REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

O papel da doula na redução da violência obstétrica período entre 1994 e 2019

2020
Graduação
Psicologia
TCC

O presente artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a prática de violência obstétrica no Brasil e no mundo, suas formas e os efeitos que causam nas vítimas que vivenciam essa prática em seu período de gestação e como essa prática impacta de forma negativa as mulheres que têm seus direitos negligenciados e violados. A partir daí, mostraremos o papel das doulas na minimização desse impacto na vida das gestantes e como essas acompanhantes tem importância nos métodos de humanização do parto. No decorrer do texto definiremos o papel da doula como acompanhante de parto e mostraremos dados das cesáreas que foram feitas de maneira incorreta, no qual o respeito com a gestante é deixado de lado a princípios médicos considerados “normais” ultrapassam os desejos da parturiente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde foram avaliados artigos da base de dados da Scielo, do período de 1994 a 2019. Os mesmos foram selecionados com o uso das seguintes palavras – chaves: “doula”, “violência obstétrica”, “parteiras” e “humanização do parto” e “psicologia”, estes dois últimos em conjunto na mesma busca, de qualquer área de especialização. Foram excluídos artigos não relacionados ao tema, fora da data delimitada ou em outro idioma que não fosse o português. O texto apresenta-se subdividido em três partes principais. No primeiro momento será apresentado a doula como forma de assistente de parto e sua trajetória histórica no período citado, mostraremos dados quantitativos de formas como a cesárea atinge números consideráveis podendo até ser considerada como um ato epidêmico. Além desses dados iremos por fim, mostrar como o papel da doula é considerado primordial para a redução da violência obstétrica, além de mostrar o como elas são importantes para a gestante a fim de deixa-las mais seguras e com as informações necessárias para o momento do parto, sendo assim, peça chave para a redução de atos violentos que ocorrem nesse meio no dia a dia de diversas vítimas.

Orientador(es):
Fabiane de Souza Vieira
Autor(es):
Evandra Ferreira Marques; Natália Oliveira do Vale Moreira
Palavras-chave:
Doula; Violência Obstétrica; Humanização do Parto
downloaddownload

O papel da microbiota intestinal na depressão e na ansiedade

2022
Graduação
Biomedicina
TCC

A microbiota intestinal é composta por uma grande diversidade de bactérias que desempenham diferentes funções no hospedeiro humano, entre elas a integridade da mucosa, a absorção de nutrientes, proteção contra patógenos e equilíbrio do meio interno e externo do intestino. O conteúdo bacteriano intestinal, mesmo diante de tantos estudos, ainda não é totalmente conhecido, mas sabe-se que é influenciado por fatores, sendo eles internos e principalmente externos. Esses fatores modulam a maturação e a função das células imunitárias residentes no tecido no Sistema Nervoso Central e desempenham um papel importante nas interações intestino-cérebro. Nesse contexto o presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo geral o levantamento e quantificação das publicações sobre o papel da microbiota intestinal nas doenças neurológicas, com ênfase na depressão e na ansiedade. Como objetivo: discutir como é feita a comunicação entre o intestino e o cérebro, e qual o impacto dessa comunicação na saúde mental, com foco na depressão e ansiedade, por exemplo. A pesquisa foi realizada através de pesquisas nas bases de dados National Library of Medicine (MEDLINE/Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Brazilian Journal of Development (BJD), utilizou-se de artigos científicos entre os anos de 2009 a 2021, nos idiomas português e inglês. A busca foi UHDOL]DGD SRU PHLR GDV VHJXLQWHV SDODYUDV FKDYHV ³PLFURELRWD LQWHVWLQDO´ ³GHSUHVVmR´ ³DQVLHGDGH´ ³SURELyWLFRV´ H ³LQWHVWLQR-FpUHEUR´ DOpP GH WHUPRV HP LQJOrV HP FRPELQDo}HV YDULDGDV FRPR ³SURELRWLF´ ³GHSUHVVLRQ´ ³JXW-EUDLQ´ H ³DQ[LHW\´ Para a seleção dos artigos foram utilizados critérios de inclusão e de exclusão de acordo com as recomendações metodológicas, sendo encontrados 32 artigos, onde 4 foram selecionados para a construção de uma pesquisa mais aprofundada. Dentre os resultados, foi possível perceber que os cientistas reportam uma associação entre as alterações da microbiota intestinal com a depressão e a ansiedade, e que o uso de probióticos restaura a eubiose do organismo dos indivíduos acometidos e assim melhora o quadro de depressão e ansiedade.

Orientador(es):
Dr. Rodrigo Rollin Pinheiro
Autor(es):
Maria Eduarda Nascimento Rangel de Sousa
Palavras-chave:
Microbiota intestinal. Depressão. Ansiedade. Probióticos
downloaddownload

