REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ANALGESIA EM PARTO VAGINAL
Introdução: A dor do parto, temida por grande parte das mulheres, ocasionada por diversos fatores fisiológicos, anatômicos, emocionais e psicológicos. Muitos desses fatores, mal administrados, causam traumas, desinformação e excesso de intervenções. A ciência acerca dos métodos disponíveis é de extrema importância para que saibam seus limites, seus direitos e seu grau de contribuição para o parto. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa acerca da eficácia de métodos não farmacológicos para analgesia de parto normal, com finalidade de fornecer subsídios e orientação atuais à gestantes, profissionais de saúde e a quem possa se interessar. Métodos: Foi realizado como método a Revisão Integrativa da Literatura, usando bases de dados multidisciplinares, Web of Science e Scopus, PubMed e as bases de dados com cobertura da America Latina LILACS e SciELO. A estratégia de busca estabelecida foi baseada em combinações nas línguas portuguesa e inglesa, com o recorte temporal entre os anos de 2001 à 2022. Resultados: Os métodos não farmacológicos para analgesia de parto são eficazes, entre eles destacaram-se: emersão em água banho, acompanhante de forma ativa, deambulação, acupuntura, musicoterapia e aromaterapia. Conclusões: Os métodos não farmacológicos comprovadamente fazem o alívio do estresse, o aumento da dilatação e o número de contrações. Esses devem ser inseridos e disseminados em todo contexto populacional e hospitalar, para fim de realizar acompanhamento mais humano e baseado em evidências científicas.
Métodos para Correção de Sorriso Gengival: Relato de caso
Caracteriza-se o sorriso gengival pela exposição exagerada da gengiva, causando uma desarmonia estética nos dentes, gengivas e lábios. Essa exposição pode trazer insatisfação ao paciente em relação ao seu sorriso. De tal modo, é frequente a busca de tratamento para essa exposição gengival. Diante disso, com os avanços estéticos auxiliam os cirurgiões dentistas a realizarem restaurações planejadas a partir da análise facial, labial e dental do paciente. O presente estudo foi realizado por revisão de literatura coletada nas bases de dados do Google Acadêmico com estudo de relato de caso clínico realizado na Clínica de atualização de Periodontia da UNIGRANRIO. O objetivo do estudo é analisar um relato de caso de paciente submetida a correção de sorriso gengival. Portanto, a estética de um sorriso é guiada pela simetria e proporcionalidade dos dentes e posicionamento da linha média.
MICROAGULHAMENTO CAPILAR NO TRATAMENTO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
O estudo realizou uma revisão bibliográfica integrativa com abordagem qualitativa, a fim de analisar a eficácia do microagulhamento capilar no tratamento da alopecia androgenética. As autoras buscaram artigos publicados entre 2013 e 2024 nas bases PubMed, SciELO e Google Acadêmico. Após a seleção dos materiais, compararam-se diferentes protocolos terapêuticos, abordando profundidades de agulhas, associações com fatores de crescimento, minoxidil e outras substa“ncias bioestimulantes. Os estudos analisados demonstraram melhora significativa na densidade e espessura dos fios, especialmente quando o microagulhamento foi associado a ativos como fatores de crescimento e minoxidil, destacando a profundidade de 0,6 mm a 1,5 mm como as mais eficazes. Observou-se também aumento na vascularização local e estímulo da regeneração folicular, sem ocorrência de efeitos adversos relevantes. Conclui-se que o microagulhamento capilar é uma técnica promissora, segura e eficaz, capaz de potencializar os resultados terapêuticos em pacientes com alopecia androgenética, sobretudo quando aplicado por profissional habilitado e associado a terapias complementares
MIELOPATIA ESPONDILÓTICA CERVICAL RELATO DE CASO
Introdução: A mielopatia cervical espondilótica é uma patologia causada pela osteoartrite de coluna cervical crônica, levando a um quadro de estreitamento de canal medular por osteófitos, ossificação de ligamento longitudinal posterior ou hérnia discal. Tais situações podem levar o paciente a subsequentes sintomas de compressão medular como dor e disfunções neurológicas. Objetivo: analisar a importância do diagnóstico clínico da patologia para podermos elucidar a progressão da doença e definir o meio de tratamento para maior ganho na qualidade de vida paciente. Métodos: Neste relato será apresentado um paciente do sexo masculino com diagnóstico de mielopatia espondilótica Os métodos utilizados serão o estudo do prontuário de internação da paciente em questão, abordagem ao método cirúrgico realizado e uma revisão de literatura realizada a partir de artigos publicados nos bancos de dados da Scielo, PubMed e AOSpine. Conclusão: A mielopatia cervical espondilótica é uma patologia muito comum atualmente e requer um atendimento aprofundado devido às possíveis repercussões neurológicas da doença. Sendo necessários não só um diagnóstico rápido mas também um tratamento resolutivo.
