REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

HIPOTERMIA TERAPÊUTICA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE EM CASOS DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO-ISQUÊMICA EM RECÉM-NASCIDOS

2024
Graduação
Medicina
TCC

BEBBER, Julia Carvalho; da CUNHA, Renata Muniz; GUIMARÃES, Taísa de Mello. HIPOTERMIA TERAPÊUTICA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE EM CASOS DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO-ISQUÊMICA EM RECÉM-NASCIDOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Unigranrio Afya, Duque de Caxias, 2024. A hipotermia terapêutica é implementada visando neuroproteção em pacientes que receberam diagnóstico de encefalopatia hipóxico-isquêmica. Em grande parte das unidades hospitalares, é realizada em maiores de 36 semanas de idade gestacional e dentro das 6 horas após a ocorrência do insulto perinatal. O objetivo deste trabalho é elaborar uma revisão de literatura a respeito da hipotermia induzida como forma de tratamento adjuvante em casos de encefalopatia hipóxico-isquêmica. Foi feito um levantamento bibliográfico por meio das plataformas PubMed, Cochrane, Scielo e CAPES e realizada uma revisão narrativa da literatura com abordagem descritiva e exploratória. Observaram-se pequenas diferenças nos estudos, como o período de início da terapia, preservando-se a intenção de atuar na janela terapêutica; tipos de técnica de resfriamento utilizadas; e possíveis riscos do procedimento. A idade gestacional a partir de 36 semanas foi um dos critérios de elegibilidade da população para o procedimento. Conclui-se que a hipotermia terapêutica permanece sendo adotada por mostrar-se eficaz como forma de diminuir tanto a mortalidade como a morbidade neurológica e sequelas a longo prazo, como paralisia cerebral, atraso global do desenvolvimento e epilepsia.

Orientador(es):
Dra. Verônica Medeiros Silva Araujo
Autor(es):
Julia Carvalho Bebber, Renata Muniz da Cunha e Taísa de Mello Guimarães
Palavras-chave:
Asfixia perinatal. Resfriamento. Lesão hipóxico-isquêmica. Neuroproteção. Neurodesenvolvimento
downloaddownload

HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS: uma análise comparativa entre dois relatos de casos associado a uma revisão da literatura não sistemática

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A histiocitose de células de Langerhans é uma doença rara caracterizada pela proliferação clonal e infiltração de células dendríticas nos tecidos do corpo. Possui uma apresentação clínica variável e pode mimetizar várias outras doenças dependendo do sistema orgânico envolvido. Objetivos: Realizar uma revisão não sistemática da literatura sobre a histiocitose de células de Langerhans, correlacionando com os casos relatados. Métodos: Foram selecionados, incialmente, 31 artigos científicos nos idiomas espanhol e inglês da plataforma de base de dados do Pubmed, Scielo e BVS entre o período de 2013 a 2021. Sendo escolhidos, ao final, 10 artigos que englobam as atualizações mais recentes para construção da revisão bibliográfica. Resultados: Foi demonstrado a variedade de manifestações clínicas, exemplificadas pela comparação de dois casos clínicos, tendo o acometimento ósseo em criança maior de 2 anos como principal manifestação da doença e com curso mais comumente benigno. Comparado com uma apresentação multissistêmica em um recém-nascido que iniciou com acometimento cutâneo e obteve mau prognóstico. Além disso, se tornou claro o atraso no desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e terapêuticos. Conclusões: A histiocitose de células de Langerhans é uma doença pouco discutida na prática clínica, que tem a capacidade de acometer qualquer órgão do corpo humano. O osso é o órgão mais comumente envolvido e pode ser o primeiro ou o único acometimento da doença. Devido à raridade dessas lesões, a falta de familiaridade pode levar a diagnósticos incorretos ou atrasos no diagnóstico e tratamento.

Orientador(es):
Professor André Pessoa e Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Emanoella Vieira Martins e Renata de Oliveira Mello
Palavras-chave:
histiocitose, manifestações clínicas, doença rara
downloaddownload

Harmonização orofacial: o uso do ácido hialurônico no rejuvenescimento e embelezamento facial

2021
Graduação
Odontologia
TCC

Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.

Orientador(es):
Fernando José Combat Fadel Filho
Autor(es):
Flávia Mello de Carvalho; João Paulo Rodrigues Peres
Palavras-chave:
envelhecimento; ácido hialurônico; rosto harmônico; harmonização orofacial; preenchimento dérmico; embelezamento.
downloaddownload

Higiene bucal da criança na educação básica

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A falta de conhecimento sobre a educação da higiene bucal tem sido observada nas famílias que vivem em áreas desassistidas pelo poder público, entretanto, a Estratégia Saúde da Família tem tido um importante papel na assistência desse grupo, inserindo-o no contexto da saúde odontológica. Este estudo tem como finalidade demonstrar a importância da participação dos pais/ genitores na educação básica da higiene bucal de crianças, a nível escolar e clínico. Os pais\genitores devem participar na educação de higiene bucal para que haja o prosseguimento da aprendizagem de saúde bucal conseguida pelas crianças no ambiente escolar. Pode ser concluído que há necessidade de uma construção cultural no tocante à higiene bucal nas famílias. Existe a necessidade de se expandir o letramento em higiene bucal para os pais/genitores.

