REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Acesso minimamente invasivo: uma análise crítica – revisão de literatura
A cirurgia de acesso ao sistema de canais radiculares é uma das principais etapas do tratamento endodôntico, esta deve ser realizada com a finalidade de localização dos canais sem que haja comprometimento no processo de desinfecção, modelagem e obturação, para que assim tenhamos êxito no tratamento. As iatrogenias mais comuns ocorridas durante esta etapa geralmente se dão devido a grandes desgastes além do necessário, podendo prejudicar a estrutura dentaria e seu remanescente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar e reunir informações a respeito do acesso endodôntico minimante invasivo (AEMI) baseado em uma revisão de literatura, apresentando aos leitores os mais recentes estudos realizados a respeito dos tipos de acesso endodônticos, onde através de uma análise crítica embasada pode-se qualificar a influência e eficácia no tratamento endodôntico. A seleção de artigos foi realizada através de uma busca nas seguintes bases de dados: Science Direct, Web of Science, PubMed e Scopus. Foram escolhidos artigos que tratavam a respeito do tema de AEMI, assim como os que buscavam avaliar sua relevância em diferentes etapas do tratamento endodôntico, e sua relação quanto a resistência a fratura dos elementos dentais. Artigos que avaliavam a relação do AEMI quanto a localização, limpeza, modelagem e obturação dos canais radiculares também foram selecionados. Em generalidade dos estudos pode-se concluir que não há resultados que demonstrama efetividade do acesso endodôntico minimamente invasivo acerca de um tratamento endodôntico mais satisfatório. Até os dias atuais não foram encontradas evidencias e resultados concludentes em relação ao acesso minimamente invasivo, tanto quanto seus benefícios em relação ao tratamento endodôntico e seu prognóstico quanto ao elemento dental.
Adenoma hepático – análise da relevância clínica frente à classificação molecular: um relato de caso
Introdução: O adenoma hepático é uma das mais comuns neoplasias benignas do fígado, acometendo em sua maioria mulheres jovens, sendo mais raras e de pior prognóstico em outros grupos. Existe clara associação ao uso de anovulatórios orais, esteroides anobolizantes, glicogenes, alcoolismo e obseidade, fatores predisponentes comuns na atualidade. Objetivo: Através de relato de caso, expor a classificação molecuar dos subtipos de adenoma hepático a fim de definir a conduta terapêutica para melhor prognóstico. Métodos: Estudo de relato de caso descritivo e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada através de uma anamnese detalhada com o paciente, e também porprontuário médico e discussão do caso com os médicos responsáveis. A buscativa foi embasada em artigos atuais, reconhecidos no meio científico. Resultados: A classificação molecular de adenoma hepático mostrou mudança quanto ao risco de malignização em dois principais subtipos: naquels com mutação naβ-catenina e inflamatório. Embora, no caso ilustrado, a retirada dos fatores predisponentes e a ressecção de segmentos do tecido foram suficientes para melhora clínica, não necessitando da classificação molecuar para guiar a conduta. Conclusões: Como a maioria dos adenomas não evoluem paara malignidade, a biologia molecular não se faz primordial para definição de terapêutica intervencionosta ou conservadora, além de ter um custo-benefício que dificulta à sua realização.
Aleitamento e a cárie dentária: revisão de literatura
A informação sobre prevenção e hábitos de higiene oral devem ser passados desde a gestação para as mães, recomendando higienização dos dentes desde a erupção dos primeiros dentes. A doença cárie está muito relacionada com a situação socioeconômica e hábitos culturais. O objetivo deste trabalho foi investigar uma possível relação entre o aleitamento com a doença cárie por meio de revisão de literatura a partir de artigos obtidos pela seguinte base de dados: SCIELO E PUBMED e de busca: GOOGLE ACADÊMICO. Foram selecionados artigos nacionais e internacionais que relatavam o tema abordado. Não há embasamento científico sobre uma associação entre o aleitamento materno e cárie, mas alguns estudos mostram essa associação quando se tem livre demanda de mamada, frequência de alimentação durante a noite, que causa acúmulo de leite na superfície do dente e junto com a redução do fluxo salivar pode surgir a cárie.