Monitoramento de SARS-CoV-2 e variantes virais em águas residuais da sub-bacia do Canal do Cunha, Rio de Janeiro: um modelo de vigilância ambiental em territórios com alta concentração de aglomerados subnormais e saneamento precário
A epidemiologia baseada em esgoto constitui uma abordagem populacional, estratégica como sistema de alerta para o aumento da incidência da COVID-19. Entretanto, ainda há desafios em sua adoção no contexto da vigilância em saúde, especialmente nos territórios sem sistema de esgotamento sanitário. O presente estudo objetiva o monitoramento de SARS-CoV-2 (SC2) em águas residuais da Sub-Bacia do Canal do Cunha (SBCC), RJ - área com o maior número de aglomerados subnormais do município. Trata-se de estudo transversal, compreendendo 6 pontos da SBCC (N=228), coletadas de agosto de 2020 a fevereiro de 2023. A concentração viral foi realizada por filtração em membrana eletronegativa, seguida de extração direta (kit AllPrep Power Viral DNA/RNA, Qiagen). O SC2 (N1) e a inferência de Variantes de Preocupação (VOCs) foram determinados por RT-PCR em tempo real utilizando kits produzidos por Bio-manguinhos. O RNA viral foi detectado em 76.0% das amostras ambientais, compatível com o cenário epidemiológico. Nos territórios estudados, o aumento da concentração viral em amostras ambientais sistematicamente precedeu em 1-2 semanas o aumento na incidência de casos de COVID-19, bem como a introdução de novas VOCs. Os achados evidenciam que, nas áreas com saneamento precário ou ausente, o monitoramento de SC2 em rios poluídos consiste em estratégia viável para a vigilância. Ainda, os achados em tela reiteram a relevância da vigilância ambiental enquanto sistema de alerta precoce, contribuindo para com a orientação de ações voltadas ao enfrentamento de surtos e epidemias.
MORBIMORTALIDADE DO COVID-19 NA GESTAÇÃO
Introdução:O Sars-Cov-2 pode provocar desde síndrome gripal leve até quadros de insuficiência respiratória aguda em gestantes e puérperas. Objetivos: Analisar por meio de relato de caso o desfecho de caso grave da doença durante a gestação e suas repercussões para gestante e o concepto. Evidenciar as alterações da doença na gestação e suas consequências em gestantes previamente hígidas, assim como determinar quais pacientes com fatores de risco apresentam maior risco quando se contaminam. Métodos: Revisão não sistemática da literatura sobre infecção pelo COVID-19 em gestantes, através de um relato de caso ocorrido em hospital particular do Rio Janeiro em abril de 2020. Resultados: O caso relatado expõe a severidade da infecção pelo novo Sars-Cov-2 na gestante, produzindo desfecho desfavorável para a grávida e para o feto. Insuficiência respiratória aguda, intubação orotraqueal, parada cardiorrespiratória, hemorragias, óbito fetal e materno são algumas complicações observadas no relato de caso exposto. Conclusões: Os resultados vistos mostram que a despeito de múltiplas intervenções com a finalidade de estabilizar o quadro da paciente, não foi possível interromper a evolução da doença.