O papel do anestesiologista no manejo da sepse e do choque séptico

2019
Graduação
Medicina
TCC

A sepse é uma das doenças mais desafiadoras da medicina. Trata-se de uma disfunção orgânica causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. É uma das patologias mais frequentes em unidades de terapia intensiva, com altos índices de morbidade e mortalidade. São necessários numerosos recursos humanos e financeiros para o seu tratamento, o que gera grande importância social e econômica. Os pacientes sépticos se distinguem pela gravidade e pela presença de disfunções orgânicas associadas, o que torna a abordagem farmacológica das medicações utilizadas muito mais complexa. Indicações de intervenções cirúrgicas para controle do foco infeccioso estão se tornando mais comuns, e a conduta anestésica pode influenciar diretamente o resultado final. Avaliar, preparar o paciente, traçar a conduta anestésica e estar preparado para as possíveis intercorrências são fundamentais para o bom anestesiologista. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura recente para reforçar os conceitos principais da doença, sua fisiopatologia, seus fatores de risco, e estabelecer as melhores condutas anestésicas e de suporte hemodinâmico e ventilatório que devem ser adotadas. A revisão bibliográfica sobre sepse, assim como sua associação com o ato anestésico, envolveu dados da literatura dos últimos 8 anos, com ênfase em metanálises recentes. A participação do anestesiologista é indispensável em uma unidade hospitalar, pois é de sua competência o manejo das vias aéreas, a monitorização hemodinâmica auxiliada por um arsenal de substâncias cardiomoduladoras, e o conhecimento na aplicação de um arsenal terapêutico de fármacos que proporcionem uma anestesia e sedação seguras ao paciente.

Orientador(es):
Dr. Márcio Carneiro Vieira
Autor(es):
Fernanda Venâncio Pessanha Quadra
Palavras-chave:
sepse, anestesia, choque séptico
downloaddownload

O psicólogo em uma equipe multidisciplinar

2022
Graduação
Psicologia
TCC

Este trabalho dedica-se em apresentar as competências do psicólogo(a) que atua em uma equipe multidimensional, âmbito das políticas públicas, com o intuito de oferecer um trabalho voltado para indivíduos que estão em situação de uso e abuso de álcool e outras drogas, a partir de revisões bibliográficas que entendem o uso abusivo como um problema de saúde pública e que precisa de estratégias específicas, no âmbito das políticas públicas, para serem sanadas, além de descrever quais são as políticas públicas que estão interligadas e como elas se caracterizam.

Orientador(es):
Prof° Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Aline Palace Nero Freitas; Geisa Dias Reis De Oliveira; Izabela de Souza Félix; Juliana Germano Rodrigues
Palavras-chave:
Psicologia. Equipe multiprofissional. Políticas públicas. Álcool. Drogas
downloaddownload

O uso da policaprolactona (PCL) no envelhecimento cutâneo

2023
Graduação
Biomedicina
TCC

A procura de preenchimentos dérmicos tem aumentado gradualmente ao longo da última década. Os preenchedores a base de policaprolactona (PCL), um polímero biodegradável, obtém vários formatos e durações dependentes de sua cinética de biodegradação. A PCL não apenas mantêm naturalmente o volume da pele, mas também estimula a produção de colágeno por microesferas. O bioestimulador de colágeno à base de policaprolactona (PCL) é composto de microesferas suspensas em um carreador de gel de carboximetilcelulose, proporciona efeitos volumizadores imediatos, se diferenciando de outros bioestimuladores comercializados no mercado. O objetivo desse estudo é compreender de forma mais detalhada quais as vantagens trazidas pelo PCL na área da estética facial no qual vem crescendo cada vez mais.

Orientador(es):
Dra. Luiza Vasconcellos
Autor(es):
Ana Paula Mendes do Nascimento
Palavras-chave:
Policaprolactona; Ellansé®; Bioestimuladores de colágeno.
downloaddownload

O uso da ressonância magnética cardíaca na avaliação da viabilidade miocárdica após infarto agudo do miocárdio

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O infarto agudo do miocárdio é reconhecido como importante causador de morbidade e mortalidade na população mundial, sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca. A ressonância magnética cardíaca permite, com precisão ímpar, avaliar a viabilidade miocárdica e a extensão dos danos gerados na fase aguda e crônica do processo isquêmico, permitindo um melhor planejamento terapêutico, individualizado ao paciente e avaliando o que há de miocárdio viável em seu coração, a fim de reduzir intervenções desnecessárias. Objetivos: Identificar as indicações de uso da RNM cardíaca, sua importância e desempenho no planejamento terapêutico do coronariopata e os fatores que limitam seu uso na conjuntura atual. Métodos: Realizada uma revisão narrativa da literatura médica com base em plataformas e bancos de dados como Scielo, Pubmed e Uptodate. Resultados: A RNM cardíaca tem boa acurácia e sensibilidade superior a alguns outros exames de imagem não invasivos. Cumpre papel diagnóstico na avaliação de volume de câmaras cardíacas e disfunções sistólicas e diastólicas assim como se faz importante na análise prognóstica do doente coronariopata. Conclusão: A RNM cardíaca após o infarto agudo do miocárdio é útil para a identificação da extensão do tecido miocárdico viável, podendo favorecer ao planejamento da estratégia terapêutica partir da descrição das áreas viáveis pela determinação da extensão de áreas de coração atordoado e miocárdio hibernante.

Orientador(es):
Professor Dra. Elba Sophia Theodoro Santos de Oliveira
Autor(es):
Gustavo Dutra Cavalcanti
Palavras-chave:
RNM cardíaca, miocárdio hibernante, coração atordoado e viabilidade miocárdica
downloaddownload

O uso de hidróxido de cálcio como medicação intracanal

2023
Graduação
Odontologia
TCC

O Uso do Hidróxido de Cálcio vem demonstrando a sua eficácia no tratamento e combate das bactérias devido as suas características aliadas a uma terapia endodôntica bem sucedida, que almeja o saneamento e modelagem dos canais radiculares. Com isso, do ponto de vista biológico, este tratamento vem possibilitando o reparo e a cura das patologias endodônticas. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o uso de Hidróxido de Cálcio como medicação intracanal, considerando os métodos e mecanismos de ações. Para isso, realizou-se um levantamento do acervo bibliográfico nas plataformas digitais, selecionando os principais estudos em torno da temática para serem utilizados com aportes científicos, gerando as discussões e reflexões em torno da pesquisa.