Orientador(es):
Leila Maria Chevitarese de Oliveira
Autor(es):
Thiago de Salles dos Santos
Palavras-chave:
Crianças; higienebucal; país/genitores.
downloaddownload

Hipofosfatasia – aspectos históricos e revisão bibliográfica dos últimos 9 anos

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução A hipofosfatasia é uma doença óssea metabólica rara, de etiologia genética, porém com grande variabilidade na expressividade clínica e diagnóstico através de métodos frequentemente acessíveis e amplamente disponíveis. Objetivos Elucidar aspectos históricos da doença e realizar uma revisão bibliográfica dos últimos nove anos da literatura científica. Métodos A revisão da literatura foi iniciada a partir de uma busca no banco de dados PubMed, utilizando as palavras-chave "hipofosfatasia" e "raquitismo". Ao todo, foram encontrados 193 artigos desde a primeira publicação. Foi realizada a leitura do título e do abstract, sendo selecionados inicialmente 65 artigos que abordavam diretamente a doença, a fosfatase alcalina ou ambos. Posteriormente, dentre esses artigos selecionados, foram lidos todos os 65 artigos e feito um recorte histórico dos últimos nove anos, utilizando principalmente os artigos publicados neste período. Discussão A hipofosfatasia pode manifestar-se com quadros desde assintomáticos até potencialmente fatais. Apesar do diagnóstico ser realizado há décadas, o tratamento sempre se baseou no manejo de suporte. Recentemente, com o surgimento da terapia por reposição enzimática com a fosfatase alfa, comercialmente disponível como Strensig, grandes avanços ocorreram. Conclusões A hipofosfatasia é uma doença multisistêmica capaz de afetar todas as faixas etárias. Conhecer esta doença é de grande importância não apenas para médicos, mas também para odontólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, visto que o tratamento multidisciplinar implica na melhor assistência ao paciente.

Orientador(es):
Professor Flávio Roberto Sztajnbok
Autor(es):
Enrique Moreira Cruz Miranda
Palavras-chave:
hipofosfatasia, raquitismo, osteomalácia, genética, fosfatase alcalina, diagnóstico.
downloaddownload

IMPACTOS OCULTOS DA PANDEMIA: DESVENDANDO O DUPLO DESAFIO ENTRE TUBERCULOSE E COVID-19

2024
Graduação
Medicina
TCC

A tuberculose (TB) é uma doença conhecida mundialmente desde o século XIX pelas elevadas taxas de mortalidade, sendo nomeada, no princípio, como “peste branca”. No século XX, foi observado que a medida que a condição de vida das populações de tuberculose no Brasil e no mundo durante esse período.5 O impacto da pandemia também foi observado no Brasil, pois houve uma grande queda no número de pessoas diagnosticadas com a doença nos anos de 2020 em comparação ao ano de 2019. No primeiro ano da pandemia ocorreu uma redução de 12,1% no coeficiente de incidência da tuberculose, passando de 37,9 casos a cada 100 mil habitantes em 2019 para 33,3 casos a cada 100 mil habitantes em 2020. No ano de 2021 foram registrados 34,9 casos a cada 100 mil habitantes, em 2022, 36,3 casos evidenciando um valor inferior aos anos pré-pandêmicos. melhorava, havia redução da incidência e da mortalidade relacionada a essa doença. 1 No início da década de 1980, a TB aumentou, globalmente, devido à emergência da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) nos países com alta renda e, nos países de baixa renda, devido à crescente pobreza e do processo de urbanização ambicioso e sem controle, associado a desestruturação dos serviços de saúde e dos programas de controle da tuberculose. 1 Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a tuberculose como uma epidemia global. 2 A TB tem como agente etiológico sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. coprae. O M. tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch, é considerado a espécie mais relevante para a saúde pública. O Bacilo de Koch é um Bacilo Álcool-Ácido Resistente (BAAR), aeróbico, com parede celular abundante em lipídeos (ácido micólicos e arabioogalactano), fino, pouco curvo e mede aproximadamente de 0,5 a 3 μm. 1,3 A transmissão ocorre pelo sistema respiratório, através da inalação de aerossóis pelas vias aéreas que são expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com TB pulmonar ou laríngea. Destaca-se que as duas formas de TB ativas capazes de transmitir a doença são essas.3 No Brasil, há uma dicotomia social que deve ser considerada ao avaliar os altos índices de TB no país. A miséria e a fome vulnerabilizam as pessoas, aumentando o risco de infecção por esta doença, assim como a interrupção ao seu tratamento.4 Segundo a OMS5 (2022), em seu Relatório Global da Tuberculose, esta é descrita como “doença transmissível, sendo uma das principais causas de problema de saúde e morte em todo mundo até a pandemia do Corona Vírus Disease (COVID)-19, ficando acima do HIV/AIDS como principal causa de morte por um único agente infeccioso”. As principais conclusões deste relatório relatam sobre o impacto prejudicial da pandemia de COVID-19 no acesso ao diagnóstico e tratamento da TB, que provocou uma grande queda global no número de pessoas tratadas e diagnosticadas. A OMS ratificou a existência de uma lacuna no alcance das metas para redução do coeficiente de incidência

Orientador(es):
Dra. Raquel Fernandes de Barros Noboa e Dra. Marcia Silveira Ney
Autor(es):
Heloisa Griese Luciano dos Santos e Rodolfo Matias de Melo
Palavras-chave:
downloaddownload

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM PACIENTE JOVEM – UM RELATO DE CASO