Aleitamento materno: importância da iniciativa unidade básica amiga da amamentação na promoção de saúde
Introdução: O aleitamento materno é a mais sábia estratégia que permite um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê. É uma prática complexa, que não deve ser reduzida apenas aos aspectos biológicos, mas incluir a valorização dos fatores psicológicos e socioculturais. Objetivos: Demonstrar a importância do leite humano para a criança e para a mãe e a importância de projetos que estimulam a prática da amamentação, como a iniciativa Unidade Amiga da Amamentação. Métodos: Foi feito um estudo sobre os benefícios do leite humano e da prática da amamentação exclusiva, sua prevalência no Brasil e no mundo e os resultados da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). Discussão: Apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena, e apesar dos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais, a prevalência de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, está bastante aquém das recomendadas. A Unidade Amiga da Amamentação foi criada com o propósito de aumentar as taxas de aleitamento materno no Brasil. Esta iniciativa preconiza Dez Passos para o Sucesso da Amamentação, implementada através de ações no ambiente da atenção básica. Conclusão: A Unidade Amiga da Amamentação poderá melhorar a relação custo-efetividade das ações de promoção do aleitamento materno, tendo em vista o impacto potencial dessas ações, sua articulação com outras atividades de atenção básica e a possibilidade de aperfeiçoar o uso de recursos já existentes.
Alinhadores estéticos: Vantagens, Desvantagens e suas Indicações
Alinhadores ortodônticos, também conhecidos como alinhadores transparentes ou invisíveis, são uma opção para o tratamento ortodôntico. São feitos de material plástico transparente e projetados para mover gradualmente os dentes para a posição correta. Suas vantagens incluem aparência discreta, removibilidade e menor impacto na rotina. No entanto, exigem disciplina do paciente e possuem limitações no tratamento. São indicados para problemas ortodônticos leves a moderados, como por exemplo dentes desalinhados, espaços interdentários acentuados e mordidas cruzada, aberta ou profunda. É sempre importante consultar um ortodontista de forma a melhor avaliar se os alinhadores são apropriados para o caso em questão. O objetivo desta revisão de literatura foi compreender o uso dos alinhadores invisíveis a partir de seu conceito, indicações, vantagens, desvantagens e limitações desse tipo de tratamento.
Amaurose súbita em paciente jovem: diagnósticos diferenciais
Introdução: A amaurose súbita é uma condição que compromete muito a qualidade de vida do paciente e que pode cursar com diferentes diagnósticos diferenciais para amaurose súbita em pacientes jovens. Método: Foi realizada diferenciais para amaurose súbita em paceintes jovens. Método: Foi realizada a revisão do prontuário do paciente e a revisão da literatura baseada nas hipóteses diagnósticas formuladas para o caso em questão. conclusão: Neste caso foi diagnosticado um caso de neurite óptica em uma pacient jovem com perda súbita de visão. Ressalta-se a importância de estabelecer principais hipóteses diagnosticas para amaurose súbita, conhecer seu métodos principais hipóteses diagnosticas para amaurose súbita, conhecer seus métodos diagnósticos e sua terapêutica a fim de instituir o tratamento da forma mais precose para evitar danos permanentes.
Anatomia da vascularização da face para prevenção de intercorrências com ácido hialurônico
O número de procedimentos com injetáveis à base de ácido hialurônico tem aumentado progressivamente ao longo dos anos, assim como o número de intercorrências. Alguns efeitos adversos são comuns e de simples resolução, no entanto a introdução inadvertida do material dentro da circulação arterial pode ter consequências graves como isquemia, necrose, cegueira e lesão no sistema nervoso central. Com a intenção de minimizar os riscos de intercorrências mais graves, muitos profissionais têm buscado se aprofundar nos conceitos de anatomia e topografia arterial da face. O interesse pelo tema tem facilitado o desenvolvimento de pesquisas e elaboração de técnicas de prevenção de intercorrências, de modo que o conhecimento em anatomia é fundamental para a formação do profissional injetor, e deve preceder e servir de guia para prática de preenchimento com ácido hialurônico.
Análise da prevalência e mortalidade da neoplasia maligna do estômago no Brasil em 10 anos.