Orientador(es):
Professor Ricardo Guimarães de Carvalho
Autor(es):
Vasco Gama Soares Filho
Palavras-chave:
Calcium Hydroxide; Treatment; Endodontics; Intracanal.
downloaddownload

O uso de telas e a sua relação com a odontopediatria - Revisão de literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

O controle de comportamento infantil é um método estudado por todos os profissionais da área odontológica, a nível de graduação ou pós de graduação. Ele auxilia na construção da relação entre o cirurgião dentista e paciente, a abordagem escolhida é particular e varia de acordo com a personalidade, idade, medo e desenvolvimento da criança. Tecnicamente desde o primeiro contato, ainda na sala de espera, o cirurgião-dentista deverá apresentar capacidade de condicionar a criança, de forma gentil e agradável, sem transparecer sua tentativa. A utilização de telas durante este processo, vem do avanço tecnológico que permite trazer um ambiente mais agradável ao ter contato com dispositivos já acessados e disponíveis na rotina do paciente. A pesquisa dos prós e contras da exposição de telas, ainda é escassa, mas estudos tornam possível o debate e a compreensão dos benefícios e malefícios em ambiente odontológico e no que reflete na saúde e nas condições bucais.

Orientador(es):
Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves
Autor(es):
Luiz Eduardo Monteiro Nunes Reis Guimarães; Neilton Mulim Da Costa Filho; Tainá Camargo Guimarães Camões Barreiros
Palavras-chave:
Bruxismo, controle de comportamento, eletrônicos, saúde bucal.
downloaddownload

O uso de toxina botulínica como alternativa para o tratamento do sorriso gengival: uma revisão de literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

Um sorriso estético depende da harmonia entre dentes, gengiva e lábios, sendo o sorriso a peça principal de todas as expressões faciais, indicativo do prazer, favor, diversão, aprovação ou, às vezes, desprezo. Não apenas reflete os sentimentos internos, mas também é um aspecto importante da socialização. A exibição excessiva de tecido gengival ao sorrir, geralmente referido como um sorriso gengival, é muitas vezes reportada como esteticamente desagradável. Vários fatores etiológicos foram propostos na literatura; estes incluem os fatores: esquelético, gengivais e musculares que podem ocorrer sozinhos ou em combinação. Os cirurgiões-dentistas vêm se aprimorando em harmonizar as estruturas do sistema estomatognático, para conseguir uma melhoria na estética facial e função de seus pacientes. Uma alternativa de tratamento é a aplicação de toxina botulínica, uma potente neurotoxina que permite a paralização temporária dos músculos responsáveis pela elevação do lábio superior. O objetivo do estudo foi fazer uma revisão de literatura mostrando o uso da toxina botulínica para a correção do sorriso gengival. Foi realizada uma revisão narrativa de artigos em português e inglês entre os anos 2011 e 2023. Concluiu-se que o sorriso gengival é uma causa constante do descontentamento de pacientes com sua estética facial. Sendo o sorriso uma das expressões faciais mais relevantes no convívio social. A aplicação da toxina botulínica se mostrou eficiente, segura, pouco invasiva, indolor, e de fácil replicação, obtendo-se recuperação da estética do sorriso, com a diminuição significativa da exposição gengival atingindo as expectativas dos pacientes.

Orientador(es):
Luís Paulo Diniz Barreto
Autor(es):
Ingrid Pereira de Carvalho; Jessica Victoria Claudino de Souza; Thais de Moraes Ribeiro
Palavras-chave:
Neurotoxina. Sorriso gengival. Toxina botulínica.
downloaddownload

O uso do plasma rico em plaquetas no rejuvenescimento facial

2020
Graduação
Biomedicina
TCC

Atualmente o envelhecimento cutâneo tem sido motivo de vários estudos que associem ciência e estética, devido ao grande aumento da longevidade populacional. Vários fatores influenciam no aspecto do envelhecimento da pele, como perda de volume, diminuição de colágeno, gravidade, hidratação e elasticidade que resultam em pele seca com flacidez e rugas. A constante busca por procedimentos que venham retardar e amenizar o envelhecimento é o motivo do nosso estudo, que tem como objetivo descrever a técnica com plasma rico em plaquetas, já que é considerado uma técnica promissora na terapia tópica. Esse estudo foi feito por meio de revisão de literatura qualitativa, analisando artigos publicados entre os anos de 2015 à 2020, utilizando artigos em vários idiomas, no qual em todos os artigos foi citado pelos autores o alto poder bioestimulante do PRP autólogo que tem sido utilizado em várias partes da área de saúde. Na dermatologia tem sido usado para o rejuvenescimento facial, principalmente na área da face, mãos e pescoço, no qual estudos mostraram melhoria de homogeneidade e textura da pele em até 33%. Tem propriedades homeostáticas, baixo custo para obtenção e produção, por usar sangue do próprio paciente e com baixos índices de intercorrências. Os fatores de crescimento derivados de plaquetas são os principais responsáveis segundo os autores pela aceleração da cicatrização e regeneração tecidual e outros fatores terapêuticos. O estudo aborda o elevado potencial do PRP, sendo considerado uma técnica promissora e confiável, porém requer um protocolo mais preciso e evidências científicas que comprovem sua eficácia.