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O Infarto agudo do miocárdio é uma doença muito prevalente no Brasil e em todo o mundo, sendo considerado a patologia responsável pelo maior número de óbitos no país. Apesar de muito prevalente e letal, um subgrupo específico, dos pacientes abaixo dos 40 anos, acaba por não receber plena atenção em casos suspeitos de síndrome coronariana, podendo levar à um prejuízo imensurável na vida do paciente. Objetivo: Informar os aspectos relacionados a doença, principalmente nessa faixa etária, e reiterar a necessidade de abordagem precoce. Método: Visando o adequado embasamento dos aspectos das doenças e das diferenças entre determinados subgrupos, foi realizada uma pesquisa por artigos científicos na base de dados do PubMed e de diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do European Heart Journal. Relato de caso: O caso relatado é de um paciente de 37 anos, eutrófico, com prática frequente de atividade física cuja história familiar, no entanto, demonstrava casos de eventos trombóticos em idade precoce. A despeito do reconhecimento e intervenção precoces, o paciente cursou com importante perda funcional, causando prejuízo mesmo nas atividades cotidianas e um possível prejuízo nas atividades laborais. Conclusão: O caso demonstra, portanto, a necessidade de atentar ao diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, mesmo em pacientes fora da faixa etária mais comumente acometida, e instituir a terapia o mais rápido possível, reduzindo a morbimortalidade da condição, além de minimizar prejuízos financeiros, tanto para o paciente, quanto para o sistema público de saúde e previdenciário.

Orientador(es):
Professor Onilmar Kohler
Autor(es):
Iago de Paula Kapps da Silveira, Raphael Alves Moirinho e Thiago Enéas P. Rodrigues
Palavras-chave:
Infarto agudo do miocárdio. Síndrome coronariana aguda. Pacientes jovens
downloaddownload

INFECÇÃO PUERPERAL: RELATO DE CASO

2022
Graduação
Medicina
TCC

O período pós-parto, o puerpério, é referente ao tempo após o parto em que as alterações fisiológicas maternas retornam ao estado não gravídico. Algumas complicações e transtornos podem ocorrer neste período, umas dessas complicações é a infecção puerperal. A infecção puerperal é classificada como qualquer infecção bacteriana do trato genital feminino no período pós parto recente, e possui altas taxas de morbimortalidade materna juntamente com síndromes hipertensivas e síndromes hemorrágicas. Fatores anteparto e intraparto são propícios a casos de infecção puerperal. Dentre os principais fatores predisponentes podemos listar a rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, manipulação vaginal excessiva (toques), más condições de assepsia, doenças clínicas maternas como diabetes mellitus e AIDS, vulvovaginites, trauma cirúrgico, parto cirúrgico, retenção de restos ovulares, desnutrição e obesidade. A partir de um relato de caso pesquisaremos as causas mais recorrentes deste tipo de infecção, diagnóstico, prevenção, tratamento e complicações.

Orientador(es):
Prof.ª Simone Ramos Castello
Autor(es):
Dafne Oliveira Moraes Antunes
Palavras-chave:
infecção puerperal, puerpério imediato, causas de infecção puerperal
downloaddownload

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA NA COVID-19

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Tem sido observado em pacientes com pneumonia por SARS-Cov-2 a ocorrência de injúria renal aguda, sendo necessários cuidados em terapia intensiva e diálise. O envolvimento renal é comumente associado à infecção pelo COVID-19 e denota um péssimo prognóstico e um aumento na morbimortalidade da doença. Objetivos: dissertar e pontuar pontos importantes sobre as duas doenças separadamente, e, por conseguinte, correlacionar a injúria renal aguda com a COVID-19, destacando características importantes desse agravo. Métodos: revisão bibliográfica não sistemática da literatura abordando a relação entre o novo SARS-CoV-2, responsável pelo COVID-19, e a ocorrência de injúria renal aguda em alguns pacientes, e suas consequências clínicas. A fim de analisar dados presentes em na literatura, foram selecionados artigos presentes nas plataformas Google Acadêmico, UpToDate e Pubmed utilizando os seguintes termos: “SARS-CoV-2 renal tropism”, “coronavirus nephropathy”, “renal function in COVID-19”, “acute renal injury on COVID-19”, “insuficiência renal na covid-19”, “coronavirus infection”, “renal complications in COVID-19”. Resultados: Foi evidenciado que a disfunção orgânica nos pacientes hospitalizados por COVID-19 é de aproximadamente 33%, sendo a lesão renal aguda responsável por acometer cerca de 7%. Destes, a taxa de mortalidade foi superior a 90%. Estudos observacionais mostraram que a injúria renal aguda foi observada em 32-37% dos pacientes. 12-15% dos pacientes necessitaram de diálise, sendo a taxa de mortalidade dos que necessitaram de terapia intensiva mais alta. Conclusões: Foi observado que a insuficiência renal aguda é um achado comum entre pacientes hospitalizados com COVID-19, conferindo um mau prognóstico para a doença. Serão necessários mais estudos para compreender melhor a sua fisiopatologia, para que seja possível melhorar a sobrevida dos indivíduos acometidos.

