estudos terem sido desenvolvidos para avaliar os efeitos biológicos das partículas liberadas em escala macro e micro, ainda falta uma regulamentação específica para a avaliação dos efeitos das partículas em nanoescala, tanto da eventual citotoxicidade, quanto ao possível potencial bioestimulador. Diante disso, fazem-se necessários estudos comparativos de vários modelos para compreender melhor a interação deste tipo de materiais nanoestruturados com organismos vivos. Por isso, o objetivo principal deste projeto é comparar a diferenciação e produção de matriz mineralizada de osteoblastos humanos SAOS-2 em monocamada ou modelos celulares de esferóides 3D expostos a doses crescentes de TiO2 anatase nanoestruturado.
Bronquite plástica na infância: relato de caso
A bronquite plástica (BP) é uma doença rara caracterizada pela formação de secreções cilíndricas gelatinosas ou rígidas com ramificações nas vias aéreas. Alguns pacientes podem expectorar espontaneamente o conteúdo mucofibrinoso no formato de árvore brônquica. Pacientes com bronquite plástica frequentemente se queixam de dispneia, sibilância, dor torácica pleurítica e febre. O exame físico geralmente demonstra sibilos ou murmúrio vesicular ausentes no lado afetado. As radiografias de tórax frequentemente mostram colapso do segmento envolvido. Os tratamentos para BP incluem uma combinação de opções de tratamento farmacológico, não farmacológico e cirúrgico. O objetivo desse estudo é relatar um caso de BP na infância, assim como o seu diagnóstico e tratamento.
CARCINOMA ADENOIDE CÍSTICO NASAL: UM RELATO DE CASO, SUAS ABORDAGENS DIAGNÓSTICAS, TERAPEUTICAS E PERSPECTIVAS
Introdução: o Carcinoma Adenoide Cístico da cavidade nasal é o tumor maligno mais comum das glândulas salivares menores, porém, extremamente raro e com mau prognóstico. Contudo, seus sintomas são inespecíficos, dificultando seu diagnóstico precoce e fazendo com que a morbidade da doença seja alta. Objetivos: A partir de um relato de caso, descrever a patologia e suas principais características, incluindo seus diagnósticos e abordagem terapêutica. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura com artigos em inglês e espanhol, no período entre 2011 à 2021, através de bibliotecas virtuais, comparando as descrições com o nosso caso. Conclusão: Por ser uma doença rara e com sintomatologia semelhante à enfermidades benignas, torna-se necessário mais estudos sobre o tema, para que não atrase o diagnóstico da doença e o paciente tenha o tratamento adequado.
CISTO DERMOIDE CEREBRAL: CAUSA RARA DE EPILEPSIA ESTRUTURAL. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Introdução: Os cistos dermoides são tumores benignos raros que representam menos de 1% dos tumores intracranianos, podendo cursar com epilepsia. Objetivo: Delinear as características clínicas e epidemiológicas mais recorrentes relacionadas aos cistos dermoides intracranianos, tendo como motivador a revisão sistemática. Metodologia: Procedeu-se à pesquisa bibliográfica extensa e sistemática a partir das plataformas Pubmed e LILACS nos últimos 10 anos, seguindo critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Já a análise estatística concretizou-se através da tabulação dos dados dos relatos de caso e posterior interpretação de resultados pelo programa Excel. Revisão de literatura: Cistos dermoides são lesões congênitas que tendem a apresentar pouca ou nenhuma sintomatologia, sendo considerados, muitas vezes, achado incidental. Resultados: 36 artigos foram usados nesta pesquisa, dos quais 31 serviram de base para a análise estatística. Observou-se: 51,61% dos casos no sexo feminino; idade média de 41 anos (desvio padrão ± 17); 91,18% dos cistos localizados em região supratentorial; cefaleia como sintoma mais frequente (28%), seguida por crise epiléptica (12%), sendo a ressecção total o tratamento prevalente (61,29%). Discussão: Foram debatidas as características epidemiológicas e clínicas, de forma que os artigos divergiram acerca da prevalência de sexo; a idade média pode ter sido influenciada pelo recorte de idade do estudo; a estatística sobre a localização contrapôs a literatura, já que esta aponta a localização infratentorial como mais comum; tanto as estatísticas acerca da sintomatologia, quanto as do tratamento concordaram com a literatura. Conclusão: Cistos dermoides são raros, apresentando clínica neurológica pouco específica e variados diagnósticos diferenciais. A neuroimagem é grande aliada no diagnóstico dessa lesão, porém o diagnóstico de certeza dá-se pela histopatologia, sendo, frequentemente, a ressecção total o tratamento de escolha. Contudo, por ser entidade incomum, com estudos robustos restritos, são necessárias pesquisas futuras para aprofundar o conhecimento acerca das peculiaridades dos cistos dermoides cerebrais.
