REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

A importância da compreensão dos sinais e sintomas na sepse pediátrica

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A sepse é definida como uma resposta imunológica exacerbada do sistema imunológico aos agentes infecciosos externos. Essa patologia está presente diariamente nos serviços de pequena à alta complexidade ao redor do mundo. Apesar da frequência dessa doença, ainda existem dúvidas quanto a clínica e o diagnóstico, o que promove atraso na determinação de condutas. Objetivos: Descrever e analisar a importância e quais são os sinais e sintomas para um diagnóstico precoce em pacientes com sepse pediátrica. Métodos: Foram selecionados artigos e fontes científicas com assuntos relacionados a sepse pediátrica, do ano de 2003 a 2020, em sua maioria na língua inglesa, para a realização de estudo de revisão de literatura não sistemática. Resultados: Segundo o “Surviving Sepsis” (2020) a sepse é a principal causa de morbimortalidade, de internação e de utilização de sistemas de saúde em crianças. A estimativa é de que ocorram 1,2 milhão de casos de sepse pediátrica, por ano, no mundo. A mortalidade desses pacientes diagnosticados varia entre 4% a 50% dos casos dependendo da gravidade da doença, dos fatores de risco e da localização geográfica. O ponto crítico relacionado ao aumento da morbimortalidade da sepse é a velocidade da evolução do quadro com maior prevalência de óbitos depois de 40 a 72 horas após o início do tratamento. Isso acontece, sobretudo, pelo atraso do diagnóstico e do início do tratamento, o que propicia a evolução para quadro mais graves e complexos. Conclusão: A necessidade de estabelecer, nas unidades de saúde, protocolos simples e eficazes para o diagnóstico precoce de sepse pediátrica é essencial para a redução da morbimortalidade.

Orientador(es):
Orientador: Prof. Me. Gabriel Farias da Cruz e Coorientador: Dr. Flávio Sztajnbok
Autor(es):
Natália Rangel Chaves; Rafaela Cauduro Amorim
Palavras-chave:
sepse; sepse pediátrica; pediatria; diagnóstico precoce; sinais e sintomas; mortalidade.
downloaddownload

A Importância da Educação em Saúde Bucal nas Escolas: Relato de Experiência

2024
Graduação
Odontologia
TCC

O presente trabalho visou relatar a experiência de educação em saúde bucal realizada por acadêmicos do 5º período de odontologia da “Universidade do Grande Rio AFYA” - Barra da Tijuca, durante a disciplina de Estágio Supervisionado I. A atividade de educação em saúde bucal foi ofertada à alunos do 4º ano do ensino fundamental da “Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches”, localizada no bairro Gardênia Azul, Rio de Janeiro, e ocorreu no dia 11 de novembro de 2022. A atividade desenvolvida foi uma apresentação de uma história infantil, "O Dentão Triste e a Fada Dentista", O objetivo foi ensinar hábitos corretos de higiene bucal e conscientizar sobre a importância da escovação adequada, uso do fio dental e alimentação saudável para a prevenção de doenças bucais. Foi aplicada uma metodologia lúdica, visando o engajamento das crianças a fim de facilitar a assimilação dos conceitos e compreensão do conteúdo. A intervenção mostrou-se eficaz, onde as crianças participaram ativamente, demonstrando interesse e compreensão dos temas abordados. Sendo assim, este relato de experiência reforça a importância da educação em saúde bucal nas escolas para a implementação de hábitos saudáveis, contribuindo para uma melhor saúde bucal e da qualidade de vida das crianças.

Orientador(es):
Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves.
Autor(es):
Laryssa Gama Pereira das Chagas
Palavras-chave:
Saúde bucal. Promoção de saúde bucal. Educação em saúde. Criança
downloaddownload

A importância da estimulação precoce na Encefalopatia Crônica da Infância decorrente de Chikungunya Congênita: um relato de caso

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Esse trabalho consiste em um relato do caso sobre Encefalopatia Crônica da Infância decorrente de Chikungunya Congênita e a importância da implementação de intervenções precoces. Fundamentos teóricos: A Chikungunya é uma doença exantemática-febril causada pelo Chikungunya vírus. A transmissão materno-fetal foi reconhecida apenas em 2006 e ocorre quando há viremia no período periparto. Recém-nascido pode ser desde assintomático até apresentar manifestações graves e permanentes com encefalopatia e paralisia cerebral. Material e métodos: Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de caso do ambulatório de neurologia pediátrica que obteve evolução satisfatória em seu neurodesenvolvimento após intervenção multidisciplinar. Foram utilizados artigos de revisão dos últimos 10 anos nos sites Medline e SciELO. Relato de caso: Pré-termo diagnosticado com Paralisia Cerebral e Atraso Global do Desenvolvimento após infecção perinatal pelo CHIKV. Foi iniciado estimulação precoce multidisciplinar com impacto positivo em seu desenvolvimento motor, cognitivo, social e fonoaudiológico, com redução significativa das sequelas neurológicas. Discussão: Torna-se essencial o acompanhamento multidisciplinar para instituir terapias de estimulação e reabilitação precoces a fim de atenuar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e impulsionar seu desenvolvimento. Considerações finais: A infecção pelo vírus Chikungunya pode ocasionar déficits significativos no desenvolvimento neurológico do recém-nascido, incluindo sequelas irreversíveis no movimento, coordenação, linguagem e sociabilidade.