Orientador(es):
Professor Fabricio Guimarães Bino
Autor(es):
Ana Paula Ribeiro Pires, Giovanna Figueiredo Ottati Silva e Raphaela Ferreira Martins Paes
Palavras-chave:
Injúria renal aguda, COVID-19, Nefropatia, Coronavírus
downloaddownload

Idosos e distanciamento social: O avanço da sarcopenia devido a medidas restritivas

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Sarcopenia é uma patologia associada à idade que tem seu começo no início da quarta década de vida. É caracterizada pela perda de massa muscular, força, qualidade e/ou quantidade de tecido, levando a alta debilitação em adultos e, principalmente, idosos. Em tempos de pandemia por COVID-19 com isolamento social espera-se que a permanência prolongada em casa, possa causar evolução precoce da sarcopenia. Objetivos: Identificar as principais alterações comportamentais que estimulem precocemente o agravo da sarcopenia dentro do período de isolamento social, com intuito de avaliar a viabilidade de aplicação de medidas domiciliares para prevenção. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre a relação entre as medidas restritivas para COVID-19 com o avanço do quadro de sarcopenia em idosos, a partir da busca e coleta de trabalhos científicos nas principais plataformas da literatura médica global, sendo excluídos da pesquisa os trabalhos com data de produção anterior ao ano de 2001. Resultados: Foram encontrados 23 trabalhos, incluindo artigos publicados em revistas científicas, periódicos, guidelines publicados por academias internacionais de geriatria, gerontologia, endocrinologia, além de apresentações de congressos e conteúdo de livros de Geriatria. Conclusões: Dentre todas as causas conhecidas para sarcopenia, existem as mutáveis que podem ser manipuladas através de exercício resistido e dieta, sendo assim mesmo em restrição domiciliar é possível que medidas preventivas sejam tomadas para evitar evolução precoce.

Orientador(es):
Prof. André Luiz de Campos Pessôa
Autor(es):
Luis Henrique Cruz de Souza Carvalho e Pedro Ygor da Costa Ferreira
Palavras-chave:
Sarcopenia. COVID-19. Isolamento social. Massa muscular. Sedentarismo. Exercício resistido
downloaddownload

Implante imediato na área estética: uma revisão de literatura

2020
Graduação
Odontologia
TCC

Ao longo da história, a implantodontia adaptou-se às novas necessidades e na busca de reabilitação estética e funcional, exigidas tanto pelos pacientes quanto por evoluções das técnicas e dos materiais. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar, com embasamento científico, os principais fatores para aquisição de sucesso na instalação de implante imediato em área estética. Este estudo traz uma revisão da literatura. Foram descritos os critérios mais importantes para a colocação de implante imediato (exodontia minimamente traumática, o diâmetro do implante, o tipo de conexão protética, a técnica cirúrgica sem elevação do retalho muco periosteal, approach palatino, e o preenchimento alveolar). Apesar das altas taxas de sobrevivência dos implantes dentários, podem ocorrer falhas, principalmente durante a cicatrização inicial e após o primeiro ano de carregamento. No entanto, complicações também surgem durante a fase de manutenção dos implantes.

Orientador(es):
Viviane Abreu de Souza Pereira
Autor(es):
Ludmila Pedroso Silveira
Palavras-chave:
Implantodontia; Estética; Implante.
downloaddownload

Importância da prótese provisória na reabilitação oral: uma revisão da literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

As próteses provisórias fazem parte de uma importante etapa intermediária da reabilitação oral, enquanto se aguarda pela confecção das próteses definitivas. Nesse intervalo de tempo, elas oferecem o restabelecimento de dentes parcialmente destruídos ou repõem dentes ausentes. Desta forma, para o sucesso do tratamento e a obtenção de resultados finais, estabelecer o protocolo adequado com a escolha das técnicas e materiais a serem utilizados é imprescindível. Diante da relevância da confecção das próteses provisórias, este estudo tem por objetivo, por meio de uma revisão da literatura, ressaltar a importância da confecção de um provisório de qualidade no processo de reabilitação oral, considerando aspectos mecânicos, estéticos e funcionais em função da escolha da técnica e dos materiais utilizados. Destarte, foi possível verificar que as próteses provisórias quando bem feitas e adaptadas corretamente são capazes de fornecer inúmeras vantagens durante a reabilitação oral. No entanto, para o sucesso das mesmas, é necessário compreender as técnicas disponíveis e selecionar a que melhor se adapta ao caso em questão. Portanto, a técnica para fabricação da prótese provisória e o material utilizado devem ser bem escolhidos pelo profissional, conforme a complexidade da reabilitação e o tempo em que as mesmas atuarão na função, permitindo ao profissional alcançar uma maior previsibilidade do resultado final com a possibilidade de avaliar e adaptar o planejamento e a técnica utilizada.

Orientador(es):
Prof. Dr. Bruno Audi Von Haehling Lima
Autor(es):
Ítalo da Cunha Dantas
Palavras-chave:
downloaddownload

Infarto agudo do miocárdio na gestação e puerpério

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O infarto agudo do miocárdio na gravidez e puerpério, apesar de raro, necessita de maior estudo para uma abordagem mais eficaz. Objetivos: Compreender as alterações fisiológicas, os fatores que contribuem para o evento nesta fase, visando um diagnóstico precoce e uma condução adequada desta emergência. Métodos: Este trabalho consiste em uma revisão de literatura qualitativa e aprofundada sobre o infarto agudo do miocárdio em gestantes e puérperas, abordando o sistema cardiovascular neste período, fatores de risco comportamentais e constitucionais, diagnóstico e conduta médica. Resultados: Existem alterações fisiológicas da gravidez que, somadas a fatores de risco externos, podem aumentar o risco de isquemia cardíaca. O diagnóstico inicial deve ser realizado com exame clínico, eletrocardiograma e enzimas cardíacas. O ecocardiograma é de grande auxílio. A angiografia coronária confirma o diagnóstico final. Ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre as medicações, mas, em geral, seguem as mesmas diretrizes terapêuticas. A angioplastia coronária primária é considerada padrão-ouro. Discussão: Os fatores de risco foram semelhantes nos artigos revisados. Os exames diagnósticos são similares, porém apresentam particularidades. Houve consenso nos artigos de que a troponina é o marcador mais indicado e que o eletrocardiograma pode apresentar alterações sugestivas de infarto. No tratamento, a maior dificuldade reside em garantir o uso seguro das medicações durante a gestação e amamentação. Conclusão: Ainda há pouca pesquisa sobre o tema, especialmente no que tange à terapêutica com medicamentos.