Trata-se de um estudo observacional transversal agregado com o objetivo de analisar a prevalência de internações, taxa de mortalidade e óbitos decorrentes da neoplasia maligna de estômago no Brasil, por região nos últimos 10 anos e comparar as diferenças entre gêneros e a distribuição no território nacional. A análise foi feita através de dados secundários obtidos pelo DATASUS, com as variáveis epidemiológicas: sexo, números de internações, óbitos e taxa de mortalidade de acordo com o critério cronológico das internações hospitalares autorizadas no período compreendido entre Março de 2012 e Março 2022. Durante o período houve 251.835 internações pelo câncer de estômago no Brasil, destas, 162.908 (64,69%) pela população masculina e 88.927 (35,31%) pela feminina; o número total de óbitos foi 42.042, sendo 27.139 (64,54%) na população masculina e 14.910 (35,46%) na população feminina; além de uma taxa de mortalidade de 16,7%, sendo 16,66% na população masculina e 16,77% na feminina. A região Sudeste apresentou o maior número de internações, 115.333 (45,80%), e o maior número de óbitos, 21.243 (50,52%), enquanto a região Norte apresentou a maior taxa de mortalidade, 21,4%. Apesar de haver aumento no número de internações e mortes no período, tal fato poderia ser interpretado positivamente, pois sugeriria um maior acesso às medidas de promoções em saúde com diagnósticos mais precoces e terapêutica eficaz, tendo em vista a diminuição da taxa de mortalidade da doença na década estudada.
Análise da via TCF-B, MMP7 e sua correlação com níveis dos MIR-181 A,B,C, 17 e 214 no carcinoma de células escamosas oral
O carcinoma de células escamosas oral (CCEO) corresponde ao tipo histológico mais frequente nessa região e possui altas taxas de incidência e mortalidade, assim como de metástase e recidivas. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer oral corresponde a 16° neoplasia maligna com maior incidência no mundo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer oral é o 5° mais frequente em homens e 12° em mulheres, constituindo dessa forma, um problema de saúde pública. Dentre os fatores associados à carcinogênese oral, encontra-se a desregulação da via de TGF-β, as alterações nos níveis de expressão das metaloproteinases de matriz (MMPs) e microRNAs (miRNAs). Os miRNAs já foram descritos como importantes reguladores da transição epitélio mesenquimal (TEM), processo que está associado à agressividade e metástase de diversos tumores. Esse estudo teve por objetivo avaliar a expressão do receptor beta 2 do fator de crescimento transformante beta (TGFBRII), da MMP7 e sua correlação com os miRNAs 181a/b/c, 17 e 214. Para isso utilizamos 12 amostras de pacientes portadores de CCEO e 11 amostras de mucosa oral normal. A expressão de TGFBRII e MMP7 foi analisada por PCR quantitativo (qPCR). Em nossa avaliação, não encontramos diferença significativa na expressão de TGFBRII e MMP7 entre CCEO e amostras normais. Não observamos correlação entre a expressão da MMP7 e os dados clínicopatológicos dos pacientes. No entanto, TGFBRII mostrou correlação com metástase em linfonodos regionais, nos pacientes CCE3 e CCE4. Além disso, TGFBRII apresentou correlação positiva com miR-181a, podendo estar associada ao papel de supressão tumoral que os dois exercem no CCEO. miR-214 apresentou correlação positiva com miR-17 e miR-181c. Porém, estudos futuros serão realizados, ampliando-se o número amostral para melhor caracterização. Dessa forma, concluímos que a correlação positiva do miR-181a com TGFBRII, demonstra a importância da regulação dessas via durante a carcinogênese oral.
