REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Diagnóstico de câncer de Mama antes dos 40 anos

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O câncer de mama é o tipo de câncer maligno mais comum em mulheres, e continua sendo um desafio na área médica já que tem demonstrado um aumento significativo de novos casos a cada ano, além de estar sendo encontrado em mulheres cada vez mais jovens, mulheres essas que se encontram fora da idade preconizada para o rastreio de acordo com o ministério da saúde, e devido a isso, esse diagnóstico tardio tem aumentado as taxas de aparecimento do câncer já em estágio avançado. Objetivos: Realizar revisão de literatura sobre o tema câncer de mama antes dos 40 anos, observando as variações dos casos ao longo do tempo. Métodos: Foram buscados dados quantitativos, descritivos e longitudinais, nos anos de 2009 à 2021, relacionando a novos casos de câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos, assim como número de óbitos. Conclusão: Evidenciou-se uma grande quantidade de artigos publicados que demonstram a mesma tendência de alta nos novos casos de câncer de mama em mulheres jovens, até 40 anos.

Orientador(es):
Professor Adj Mestre Daniel de Souza Fernandes
Autor(es):
Roberta de Andrade Ramos Iocken e Suelen Andrade Bernardo
Palavras-chave:
câncer de mama, detecção precoce do câncer, mulheres jovens, rastreio, evolução
downloaddownload

Diagnóstico presuntivo de calcificações da artéria carótida através de radiografias panorâmicas: revisão abrangente da literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

As calcificações de artéria carótida (CACs) representam uma alteração comum, muitas vezes encontrada em radiografias panorâmicas (RPs) em função de seu caráter de radiopacidade. A presença delas na região de bifurcação da artéria carótida pode significar um indicativo de aterosclerose e servir como um grande aliado na identificação precoce do quadro. Nesse sentido, cabe a indagação acerca da legitimidade e da aplicabilidade das radiografias panorâmicas como método de detecção de CACs. O objetivo deste estudo, foi revisar a literatura quanto à importância da identificação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua legitimidade para o diagnóstico de calcificações da artéria carótida. Para a identificação dos estudos a serem trabalhados, foi realizada uma busca eletrônica na plataforma Pubmed, em que 156 estudos foram encontrados, dos quais 118 foram incluídos na análise, sendo que 55 endereçaram a questão central, portanto, foram trabalhados na íntegra, e os 63 demais ficaram restritos à leitura do resumo, com a finalidade de compreender considerações de sentido geral. Após considerar os principais argumentos favoráveis e desfavoráveis à hipótese, pode-se notar, a partir de um olhar interpretativo, a recorrência de posicionamentos que se aproximavam de quatro diferentes visões: 67% dos estudos apresentou enfoque na possibilidade de detecção precoce e na predição de eventos vasculares subsequentes; 16% apresentou enfoque no potencial positivo, mas com ponderações; 7% apresentou o enfoque em ressalvas, mas ainda considerando o potencial positivo; 9% consideram o potencial da proposta como mais danoso do que benéfico. Fica claro, pela análise qualitativa e quantitativa dos trabalhos, que a RP apresenta um valor substancial na detecção precoce de CACs. Desse modo, os casos positivos justificam a investigação adicional através de exames complementares, principalmente aqueles envolvendo os grupos de risco. Além disso, o diagnóstico final é reservado ao médico, mas a importância do cirurgião-dentista como contribuinte para o caráter precoce desse diagnóstico deve ser ressaltada.

Orientador(es):
Flávio Rodrigues Ferreira Alves
Autor(es):
Júlia Alves Vidovichi
Palavras-chave:
calcificação de artéria carótida; radiografia panorâmica.
downloaddownload

Diferenciação de espécies pertencentes ao grupo mycobacterium abscessus através da técnica PCR do gene ERM(41)

2020
Graduação
Biomedicina
TCC

O Grupo Mycobacterium abscessus é dividido em três subespécies: Mycobacterium abscessus subespécie abscessus, Mycobacterium abscessus subespécie massiliense e Mycobacterium abscessus subespécie bolletii. Elas causam doenças semelhantes e diferenciam-se quanto ao padrão de suscetibilidade aos fármacos e tratamento. Surtos de infecções causadas por micobactérias de crescimento rápido são relatados em todo o mundo, geralmente associados a procedimentos médicos. No Brasil, a maioria deles estão associados a espécies do Grupo Mycobacterium abscessus. Em 97,2% dos casos a subespécie massiliense foi envolvida. Macrolídeos, como a claritromicina e azitromicina, são os únicos antibióticos orais contra essas subespécies, entretanto, foram relatados casos de resistência ao tratamento. Dentre os mecanismos de resistência, o mais importante é a presença do gene erm(41), que confere resistência à claritromicina. A identificação laboratorial destas micobactérias é rotineiramente realizada por métodos fenotípicos trabalhosos e demorados. Metodologias utilizando ferramentas moleculares como sequenciamento e hibridização reversa, são métodos rápidos, mas, possuem limitações e custo muito alto. M. abscessus subsp. massiliense tem sido considerado como um patógeno humano em potencial, tornando-se imprescindível sua identificação. Como alternativa aos métodos convencionais e comerciais novas ferramentas rápidas, fáceis de executar e de baixo custo são necessárias. Neste estudo utilizou-se uma ferramenta rápida, a PCR do gene erm(41), que possibilitou a amplificação da sequência de DNA alvo em uma única reação, resultando na economia de tempo e reagentes, permitindo a diferenciação das subespécies. Os resultados desta metodologia foram comparados com os do sequenciamento do gene rpoB, apresentando concordância de 100% entre as amostras testadas.