Orientador(es):
Daniely Regina de Freitas Alves e Raquel Ferreira Chaves
Autor(es):
Claudia Roberta Sodré de Lira; Luciana Basilio Soares
Palavras-chave:
Plasma rico em plaquetas. PRP. Dermatologia. Estética. Rejuvenescimento
downloaddownload

O ácido Poli L láctico como bioestimulador de colágeno, uma estratégia terapêutica para o rejuvenescimento facial através de uma revisão de literatura

2020
Graduação
Biomedicina
TCC

O envelhecimento cutâneo é contínuo, e ocasionado por uma série de alterações, resultando em várias mudanças na arquitetura da face. Algumas pessoas sentem-se insatisfeitas com sua imagem, e procuram tratamentos não invasivos, e dentre as opções, destaca-se o ácido poli l láctico, (PLLA), um bioestimulador de colágeno, e outros elementos da matriz celular, biocompatível, que trata a face, promovendo o rejuvenescimento, de forma gradual e natural, com resultados que dura, aproximadamente, 24 meses. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos da utilização do PLLA na face, para tratamento de rugas, flacidez, contorno facial e perda de volume, e pôde-se constatar a eficácia do tratamento com o PLLA no rejuvenescimento facial, promovido pela estratégia do seu mecanismo de ação.

Orientador(es):
Msc. Raquel Ferreira Chaves Monteiro e Msc. Daniely Regina Freitas-Alves
Autor(es):
Elizabeth do Carmo; Felipe Rodopiano
Palavras-chave:
Ácido ácido poli l láctico, envelhecimento da pele, lipoatrofia, bioestimulador e rejuvenescimento
downloaddownload

OCLUSÃO DA ARTÉRIA CENTRAL DA RETINA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA

2021
Graduação
Medicina
TCC

A Oclusão da Artéria Central da Retina (OACR) é considerada uma urgência de saúde pública oftalmológica e está relacionada a semelhança com o acidente vascular cerebral, pois apresentam os mesmos fatores de riscos que predispõem o AVC, doenças cardíacas e cerebrovascular, que estão relacionados com a aterosclerose. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da identificação da OACR. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa. A busca ocorreu no mês de março de 2022, com delineamento temporal dos últimos cinco anos, na base de dados SCOPUS. A partir dos critérios de elegibilidades, 20 artigos compuseram a amostra do trabalho. A presença da OACR é um marcador importante para a identificação e investigação de eventos isquêmicos como o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Grande parte dos estudos trazem a relação da oclusão da artéria central com o risco potencial de ocorrência do AVE. A oclusão da artéria central da retina se apresenta como ponto inicial da doença de Moyamoya, que é uma doença cerebrovascular bastante rara que está associada a estenose progressiva da artéria carótida interna terminal e suas ramificações. Conclui-se que a importância de identificar os fatores de riscos para a OACR é de suma importância para evitar cegueiras e problemas graves no campo de visão que vão interferir no cotidiano do paciente, nas relações familiares e sociais, nos aspectos emocionais e psicológicos, necessitando de auxílio multiprofissional.

Orientador(es):
Professor Esper Escobar Saud
Autor(es):
Evellin Santana de Souza e Larissa Rezende Martins
Palavras-chave:
Oclusão da Artéria Retiniana. Acuidade Visual. Saúde. Prevenção
downloaddownload

ONCOTYPE DX NO CÂNCER DE MAMA: RELATO DE CASO E IMPACTO NA DECISÃO TERAPÊUTICA INDIVIDUALIZADA

2025
Graduação
Medicina
TCC

O teste Oncotype DX tem se estabelecido como importante ferramenta na determinação de risco de recorrência do câncer de mama e na predição do benefício da quimioterapia adjuvante. Este trabalho apresenta um caso clínico representativo, demonstrando o impacto deste teste genômico na decisão terapêutica, destacando seu valor na medicina personalizada e os desafios para sua implementação no Sistema Único de Saúde. Os resultados evidenciam que pacientes com escore de recorrência elevado, como o caso relatado (RS=39), apresentam benefício significativo com quimioterapia adjuvante, justificando sua indicação mesmo considerando potenciais toxicidades. São discutidos os obstáculos socioeconômicos para incorporação desta tecnologia no sistema público de saúde brasileiro, contemplando aspectos de custo-efetividade, desigualdades regionais e possíveis estratégias para viabilizar seu acesso de forma equitativa.