Apendicite aguda na gravidez: uma revisão de literatura
Introdução: A apendicite configura-se como a principal causa de abdome agudo no mundo. Em gestantes, a apendicite constitui-se como a indicação mais frequente de cirurgia por condições não obstétricas durante a gestação. Diante das dificuldades no exame clínico, o receio médico no manejo da gestante, seja pela identificação da clínica, escolha dos exames de imagem e desafio encontrado na conduta a ser traçada; este estudo visa aprofundar os conhecimentos, auxiliar a conduta e facilitar o manejo da terapêutica em gestantes. Objetivo: Revisar os principais aspectos da relação entre a gravidez e a apendicite aguda presente na literatura médica. Métodos: Constitui-se de uma revisão literária realizada entre os meses de abril e outubro de 2019. Resultados e Discussão: A gestação produz variações anatômicas e fisiológicas no organismo da mulher e origina manifestações clínicas com quadros atípicos da apendicite aguda. Dor abdominal, leucocitose, náuseas/ vômitos são as manifestações mais presentes, mas que na gestante, fazem parte da evolução da gravidez. O diagnóstico é clínico e, nas gestantes, exames de imagem devem ser utilizados. A ultrassonografia é o principal, mas a ressonância pode configurar uma boa alternativa a fim de evitar exposição à radiação ionizante nos casos de radiografia e tomografia computadorizada. A cirurgia é recomendada o mais precoce possível, para reduzir as chances de mobimortalidade materno-fetal. Conclusão: O conhecimento das alterações fisiológicas e anatômicas na mulher é essencial para avaliação e diagnóstico de casos de apendicite aguda na gestação e devem fazer parte do conhecimento e formação de um médico generalista
Aplicabilidade da resina Bulk Fill Flow em restaurações de dentes posteriores
Ao longo dos anos, as resinas compostas vêm evoluindo e sendo amplamente utilizadas na odontologia em virtude da crescente previsibilidade e da alta exigência estética por parte dos pacientes. Atualmente, a Dentística consegue solucionar praticamente todos os casos de necessidade estética que aparecem no dia a dia clínico apenas com o uso de técnicas adesivas e materiais à base de resina composta. Com a evolução constante desses materiais, e na intenção de melhorar as propriedades biológicas e mecânicas desses materiais em dentes posteriores, surgiu no mercado uma categoria de resinas compostas denominada “Bulk Fill”. Esse material apresenta diferentes viscosidades, o que influencia diretamente na sua aplicação clínica no que diz respeito à técnica de inserção e espessura do incremento da resina composta. Tal fato está relacionado à baixa contração de polimerização que proporciona algumas vantagens como redução na sensibilidade pós-operatória, redução na formação de fenda entre o dente e a restauração, surgimento de micro trincas e redução do tempo de trabalho.
Aplicabilidade do ácido hialurônico na harmonização facial
A era moderna dos preenchedores injetáveis com bioativos seletivos sintéticos deu-se início com a aprovação do primeiro ácido hialurônico, Restylane (Q-Med, Uppsala, Suécia), em dezembro de 2003. O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano composto por repetidas sequências de polímeros de dissacarídeos de ácido D-glucurónico e N-acetil D-glucosamina unidas por ligações glicosídicas. Essa substância é atóxica e hipoalergênica, portanto, é usada com segurança para todos os tipos de pele sem riscos de reações alérgicas. Cada paciente terá objetivos únicos com a utilização do ácido hialurônico, sendo necessário seguir a indicação clínica e os tipos de aplicações disponíveis (subcutâneo e intradérmico) durante a harmonização facial. O objetivo da presente pesquisa é reunir e detalhar maneiras de aplicabilidade e versatilidade do ácido hialurônico na harmonização facial mediada por biomédico esteta. Os resultados apresentados demonstram que o ácido hialurônico é eficaz e seguro, trazendo uma grande satisfação em relação a aparência para o paciente. Portanto, estudos acerca desse assunto são de extrema importância para os profissionais habilitados, agregando maior conhecimento e proporcionando uma experiência melhor ao paciente atendido.