COLELITÍASE E SUA COMPLICAÇÃO PÓS COLECISTECTOMIA: RELATO DE CASO DE BILOMA
Este trabalho de conclusão de curso descreve um caso clínico sobre uma paciente, do sexo feminino, de 62 anos, diagnosticada com um biloma iatrogênico. No caso em questão, a paciente foi submetida a uma laparotomia onde foi realizada a drenagem de conteúdo bilioso. Neste relato de caso irão ser abordados aspectos epidemiológicos, abordagem diagnostica e terapêuticas e fisiopatologia, dando enfoque aos aspectos epidemiológicos e fatores de risco sobre o biloma e complicações da colecistectomia. Objetivo: O objetivo deste artigo é agrupar informações sobre estudos e pesquisas recentes, além de discutir acerca dos aspectos mais relevantes sobre o biloma.
COMPARAÇÃO E APLICABILIDADE DE TESTES DIAGNÓSTICOS PARA TUBERCULOSE PULMONAR NA PRÁTICA MÉDICA
A Tuberculose é uma doença infecciosa, cuja etiologia mais importante é o Mycobacterium tuberculosis. Sua principal característica clínica é a lesão em parênquima pulmonar, e de transmissão é a inalação de partículas de aerossol contaminadas pelo Bacilo de Koch. O aerossol é produzido pela tosse, espirro ou fala de pacientes chamados ‘bacilíferos’, pois possuem bacilos no escarro. Na maioria das pessoas que tem contato com o bacilo, apenas 10% se infectam. Sendo 5% desses desenvolvem a tuberculose primária, que é definida as manifestações decorrentes da infecção primária com o agente infeccioso, nos primeiros 3 anos após primo infecção. No Brasil, a infecção costuma ocorre na infância ou na adolescência, por ser um país endêmico. Os sintomas mais frequentes são febre baixa, tosse seca, com a presença de sudorese noturna, que costuma ser vespertina. Para o diagnóstico de tuberculose, é feita a associação de anamnese e exame clínicos apurados, em conjunto com exames de imagem e exame sorológicos que demonstrem o Bacilo de Koch presente no organismo. Este trabalho visa categorizar as diferenças técnicas de testes diagnósticos para a confirmação da Tuberculose. Evidenciando sua forma de execução, sua aplicabilidade clínica e comparar em relação a eficácia de cada técnica. Este é um trabalho qualitativo e descritivo, do tipo revisão bibliográfica, com estratégia de pesquisa na qual inclui a revisão na literatura de artigos científicos publicados em revistas especializadas e sites de notícia por meio de buscas nas bases de dados Scielo, ScienceDirect, BVS, PubMed e LILACS. Para a confecção deste, foram utilizados 37 artigos dos 53 selecionados inicialmente. No decorrer do texto, as técnicas diagnósticas foram divididas de acordo com a sua forma de atuação, sendo dividido em diagnóstico clínico, radiológico, bacteriológico, histológico, de infecção latente e em crianças para melhor abordagem do assunto. O Brasil pertence ao grupo de 30 países definido pela OMS como prioritário o controle da Tuberculose. Cerca de 10% dos casos novos de Tuberculose diagnosticados no Brasil apresentam coinfecção pelo HIV. A Tuberculose ainda é considerada a principal causa de morte em todo mundo por uma doença infecciosa. As pessoas com menor renda per capita costumam ser afetadas de forma desproporcional, deixando-as mais vulneráveis. O diagnóstico precoce e adequado, a identificação da tuberculose multirresistente, o tratamento eficaz e a prevenção com políticas públicas, são os pilares para o controle da doença.