Orientador(es):
Paulo Cesar de Souza Caldas
Autor(es):
Camila da Silva Moura
Palavras-chave:
PCR. Grupo Mycobacterium. abscessus. erm41. MNT
downloaddownload

Diferenciação de lesões escamosas de baixo e alto grau e seu impacto no diagnóstico precoce do HPV

2023
Graduação
Biomedicina
TCC

Visto como um problema de saúde pública, o câncer do colo do útero, é o quarto tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo. Esse tipo de câncer tem como principal causador o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), associados a outros fatores como: ISTs; infecções; hábitos sexuais, como início precoce da vida sexual e multiplicidade de parceiros; tabagismo; anticoncepcionais orais e carências nutricionais, podendo ser identificado previamente através do exame citopatológico, onde se realiza um rastreamento da população feminina sexualmente ativa entre 25 a 64 anos, sendo a faixa etária com maior ocorrência das lesões de baixo grau, fase a qual diagnóstico apresenta melhores respostas ao tratamento e não evolução para lesões precursoras do câncer de colo de útero. Esse exame representa uma ferramenta importante para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, devido a sua alta precisão, método indolor, fácil execução e baixo custo. A identificação precoce de uma lesão cervical juntamente com o rápido tratamento aumenta consideravelmente a sobrevida do paciente. Essa pesquisa surge com objetivo identificar os diagnósticos diferenciais das lesões escamosas de baixo e alto grau, pontuando os critérios citomorfológicos para esse tipo de diferenciação, realizado pelo biomédico citopatologista; profissional apto tanto para realizar coleta cérvico-vaginal como a análise da lâmina, realizando a leitura citológica, assumindo responsabilidade técnica, assim como a liberação de laudos, ressaltando a importância da educação continuada dos profissionais citopatologistas, para identificar características celulares de malignidade, realizando uma melhor interpretação dos exames citopatológicos.

Orientador(es):
Rafael Montenegro da Silva Lima
Autor(es):
Ana Ruth Rodrigues de Queiroz
Palavras-chave:
Papanicolau, câncer cervical. lesões de baixo e alto grau
downloaddownload

Discussão de protocolos para reimplante em dentes avulsionados

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A avulsão dentária é a lesão traumática onde o dente é completamente removido do alvéolo e considerada a mais grave lesão bucal, viabilizando uma lesão na inserção e necrose pulpar devido a ruptura do ligamento periodontal. Em virtude disso, as células do ligamento periodontal podem ficar inviáveis, propiciando consequentemente uma lesão cementária quando reimplantado. Portanto, o manejo adequado do elemento dentário avulsionado e o protocolo orientado pela International Association for Dental Traumatology será de extrema importância para minimizar as possíveis e comuns reações das células, não descartando a possibilidade de possíveis prognósticos desfavoráveis. Desse modo, o traumatismo dentário afeta uma parcela da população onde causa a perda dentária, podendo ocasionar futuros danos psicológicos ao paciente. O presente estudo tem por objetivo descrever uma revisão da literatura que apresente as principais consequências que podem ocorrer quando o dente avulsionado é reimplantado de forma tardia, proporcionando um prognóstico favorável.

Orientador(es):
Oswaldo Fonseca
Autor(es):
Gabriela Lopes de Oliveira Maria Oliveira Lima
Palavras-chave:
avulsão dentária; traumatismo; endodontia
downloaddownload

Discutindo a técnica minimamente invasiva no contexto do Programa de Tratamento Restaurador Atraumático

2022
Graduação
Odontologia
TCC

Considerando a alta prevalência e incidência da cárie dentária, foi necessária a adaptação da odontologia na tentativa de reduzir os números desses dados e levar a saúde bucal para as populações carentes desses serviços, sempre conseguindo cumprir com os pressupostos que norteiam a modificação do sistema de saúde sendo apto de assumir o comprometimento de competência da atenção básica, assegurando capacidade e resolutividade e garantindo a integralidade nos atos de saúde bucal, proferindo o individual com o geral, o incentivo e a prudência com o tratamento e a melhora da saúde da sociedade. A técnica atraumática é parte do programa de Tratamento Restaurador Atraumático e, com o seu emprego renuncia-se instrumentos rotatórios, métodos invasivos, uso excessivo de anestesia, necessidade de espaço odontológico, dando abertura para uma odontologia menos traumática. Esse estudo visa uma revisão de literatura sobre o programa de Tratamento Restaurador Atraumático, expondo como uma técnica minimamente invasiva pode contribuir para o resgaste de saúde de uma dada população.