Aplicabilidade e diagnóstico no uso da Placa de Castillo Morales em pacientes portadores de Síndrome de Down
A Síndrome de Down (SD) é a anomalia cromossômica mais frequente nos seres humanos e a causa mais prevalente de deficiência intelectual. Os portadores dessa síndrome podem apresentar alterações dentárias, palato com formato ogival e suas dimensões reduzidas, enquanto a língua apresenta uma macroglossia relativa. A Placa Palatina de Castillo-Morales foi criada para ser usada como terapêutica em crianças que apresentam diagnóstico funcional de hipotonia oro - muscular com protrusão lingual e permanência de boca aberta. Tem como objetivodescrever a importância da intervenção através da Placa Castillo-Morales em pacientes Síndrome de Down com diagnóstico funcional de hipotonia oro – muscular; determinar o período e a necessidade de intervenção precoce juntamente com o programa de desenvolvimento do indivíduo, para estimulação do organismo incluindo a redução da hipotonia e estimulação precoce orofacial e corporal; e, correlacionar o uso da Placa Castillo-Morales e associação de tratamento multiprofissional: Cirurgião Dentista (CD) e Fonoaudióloga. Concluí-se com este estudo que existe grande relevância a utilização da Placa Palatina no tratamento de crianças com Síndrome de Down, com grande resposta positiva ao tratamento, desde que seja seguido com rigor o acompanhamento e desenvolvimento. Sendo assim, entendendo a necessidade do desenvolvimento infantil, da socialização do ser em diversas fases da infância e juventude, afirmamos a importância da utilização da Placa Palatina no tratamento e aprimoramento do lactente portador de Síndrome de Down.
Arterite de Takayasu: relato de caso
Introdução: A Arterite de Takayasu é uma vasculite de vasos de grande e médio calibre. O paciente pode apresentar-se clinicamente com fadiga, perda ponderal, hipertensão, cefaleia, sopros vasculares, acidente vascular encefálico e dor abdominal por isquemia. É uma doença crônica, rara, com elevada morbidade, que acomete principalmente mulheres jovens, sendo mais prevalente em países do leste asiático. Sua etiologia ainda não está totalmente esclarecida. O diagnóstico pode ser tardio, tratando-se de um diagnóstico diferencial de hipertensão na infância. Objetivo: Demonstrar a importância do disgnóstico precoce da Arterite de Takayasu em crianças com hipertensão arterial sistêmica, na tentativa de redução da morbidade. Métodos: Este trabalho tem como base um relato de caso de uma paciente do sexo feminino, de 11 anos, branca, solteira, residente em Mesquita, RJ com quadro de Arterite de Takayasu, que se manifestou inicialmente com hipertensão arterial sistêmica, cefaleia, pulsos diminuídos em membros superiores e não palpáveis em membros inferiores. Conclusão: A Arterite de Takayasu deve ser sempre considerada com hiótese etiológica de hipertensão na inf^^ancia, sendo necessária uma investigação minuciosa da clínica dos exames laboratoriais e complementares.. O intuito é evitar a progressão da doença e reduzir as repercussões sistêmicas que poderiam ser ocasionadas por ela.
Artrite séptica em joelho: um relato de caso
Introdução: Pacientes com artrite séptica são observados regularmente na prática hospitalar diária sendo uma bacteriana aguda do joelho é uma emergência ortopédica e, se não for tratada, pode resultar em degradação substancial da articulação. Objetivos: Apresentar por meio de relato de caso, manifestações da doença com ênfase no acometimento da articulação do joelho, pontuando os aspectos do manejo do paciente. Métodos: Foram analisados cerca de 34 artigos relevantes ao assunto para realizar uma breve revisão de literatura acerca do tema, correlacionado a consultas com anamnese, exame físico e exames complementares, que auxiliaram nas informações contidas neste trabalho. Resultado: Paciente, 55 anos, masculino, inicia dor na articulação do joelho esquerdo, com intensificação da dor nos dias seguintes. Ao procurar a emergência de serviço hospitalar, após a realização de avaliação clínica e exames laboratoriais, a principal suspeita diagnóstica foi artrite séptica. O tratamento inicial antimicrobiano empírico, com coleta e avaliação de líquido sinovial e medicações sintomáticas. Posteriormente paciente internado, manteve o quadro articular, resultado de microbiologia demonstraram infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina – MRSA iniciando antimicrobiano Daptomicina endovenoso por 3 semanas. Após o período o paciente apresentou melhoras e alta hospitalar. Conclusão: Artrite séptica bacteriana aguda do joelho é uma emergência ortopédica que requer diagnóstico oportuno. Alta suspeita clínica, avaliação diagnóstica completa, início precoce de cuidados médicos são essenciais para a gestão bem-sucedida da artrite séptica do joelho.