COMPLICAÇÕES FETAIS E NEONATAIS DA DIABETES MELLITUS GESTACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Introdução: As complicações da diabetes mellitus gestacional ao feto e o neonato são desfechos evitáveis que precisam ser elucidados. Objetivos: Apresentar as mais novas atualizações de quais efeitos a diabetes mellitus gestacional pode gerar ao feto e ao neonato, elucidando e compreendendo seus mecanismos e repercussões futuras. Métodos: Revisão bibliográfica de artigos dos últimos vinte anos sobre as complicações do binômio gestante-feto em relação a DMG e os subtipos de DM prevalentes entre gestantes. Resultados: As complicações encontradas foram macrossomia, hipoglicemia neonatal, deficiência de ferro, alterações da função cardiorrespiratória, hiperbilirrubinemia, anormalidades neurológicas, hipocalcemia, hipomagnesemia, polidramnia, CIUR, malformações congênitas e policitemia. O mecanismo fisiopatológico da DMG e suas complicações foram provocadas principalmente pela hiperglicemia. Conclusões: A DMG é a comorbidade com maior crescimento entre as gestantes na atualidade e tem ocasionado uma série de complicações em curto e longo prazos, tanto para mãe quanto para o feto. A necessidade de melhor planejamento familiar, implementação de tratamentos indicados, homogeneização e preconização do diagnóstico, seriam medidas efetivas que trariam melhores resultados para o público estudado.
CRANIECTOMIA DESCOMPRESSIVA NO TRATAMENTO DO INFARTO CEREBELAR: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA
Introdução: O infarto cerebelar maciço é uma isquemia importante que pode levar a severa morbidade e mortalidade. Não existe consenso na literatura médica quanto ao manejo dessa patologia. A escolha é feita entre drenagem ventricular, craniectomia suboccipital e remoção do tecido necrótico ou tratamento conservador e não há muitos estudos prospectivos e randomizados sobre esse assunto. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo descrever a evolução de um de caso com infarto cerebelar, mostrando como foi realizado o diagnóstico até o desfecho com o tratamento cirúrgico, discutir as indicações da cirurgia descompressiva de fossa posterior e o uso de derivação em conjunto. Conclusão: Estudos sugerem que a craniectomia descompressiva suboccipital com cateter de derivação ventricular é um procedimento efetivo nos casos de infarto cerebelar extenso com edema associado e hidrocefalia obstrutiva.
CUIDADOS PALIATIVOS NO IDOSO: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
Introdução: A população idosa é aquela com mais de 65 ano e o número de indivíduos nessa faixa etária vem crescendo progressivamente. Nesse momento, o prognóstico de qualquer intervenção se altera e há poucas evidências que cuidados médicos agressivos sempre são mais eficazes do que uma abordagem paliativa. Nesse sentido, os cuidados paliativos podem ser aplicados nos últimos anos de vida e abordam questões de importância para que idosos permaneçam confortáveis, mantendo sua capacidade funcional e permanecendo independentes. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa de literatura a respeito de cuidados paliativos em idosos, identificando suas particularidades. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura com pesquisa de artigos dos últimos cinco anos através de biblioteca virtual, selecionando os considerados de maior relevância ao estudo. Conclusão: A abordagem agressiva em idosos muitas vezes se faz desnecessária e uma abordagem paliativa pode ser utilizada, visando melhora da qualidade de vida dos mesmos. É necessário identificar as particularidades de cada paciente e abordá-las de forma individualizada para melhor promover qualidade de vida. Muitos desafios ainda estão presentes, que devem ser superados a fim de proporcionar melhores dias em fim de vida para a população idosa.