Orientador(es):
Professora Francine Guimarães Vieira
Autor(es):
Giuliana Gonçalves Moreira Possidente; Milena Leal Barreto
Palavras-chave:
Chikungunya Congênita, Neurodesenvolvimento, Encefalopatia Crônica da Infância, Estimulação Precoce
downloaddownload

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DO TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO PARA PACIENTES CLASSE III ESQUELÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2024
Graduação
Odontologia
TCC

Para muitos pacientes, o tratamento para a maloclusão em classe III esquelética começa desde muito cedo com a correção ortodôntica preventiva ou interceptativa. Além disso, a integração com a cirurgia ortognática pode ser necessária dependendode cada paciente, sempre acompanhado de terapias como fonoaudiologia e acompanhamento psicológico para abordar desafios de comunicação e autoestima. Portanto, cabe dizer que é fundamental o envolvimento do cirurgião-dentista neste tratamento, pois ele que irá conduzir e tratar estes pacientes do começo ao fim de toda a trajetória. Palavras chave : maloclusão, classe III e tratamento orto-cirúrgico

Orientador(es):
Sérgio Ricardo da Silva
Autor(es):
Anna Luiza Tavares e Rafaela Nunes e Silva
Palavras-chave:
downloaddownload

A importância da odontologia legal na perícia de identificação de vítimas e auxílio em delegacia

2021
Graduação
Odontologia
TCC

Conhecida como antropologia forense, a Odontologia Legal é uma especialidade odontologia que tem como objetivo a identificação de cadáveres irreconhecíveis através de seus registros comparativos tanto das arcadas dentárias como de toda a estrutura loco-regional cabível. Partindo dos primórdios de 1897 com o incêndio do bazar da caridade, quando essa ciência começou a ganhar uma maior notoriedade com os estudos e desenvolvimentos feitos pelo Dr. Oscar Luiz Amoedo y Valdes, que preparou o terreno, colocando em termos mais lúdico, para outros nomes como Luiz Lustrosa da Silva poderem aprimorar e acompanhar a trajetória da Odontologia Forense. Dessa forma o objetivo geral do estudo é revisar a literatura atual abordando desde a documentação utilizada dentro do meio forense, técnicas e métodos realizados para a obtenção de evidências factuais para o reconhecimento efetivo do cadáver e a aplicabilidade dessa ciência em diferentes aspectos, podendo se abranger desde a acidentes em massa para a individualidade de uma reconstrução facial.

Orientador(es):
Jorge Alberto Baccaro Neves
Autor(es):
Ana Luiza Fernandes de Sá, Andressa Ferreira Guzman e Maria Teresa Dias Pereira da Silva
Palavras-chave:
Radiografia, Prontuário, Fotografia, Odontologia Forense
downloaddownload

A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE BIÓPSIA EM LESÕES RECENTES PARA O RASTREIO DE CÂNCER DE PELE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2024
Graduação
Medicina
TCC

O câncer de pele representa a principal neoplasia maligna no mundo e é umas das causas de maiores morbimortalidades na população brasileira. A doença pode progredir de formas variadas, com influência direta de mutações genéticas pré-existentes e de aspectos imuno-histoquímicos intrínsecos a cada tipo histológico. Dentre os tipos de câncer de pele, os carcinomas não melanomas, são os mais comuns, sendo o carcinoma basocelular mais prevalente e depois o carcinoma espinocelular. O carcinoma melanoma é o tipo mais raro, porém, apresenta maior índice de mortalidade em relação aos outros. Este trabalho tem a finalidade de demostrar os tipos de câncer de pele, sua prevalência e impacto na sociedade, além de abordar os fatores de riscos para a doença como também acrescentar estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. A partir disso, com base na análise de diversos artigos científicos, foi notado o potencial benéfico de se realizar biópsia em lesões de pele de forma precoce. Com a realização da biópsia é possível a individualização do tratamento dessa patologia. Dessa forma, esse projeto de pesquisa mostrará a importância do trabalho preventivo e informativo quando o assunto é câncer de pele e seu rastreio.