Orientador(es):
Professor Geraldo Branco de Assis Filho
Autor(es):
Fernanda Almenara Silva dos Santos Gondim; Roberta Monteiro de Souza
Palavras-chave:
gravidez, puerporio, infarto agudo do miocardio, mulher cardiopata.
downloaddownload

Infecção odontogênica e sua disseminação para os espaços fasciais: revisão de literatura

2021
Graduação
Odontologia
TCC

As infecções odontogênicas são aquelas originadas dos tecidos dentais e de suporte, podendo se disseminar para os espaços fasciais subjacentes, tornando-se complexas.¹ Os sinais clínicos e sintomas mais comumente relatados são: edema, dor no assoalho bucal, febre, disfagia, odinofagia, sialose, trismo, odontalgia e respiração fétida.² As infecções que se disseminam além das estruturas periodontais para espaços fasciais adjacentes costumam ser tratadas pelos procedimentos de incisão e drenagem (I&D), assim como pela extração da causa da infecção(extração dentária, tratamento endodôntico ou curetagem gengival). Em casos mais severos a terapia é acompanhada de antibioticoterapia e cuidados de suporte.¹ Para que se evite que as infecções odontogênicas evoluam para casos mais severos, o manejo destas deve ser muito bem compreendido pelo clínico e pelo cirurgião bucomaxilofacial, buscando encontrar um padrão de atendimento para resolução destes casos.¹ Determinar a gravidade da infecção,avaliar o estado dos mecanismos de defesa do hospedeiro e determinar quando o paciente deve ser tratado por um cirurgião-dentista clínico ou cirurgião oral e maxilofacial são os princípios mais importantes para o controle bem sucedido da infecção. Contudo, existem outros princípios que serão discutidos.¹ O objetivo geral deste presente estudo é destacar a importância de um correto diagnóstico para que seja realizada uma adequada forma de tratamento, oferecendo ao paciente o melhor prognóstico possível por parte do cirurgião-dentista. Dessa forma, evitando que casos brandos evoluam para casos mais severos de infecção devido a falhas de atendimento por parte do profissional.

Orientador(es):
Danielle Araújo Martins
Autor(es):
Vinícius Costa da Rocha
Palavras-chave:
edema, dor no assoalho bucal, febre, disfagia, odinofagia, sialose, trismo, odontalgia e respiração fétida.
downloaddownload

Infecção pela covid-19 e gestação: relato de caso

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A síndrome respiratória aguda grave causada pelo Coronavírus-2 (SARS-CoV-2) pode provocar um quadro respiratório agudo grave em gestantes previamente hígidas. Objetivos: Analisar por meio de relato de caso a gravidade da doença durante a gestação pelo risco de desfecho desfavorável materno e fetal. Determinar que mesmo na ausência de intercorrências em gestações anteriores ou a presença de doenças de bases que caracterizariam como uma gestação de alto risco a evolução isolada com SRAG podem desencadear desfechos negativos para a gestação, o parto e o pós-parto. Métodos: Revisão não sistemática da literatura sobre infecção pelo COVID-19 em gestantes, através de um relato de caso ocorrido no HEAPN em 2020. Resultados: O caso relatado e os poucos artigos encontrados descrevem a gravidade da evolução clínica da COVID –19 para a gestante e feto. Entre tais complicações, principalmente pela interrupção precoce da gestação, podemos citar hemorragia, parada cardiorrespiratória, coma e até mesmo óbito materno e fetal. Conclusões: Os resultados encontrados sugerem que apesar de intensas intervenções após o contágio com o vírus, não foram capazes de impedir o comprometimento da saúde materna.

Orientador(es):
Professora Carla Andrade Nunes
Autor(es):
Beatriz Alves Abreu; Sabrina Ferreira de Barros
Palavras-chave:
Gestante. COVID-19. Complicações. Gestação.
downloaddownload

Influência do pH na solubilidade de cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio

2023
Graduação
Odontologia
TCC

O objetivo do presente estudo foi de analisar a influência do pH na solubilidade de cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio (AH Plus Bioceramic e o Bio-C Sealer). Metodologia: Corpos de prova dos cimentos AH Plus Bioceramic e Bio-C Sealer foram preparados e escaneados em um micro-CT. Posteriormente, os corpos de prova foram imersos individualmente em frascos plásticos e armazenados a 37ºC em água destilada com pHs 5 ou 7, por 24 horas e 7 dias. Após imersão em água destilada os corpos de prova foram novamente escaneados e a solubilidade foi calculada como porcentagens da massa original. O teste de Lilliefors revelou que os dados foram normalmente distribuídos; assim, a análise estatística foi realizada usando o teste t independente assumindo um erro alfa de 5%. Resultados: Não foram observadas diferenças na variação volumétrica entre o AH Plus Bioceramic e o Bio-C Sealer para ambos os valores de pH (P>.05). Além disso, não foram observadas diferenças para um mesmo cimento quando os diferentes valores de pH foram comparados (P>.05). Conclusão: A solubilidade do AH Plus Bioceramic e do Bio-C Sealer foram similares. O pH não influenciou diretamente a solubilidade dos cimentos endodônticos testados.