Orientador(es):
Dr. Bernardo Tessarollo
Autor(es):
João Saba Moreira
Palavras-chave:
câncer de mama; Oncotype DX; quimioterapia adjuvante; medicina de precisão; Sistema Único de Saúde.
downloaddownload

OPIOIDES: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESCRIÇÃO DELIBERADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O ópio é descrito há pelo menos quatro milênios, e seus derivados aproximadamente um século ou mais. No entanto, diversas são as inadequações na prática clínica atual, na qual seu emprego de maneira precisa e monitorada ainda é considerado um desafio ao profissional de saúde no mundo contemporâneo. Objetivo: Serão discutidos nessa revisão bibliográfica a indicação da terapia com opioides, rotação de opioides, abuso, dependência e efeitos adversos, com o intuito de otimizar os resultados da terapêutica com essa classe de fármacos. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca sistemática de artigos e revisões na literatura. Pesquisas eletrônicas foram feitas nas bases de dados PUBMED e no LILACS. Utilizando os seguintes descritores: Analgésicos opioides, transtornos relacionados ao uso de opioides e tratamento de substituição de opiáceos. A partir destes descritores, foram selecionados 18 artigos. Conclusão: Os opioides podem ser utilizados como um dos meios para reduzir a dor dos pacientes, desde que empregados de forma controlada e respeitando as particularidades de cada indivíduo e da substância. As orientações disponíveis atualmente nos guiam para uma conduta mais coerente, visando uma melhor condição de vida e diminuição do risco de suas complicações.

Orientador(es):
Professora Carolina Figueiredo Freitas
Autor(es):
Dalto Brendolin Leal, Pedro Machado Guido Valente e Thiago Raposo Correa
Palavras-chave:
Analgésicos opioides, transtornos relacionados ao uso de opiodes e tratamento de substuição de opiáceos
downloaddownload

OS DESAFIOS DIAGNÓSTICOS DA EPILEPSIA MIOCLÔNICA JUVENIL

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A Epilepsia Mioclônica Juvenil é uma condição ainda muito subdiagnosticada no nosso país. Objetivo: Descrever como o diagnóstico de Epilepsia Mioclônica Juvenil pode ser realizado de forma mais precisa, a fim de melhorar a identificação dessa condição. Métodos: Descrição do caso clínico de uma paciente atendida pela equipe de neurologia do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, posteriormente diagnosticada com Epilepsia Mioclônica Juvenil. Para referencial teórico, foram utilizadas as bibliotecas eletrônicas PubMed, Scielo e Lilacs. Resultados: A Epilepsia Mioclônica Juvenil corresponde a 9% de todas as epilepsias e a 26% das epilepsias idiopáticas com maior associação à hereditariedade (25% - 50% dos casos), possui notável predominância no sexo feminino, e ocorre na faixa dos 10 aos 25 anos. Sua origem genética é complexa e heterogênea; mais de 15 loci foram associados à patologia; alguns genes identificados como o CACNB4, GABRA1 e EFHC1 estão relacionados com canais iônicos do Sistema Nervoso Central. As crises mioclônicas estão presentes em 100% dos casos, entre 80% e 90% manifestam crises tônico-clônicas generalizadas e as crises de comprometimento da consciência estão presentes em 12% a 54% dos pacientes. Conclusões: A paciente em questão apresenta-se com o sexo, faixa etária e etiologia esperada para casos de Epilepsia Mioclônica Juvenil. O diagnóstico da Epilepsia Mioclônica Juvenil é essencialmente clínico-eletroencefalográfico, porém o eletroencefalograma normal não exclui o diagnóstico. Pacientes podem ter boa resposta ao tratamento com medicamentos não usuais para essa condição.

Orientador(es):
Professora Luciana de Abreu e Lima Pamplona e Professora Marta Lourenço Rolla Aloise
Autor(es):
Anita Dias Guimarães e Carla Santos Schier de Moraes
Palavras-chave:
Epilepsia, epilepsia mioclônica juvenil, crises tônico-clônicas generalizadas, subdiagnóstico
downloaddownload

OS DESAFIOS NO RASTREIO DA POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR: RELATO DE CASO

2025
Graduação
Medicina
TCC

A Polipose Adenomatosa Familiar (PAF) é uma síndrome hereditária autossômica dominante caracterizada pelo desenvolvimento de numerosos pólipos adenomatosos no cólon e reto, com risco elevado de progressão para câncer colorretal (CCR) se não tratada. A maioria dos casos decorre de mutações germinativas no gene APC, responsável por suprimir o crescimento celular descontrolado. Quando esse gene sofre mutações, perde sua função supressora, resultando na formação de adenomas. Embora muitas vezes assintomáticos nos estágios iniciais, os pacientes podem apresentar sangue nas fezes, dor abdominal, alterações no hábito intestinal e perda de peso. Além disso, a PAF está associada a manifestações extraintestinais como pólipos gástricos e duodenais, tumores desmoides e risco aumentado de outros cânceres, como de duodeno, tireoide e fígado. O diagnóstico pode ser sugerido por colonoscopia com presença de múltiplos pólipos, mas é confirmado apenas por testes genéticos que identificam mutações no gene APC. A triagem deve iniciar precocemente, entre os 10 e 12 anos de idade, especialmente em indivíduos com histórico familiar, sendo indicada colonoscopia anual na ausência de testes genéticos. O tratamento padrão é a colectomia profilática, que tem contribuído para a redução da mortalidade por CCR. No entanto, o manejo das manifestações extracólicas permanece um desafio clínico, exigindo vigilância contínua e pesquisas por terapias preventivas. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente de 26 anos atendida em um hospital federal no Rio de Janeiro, com diagnóstico de polipose adenomatosa familiar, câncer colorretal e múltiplas metástases. Diante dessa perspectiva, a gravidade do quadro autossômico dominante da patologia em questão reforça a necessidade da conscientização familiar e de um maior investimento em testes genéticos, de forma a prevenir a evolução maligna da PAF. Dessa maneira, uma compreensão abrangente deste caso poderá trazer benefícios a pacientes com condições semelhantes.