Carcinoma Invasivo de Mama do Tipo não especial: Relato de caso
O câncer de mama é o mais comum em mulheres excluindo o de pele não melanoma e tem diversos fatores de risco, como o sexo feminino, histórico familiar, obesidade, mutação genética, entre outros. A detecção precoce é crucial para o sucesso do tratamento. A mamografia anual é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia e a partir dos 50 anos segundo o Ministério da Saúde Brasileiro. O estadiamento correto do tumor é fundamental para determinar o prognóstico e o tratamento adequado. A análise de diversos fatores ajuda a definir o melhor tratamento para cada paciente. Este trabalho apresenta um relato de caso de uma paciente com carcinoma invasivo de mama do tipo não especial, onde o estadiamento clínico no pré-operatório era T2 N0 M0. Após a cirurgia de mastectomia, a paciente se manteve em hormonioterapia adjuvante. A pandemia de COVID -19 impactou e colocou uma sobrecarga sem precedentes no sistema de saúde a nível mundial, fazendo com que todos os recursos médicos dedicados à contenção, rastreiro de doenças, fossem prejudicados. Por esse motivo muitas mulheres, deixaram de fazer o rastreio para o câncer de mama, incluindo a paciente do caso relatado. Embora não haja referenciais teóricos embasados abordando sobre este assunto tão recente, este relato de caso tenta colaborar para que possa haver mais pesquisas sobre este tema: a falha no rastreio do câncer de mama, no período da COVID-19.
Carcinoma Invasivo de Mama do Tipo não especial: Relato de caso
O câncer de mama é o mais comum em mulheres excluindo o de pele não melanoma e tem diversos fatores de risco, como o sexo feminino, histórico familiar, obesidade, mutação genética, entre outros. A detecção precoce é crucial para o sucesso do tratamento. A mamografia anual é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia e a partir dos 50 anos segundo o Ministério da Saúde Brasileiro. O estadiamento correto do tumor é fundamental para determinar o prognóstico e o tratamento adequado. A análise de diversos fatores ajuda a definir o melhor tratamento para cada paciente. Este trabalho apresenta um relato de caso de uma paciente com carcinoma invasivo de mama do tipo não especial, onde o estadiamento clínico no pré-operatório era T2 N0 M0. Após a cirurgia de mastectomia, a paciente se manteve em hormonioterapia adjuvante. A pandemia de COVID -19 impactou e colocou uma sobrecarga sem precedentes no sistema de saúde a nível mundial, fazendo com que todos os recursos médicos dedicados à contenção, rastreiro de doenças, fossem prejudicados. Por esse motivo muitas mulheres, deixaram de fazer o rastreio para o câncer de mama, incluindo a paciente do caso relatado. Embora não haja referenciais teóricos embasados abordando sobre este assunto tão recente, este relato de caso tenta colaborar para que possa haver mais pesquisas sobre este tema: a falha no rastreio do câncer de mama, no período da COVID-19.
Carcinoma renal de células claras metastático um relato de caso
Introdução: O adenocarcinoma renal, ou hipernefroma, é a terceira causa mais comum de neoplasia do trato geniturinário, sendo o de células claras o tipo principal, representando 60% dos casos, com pico de incidência entre 50 e 70 anos. A presença de metástase ao diagnóstico acomete em torno de 30% dos pacientes, tendo como principais sítios pulmões (50%), ossos (33%), pele (11%), fígado (8%) e cérebro (3%). Objetivo: Avaliar a proposta terapêutica oferecida, a luz de uma revisão bibliográfica, com os principais artigos sobre o tema. Método: Apresentar um relato de caso, onde um paciente, portador de carcinoma de células renais com metástase ao diagnóstico, inserido na faixa etária predominante, tipo histológico mais frequente e quadro clínico característico. Com seu respectivo diagnóstico, tratamento e acompanhamento por um ano. Comparando o uso de outras terapias como a não realização da cirurgia, utilização da terapia primaria medicamentosa com outros fármacos e a ablação metastática com rádio intervenção. Conclusões: Foi realizado exames de imagem, cirurgia (Nefrectomia Radical, Linfadenectomia Retroperitoneal, Trombectomia Venosa e Esplenectomia), avaliação histológica e estadiamento, tratamento medicamentoso (Nivolumabe e Ipilimumabe), observado e acompanhado suas complicações (Hepatite Imuno — Relacionada) e evolução clínica. Durante o tratamento, o paciente apresentou melhora do quadro não sendo observado lesões macroscópicas ao fim do mesmo. Necessitando acompanhamento clínico em busca de recidiva.