As Diferentes Faces Clínicas da Amiloidose: Um Relato de Caso
A amiloidose é uma rara doença cuja patogênese consiste na deposição de proteínas fibrilares nos tecidos. Esse acúmulo proteico pode ocorrer pontualmente em um órgão, ou envolver múltiplos sistemas, levando a diversas manifestações clínicas. O presente trabalho propõe-se realizar um estudo descritivo a partir de um relato de caso de um paciente que apresentava sintomatologia inespecífica para a doença, porém a partir de alterações nos exames complementares associadas a não melhora clínica do caso, pode-se levantar a hipótese diagnóstica para amiloidose entre outros diagnósticos diferenciais. Devido a apresentação da doença ser similar a diversas outras patologias, a amiloidose é subdiagnosticada pela comunidade médica, por isso, este trabalho visa esclarecer as diferentes faces clínicas da amiloidose sistêmica.
As consequências do uso inadvertido dos análogos do GLP-1
O estudo proposto é um levantamento transversal que visa identificar e caracterizar as reações adversas associadas ao uso inadvertido de Análogos do Peptídeo Semelhante ao Glucagon tipo 1 (GLP-1) na população geral, focando em indivíduos que utilizam esses medicamentos sem indicação médica adequada ou prescrição formal. A pesquisa busca identificar os principais efeitos colaterais manifestados e descrever as reações adversas relatadas. A coleta de dados ocorreu durante os meses de maio e novembro de 2024, envolvendo buscas em domínios eletrônicos como PubMed e LILACS. Os dados coletados serão analisados para avaliar fatores como faixa etária e histórico de uso nas publicações acerca do tema, com o intuito de fornecer uma visão abrangente dos riscos à saúde relacionados ao uso não supervisionado de análogos do GLP-1.
As intercorrências do preenchimento com ácido hialurônico injetável na face
O AH tem sido aplicado com a finalidade de reparar sulcos, rugas, acréscimo de volume dos lábios, reparação de cicatrizes de acne, reposição do volume, correção nasal, aumento de volume por diminuição de coxins gordurosos propiciando uma harmonização facial. Na atualidade, tem o melhor resultado na estética para correção. Muitos preenchimentos injetáveis com origem de AH estão à disposição no mercado e diferem em termos de concentração, tamanho de partícula, densidade, reticulação, tamanho, necessário da agulha, duração, rigidez, hidratação, tipo de tecnologia da reticulação e custo. são importantes a propriedade físico-química do preenchedor e suas características reológicas pois ajuda a determinar como essas substâncias reagem durante e após suas aplicações. Esse estudo é uma revisão bibliográfica. Para construção da revisão foram utilizadas as seguintes bases de dados: pubmed, Scielo, Lilacs, Bireme, artigos científicos, através de busca no banco de dados. À luz das informações publicadas na literatura, parece que a injeção intercorrente nos ramos terminais da artéria facial, particularmente na artéria retiniana, quase invariavelmente leva à cegueira. Não existe um modelo padrão para a intervenção da eliminação da visão e, embora haja recomendações de consenso, não existe diretrizes específicas disponíveis que tenham sido universalmente bem-sucedidas em reverter essa complicação. Para prevenir efeitos adversos vasculares, é essencial que os Biomédicos que manuseiam seringas com preenchimento com origem de AH tenham um vasto conhecimento de anatomia.
Aspectos atuais sobre Carcinoma de Células Escamosas
O Carcinoma de células escamosas (CCE) também denominado carcinoma epidermóide, carcinoma escamocelular e carcinoma espinocelular, é uma neoplasia maligna que se origina no epitélio de revestimento, tendo maior incidência o sexo masculino e faixa etária acima de 50 anos. O presente estudo tem como objetivo uma revisão de literatura buscando apresentar os aspectos mais atuais do CCE. Resultado: O carcinoma de células escamosas tem como fatores de risco o etilismo, tabagismo, exposição a radiação ultravioleta e nos indivíduos do sexo masculino jovem está associada ao HPV. O dentista é o profissional essencial para a avaliação e diagnóstico preciso, encaminhado o paciente para um tratamento adequado. Conclusão: É um câncer agressivo, no qual é importante o exame clinico bucal permitindo que seja identificado de forma precoce, permitindo investigação e diagnóstico de lesões .