MORTALIDADE INTRAOPERATÓRIA NAS ESPLENECTOMIAS POR TRAUMA
O baço é o maior órgão do sistema linfático, sendo classificado como um sistema mononuclear fagocitário. Sua função consiste na defesa orgânica do corpo, através de seus mecanismos de fagocitose, filtração e formação do sistema imunológico, através da formação de células imunológicas e do sistema complemento, para atuar na defesa do corpo humano. Nos serviços emergenciais notam-se que o baço é um dos órgãos intra-abdominais mais acometidos e lesados em traumas acidentais, como por exemplo em acidentes automobilísticos. Diante de quadros de traumas, muitas das vezes é necessário a realização da esplenectomia, uma cirurgia que abrange a retirada do baço. Em comparação a outros procedimentos intraoperatórios, a esplenectomia por trauma, apresenta uma mortalidade relativamente baixa, no entanto outras comorbidades ou condições hemodinâmicas do paciente em associação ao procedimento, podem cursar com complicações que ocasionam a mortalidade do indivíduo, como hemorragias, infecções pós operatórias, choque hipovolêmico e outros. A finalidade desse trabalho, denota-se na importância de determinar a morbimortalidade entre os pacientes submetidos a esplenectomia na presença de lesões graves por trauma. Por isso, deve-se ter os conhecimentos das estruturas anatômicas e fisiológicas do baço, o estudo do trauma sofrido pelo paciente, afim de avaliar as repercussões clínicas no intra e pós operatório. Dessa maneira, o trabalho tem o objetivo de determinar impactos provenientes das esplenectomias e os fatores de risco encontrados nos pacientes, afim de elaborar intervenções ao combate da mortalidade intraoperatórias destes procedimentos.
Mudança do padrão de fumo entre os jovens
O tabagismo é um fenômeno complexo e multifacetado. Sabe-se que os jovens são os mais vulneráveis à experimentação e progressão ao vício no tabaco, sendo influenciados por uma série de fatores. Hoje, porém, cada vez mais os jovens estão aderindo ao uso dos cigarros eletrônicos e da maconha como alternativa ao clássico cigarro branco industrial, além de aprovarem a experimentação de narguilé, cigarro de palha e tabaco orgânico. Diante dessa realidade, esse trabalho se propõe a discutir a respeito da mudança no padrão de fumo entre os jovens de hoje. Concomitantemente, visa realizar revisão bibliográfica acerca do tema tabagismo entre jovens. Foi realizado estudo descritivo exploratório sedo utilizado um questionário online através do GoogleForms, que foi encaminhado para jovens em geral, resultando em 228 respostas. Pela análise da literatura, ficou evidente a ampla prevalência do cigarro eletrônico entre os jovens de hoje, os quais se tornaram adeptos aos dispositivos, apoiando a propagação do novo modo de fumar. Pela análise aplicada, foi possível verificar a preferência pelos cigarros eletrônicos e a maconha como formas de fumo, sendo a minoria optante pelo cigarro branco. As variáveis de estímulo se baseiam no encontro com amigos e uso concomitante de álcool. A soma da discussão teórica e das análises estatísticas revelam a importância da propagação de informação de qualidade aos jovens, de forma que sejam orientados sobre os malefícios que as outras formas de fumo podem trazer, além das inúmeras incertezas que cercam os derivados do tabaco, substâncias novas que ainda não tiveram seus efeitos avaliados a longo prazo. É de suma importância levar informação ao leigo e alertar a respeito do prejuízo associado ao tabagismo e ao novo padrão de fumo.
Necessidade da utilização de retentores intrarradiculares: uma visão contemporânea
Há no mercado odontológico um grande número de materiais disponíveis para a restauração de dentes tratados endodonticamente, com pouco ou nenhum remanescente coronário. A utilização de retentores intrarradiculares nestes casos têm gerado dúvidas e discussões entre clínicos e pesquisadores por não haver um consenso em relação à técnica ideal, sendo por muitas vezes tratados de forma subjetiva. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo revisar a literatura a respeito das características de três sistemas de retentores intrarradiculares, com a finalidade de proporcionar a segurança ao profissional no momento da escolha do retentor ideal para cada situação clínica. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Scielo e livros de prótese parcial fixa nos capítulos que abordem o tema retentores intrarradiculares. Após a seleção dos artigos e livros, foi realizada a revisão bibliográfica, e foram observadas as características físicas dos materiais, propriedades mecânicas e indicação clínica dos núcleos metálicos fundidos, pinos de fibra de vidro e pinos de fibra de carbono.