Orientador(es):
Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
Autor(es):
Bruna Goulart Ribeiro; Carolina dos Santos Lima
Palavras-chave:
pH, solubilidade, silicato de cálcio, endodontia
downloaddownload

Influência do tabagismo na periodontite

2022
Graduação
Odontologia
TCC

Neste trabalho visamos apresentar a definição de periodontite e sua relação com a saúde sistêmica, descrever os malefícios provenientes do tabagismo, tanto no indivíduo como um todo, como na cavidade oral, no periodonto e agravado nas doenças periodontais. Além de relatar as respostas da terapia do tratamento periodontal em pacientes fumantes. A doença periodontal é um processo inflamatório no tecido periodontal de suporte, podendo ser uma inflamação gengival reversível (gengivite) ou irreversível, quando há uma perda de inserção dos tecidos conjuntivos e perda óssea (periodontite). A periodontite pode se relacionar com o tabagismo, alcoolismo, outras doenças e higiene bucal deficiente. O cigarro é categorizado como principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais. Além disso, os resultados do tratamento de doença periodontal em tabagistas apresentam maior recessão gengival e menor ganho de inserção clínica. O tratamento de doença periodontal em tabagistas pode ser cirúrgico ou não cirúrgico. O tabagismo afeta o ambiente oral, vascularização dos tecidos gengivais, respostas imune e inflamatória e o potencial de cicatrização do tecido conjuntivo periodontal, interferindo negativamente na resposta do paciente ao tratamento. A influência do tabagismo na doença periodontal deve ser considerada pelos cirurgiões dentistas e pacientes tanto durante tratamento periodontal ativo como nas manutenções de saúde oral.

Orientador(es):
Marcela Melo dos Santos
Autor(es):
Beatriz Guarnido Sartori Chede; Maria Eduarda Arrochellas Correa de Oliveira
Palavras-chave:
downloaddownload

Inovações tecnológicas na odontologia esportiva

2023
Graduação
Odontologia
TCC

Este trabalho apresenta as inovações tecnológicas que têm revolucionado a odontologia esportiva nos últimos anos. Com o interesse crescente pela saúde bucal dos atletas, avanços tecnológicos têm permitido diagnóstico mais preciso, tratamento personalizado e prevenção de lesões. Serão abordadas algumas das principais inovações, seus benefícios e as perspectivas futuras para a área. Destaca-se o uso de scanners intraorais e impressoras 3D para a obtenção de modelos dentários e confecção de protetores bucais personalizados. A análise de imagens digitais e a inteligência artificial têm contribuído para a avaliação da oclusão dentária e o desenvolvimento de planos de tratamento personalizados. A integração de tecnologias digitais nas equipes esportivas possibilita um cuidado mais eficiente e contínuo. As perspectivas futuras incluem o uso de análise de dados e a colaboração entre odontologia e equipes esportivas para melhorias ainda mais significativas na área.

Orientador(es):
Ricart Gil Macedo
Autor(es):
Juliana Antunes Oliveira
Palavras-chave:
downloaddownload

Intercorrências comuns em cirurgia oral menor: Revisão de literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A cirurgia oral menor é um ramo da odontologia que se dedica ao tratamento de problemas e condições relacionados à boca, maxilares e tecidos moles adjacentes por meio de intervenções cirúrgicas de pequeno porte. Esses procedimentos são geralmente realizados no consultório odontológico e não requerem hospitalização. As cirurgias orais menores abrangem uma variedade de intervenções, incluindo extração de dentes impactados (principalmente os terceiros molares ou "sisos”), extração de dentes com cárie avançada, remoção de cistos e tumores benignos, tratamento de lesões e infecções bucais, biópsias de tecidos, entre outros. Tais procedimentos podem levar a diversas intercorrências trans e pós-operatórias que tornam os desafios mais complexos nos sentidos de tratamento e prevenção dessas complicações. A melhor maneira de lidar com essas intercorrências é a prevenção, que para tal, faz-se necessários toda uma minuciosa avaliação pré-operatória para que o planejamento cirúrgico seja conduzido com rigor e eficiência, reduzindo assim, a incidência das mesmas. Dentre as intercorrências mais comuns estão: parestesia, comunicação buco-sinusal, hemorragias, fratura radicular, laceração de tecido mole e, a menos incidente e mais complexa, fratura mandibular. O planejamento e o conhecimento da região bucal tornam a cirurgia mais segura, uma vez que seja qual for a intercorrência, o profissional possui como dever estar encarregado de conduzir e resolver o incidente da maneira mais correta, segura e confortável para o paciente. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é, descrever, através de uma revisão de literatura, as intercorrências mais comuns em cirurgia oral menor.