Orientador(es):
Dr. Leonardo de Deus Mello
Autor(es):
João Vitor Donato Salviano, Larissa Valéria Ribeiro Paes Leme, Rafael Goulart Azero e Andrea França da Costa
Palavras-chave:
Biópsia; Câncer de pele; Medicina de Preventiva; Melanoma; Carcinoma basocelular; Carcinoma espinocelular
downloaddownload

A importância do cirurgião-dentista diante aos maus-tratos infantis

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A pesquisa teve por objetivo elaborar uma revisão de literatura procurando contemplar os aspectos relevantes relacionado aos maus-tratos infantis, as características das lesões orofaciais, e o papel do cirurgião-dentista diante dessa situação. Definiu-se banco de dados virtuais na área de saúde para selecionar as publicações, sendo eles National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), além da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Os critérios de seleção de artigos foram baseados em presença de texto integral disponível, tema relacionado com a temática da revisão, e preferencialmente publicados nos últimos quinze anos. Foram empregados os seguintes descritores para a busca das publicações: Maus-tratos infantis, Violência na infância; cirurgião-dentista, Odontologia Legal, Manifestações orofaciais, que totalizou 30 publicações. Os resultados demonstraram que o cirurgião-dentista tem papel importante na identificação de caso de maus-tratos infantis, em função de que a maioria das lesões serem físicas e envolvendo as regiões da cabeça, pescoço e boca, mas a capacitação dos profissionais é de extrema importância para conduzir o diagnóstico e notificação dos casos.

Orientador(es):
Prof.Flavia Carius Tesch Ferreira Alves
Autor(es):
Beatriz Maronna; Erika Sousa; Julia Miguens
Palavras-chave:
Maus-tratos infantis; Violência na infância; cirurgião-dentista; Odontologia Legal; Manifestações orofaciais.
downloaddownload

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE NO CÂNCER DE CÓLON: REVISÃO DE LITERATURA

2024
Graduação
Medicina
TCC

O câncer de cólon ainda é uma das principais causas de morte no mundo, o que torna o diagnóstico e a intervenção precoce cruciais para salvar vidas. Esse trabalho revisa os principais métodos de rastreamento e discute como cada um pode contribuir para identificar a doença antes que ela se agrave. A colonoscopia é amplamente considerada o melhor método por ser capaz de detectar e remover lesões precocemente, mas é um procedimento invasivo. Os métodos menos invasivos, como os testes fecais, oferecem alternativas práticas principalmente em grandes programas populacionais, mas com sensibilidade inferior. Novas tecnologias, como inteligência artificial e biomarcadores, trazem esperança para um futuro em que a detecção será mais precoce e personalizada, apesar dos desafios para sua implementação em larga escala. Assim, esse trabalho reforça a importância de combinar estratégias de rastreamento para melhorar os resultados dos pacientes e reduzir a mortalidade por câncer de cólon.

Orientador(es):
Prof. Victor Hugo Ribeiro Viera
Autor(es):
Natanne Mesquita de Souza, Milena Pereira Salvador e Mayara Corrêa Dutra
Palavras-chave:
Câncer De Cólon; Rastreamento; Colonoscopia; Biomarcadores Inteligência Artificial; Intervenção Precoce
downloaddownload

A importância do diagnóstico e tratamento precoce da leucemia mieloide crônica: Relato de Caso

2024
Graduação
Medicina
TCC

A leucemia mieloide crônica é uma síndrome mieloproliferativa causada pelo cromossomo Philadelphia. Este estudo visa descrever, a partir de um relato de caso, a importância do diagnóstico e tratamento precoces da LMC. Esplenomegalia e leucocitose acentuada são achados clínicos importantes. Hemograma, mielograma, análise citogenética e moleculares estão entre os métodos diagnósticos. O mesilato de imatinibe é a terapia de primeira linha da fase crônica, reduzindo a evolução para a fase acelerada.

Orientador(es):
Marcia da Silveira Charneca Vaz
Autor(es):
Danielle Kristine Linhares de Almeida, Rodrigo de Souza Cezar
Palavras-chave:
leucemia, mieloide, crônica
downloaddownload

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA MENINGOENCEFALITE TUBERCULOSA

2024
Graduação
Medicina
TCC

Objetivo: este estudo visa relatar o manejo clínico de um caso de tuberculose que evoluiu para meningoencefalite tuberculosa, uma complicação rara da doença. Método: trata-se de um relato de experiência baseado na análise do prontuário de um paciente admitido em um serviço público de saúde, hospital localizado no Município do Rio de Janeiro. O paciente foi submetido a exames diagnósticos para avaliar o quadro infeccioso e suas possíveis complicações. Além disso, realizamos uma revisão da literatura médica sobre meningoencefalite tuberculosa. Considerações finais: O relato de experiência e a revisão da literatura destacam a complexidade da meningoencefalite tuberculosa e a importância de sua pronta identificação e tratamento. Enfatizamos a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que envolva diversos especialistas no cuidado desses pacientes, visando melhores resultados clínicos e qualidade de vida.