Necrose avascular da cabeça do fêmur: Um relato de caso
Este trabalho apresenta o relato de um caso observado por um dos autores durante estágio voluntário no hospital Caxias D’or, despertando interesse acerca do tema. A necrose avascular da cabeça do fêmur (NACF) também é conhecida por outras denominações na literatura, como osteonecrose da cabeça femoral (ONCF), necrose asséptica, ou necrose isquêmica da cabeça femoral . Apresenta-se como uma patologia multifatorial, progressiva, considerada como consequência de inúmeras patologias diferentes. Onde ocorre uma redução na oferta sanguínea para cabeça femoral e/ou aumento da pressão intra-óssea levando a morte dos osteócitos e da medula óssea. A NACF é um infarto ósseo focal, tida como “doença coronária do quadril” (CHANDLER, 1948), na grande parte dos casos afeta adultos jovens na faixa etaria de 30 a 50 anos, principalmente do sexo masculino. Se manifesta com dor intensa, limitação do movimento articular, distúrbios da marcha e deformidade radiográfica da cabeça do fêmur, variando de acordo com o grau de necrose e a área acometida. Procedimentos cirúrgicos podem retardar ou prevenir a progressão, nos estágios mais avançados, a substituição da articulação pode ser necessária para aliviar a dor e manutenção da função.
NECROSE COMO COMPLICAÇÃO DA APLICAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NA RINOMODELAÇÃO
A rinomodelação com ácido hialurônico (AH) tornou-se uma técnica popular para correção de imperfeições nasais e harmonização facial, sendo uma alternativa minimamente invasiva à rinoplastia cirúrgica. No entanto, complicações graves como a necrose tecidual podem ocorrer, representando riscos estéticos e funcionais significativos. Esta monografia aborda a necrose como complicação da rinomodelação, destacando a fisiopatologia do quadro, os fatores de risco, os sinais clínicos precoces, os protocolos terapêuticos disponíveis e a importância do manejo imediato. Foram analisados artigos científicos, revisões e relatos de casos que embasam a discussão sobre os mecanismos de oclusão vascular, a eficácia da hialuronidase, a necessidade de terapias complementares e a importância do conhecimento anatômico para a prevenção. O estudo demonstra que, embora a incidência de necrose seja baixa, suas consequências podem ser devastadoras, reforçando a necessidade de capacitação técnica e intervenção precoce.
Neurofibromatose tipo 1 e síndrome de moyamoya: uma rara correlação
Esse trabalho consiste em uma revisão não sistemática da literatura sobre Síndrome de Moyamoya baseada em um relato de caso de uma paciente feminina, 9 anos, portadora de Neurofibromatose tipo 1, com história prévia de acidentes vasculares encefálicos isquêmicos, acompanhada pelo serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Municipal Jesus, no período desde o nascimento em 2007 até 2019. Esta síndrome será abordada, primeiramente, apenas pelo ponto de vista pediátrico, através da revisão não sistemática sobre o tema e diante da clínica apresentada pela paciente e respectivamente a conduta adotada. Secundariamente haverá sua correlação com a condição genética da paciente, a Neurofibromatose tipo 1.
NOVAS PERSPECTIVAS DO TRATAMENTO DE AMILOIDOSE CARDÍACA NO CENÁRIO BRASILEIRO: UM RELATO DE CASO E REVISÃO NARRATIVA
A amiloidose cardíaca é uma condição rara, progressiva e subdiagnosticada, caracterizada pelo acúmulo extracelular de fibrilas amiloides no miocárdio, resultando em disfunção diastólica, padrão de cardiomiopatia restritiva e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada. Dentre os subtipos etiológicos, destacam-se a amiloidose por cadeias leves e por transtirretina. Apesar de sua baixa prevalência, o reconhecimento precoce é crucial, especialmente frente aos avanços terapêuticos recentes, como os estabilizadores de transtirretina e os silenciadores de RNA, que demonstraram capacidade de alterar o curso natural da doença. No Brasil, o acesso a métodos diagnósticos especializados e terapias de alto custo ainda enfrenta importantes barreiras. Este trabalho consiste em um estudo descritivo e transversal que visa disseminar conhecimento sobre a patologia e suas novas estratégias terapêuticas, além de apontar possíveis problemáticas no cenário brasileiro. Através de um relato de caso, o estudo narra a história de um paciente previamente ativo, com sintomas de insuficiência cardíaca, diagnosticado precocemente com amiloidose cardíaca por transtirretina hereditária. O indivíduo foi incluído em protocolo terapêutico com Patisiran, apresentando boa resposta clínica. A partir do caso e da revisão da literatura, discutem-se os principais aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos da patologia, bem como os entraves no contexto de saúde nacional. O estudo reforça a importância da suspeita clínica precoce e da formulação de políticas públicas que viabilizem o acesso equitativo a terapias inovadoras em doenças raras frequentemente negligenciadas.