Orientador(es):
Prof.º Dr.º Walgter Arthur Silva VAlente
Autor(es):
Gabriel Borges Oliveira da Silva; Marus Vinicius Galdino Castro; Pedro Henrique MAciel Casaes de Almeida
Palavras-chave:
Complicações; Cirurgia Oral; Intercorrências.
downloaddownload

Intercorrências do ácido hialurônico (AH) na harmonização orofacial (HOF)

2023
Graduação
Odontologia

A busca pela aparência facial esteticamente agradável, tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade contemporânea. Nesse contexto, a harmonização orofacial surge como uma abordagem promissora, utilizando o ácido hialurônico (AH) como um dos principais recursos para alcançar resultados satisfatórios. No entanto, apesar dos benefícios evidentes, o uso do ácido hialurônico (AH) pode estar associado a intercorrências e complicações que merecem uma atenção especial. Este trabalho tem como objetivo analisar as intercorrências relacionadas ao ácido hialurônico (AH), na harmonização orofacial, por meio de uma abordagem prospectiva. Inicialmente, foi realizado um levantamento das principais intercorrências associadas ao uso do ácido hialurônico (AH) na harmonização orofacial. Dentre as complicações mais comuns estão: edema, equimose, eritema, sensibilidade local, assimetrias, nódulos, vascularização comprometida, reações inflamatórias e infecções. Em seguida, foram identificados os fatores de risco que podem contribuir para o surgimento dessas intercorrências. Dentre eles, destacam-se a técnica inadequada de aplicação, a qualidade do produto utilizado, a escolha inadequada do paciente, a presença de doenças sistêmicas e a falta de conhecimento e experiência do profissional. Foi realizada também uma análise dos métodos de prevenção e manejo das intercorrências, incluindo o uso de produtos tópicos, terapia medicamentosa, massagens e procedimentos complementares. Por fim, concluiu-se que, embora o ácido hialurônico (AH) seja amplamente utilizado na harmonização orofacial, é essencial ter uma compreensão abrangente das possíveis intercorrências e saber como preveni-las e gerenciá-las. A realização de uma avaliação minuciosa dos pacientes, a aplicação correta da técnica e o acompanhamento adequado pósprocedimento também são fundamentais para reduzir os riscos e garantir resultados satisfatórios.

Orientador(es):
Sandra Albuquerque
Autor(es):
Ludmilla Baracho; Maria Luíza Botti
Palavras-chave:
harmonização orofacial, ácido hialurônico (AH), intercorrências, complicações, manejo, hialuronidase.
downloaddownload

Intercorrências relacionadas a cirurgias de bichectomia

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A bichectomia é um procedimento estético cada vez mais popular, realizado com o intuito de reduzir o volume da face, melhorar a aparência facial, tratar possíveis defeitos orais ou melhorar a função mastigatória. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia está associada a uma série de possíveis intercorrências e complicações. Esta discussão tem como objetivo analisar as intercorrências mais comuns relacionadas à bichectomia e explorar as abordagens terapêuticas utilizadas para seu tratamento.

Orientador(es):
Sandra Regina Fernandes Alburquerque
Autor(es):
Beatriz Reis de Barros Mello; Phoebe Rita Needham Vianna
Palavras-chave:
bichectomia, intercorrências, procedimento cirúrgico, bola de bichat, complicação, tratamento.
downloaddownload

Intervenções para qualidade de vida de idosos

2022
Graduação
Psicologia
TCC

Observa-se que o envelhecimento é uma fase natural da vida e sua proteção é um direito, conforme estabelecido no Art. 8º do Estatuto do Idoso “O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente” (BRASIL, 2003). Segundo a Organização Mundial de Saúde (2002) a idade a partir da qual se é considerado idoso, diversifica entre países desenvolvidos (65 anos) e em desenvolvimento (60 anos). No Brasil, o Estatuto do Idoso, declara como tal os indivíduos a partir dos 60 anos de idade (BRASIL, 2003). Conforme cita Oliveira et al. (2014), o envelhecimento é definido como um processo progressivo, no qual ocorrem alterações biológicas, funcionais, psicológicas, que com o passar do tempo tendem a determinar uma acentuada perda da capacidade que o indivíduo possui de se adaptar ao meio ambiente. Tal processo pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns, e mais rápido para outros (CAETANO, 2006).

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Andreia Silva de Oliveira; Fernanda da Cunha Miralha Vaz; Keila Vasques Guerra Corrêa; Vilma Faria dos Reis Santana
Palavras-chave:
Idodo; qualidade de vida
downloaddownload

Investigação de mutações no Gene K13 associadas à quimiorresistência do plasmodium falciparum à artemisinina em áreas endêmicas angolanas

2020
Graduação
Biomedicina
TCC

O aumento na produção de melanina, causa um descontrole pigmentar chamado hipercromia. Dentre as hipercromias, está o melasma, conhecido pelo surgimento de manchas acastanhadas, de bordas irregulares, porém simétricas na pele, tendo como maior vítima as mulheres, de fototipo mais altos, estando ligado à fatores ambientais, étnicos, hormonais e genéticos. Diversas terapias têm sido usadas no tratamento do melasma para o seu controle. O ácido tranexâmico, vem sendo utilizado como um ativo bastante promissor para o tratamento de hipercromias, sendo um derivado sintético da lisina, capaz de inibir a formação de plasmina. O objetivo principal desse estudo foi através de um levantamento bibliográfico compreender os efeitos do ácido tranexâmico nas diferentes vias de administração no controle do Melasma, entender a fisiopatologia do melasma, compreender o mecanismo de ação e identificar as diferentes formas farmacêuticas e vias de administração e sua ação no melasma. Através da análise dos dados obtidos nesse levantamento bibliográfico, foi possível concluir que o ácido tranexâmico apresenta um grande potencial clareador para o tratamento do melasma nas diferentes vias de administração apresentadas. Porém, se faz necessário mais estudos experimentais para determinar a melhor via de administração, a posologia ideal e resultados do tratamento sendo associado a outros ativos com potencial clareador, a fim de otimizar o uso do ácido tranexâmico no tratamento do melasma.