Orientador(es):
Prof. Viviane Lozano Espasandin e Prof. Ernest Tapia Rojas
Autor(es):
Beatriz Faravelli; Débora Carreira Mofato de Aguiar
Palavras-chave:
Polipose Intestinal Familiar; Genes APC; Pólipos Adenomatosos; Colectomia; Neoplasias Colorretais.
downloaddownload

OS RISCOS DEVIDO AO USO INDISCRIMINADO DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINEs): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Os medicamentos mais vendidos no mundo são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Suas propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias os tornam uma opção de tratamento de primeira linha para dor, febre e inflamação. Devido a esse uso generalizado, o conhecimento dos efeitos adversos é importante para a conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica não sistemática sobre os riscos devido ao uso indiscriminado dos anti-inflamatórios não esteroidais com artigos publicados entre 2010 à 2022. Métodos: Levantamento bibliográfico por busca eletrônica nas bases de dados indexadas. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados e, posteriormente, selecionados 28 artigos para realização do estudo. Resultados: O incentivo ao uso de medicamentos, difícil acesso à assistência médica em algumas regiões e a falta de esclarecimento estão entre os principais desencadeantes da automedicação. Entre os AINEs mais comercializados, destacam-se o diclofenaco e a nimesulida. E as dores musculares se apresentaram como a primeira causa de busca pela medicação. O uso indiscriminado aumentou a ocorrência de reações adversas, sendo os eventos cardiovasculares os mais graves, com risco de parada cardíaca. O risco de complicações gastrointestinais é de 3 a 5 vezes maior em usuários de AINEs. Lesões hepáticas e renais parecem ser menos relatadas. Conclusão: O uso indiscriminado de AINEs pelo seu baixo custo e facilidade de acesso sem prescrição é associado a uma série de complicações clínicas e efeitos adversos, exigindo uma conscientização especial dos consumidores visando equilibrar os riscos e os benefícios de seu uso para tratamentos.

Orientador(es):
Professor Wallace Pacienza Lima
Autor(es):
Jacqueline dos Santos Carvalho
Palavras-chave:
Anti-inflamátório não esteroidal; agente anti-inflamatório, automedicação, efeitos adversos
downloaddownload

Obesidade como Determinante Crítico em Procedimentos Cirúrgicos: Uma investigação dos Desafios e Abordagens Estratégicas Duque de Caxias – RJ 2024

2024
Graduação
Medicina
TCC

A obesidade representa um dos maiores desafios globais de saúde pública, impactando significativamente a prática cirúrgica. Este trabalho explora como a obesidade influencia os resultados cirúrgicos, examinando os riscos pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatórios associados a essa condição. A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens integradas e personalizadas para o manejo de pacientes obesos em procedimentos cirúrgicos. A metodologia adotada envolve uma revisão detalhada da literatura existente e a análise de dados clínicos de pacientes submetidos a cirurgias. Os resultados indicam que a obesidade aumenta a complexidade técnica dos procedimentos, o risco de complicações como infecções de sítio cirúrgico, complicações respiratórias e eventos tromboembólicos, além de prolongar o tempo de recuperação. Conclui-se que estratégias multidisciplinares, incluindo avaliações pré-operatórias rigorosas, intervenções nutricionais e monitoramento pós-operatório, são cruciais para melhorar os desfechos cirúrgicos em pacientes obesos.

Orientador(es):
Dr. Rafael José M. D. Lopes
Autor(es):
Cynthia Rayelle de Arruda Porto, Fábio Silva Maia, Paulo Henrique Farias Teixeira e Raphael Prestes Marques
Palavras-chave:
Obesidade, Complicações Cirúrgicas, Manejo Pré-operatório, Avaliação Pós-operatória, Abordagens Multidisciplinares
downloaddownload

Odontologia nas escolas

2021
Graduação
Odontologia
TCC

O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi abordar a importância da promoção de saúde bucal nas escolas. O acesso à odontologia nas escolas contribui para uma melhor saúde bucal das crianças e adolescentes, e consequentemente, impactando positivamente na qualidade de vida destes. Atualmente isso não ocorre em todas as instituições de ensino primárias, sendo elas públicas ou particulares. Quando as crianças e adolescentes recebem instruções de higiene oral no ambiente escolar, contribui tanto na saúde individual quanto no compartilhamento dessas informações fazendo assim, alcançar mais pessoas como, familiares e amigos. O cirurgião-dentista tem autonomia para realizar ações sociais nas escolas, levando uma melhor qualidade de vida para os estudantes, profissionais e familiares presentes nas escolas. A educação em saúde bucal deve ocorrer o mais precoce possível e a escola é um lugar favorável para que este processo seja iniciado. Sendo assim, hábitos saudáveis devem ser adquiridos e colocados em prática precocemente, evitando que hábitos nocivos à saúde bucal sejam instalados e prevenindo problemas de saúde bucal.