O ácido Poli L láctico como bioestimulador de colágeno, uma estratégia terapêutica para o rejuvenescimento facial através de uma revisão de literatura
O envelhecimento cutâneo é contínuo, e ocasionado por uma série de alterações, resultando em várias mudanças na arquitetura da face. Algumas pessoas sentem-se insatisfeitas com sua imagem, e procuram tratamentos não invasivos, e dentre as opções, destaca-se o ácido poli l láctico, (PLLA), um bioestimulador de colágeno, e outros elementos da matriz celular, biocompatível, que trata a face, promovendo o rejuvenescimento, de forma gradual e natural, com resultados que dura, aproximadamente, 24 meses. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos da utilização do PLLA na face, para tratamento de rugas, flacidez, contorno facial e perda de volume, e pôde-se constatar a eficácia do tratamento com o PLLA no rejuvenescimento facial, promovido pela estratégia do seu mecanismo de ação.
Obesidade como Determinante Crítico em Procedimentos Cirúrgicos: Uma investigação dos Desafios e Abordagens Estratégicas Duque de Caxias – RJ 2024
A obesidade representa um dos maiores desafios globais de saúde pública, impactando significativamente a prática cirúrgica. Este trabalho explora como a obesidade influencia os resultados cirúrgicos, examinando os riscos pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatórios associados a essa condição. A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens integradas e personalizadas para o manejo de pacientes obesos em procedimentos cirúrgicos. A metodologia adotada envolve uma revisão detalhada da literatura existente e a análise de dados clínicos de pacientes submetidos a cirurgias. Os resultados indicam que a obesidade aumenta a complexidade técnica dos procedimentos, o risco de complicações como infecções de sítio cirúrgico, complicações respiratórias e eventos tromboembólicos, além de prolongar o tempo de recuperação. Conclui-se que estratégias multidisciplinares, incluindo avaliações pré-operatórias rigorosas, intervenções nutricionais e monitoramento pós-operatório, são cruciais para melhorar os desfechos cirúrgicos em pacientes obesos.
OCLUSÃO DA ARTÉRIA CENTRAL DA RETINA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA
A Oclusão da Artéria Central da Retina (OACR) é considerada uma urgência de saúde pública oftalmológica e está relacionada a semelhança com o acidente vascular cerebral, pois apresentam os mesmos fatores de riscos que predispõem o AVC, doenças cardíacas e cerebrovascular, que estão relacionados com a aterosclerose. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da identificação da OACR. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa. A busca ocorreu no mês de março de 2022, com delineamento temporal dos últimos cinco anos, na base de dados SCOPUS. A partir dos critérios de elegibilidades, 20 artigos compuseram a amostra do trabalho. A presença da OACR é um marcador importante para a identificação e investigação de eventos isquêmicos como o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Grande parte dos estudos trazem a relação da oclusão da artéria central com o risco potencial de ocorrência do AVE. A oclusão da artéria central da retina se apresenta como ponto inicial da doença de Moyamoya, que é uma doença cerebrovascular bastante rara que está associada a estenose progressiva da artéria carótida interna terminal e suas ramificações. Conclui-se que a importância de identificar os fatores de riscos para a OACR é de suma importância para evitar cegueiras e problemas graves no campo de visão que vão interferir no cotidiano do paciente, nas relações familiares e sociais, nos aspectos emocionais e psicológicos, necessitando de auxílio multiprofissional.