Cartilha para o profissional enfermeiro - conduta frente a mulher vítima de vioLência sexual
Construir um material educativo em formato de cartilha sobre a assistência de enfermagem a mulher vítima de violência sexual, inserido no contexto da atenção primária a saúde e conceder informações claras, objetivas e sensíveis sobre esse tema tão importante e delicado. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico destinado à construção de uma cartilha educativa elaborada para o enfermeiro da Atenção Primária. A coleta de dados ocorreu no período de abril a novembro de 2023 obtendo dados da Biblioteca Virtual de Saúde. O presente estudo foi composto por três principais etapas: pesquisa/estrutural, planejamento e confecção do material. Resultados: O estudo foi realizado em 3 etapas principais, sendo a primeira parte denominada estrutura da pesquisa, com organização do conteúdo e levantamento bibliográfico por meio de evidências científicas, em seguida a etapa dois consiste no planejamento e construção do material educativo. Por fim, a terceira parte foi a confecção final da cartilha. Conclusão: A cartilha educativa é considerada necessária quanto ao conteúdo e compreensível pelos enfermeiros de forma que possui utilização viável na educação e prática da assistência para mulheres vítimas de violência sexual a qual foi constituída a partir de uma revisão da literatura científica e da literatura de referência na temática (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas). Desta forma disponibiliza-se o material educativo para ser utilizado na Atenção Primária a Saúde contribuindo com a valorização da assistência de enfermeiros para mulher vítima de violência sexual.
Ceratite por Acanthamoeba em uso de lentes de contato - relato de caso
A Acanthamoeba spp. é uma causa rara, mas grave, de infecção da córnea. A maioria dos casos de ceratite por Acanthamoeba spp. foram relatados em usuários de lentes de contato, embora também seja uma realidade para não usuários, principalmente ligados ao trauma da córnea. O aumento na incidência nos últimos anos, deve-se à disponibilidade de métodos diagnósticos modernos que permitem o diagnóstico diferencial com outras ceratites, somado ao crescente número de usuários de lentes de contato. Portanto, trauma ocular e práticas inadequadas de higiene das lentes de contato levam ao aprisionamento de detritos e, portanto, à infecção. Os sintomas mais relatados são dor ocular intensa, inflamação e defeitos do epitélio e estroma que podem resultar em perda de visão se não forem diagnosticados precocemente e tratados prontamente. O tratamento da ceratite por Acanthamoeba spp. é difícil e de longo prazo, tornando-se um problema extremamente desafiador, uma vez que não existem medicamentos aprovados especificamente para esta infecção.
Cerâmicas Odontológicas: classificação e aplicações clínicas
As cerâmicas odontológicas evoluíram ao passo em que foi sendo possível obter restaurações mais resistentes e ainda translúcidas. Isso foi possível devido aos avanços tecnológicos introduzidos na Odontologia e a crescente demanda estética da sociedade. Dessa forma, visando o sucesso clínico das restaurações e a seleção mais otimizada, faz-se necessário conhecer a sua composição, propriedades, indicações e aplicações clínicas dos principais sistemas cerâmicos atuais, sendo esses: cerâmicas vítreas feldspáticas, vidros reforçados por cristais de leucita e dissilicato de lítio e cerâmicas policristalinas de zircônia estabilizada por ítrio (Y-TZP). Foi constatado que a maior incorporação de cristais fornece uma maior resistência à matriz cerâmica e que uma matriz vítrea garante uma maior refração de luz. Portanto, a zircônia apresenta os maiores valores mecânicos, o dissilicato de lítio fornece uma boa relação entre demanda estética e de resistência, e as cerâmicas feldspáticas são destinadas às restaurações com alta necessidade óptica.