Orientador(es):
Paulo Cavalcante Apratto Junior, Luciana de Abreu e Lima Pamplona e Ione Andrade Loureiro
Autor(es):
Maria Julia Andrade Loureiro e Raphaela Castanheira de Sousa
Palavras-chave:
Meningoencefalite Tuberculosa; Diagnóstico Precoce; Tratamento Multidisciplinar
downloaddownload

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO MULTIDISCIPLINAR NA SÍNDROME DE MILLER FISHER ASSOCIADA A ENCEFALITE DE BICKERSTAFF – UM RELATO DE CASO

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A síndrome de Miller Fisher, uma variante benigna da síndrome de Guillain-Barré, caracterizada por oftalmoplegia extrínseca, ataxia cerebelar e arreflexia profunda, pode se associar à encefalite de Bickerstaff, e constitui uma patologia que precisa de cuidados intensivos e multidisciplinares. Objetivos: Relatar a evolução clínica e terapêutica de um paciente com síndrome de Miller-Fisher, encefalite de Bickerstaff e outras complicações, para discutir suas particularidades na terapia intensiva, a partir da análise de um caso do ano de 2015. Metodologia: Este trabalho consiste em um relato de caso, com revisão narrativa de artigos, cujas informações e dados contidos foram obtidos por meio da leitura e revisão atenciosa do prontuário, entrevista com o paciente e registro fotográficos dos exames complementares, com devidas autorizações e assinaturas do termo de consentimento. Relato de caso: É um relato de caso do ano de 2015 de uma paciente adulta do sexo feminino que desenvolveu a síndrome de Miller Fisher após infecção pelo Zika Vírus, apresentando, também, encefalite de Bickerstaff. Foi tratada com imunoglobulina venosa no contexto de terapia intensiva apoiada, por uma equipe multidisciplinar capacitada para condução do caso, apresentando boa resposta à proposta terapêutica. Conclusões: O tratamento para síndrome de Miller-Fisher, quando indicado, não deve ser adiado, devido ao alto potencial de complicações. Para a abordagem adequada do paciente, é importante que haja equipe multidisciplinar para condução do caso, além de tratamento farmacológico ou não farmacológico, ambos modificadores de doença.

Orientador(es):
Profa. Luciana de Abreu e Lima Pamplona
Autor(es):
Guilherme Antonio Niemeyer Di Mango
Palavras-chave:
Síndrome de Miller Fisher; Encefalite de Bickerstaff; Acompanhamento multidisciplinar
downloaddownload

A influencia da pandemia de Covid-19 na cobertura vacinal contra o papilomavirus humano

2022
Graduação
Medicina

O Papilomavírus Humano é considerado um grupo composto por diversos vírus de DNA fita dupla, sendo a maioria transmitida facilmente pelo contato sexual, causando infecção com potencial risco à saúde, principalmente na população jovem. A Estratégia de Saúde da Família, por meio da Política Nacional da Atenção Básica, fornece gratuitamente a vacina quadrivalente, necessária para a prevenção de alguns subtipos oncogênicos do Papilomavírus Humano. O registro do número de doses aplicadas é feito no banco de dados de domínio público, o DATASUS. O advento do novo coronavírus trouxe repercussões sociais importantes, incluindo um desbalanço entre o número de doses de vacina aplicadas no geral, especialmente após o decreto de quarentena. O presente trabalho constitui um estudo descritivo observacional do tipo transversal, em que propõe-se avaliar a influência da pandemia do novo coronavírus na cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, no Rio de Janeiro, comparando o número de doses aplicadas antes e após o decreto oficial de quarentena. Pela análise dos dados obtidos, concluiu-se que o número de doses aplicadas da vacina quadrivalente aumentou, aproximadamente, 359% no período pós pandemia na clínica estudada. Este incremento na aplicação da vacina para o HPV no período estudado pode ser atribuído ao fato de que a população foi conscientizada sobre a importância da imunoprevenção e que houve uma maior demanda pelos serviços da atenção básica nesse período, que, somado ao princípio da oportunização dos serviços em saúde, pode ter contribuído para a maior aplicação de doses da quadrivalente. Além disso, infere-se que o registro das doses aplicadas possa ter sido mais rigoroso no período pós pandêmico, tendo em vista o enaltecimento da importância da epidemiologia para controle de saúde no Brasil e no mundo.

Orientador(es):
Professora Adriana do Valle Graça
Autor(es):
Gabriel Thebas da Silva Neves; Gustavo Magalhães Bogossian
Palavras-chave:
Papilomavírus Humano, vacina quadrivalente, novo coronavírus, quarentena, pandemia.
downloaddownload

A influência das questões socioeconômicas no atraso da vacinação infantojuvenil

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A vacinação, um dos principais investimentos da saúde pública no Brasil, responsável pela redução drástica na taxa de morbimortalidade da população no século passado, devido a imunização gerada, vem sendo ameaçada. Objetivos: Identificar possíveis fatores responsáveis pela redução da imunização da população, dentre eles grau de escolaridade e renda familiar, como responsáveis pela redução do número de imunizados através da vacina. Métodos: Foi aplicado um questionário, para análise posterior de seus resultados, o qual descriminava faixa etária, perfil socioeconômico, profissão, gênero, renda familiar, grau de instrução, crença religiosa, se o calendário vacinal está atualizado, se não, por qual motivo, informações sobre ação das vacinas e seus possíveis efeitos, e se temem a vacinação. Resultados: Foram entrevistados 152 pacientes onde 91,5% estavam com a vacinação em dia, com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (49,3%) e responsáveis com grau de escolaridade até o ensino médio (pai 38,7% e mãe 43,3%). Conclusões: Níveis socioeconômicos, como renda familiar, e grau de escolaridades dos responsáveis não justificam a redução das taxas de imunização.