Orientador(es):
Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves.
Autor(es):
Beatriz Cordeiro Tenorio; Bianca da Silva Ursulino
Palavras-chave:
Crianças, Educação em saúde, Escolas, Promoção de saúde, Qualidade de vida.
downloaddownload

Odontologia no esporte: ações preventivas e regenerativas da saúde bucal e sistêmica dos atletas

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A Odontologia evoluiu muito nas últimas décadas principalmente nas áreas da Cirurgia Bucomaxilofacial e Estética relacionada ao segmento Desportivo. Dessa forma, essa revisão de literatura visa descrever de maneira sintética a respeito da aplicação da Odontologia no Esporte, com foco nos acessos cirúrgicos por uma visão odontológica estética e implicações clínicas e os impactos na vida do atleta. Ainda que tenha evoluído relativamente nos últimos tempos, é necessário o melhor aproveitamento e ensejo da Odontologia no Esporte Brasileiro, garantindo o bem­ estar, a ação preventiva e os resultados positivos na saúde dos atletas no país. O objetivo desse estudo foi aprofundar a relação de traumas faciais com o desempenho do atleta e sua incidência, avaliar os ossos mais afetados e a participação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial.

Orientador(es):
Prof.º Dr.º Ricart Gil Macedo
Autor(es):
Fernando Quintanilha Ferreira Cabral
Palavras-chave:
Odontologia no Esporte; cirurgia bucomaxilofacial; procedimento estético; saúde bucal.
downloaddownload

Odontologia para bebês

2021
Graduação
Odontologia
TCC

O início da odontologia para bebês, trouxe grandes benefícios para a saúde bucal de muitas crianças e muitas famílias , processos de prevenções antes desconhecidos hoje são aplicados em diversos lugares, diminuindo de forma significante o número de doenças causadas na primeira infância .O alcance a informação e quantidade de projetos vem crescendo a cada ano e evoluindo em suas didáticas para que em um futuro próximo esse número abaixe cada vez mais ,provendo não só assistência e diagnóstico a doenças como também auxilio a hábitos alimentares , função dos pais na educação odontológica , acompanhamento desde os primeiros dias. Outro fator abordado é a consciência da área de saúde na integração dos profissionais da odontologia desde a primeira infância, e a necessidade do acompanhamento para que diagnósticos possam ser dados de forma precoce e tratados da melhor maneira possível.

Orientador(es):
Jose Massao Miasato
Autor(es):
Mariana Maciel Furtado Gallez Lopez; Michelle Malagutti Lemos
Palavras-chave:
Tratamento infantil, odontologia,
downloaddownload

Onde são tratados os adolescentes e adultos jovens com câncer no Brasil

2018
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Adolescentes e adultos jovens (AAJ) estão em uma fase intermediária entre a oncologia pediátrica e a oncologia de adultos. As neoplasias que afetam esse grupo etário apresentam características biológicas e comportamento clínico peculiares. Tumores nessa faixa etária representam aproximadamente 6% de todos os cânceres, com uma incidência 2,7 vezes maior do que em crianças menores de 15 anos. Existem controvérsias sobre em qual setor (pediátrico ou adulto) esses pacientes devem ser tratados e qual protocolo terapêutico deve ser adotado. Objetivo: Avaliar onde os adolescentes e adultos jovens com câncer são tratados no Brasil. Metodologia: Os dados dos pacientes foram extraídos dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) brasileiros das cinco principais regiões do país no período de 2007 a 2011. Foram analisados casos da faixa etária de 15 a 24 anos de 271 RHC. Foi realizado contato telefônico com cada unidade hospitalar para coletar informações sobre a presença de setor de oncologia pediátrica e a faixa etária elegível para atendimento neste setor. Os dados foram tabulados no programa SPSS versão 20.0. Resultados: O total de casos analisados nos 271 RHC foi de 13.417 AAJ com câncer. 51,1% eram do sexo masculino, 50,8% não eram brancos, 55,6% tinham idade entre 20 e 24 anos e 44,9% eram provenientes da região Sudeste. Entre as unidades hospitalares, 94 possuíam setor de oncologia pediátrica. A faixa etária mais comum de atendimento no setor de oncologia pediátrica foi de 0 a 18 anos. Os pacientes foram distribuídos da seguinte forma: 9.399 (75,4%) foram atendidos no setor de oncologia de adultos, 2.907 (23,3%) na oncologia pediátrica e 146 (1,1%) em unidades de oncologia geral. Na faixa etária de 15 a 19 anos, 49,6% dos casos foram tratados na oncologia pediátrica, enquanto na faixa etária de 20 a 24 anos, a maioria (96,1%) foi tratada na oncologia de adultos. Conclusão: A maioria dos adolescentes e adultos jovens com câncer foi tratada na oncologia de adultos, especialmente aqueles com idade entre 20 e 24 anos.

Orientador(es):
Dra. Beatriz de Camargo e ydia Montenegro
Autor(es):
Helena Tavares Gomes Martins
Palavras-chave:
Adolescentes e adultos jovens, Cancer, Setor de atendimento, Registros hospitalares.
downloaddownload