Aspectos atuais sobre a Regeneração Óssea Guiada
A Regeneração Óssea Guiada (ROG) é um procedimento que vem sendo desenvolvido fortemente nos últimos anos nas áreas de implantodontia, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial, visando realizar o aumento do rebordo ósseo para posterior reabilitação da área, com o uso de enxertos ósseos associado a membranas. Existem diferentes tipos de enxertos ósseos e membranas e nesse trabalho serão apresentados alguns deles. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os Aspectos Atuais da Regeneração Óssea Guiada, apresentando os diferentes tipos de membranas, substitutos ósseos e explicando de forma resumida a técnica cirúrgica.
Aspectos da COVID-19 em pacientes cardiopatas hospitalizados no instituto nacional de cardiologia
Introdução: A doença cardiovascular está associada ao COVID-19 grave. O objetivo foi descrever características clínicas e laboratoriais (incluindo as eletrocardiográficas e ecocardiográficas) e os desfechos de pacientes com doença cardíaca internados com COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo observacional de pacientes adultos consecutivos admitidos, entre março e setembro de 2020, com infecção confirmada pelo SARSCoV-2. Os dados foram coletados de acordo com a ficha de coleta de dados do International Severe Acute Respiratory and Emerging Infection Consortium (ISARIC) e complementados com variáveis relacionadas à doença cardíaca. Resultados: Cento e vinte e um pacientes foram incluídos. A média de idade foi de 60 DP 15,2 anos e 80/121(66,1%) eram do sexo masculino. Dois terços dos pacientes (80/121, 66,1%) possuíam COVID-19 no momento da internação e COVID-19 foi o motivo da internação em 42 (34,7%). Outras razões para internação hospitalar foram síndrome coronariana aguda (26%) e insuficiência cardíaca descompensada (14,8%). Doenças cardíacas crônicas foram encontradas em 106/121 (87,6%), principalmente doença arterial coronariana (62%) ou doença da válvula (33,9%). O ecocardiograma transtorácico foi realizado em 93/121(76,8%) e as câmaras cardíacas ampliadas foram encontradas em 71% (66/93); o ECG de admissão foi feito em 93 casos (93/121, 76,8%) e 89,2% (83/93) foram anormais. A aquisição hospitalar do COVID- 19 ocorreu em 20 (16,5%) dos pacientes e sua mortalidade foi de 50%. Na análise bivariada para mortalidade, os níveis de BNP e troponina não estiveram associados à mortalidade. Na análise multivariada, apenas os níveis de proteína reativa C e os níveis de creatinina foram significativos. Conclusões: O COVID-19 impactou o perfil das internações em pacientes cardíacos. Os níveis de BNP e troponina não foram associados à mortalidade e podem não ser bons discriminadores prognósticos em pacientes cardíacos.
Aspectos psicológicos e o impacto na qualidade de vida dos pacientes com psoríase: revisão não sistemática da literatura
Introdução: há uma forte relação entre aspectos psicológicos, como os transtornos de humor, e a psoríase, assim como há um grande prejuízo na qualidade de vida dos pacientes e, devido a esse fato, é indispensável levar em consideração não só o tratamento da doença de pele em si. Objetivos: ressaltar o quanto é comum os portadores de psoríase ter algum distúrbio psiquiátrico associado e avaliar o impacto na qualidade de vida desses pacientes, com a finalidade de oferecer a eles uma abordagem de tratamento mais ampla, sendo benéfica tanto nos aspectos físicos, quanto nos aspectos psicológicos e emocionais. Além disso, verificar a influencia do tratamento das lesões nas questões psicológicas e na satisfação com a vida. Métodos: revisão não sistemática da literatura, c de pesquisa de artigos científicos em bancos de dados online, que compreendiam em ensaios clínicos e revisões da literatura, e que avaliaram a relação entre a psoríase, os aspectos psicológicos e o impacto na qualidade de vida e de artigos que analisaram também a influencia do tratamento da dermatose nessas questões. Discussão: foram analisados 12 estudos os quais demostraram que há um grande prejuízo na qualidade de vida dos pacientes com psoríase, até mesmo na faixa etária pediátrica, e que há relação da doença com aspectos psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Sendo constatada em alguns desses estudos, uma melhora dessas questões avaliadas com o tratamento da dermatose, em especial com o uso dos biológicos. Conclusão: é de extrema importância ter uma perspectiva mais abrangente de intervenção nos pacientes com psoríase, a qual vai desde uma terapia medicamentosa até uma possível psicoterapia, caso seja necessário. Para que assim, seja obtido um sucesso maior no tratamento, com controle das lesões, melhora da qualidade de vida, da autoestima, das relações interpessoais e das questões psiquiátricas, se existentes.