Orientador(es):
Prof. Daniel Pereira Reynaldo.
Autor(es):
Arthur Augusto da Silva; Guilherme da Silva Jacinto
Palavras-chave:
vacinação, imunização, renda familiar, grau de escolaridade, níveis socioeconômicos.
downloaddownload

A interface da biodiversidade marinha no tratamento de doenças oncológicas: câncer de mama

2020
Graduação
Biomedicina
TCC

A complexa imensidão dos oceanos e mares revelam grandes mistérios onde o homem ainda não alcançou nem mesmo 5% desse ecossistema formidável, ainda assim, o que já foi descoberto serviu de fonte de inspiração para cientistas e pesquisadores criarem, formularem e manipularem substâncias capazes de contribuir para o progresso da vida humana. Os interesses farmacológicos por organismos marinhos se tornaram alvo não somente de estudiosos, mas de todos os setores que estão envolvidos na descoberta de novos fármacos. A possibilidade de ter um fármaco com pontenciais de ação antitumorais, abre um leque de vantagens não somente na vertente econômica, mas um fator agregador no tratamento de neoplasias, epidemiologicamente com alto grau de mortalidade. O principal produto natural marinho a ser abordado, é uma esponja marinha, conhecida como Halichondria okadaii, que por sua vez dá origem ao análogo sintético mesilato de eribulina que desde 1989 já é recomendada para uso em tratamento de câncer de mama. Nesse contexto, foi possível traçar evidências clínicas que comprovem o aumento de sobrevida de forma segura e eficaz da eribulina em pacientes com câncer de mama metástatico baseado no estudo EMBRACE.

Orientador(es):
Karolina Pereira da Silva Costa
Autor(es):
Raquel Cristina dos Santos Brito Souza
Palavras-chave:
Produtos naturais marinhos, Halichondria okadaii, eribulina, sobrevida
downloaddownload

Aleitamento e a cárie dentária: revisão de literatura

2021
Graduação
Odontologia
TCC

A informação sobre prevenção e hábitos de higiene oral devem ser passados desde a gestação para as mães, recomendando higienização dos dentes desde a erupção dos primeiros dentes. A doença cárie está muito relacionada com a situação socioeconômica e hábitos culturais. O objetivo deste trabalho foi investigar uma possível relação entre o aleitamento com a doença cárie por meio de revisão de literatura a partir de artigos obtidos pela seguinte base de dados: SCIELO E PUBMED e de busca: GOOGLE ACADÊMICO. Foram selecionados artigos nacionais e internacionais que relatavam o tema abordado. Não há embasamento científico sobre uma associação entre o aleitamento materno e cárie, mas alguns estudos mostram essa associação quando se tem livre demanda de mamada, frequência de alimentação durante a noite, que causa acúmulo de leite na superfície do dente e junto com a redução do fluxo salivar pode surgir a cárie.

Orientador(es):
JOSÉ MASSAO MIASATO
Autor(es):
Adrielly Santos Da Silva, Illana Kelly De Souza Barbosa E Nielenice Jeronimo De Oliveira
Palavras-chave:
Aleitamento materno e cárie. Cárie de mamadeira. Odontopediatria.
downloaddownload

Aleitamento materno: importância da iniciativa unidade básica amiga da amamentação na promoção de saúde

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O aleitamento materno é a mais sábia estratégia que permite um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê. É uma prática complexa, que não deve ser reduzida apenas aos aspectos biológicos, mas incluir a valorização dos fatores psicológicos e socioculturais. Objetivos: Demonstrar a importância do leite humano para a criança e para a mãe e a importância de projetos que estimulam a prática da amamentação, como a iniciativa Unidade Amiga da Amamentação. Métodos: Foi feito um estudo sobre os benefícios do leite humano e da prática da amamentação exclusiva, sua prevalência no Brasil e no mundo e os resultados da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). Discussão: Apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena, e apesar dos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais, a prevalência de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, está bastante aquém das recomendadas. A Unidade Amiga da Amamentação foi criada com o propósito de aumentar as taxas de aleitamento materno no Brasil. Esta iniciativa preconiza Dez Passos para o Sucesso da Amamentação, implementada através de ações no ambiente da atenção básica. Conclusão: A Unidade Amiga da Amamentação poderá melhorar a relação custo-efetividade das ações de promoção do aleitamento materno, tendo em vista o impacto potencial dessas ações, sua articulação com outras atividades de atenção básica e a possibilidade de aperfeiçoar o uso de recursos já existentes.