Orientador(es):
Me. Daniely R. de F. Alves e Me. Raquel Ferreira Chaves
Autor(es):
Ana Beatriz Batista Rodrigues
Palavras-chave:
ácido tranexâmico, melasma, hiperpigmentação, tratamento
downloaddownload

Investigação de polimorfismos

2019
Graduação
Biomedicina
TCC

A malária é uma doença infecciosa causada por protozoário Plasmodium, que por sua vez é transmitido ao humano pela fêmea infectada e infectante do vetor Anopheles. São 7 as espécies de plasmódio causadoras da infecção no homem: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale, P. knowlesi, P.simium e, mais recentemente, P. cynomolgi. Das 6 espécies de plasmódios que causam a doença no homem, o P. vivax é a espécie responsável pelo maior número de casos fora do continente africano, sendo predominante na Região das Américas, representando 74,1% dos casos de malária e 89% dos casos no Brasil. O P. vivax possui uma proteína de adesão chamada Duffy binding protein (DBP) que é muito importante no mecanismo de invasão do parasito no eritrócito. A DBP se liga aos eritrócitos através do receptor DARC do inglês Duffy antigen receptor for chemokines (antígeno Duffy / receptor para quimiocinas). A ligação DBP-DARC é irreversível, portanto os esforços para entender como bloquear essa ligação e impedir que o parasito escape do sistema imune tem sido feitos. Assim, uma boa estratégia é investigar os polimorfismos que ocorrem na região II da DBP, que é a região de ligação com o receptor, e consequentemente região mais polimórfica da proteína. Com esse fim, no presente estudo foram analisadas 216 amostras, 137 da Amazônia Legal e 79 da Mata Atlântica Fluminense e 12 de regiões não brasileiras. Foram identificados 27 polimorfismos, 1 sinônimo e 26 não sinônimos, distribuídos em 21 códons, sendo 17 com troca em um único nucleotídeo (SNP, do inglês Single Nucleotide Polymorphism), 2 códons com substituição em 2 nucleotídeos e 2 códons com substituições nas 3 posições. Os polimorfismos encontrados nos aminoácidos: 417, 419 e 503 já foram descritos e mostraram fazer parte de epítopos que podem alterar o caráter antigênico da DBP. Tais resultados demonstram que alelos polimórficos de vivax estão amplamente distribuídos em diferentes áreas brasileiras e tais variantes deveriam entrar na composição de uma vacina que tenha como alvo a proteína DBP para aumentar a sua eficácia, inclusive em áreas de Mata Atlântica Fluminense

Orientador(es):
Dra. Maria de Fátima Ferreira da Cruz e MSc. Natália Ketrin Almeida de Oliveira
Autor(es):
Lidiane Martins Lima Cury
Palavras-chave:
Malária. Plasmodium vivax. proteína de ligação Duffy
downloaddownload

Isotretinoína: novas facetas de utilização

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A isotretinoína possui notórias propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, antineoplásicas e, certamente, algumas ações ainda desconhecidas. Tais características fizeram que a implementação off-label, da substância, fosse expandida para o uso em mais de 50 doenças dermatológicas não acneicas. Objetivos: Avaliar os benefícios clínicos da terapêutica com o retinoide em outras patologias, além da sua indicação clássica e estimar o conhecimento dos possíveis prescritores a cerca desta. Métodos: Decorreu-se de uma revisão bibliográfica, não sistemática, sobre o tema, a partir de revistas acadêmicas científicas, em adjunto com o livro Azulay Dermatologia, uma das principais referências da área no Brasil. Foi verificada, também, a bula oficial da medicação. Com o intuito de complementar os conhecimentos acerca dos usos da substância, foi realizada uma pesquisa apresentando, como público alvo, médicos e estudantes de medicina. Resultados: Ao analisar 308 participantes, 77,9% (N=240) eram estudantes de medicina e 22,1% (N=68) médicos. Cerca de 22% dos integrantes já haviam feito o uso da isotretinoína, e destes, 90% com a finalidade de tratar a acne. A faixa etária foi dividida entre 18-24 (58,8%), 25- 35 (35,4%) e ≥36 anos (5,8%), mostrando maior predomínio de indivíduos jovens. Apesar de a maioria dos usuários terem apresentado sintomas indesejados, a interrupção da terapêutica foi baixa 7,14% (N=5). Apenas 8,82% dos médicos já receitaram a medicação em estudo, os quais apresentaram o tratamento da acne como principal indicação (37,5%), seguido pela rosácea (25%), anti-age (25%) e, em menor frequência, a hidradenite supurativa (12,5%). Ademais, 91% dos membros da pesquisa afirmaram ter interesse em expandir seus conhecimentos sobre as novas facetas de utilização da sustância. Conclusões: Documentado por meio da pesquisa realizada com profissionais de saúde, o percentual de médicos participantes que anteriormente receitaram a medicação para usos além da acne, apresentou-se pouco expressiva, no entanto, o interesse em adquirir o saber, a respeito da droga, mostrou-se significativo. Portanto a desconstrução de conceitos prévios e desinformações, acerca da medicação, é de grande importância. Isso ocorre, pois um melhor conhecimento sobre a substância facilitará a prescrição da mesma e poderá melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, foi avaliada a relevância da compreensão do emprego da isotretinoína, uma vez que este princípio ativo se apresenta como uma nova opção terapêutica para diversas doenças.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Bárbara Nogueira Naccer; Isadora Cambruzzi
Palavras-chave:
: isotretinoína, off-label, retinóides.
downloaddownload
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.