OCLUSÃO VASCULAR CAUSADA POR PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO NA REGIÃO NASAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
A oclusão vascular é uma intercorrência estética grave associada ao uso de preenchedores dérmicos à base de ácido hialurônico (AH), especialmente na região nasal, devido à extensa rede de anastomoses entre vasos faciais e oculares. Quando o AH é injetado intravascularmente, ocorre interrupção do fluxo sanguíneo, podendo gerar isquemia, necrose e até perda visual. Esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar a relação entre o uso de AH em rinomodelação e a ocorrência de oclusões vasculares, enfatizando sua relevância fisiopatológica, fatores de risco, prevenção e manejo. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, realizada nas bases PubMed, SciELO e ScienceDirect, com publicações entre 2015 e 2025. Os estudos analisados mostraram que a oclusão arterial com isquemia e necrose foi a intercorrência mais recorrente, predominando em mulheres submetidas à rinomodelação, com condutas variando conforme a severidade, incluindo hialuronidase e oxigenoterapia hiperbárica. Conclui-se, então, que o domínio anatômico, a técnica adequada e a intervenção precoce desempenham papel fundamental na prevenção e no melhor prognóstico do paciente, garantindo maior segurança nos procedimentos estéticos faciais
O difícil diagnóstico de um caso de Psitacose em Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro
Introdução: Conhecida como psitacose, ornitose ou febre dos papagaios, o termo clamidiose é, atualmente, utilizado para denominar esta enfermidade nas aves e psitacose nos seres humanos. A Chlamydia é uma bactéria gram-negativa e parasita intracelular obrigatório. A inalação de secreções contaminadas é a principal causa de transmissão. Os sintomas da ornitose costumam ser inespecíficos e variam em gravidade. O diagnóstico requer uma combinação de testes e associação com sinais clínicos e histórico e, muitas vezes, representa um desafio ao médico. Objetivo: Relatar o caso de um paciente com Psitacose, uma doença rara e de difícil diagnóstico. Métodos: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica através de revisão não sistemática da literatura a partir do diagnóstico. Foram incluídos 13 artigos, entre os anos de 2001 até 2017. Além disso, entrevistas com o paciente e sua esposa também foram consideradas. Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 43 anos, com queixa de febre alta que não cessava com medicamento. Foi internato 3 vezes pelo mesmo sintoma e feitos exames para um possível diagnóstico. A doença foi diagnosticada após o exame para chlamydia psittaci IgM e IgG positivos. Considerações finais: O relato de caso exemplifica o quanto a doença é rara e de difícil diagnóstico, visto que o paciente só teve seu diagnóstico depois de 1 ano com os sintomas.
Odontologia nas escolas
O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi abordar a importância da promoção de saúde bucal nas escolas. O acesso à odontologia nas escolas contribui para uma melhor saúde bucal das crianças e adolescentes, e consequentemente, impactando positivamente na qualidade de vida destes. Atualmente isso não ocorre em todas as instituições de ensino primárias, sendo elas públicas ou particulares. Quando as crianças e adolescentes recebem instruções de higiene oral no ambiente escolar, contribui tanto na saúde individual quanto no compartilhamento dessas informações fazendo assim, alcançar mais pessoas como, familiares e amigos. O cirurgião-dentista tem autonomia para realizar ações sociais nas escolas, levando uma melhor qualidade de vida para os estudantes, profissionais e familiares presentes nas escolas. A educação em saúde bucal deve ocorrer o mais precoce possível e a escola é um lugar favorável para que este processo seja iniciado. Sendo assim, hábitos saudáveis devem ser adquiridos e colocados em prática precocemente, evitando que hábitos nocivos à saúde bucal sejam instalados e prevenindo problemas de saúde bucal.
Odontologia no esporte: ações preventivas e regenerativas da saúde bucal e sistêmica dos atletas
A Odontologia evoluiu muito nas últimas décadas principalmente nas áreas da Cirurgia Bucomaxilofacial e Estética relacionada ao segmento Desportivo. Dessa forma, essa revisão de literatura visa descrever de maneira sintética a respeito da aplicação da Odontologia no Esporte, com foco nos acessos cirúrgicos por uma visão odontológica estética e implicações clínicas e os impactos na vida do atleta. Ainda que tenha evoluído relativamente nos últimos tempos, é necessário o melhor aproveitamento e ensejo da Odontologia no Esporte Brasileiro, garantindo o bem estar, a ação preventiva e os resultados positivos na saúde dos atletas no país. O objetivo desse estudo foi aprofundar a relação de traumas faciais com o desempenho do atleta e sua incidência, avaliar os ossos mais afetados e a participação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial.
Odontologia para bebês
O início da odontologia para bebês, trouxe grandes benefícios para a saúde bucal de muitas crianças e muitas famílias , processos de prevenções antes desconhecidos hoje são aplicados em diversos lugares, diminuindo de forma significante o número de doenças causadas na primeira infância .O alcance a informação e quantidade de projetos vem crescendo a cada ano e evoluindo em suas didáticas para que em um futuro próximo esse número abaixe cada vez mais ,provendo não só assistência e diagnóstico a doenças como também auxilio a hábitos alimentares , função dos pais na educação odontológica , acompanhamento desde os primeiros dias. Outro fator abordado é a consciência da área de saúde na integração dos profissionais da odontologia desde a primeira infância, e a necessidade do acompanhamento para que diagnósticos possam ser dados de forma precoce e tratados da melhor maneira possível.