Orientador(es):
Prof.ª Raquel Fernandes de Barros Nóboa.
Autor(es):
Larissa Pessanha Vieira; Rebecca Moura de Queiroz Siqueira
Palavras-chave:
amamentação, aleitamento materno, IUBAAM, promoção.
downloaddownload

Alinhadores estéticos: Vantagens, Desvantagens e suas Indicações

2023
Graduação
Odontologia
TCC

Alinhadores ortodônticos, também conhecidos como alinhadores transparentes ou invisíveis, são uma opção para o tratamento ortodôntico. São feitos de material plástico transparente e projetados para mover gradualmente os dentes para a posição correta. Suas vantagens incluem aparência discreta, removibilidade e menor impacto na rotina. No entanto, exigem disciplina do paciente e possuem limitações no tratamento. São indicados para problemas ortodônticos leves a moderados, como por exemplo dentes desalinhados, espaços interdentários acentuados e mordidas cruzada, aberta ou profunda. É sempre importante consultar um ortodontista de forma a melhor avaliar se os alinhadores são apropriados para o caso em questão. O objetivo desta revisão de literatura foi compreender o uso dos alinhadores invisíveis a partir de seu conceito, indicações, vantagens, desvantagens e limitações desse tipo de tratamento.

Orientador(es):
Mayara de Lemos Curi Souza
Autor(es):
Cíntia Kelly Rodrigues dos Santos; Giulia Blanco de Oliveira; Thiago Lombardi Gabiroboertz
Palavras-chave:
alinhadores invisíveis; aparelhos fixos convencionais; estética; conforto.
downloaddownload

Amaurose súbita em paciente jovem: diagnósticos diferenciais

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A amaurose súbita é uma condição que compromete muito a qualidade de vida do paciente e que pode cursar com diferentes diagnósticos diferenciais para amaurose súbita em pacientes jovens. Método: Foi realizada diferenciais para amaurose súbita em paceintes jovens. Método: Foi realizada a revisão do prontuário do paciente e a revisão da literatura baseada nas hipóteses diagnósticas formuladas para o caso em questão. conclusão: Neste caso foi diagnosticado um caso de neurite óptica em uma pacient jovem com perda súbita de visão. Ressalta-se a importância de estabelecer principais hipóteses diagnosticas para amaurose súbita, conhecer seu métodos principais hipóteses diagnosticas para amaurose súbita, conhecer seus métodos diagnósticos e sua terapêutica a fim de instituir o tratamento da forma mais precose para evitar danos permanentes.

Orientador(es):
Prof.ª Lydia Pereira Montenegro.
Autor(es):
Ana Carolina de Olveira Girardi; Jéssica de Souza Rodrigues
Palavras-chave:
amauose súbita, neurite óptica, esclerose múltipla.
downloaddownload

AMELOBLASTOMA

2025
Graduação
Odontologia
TCC

O ameloblastoma representa aproximadamente 10% de todos os tumores odontogênicos e é considerado o tumor epitelial mais comum da cavidade oral. Embora seja histologicamente benigno, caracteriza-se por comportamento localmente invasivo e agressivo, o que exige sua remoção completa para reduzir o risco de recidivas. Afeta predominantemente a mandíbula e apresenta sinais clínicos e radiográficos característicos, permitindo sua identificação ainda em fases iniciais. A lesão pode manifestar-se com diferentes graus de agressividade, e sua etiologia permanece incerta, embora fatores genéticos e hereditários possam estar associados à sua origem. Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura sobre o ameloblastoma, abordando sua classificação, aspectos clínicos, histopatológicos e possíveis influências genéticas envolvidas em seu desenvolvimento, além de discutir as opções terapêuticas disponíveis.

Orientador(es):
Dr. Professor Fernando José Combat Fadel Filho
Autor(es):
Alessandra Braga Oliveira Motta Ognibene
Palavras-chave:
ameloblastoma; mandíbula; patologia bucal; tumor odontogênico.
downloaddownload

ANALGESIA MULTIMODAL: UMA ALTERNATIVA AO USO DE OPIOIDES EM PACIENTES COM DOR

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O tratamento da dor, por ser uma questão fundamental na assistência à saúde e sendo responsável por gerar incapacidades físicas, deve ser sempre valorizada e bem tratada. Neste contexto, ao longo dos anos, houve um incentivo ao uso de terapias farmacológicas a base de opioides, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde um indicador positivo na assistência médica a pacientes com dor. Objetivos: A exposição dos pacientes às drogas opioides vem sendo responsável por efeitos colaterais graves como adicção, depressão respiratória e morte por overdose. Nessa direção, o presente estudo vem discutir sobre o uso de terapia multimodal livre de opioides no tratamento da dor, apontando os benefícios da técnica. Métodos: Este estudo foi realizado por meio de uma revisão não sistemática da literatura, abordando 15 artigos publicados a partir do ano de 2010 e 2 livros sobre farmacologia. Resultados: O tratamento proposto foi capaz de interromper a dor crônica e levou a redução no uso de analgésicos. O uso de anestesia sem opioides foi responsável pela diminuição das complicações pós-operatórias relacionadas a estas drogas e ajudou na recuperação cirúrgica. Conclusão: A terapia multimodal para o tratamento da dor é uma alternativa promissora e segura para o tratamento da dor aguda e crônica, trazendo menos efeitos indesejados graves.