Atresia de esôfago e de duodeno: Relato de caso
Considerada um defeito congênito, a atresia é uma malformação caracterizada pela obstrução do lúmen de uma víscera oca com diagnóstico clínico-radiológico e tratamento cirúrgico. A atresia esofágica e a atresia duodenal separadas possuem relativamente baixa incidência na população, entretanto 3% a 6% dos pacientes com atresia esofágica manifestam atresia duodenal associada, apresentando uma condição rara. O quadro clínico pode apresentar manifestações clínicas de ambas as malformações, como dificuldade de amamentação com engasgo e tosse, cianose, distúrbio respiratório e vômitos biliosos nas primeiras 24-48h de vida. O diagnóstico é realizado após a confirmação visual das atresias através de exames radiológicos, porém uma forte suspeita pode ser levantada no pré-natal se identificados sinais de malformação gastrointestinal associado a polidramnia. A abordagem cirúrgica desse quadro pode ser feita sequencialmente, resolvendo uma atresia por cirurgia, ou simultânea, sendo resolvida ambas atresias em uma mesma cirurgia, sendo esta última a opção mais segura. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de um recém-nascido portador de ambas atresias com o objetivo de contribuir para o registro desta condição na literatura médica.
Atuação do cirurgião dentista frente ao HIV/AIDS e os estigmas relacionados ao atendimento da Pessoa Vivendo com HIV/AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma questão de saúde pública a décadas, e por mais que hoje em dia o paciente consiga conviver com a doença existem estigmas a cerca dela, estigmas esses que muitas vezes impedem o paciente de garantir sua qualidade de vida, o cirurgião dentista tem um papel fundamental na vida da pessoa vivendo que vive com HIV/AIDS (PVHA) desde o seu diagnostico até a conservação de saúde. O objetivo desse trabalho foi salientar a importância da saúde oral na qualidade de vida da PVHA e a capacidade da profissional frente esse grupo de paciente fazendo uma revisão de literatura de artigos de estudos transversais que apontem a importância do cirurgião dentista na qualidade de vida da PVHA, os estigmas sofridos por esses pacientes pelo profissional da odontologia e a capacitação do estudante de odontologia e cirurgião dentista de lidar com esse grupo de paciente. A conclusão do trabalho foi que a PVHA tem necessidades especiais em seu atendimento para além de manifestações orais e biossegurança, a necessidade e empatia e preocupação com seu psicológico, ainda existem estigmas na relação do cirurgião dentista com PVHA que só podem ser solucionadas com melhorias na estratégia de educação sobre o tema possibilitando a humanização do atendimento da PVHA.
Atuação do cirurgião-dentista no aleitamento materno afim de prevenir maloclusões: Revisão de Literatura
Esta revisão narrativa de literatura, tem o objetivo de abordar a importância do cirurgião-dentista para a conscientização, orientação e capacitação da gestante quanto ao aleitamento materno. Uma correta orientação desde o pré-natal sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno são fundamentais para o alcance de saúde bucal tanto da gestante quanto da criança. É papel do cirurgião-dentista incentivar a amamentação como coadjuvante no processo de saúde geral da criança e da mãe, não apenas visando o sistema estomatognático, mas também todos os sistemas que constituem o organismo humano. Essas orientações e estímulo ao aleitamento materno devem ocorrer mesmo no contexto atual da pandemia do COVID19. Sendo assim, verifica-se através de evidências científicas, a importância da orientação da gestante para a manutenção de hábitos positivos, tanto para sua saúde oral, como da criança, promovendo a prevenção de futuros atos deletérios e consequentemente problemas de maloclusões.