O efeito da COVID-19 no sistema imunológico
O surto de pneumonia viral na China, e em todo o mundo está associado a um novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Essa doença tem como principais sintomas: febre, tosse e dificuldade respiratória. A COVID-19 pode apresentar infeções assintomáticas até formas graves da doença, que resultam da interação entre a patogenicidade própria do vírus e a resposta imune do hospedeiro. Este estudo, fundamentado na revisão bibliográfica do efeito do vírus no sistema imunológico dos seres humanos, foca na deficiência dos mecanismos da imunidade inata e adquirida ao vírus. Relatamos a explosão de citocinas que acontece nesta infecção, bem como, a deficiência na produção de interferon beta no início do desenvolvimento da doença. Por fim apresentamos como ocorre a produção de anticorpos na COVID19 e as hipóteses para a falha na resposta imune mediada por células T. O material selecionado para este estudo foi encontrado no pubmed, lilacs, scielo e no site da organização mundial de saúde. O aprofundar do conhecimento sobre a resposta imune do hospedeiro frente ao SARS-CoV-2, ajudará a identificar as melhores estratégias para o diagnóstico, a terapêutica e o controle da infecção, bem como para a sua prevenção.
O efeito das artes marciais na saúde e qualidade de vida
Com a massificação da atividade marcial, decorrente da globalização, faz-se necessário compreender outros aspectos destas práticas, algo para além do tradicional, é necessário trazer à luz da ciência a fim de desenvolver novas possibilidades para os profissionais da saúde e trazer soluções alternativas para aqueles que não gozam de higidez. A ciência da saúde poderia tirar proveito das artes marciais para melhorar a saúde e qualidade da crescente massa de idosos e até promover terapias alternativas para aqueles que carecem de saúde mental. Pensando nisso foi conduzida esta revisão que irá, longe de esgotar o assunto, levar luz a este tema pouco explorado apontando o efeito de algumas, das muitas, artes marciais na saúde e qualidade de vida.
O emprego de imunobiológicos na psoríase e suas complicações
Introdução: A psoríase é uma doença crônica autoimune e inflamatória, que afeta cerca 3% da população mundial. Apresenta um caráter multifatorial com um forte componente genético, no entanto também sofre influência de fatores ambientais. Pode acometer pele e articulações, com grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A escolha do tratamento vai depender da apresentação e severidade da doença, além do custo benefício e qualidade de vida do paciente. O advento dos produtos biológicos trouxe uma mudança de paradigma no tratamento e no entendimento da patogênese da psoríase. Esta nova abordagem terapêutica tem-se demonstrado altamente direcionada e especializada, uma vez que atua em alvos específicos envolvidos na imunopatogênese da doença. Objetivos: Esse trabalho tem por objetivo promover uma revisão narrativa sobre os aspectos fisiopatológicos e a terapêutica com o uso de imunobiológicos na psoríase. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, exploratória com abordagem qualitativa, buscando informações através de levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados entre 2015 e 2020 nas bases de dados da Pubmed (National Library of Medicine), Scielo (Scientific Electronic Library Online), e Biblioteca Cochrane. Discussão: As quatro classes de imunobiológicos utilizados para o tratamento da psoríase são os inibidores de TNF-α, inibidor da IL-12/23, inibidores da IL-17 e os inibidores da IL-23. Os imunobiológicos mostraram-se altamente eficientes no tratamento da psoríase e têm um bom perfil de segurança. Entretanto, deve-se realizar o manejo do paciente de forma a prevenir as possíveis complicações do tratamento. Conclusão: A prática clínica baseada em evidências no manejo dos pacientes com psoríase moderada a grave deve acompanhar o ritmo do repertório de possíveis terapias que vêm rapidamente surgindo. Vale ressaltar a importância do médico generalista de saber manejar um doente com psoríase moderada a grave, sendo capaz de reconhecer os efeitos adversos mais comuns e as peculiaridades das drogas imunobiológicas disponíveis.




.png)