Orientador(es):
Prof.ª Carolina Figueiredo Freitas
Autor(es):
José Eduardo Rosier de Carvalho
Palavras-chave:
tratamento multimodal, manejo da dor, analgésicos não opioides, tratamento de substituição de opiáceos e analgésicos opioides
downloaddownload

Análise comparativa das alterações hematológicas causadas por diferentes infecções virais

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

Introdução: A medula óssea é o principal sítio de produção das células sanguíneas. Entretanto, diversos vírus podem interferir nesse processo por mecanismos distintos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca das alterações hematológicas provocadas por diferentes infecções virais. Metodologia: Os artigos foram selecionados nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed, SciELO e Periódicos CAPES. A busca foi conduzida por meio de descritores e filtros específicos de cada base, seguida de uma segunda etapa utilizando prompts de inteligência artificial para identificar estudos alinhados ao escopo proposto. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 58 artigos foram incluídos na análise. Resultados e discussão: Alguns vírus, como B19V, CMV, HIV e HTLV-1, podem agir diretamente sobre a medula óssea, infectando células como linfócitos T CD4+ e células-tronco hematopoéticas, levando à sua destruição ou à permanência do vírus em estado latente no interior da medula. Vírus de ação indireta, como EBV, HBV, HCV e HHV-6, interferem na função medular principalmente por meio da inflamação sistêmica. A liberação de citocinas inflamatórias altera o microambiente medular e, em processos inflamatórios crônicos, observa-se aumento da apoptose de células hematopoéticas. Além disso, alguns vírus podem desencadear doenças hematológicas autoimunes, como descrito em casos associados ao SARS-CoV-2. Certos agentes virais também estabelecem infecção latente em linfócitos B, induzindo citopenias por mecanismos autoimunes, o que pode resultar em pancitopenia, neutropenia e supressão medular, sobretudo em indivíduos imunossuprimidos ou submetidos a transplantes. Conclusão: As repercussões das infecções virais no sistema hematológico são variadas, abrangendo desde citopenias transitórias e quadros anêmicos até casos graves de falência medular. A gravidade do dano depende tanto das características do vírus quanto do estado imunológico do hospedeiro. A compreensão desses mecanismos é essencial para o diagnóstico precoce, o manejo adequado e a prevenção de complicações hematológicas associadas às infecções virais.

Orientador(es):
Prof. Derick Mendes
Autor(es):
Letícia de Soua Figueredo
Palavras-chave:
Medula óssea, vírus, hematologia.
downloaddownload

ANÁLISE COMPARATIVA DOS BIOESTIMULADORES A BASE DE HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO E ÁCIDO POLI-L-LÁTICO

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

O envelhecimento cutâneo é um processo multifatorial que compromete progressivamente a estrutura e a função da pele, sendo influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Diante da crescente busca por procedimentos estéticos minimamente invasivos, os bioestimuladores de colágeno tornaram-se alternativas eficazes para o rejuvenescimento e a harmonização facial. Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar o uso da Hidroxiapatita de Cálcio (CaHA) e do Ácido Poli-L-Láctico (PLLA), destacando suas composições, mecanismos de ação, indicações clínicas e resultados estéticos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, fundamentada em publicações científicas dos últimos quinze anos, disponíveis em bases de dados como PubMed, SciELO, ResearchGate e ISAPS. Os resultados demonstram que ambos os bioestimuladores são eficazes na indução da produção de colágeno e na melhora da firmeza e do volume facial. A CaHA proporciona efeito volumizador imediato, seguido de bioestimulação progressiva, enquanto o PLLA promove resultados graduais e duradouros por meio de uma resposta inflamatória controlada. Conclui-se que ambos os produtos apresentam vantagens terapêuticas importantes e que a escolha entre eles deve considerar as características individuais do paciente, o grau de flacidez e os objetivos clínicos do tratamento.