Osteomielite do complexo maxilo mandibular – revisão de literatura

2020
Graduação
Odontologia
TCC

A osteomielite é uma doença de caráter inflamatório e infeccioso que pode ocorrer em ossos longos de todo o corpo, muitas das vezes é acompanhada por uma destruição óssea. Na área da odontologia, a osteomielite inicia-se por uma invasão bacteriana em um elemento dentário destruído, traumas e reparação de um alvéolo, tendo a bactéria Staphylococcus aureus como o principal agente etiológico dessa doença. A falência da microcirculação do osso esponjoso é um fator crítico no estabelecimento da osteomielite. Em relação ao complexo maxilo mandibular, a mandíbula é muito mais propensa a se tornar isquêmica e, consequentemente, a apresentar uma infecção do que a maxila, devido ao seu menor suprimento sanguíneo. Infecções odontogênicas e fraturas de mandíbula, junto com um sistema imunológico enfraquecido são os principais fatores que predispõem o paciente a ter osteomielite dos maxilares. Ela é classificada de acordo com o mecanismo de infecção e pela duração da infecção, sendo dividida então, em hematogênica, contiguidade e insuficiência vascular e nas formas aguda e crônica. O diagnóstico da osteomielite é feito através de exames clínicos e de imagem, sendo necessário a realização dos dois exames, para que um complemente o outro. Quanto mais cedo o diagnóstico for fechado e o tratamento for iniciado, maior será a chance da resolução espontânea do caso. O seu tratamento varia de acordo com o grau da infecção, mas consiste principalmente na remoção da causa, sendo feito por meio da antibioticoterapia, em casos mais simples, e de cirurgias, em casos mais complexos.

Orientador(es):
Walter Arthur Silva Valente.
Autor(es):
Patrick Cruz Rodrigues
Palavras-chave:
Osteomielite; Infecções odontogênicas; Diagnóstico.
downloaddownload

Ozônioterapia aplicada a cirurgia oral: revisão de literatura

2020
Graduação
Odontologia
TCC

O uso do ozônio foi utilizado primeiramente em 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schonbein, seu uso na odontologia começou com Fisch EA, na década de 1950, como desinfetante de consultórios. Desde então, tem-se aplicado o tratamento com ozônio em diversas áreas da odontologia. O presente estudo, realizará uma revisão de literatura sobre os conhecimentos sobre a ozonioterapia e sua aplicabilidade em cirurgia oral, demonstrando suas características e benefícios através de trabalhos científicos pesquisados em plataformas especificas. Na cirurgia oral, são administradas de forma tópica via gás, óleo ou água ozonizada. Utilizados como analgésico, anti-inflamatório, estimulador do sistema imune, antimicrobiano, agente hemostático e antisséptico. Essas propriedades resultam no aumento da taxa de oxigênio no sangue, que por sua vez incentiva a reparação tecidual. Podem ser aplicadas como agente irrigante em exodontias e osteotomias, reduzindo os efeitos de trismo e edema não mostrando diferenças significativas para dor, além de, prevenir infecções pós operatórias. O óleo ozonizado mostra resultados positivos frente ao tratamento de fístulas, feridas, alveolite e quando aplicados sobre suturas produzindo o aumento da cicatrização dos tecidos. O gás ozonizado, pode ser aproveitado no tratamento de feridas intra-orais após radioterapia como: a osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos e osteomielites. Nesses estudos, foi visto como resultado a hiperemia dos tecidos, melhora do estado do paciente e cura da maioria dos casos. A utilização de água ozonizada, como substância irrigante, na cirurgia de artrocentese da ATM, resultou na melhora na abertura bucal e redução da dor. De acordo com a proposta do trabalho, foi possível observar que o ozônio vem como terapia auxiliar nas práticas de cirurgia oral, desde que utilizado em concentrações e indicações adequadas por profissionais capacitados.

Orientador(es):
Ednaldo José da Silva.
Autor(es):
Luiz Felipe Pereira da Costa; Victoria Inêz Pereira Assunção
Palavras-chave:
: Ozônio. Ozonioterapia. Cirurgia oral. Odontologia.
downloaddownload

PANDEMIA DO MEDO: ATÉ QUANDO VIVEREMOS COM AS ANGÚSTIAS DECORRENTES DO CORONAVÍRUS E O DILEMA DE UM FUTURO INCERTO?

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O COVID-19 afetou o mundo impondo novas regras e hábitos sociais. Nessa perspectiva, o surgimento de um estado de pânico social foi desencadeado não só pela doença como pelo isolamento social gerando sentimentos de angústia, insegurança e medos. Objetivos: Entender as mazelas e questionar os efeitos da pandemia em cidadãos e/ou profissionais de saúde; tanto no âmbito psíquico quanto no acadêmico e quais consequências essa inédita situação proporcionou. Métodos: Foi realizada uma metanálise não sistemática baseada em artigos indexados dos últimos quatro anos, revistas eletrônicas nacionais e internacionais. Resultados: Aspectos emocionais consequentes do processo pandêmico levaram diversos autores identificarem associada a ocorrência da COVID-19 uma pandemia do medo ou também chamada “coronafobia”. A vulnerabilidade psicossocial a qual todos ficaram expostos precisa ser identificada e possuir uma rede de apoio para ajudar aqueles que dela precisarem. Nesse período os grupos que se mostraram mais afetados foram os idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam na linha de frente. Conclusões: O coronavírus trouxe mudanças para população. Ser resiliente torna-se fundamental na superação das dificuldades impostas diariamente no atual cenário mundial repleto de medos e incertezas. Assim o risco de desenvolver quadros psíquicos decorrentes do contexto mundial aumentou, o que revela a necessidade de garantir serviços de atenção de saúde mental de fácil acesso bem como medidas para melhorar a qualidade do sono, a ansiedade e a depressão, em especial para aqueles grupos mais suscetíveis a esses quadros.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Luísa Fragoso Moutinho e Renata Ribeiro Santos
Palavras-chave:
“saúde mental”, “pandemia”, “profissionais da saúde”, “coronavírus”
downloaddownload
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.

Atendimento Acadêmico

Alunos de Graduação Presencial
Cursos Presenciais

Atendimento Acadêmico

Orientação para Candidatos