Orientador(es):
Prof.(a). Dra. Raquel Ferreira Chaves
Autor(es):
ANA CAROLINA CAMELO TAVARES FERREIRA E JOSIEL MOREIRA DOS SANTOS
Palavras-chave:
envelhecimento da pele. bioestimuladores de colágeno. hidroxiapatita de cálcio. ácido poli-L-láctico. harmonização facial.
downloaddownload

ANÁLISE DA CODIFICAÇÃO GENÉTICA DA RESISTÊNCIA DE TELURITO DE POTÁSSIO EM ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DO AMBIENTE HOSPITALAR

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

Este trabalho analisa a presença de genes associados à resistência ao telurito de potássio em Enterobacterales isoladas do ambiente hospitalar, com foco na detecção de determinantes genéticos vinculados à tolerância ao telurito e sua possível relação com perfis de multirresistência a antimicrobianos (a maioria das cepas foram resistente a cefalosporina de terceira geração e, também à gentamicina; marcadores bem importantes na virada do século XX. O estudo parte da questão-problema: Enterobacterales presentes em ambiente hospitalar carregam genes do cluster ter e determinantes relacionados capazes de favorecer resistência ao telurito e, possivelmente, conferir vantagem adaptativa? Para responder a essa questão, foram avaliadas cepas previamente isoladas, submetidas à extração de DNA à amplificação por PCR com primers específicos para os genes do cluster ter e genes tehAB, além da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) frente ao telurito de potássio. Os resultados indicaram possível variabilidade (fenotípica e genotípica) dos genes terB, terE e terZ. Obtivemos indicações de amplificação destes em algumas cepas, enquanto outras apresentaram produtos de amplificação para apenas tehA e tehB ou não exibiram amplificação gênica, com tolerância variável ao telurito (CIM entre ≤1 μg/mL e 128 μg/mL). A ocorrência de amplicons divergentes dos padrões descritos para E.coli O157:H7 (enterohemorrágica) sugere homologia gênica e plasticidade estrutural dentro do cluster ter. Conclui-se que as cepas de Enterobacterales hospitalares estudadas que apresentam diversidade genética relacionada à resistência ao telurito, reforçando a relevância do monitoramento molecular e da compreensão de mecanismos de resistência associados ao telurito (metais) e ao estresse oxidativo para a vigilância microbiológica em ambientes clínicos

Orientador(es):
José Augusto Adler Pereira.
Autor(es):
GISELLE CARVALHO SANTOS DA SILVA
Palavras-chave:
Telurito. Resistência bacteriana. Enterobacterales. PCR. Ambiente hospitalar
downloaddownload

Análise da Eficácia e Limitações do Aparelho Invisalign no Tratamento Ortodôntico

2025
Graduação
Odontologia
TCC

O presente estudo revisa a literatura sobre o alinhador Invisalign que proporciona uma correção dentária com praticidade, higiene e conforto sem o incômodo dos aparelhos tradicionais. O Invisalign além de ser removível, possibilita tratar segmentos das arcadas dentárias, sem, no entanto, perder o controle da fixação. Neste artigo são descritas as vantagens e as limitações do sistema, bem como a sua aplicação em certos tipos de casos de pacientes com hábito parafuncional, nesse caso bruxismo, que podem ser tratados de forma efetiva com Invisalign. Os desígnios do tratamento ortodôntico funcional incluem a criação de um sorriso amplo, um perfil facial agradável, oclusões e articulações temporomandibulares saudáveis e funcionais.

Orientador(es):
Sérgio Ricardo da Silva
Autor(es):
Hillary Cunha Santos Bezerra, Maria Júlia Motta Arrifano e Rafael Tomaz de Aquino Guimarães
Palavras-chave:
Invisalign. Aparelho ortodôntico. Estética. Higiene bucal.
downloaddownload

Análise da prevalência e mortalidade da neoplasia maligna do estômago no Brasil em 10 anos.

2022
Graduação
Medicina
TCC

Trata-se de um estudo observacional transversal agregado com o objetivo de analisar a prevalência de internações, taxa de mortalidade e óbitos decorrentes da neoplasia maligna de estômago no Brasil, por região nos últimos 10 anos e comparar as diferenças entre gêneros e a distribuição no território nacional. A análise foi feita através de dados secundários obtidos pelo DATASUS, com as variáveis epidemiológicas: sexo, números de internações, óbitos e taxa de mortalidade de acordo com o critério cronológico das internações hospitalares autorizadas no período compreendido entre Março de 2012 e Março 2022. Durante o período houve 251.835 internações pelo câncer de estômago no Brasil, destas, 162.908 (64,69%) pela população masculina e 88.927 (35,31%) pela feminina; o número total de óbitos foi 42.042, sendo 27.139 (64,54%) na população masculina e 14.910 (35,46%) na população feminina; além de uma taxa de mortalidade de 16,7%, sendo 16,66% na população masculina e 16,77% na feminina. A região Sudeste apresentou o maior número de internações, 115.333 (45,80%), e o maior número de óbitos, 21.243 (50,52%), enquanto a região Norte apresentou a maior taxa de mortalidade, 21,4%. Apesar de haver aumento no número de internações e mortes no período, tal fato poderia ser interpretado positivamente, pois sugeriria um maior acesso às medidas de promoções em saúde com diagnósticos mais precoces e terapêutica eficaz, tendo em vista a diminuição da taxa de mortalidade da doença na década estudada.

Orientador(es):
Dany David Kruczan
Autor(es):
Rafael Otero Amaral Vargas; Yuri Povill
Palavras-chave:
Neoplasia maligna de estômago, Câncer de Estômago, Epidemiologia.
downloaddownload