Orientador(es):
Leila Maria Chevitarese de Oliveira
Autor(es):
Bruna Cardoso Lourenço; Paula Augusto Roman Muniz; Roberta Cordeiro da Silva
Palavras-chave:
Técnica minimamente invasiva. Cimento de ionômero de vidro. Saúde bucal. Doença cárie. Técnica atraumática.
downloaddownload

Diversidade sexual e de gênero desafios e atuação da psicologia no âmbito das políticas pública

2020
Graduação
Psicologia
TCC

O presente trabalho refere-se a uma navegação pelo campo da diversidade sexual e de gênero, a partir do resgate de importantes grupos na história e de recortes importantes na construção do movimento LGBTQIA+ e das políticas públicas direcionadas a essa parcela da população brasileira. População esta, que mesmo atravessada por diferentes violências e tendo suas vidas marginalizadas e excluídas, resistem através da luta e da organização política na tentativa de romper contra as estruturas e os padrões normativos que tendem a massacrar suas subjetividades ditas desviantes. Esse resgate está centrado no intuito de viabilizar reflexões sobre a atuação de profissionais da psicologia, a partir de suas diretrizes éticas e das políticas públicas, com ênfase nas práticas realizadas nos Centros de Cidadania LGBT do Programa Rio Sem Homofobia. De acordo com a literatura pesquisada, acessamos os relatos desses/as profissionais que sinalizam o processo de (re)construção de um campo de intervenção orgânico, vivo e rizomático, para dar conta das demandas e especificidades da população LGBTQIA+. Este trabalho sinaliza a importância da ampliação das políticas públicas e a criação de dispositivos específicos que assegurem e promovam a cidadania através de uma prática centrada nas dimensões ética e transdisciplinar, em prol da garantia de seus Direitos Humanos e da afirmação das subjetividades LGBTQIA+.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Rafael da Silva Dutra; Rosangela Dias Esteves Mattos
Palavras-chave:
Psicologia. Rio Sem Homofobia. Políticas Públicas. Diversidade sexual e de gênero
downloaddownload

Doença de Caroli: relato de caso

2022
Graduação
Medicina
TCC

A doença de Caroli é uma doença congênita, caracterizada pela dilatação segmentar multifocal de grandes ductos biliares intra-hepáticos. Esta condição geralmente está associada à doença cística renal de gravidade variável. No estudo dessa patologia, estão descritas duas variantes, a doença de Caroli e a síndrome de Caroli. A doença é a forma menos comum e é caracterizada por ectasia ductal biliar sem outras anormalidades hepáticas, enquanto a síndrome de Caroli é a variante mais comum e está associada à fibrose hepática congênita. A maioria dos casos é transmitida de forma autossômica recessiva e está associada à doença renal policística autossômica recessiva. O diagnóstico é feito através de exames de imagem que demonstram ectasia do ducto biliar e dilatação cística irregular dos grandes ductos biliares intra-hepáticos proximais com um ducto biliar comum normal. O tratamento é amplamente de suporte e deve ser individualizado, variando desde medicamentoso a uma abordagem mais radical como ressecção hepática e transplante.

Orientador(es):
Prof.ª Viviane Lozano Espasandin
Autor(es):
Caio William Guimarães; Renan Horisawa Rossi
Palavras-chave:
Doença de Caroli, ductos biliares, fibrose hepática, colangite secundária, colangiocarcinoma, rins policísticos, ADPKD, cisto de ducto cístico, ressecção de fígado, transplante de fígado.
downloaddownload

DOENÇA DE CROHN DUODENAL: DESAFIOS NO TRATAMENTO E COMPLICAÇÕES DA DOENÇA - UM RELATO DE CASO

2025
Graduação
Medicina
TCC

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) corresponde a um grupo de condições crônicas autoimunes do trato gastrointestinal (TGI) de etiologia ainda não plenamente compreendida. No entanto, acredita-se que a interação de fatores ambientais, genéticos, alterações na microbiota e disfunções imunológicas desempenhe um papel significativo em seu desenvolvimento. Uma das principais representantes da DII inclui a Doença de Crohn (DC), cujo processo inflamatório crônico pode afetar qualquer região do sistema digestivo, mas acomete predominantemente o íleo terminal e o cólon, resultando em sintomas debilitantes e recidivantes. Os sintomas mais frequentes incluem diarreia, dor abdominal, hematoquezia, febre, perda de peso e fadiga. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso de um paciente com DC duodenal, presente em apenas 4% dos casos, que evolui com complicações da doença e de seu tratamento, como abscesso glúteo, fístula perianal, anemia e distúrbio eletrolítico. Para a redação deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando artigos científicos indexados nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine - National Center for Biotechnology Information (PUBMED) na língua portuguesa e inglesa nos últimos cinco anos. Com base na gravidade da doença e o efeito que ela ocasiona na qualidade de vida dos pacientes, objetiva-se discutir seus principais aspectos clínicos, patogênicos e o melhor manejo terapêutico, com a finalidade de contribuir para o avanço do conhecimento nessa área e para melhorar o desfecho clínico dos pacientes com DII.

Orientador(es):
Professora Ma. Hedi Marinho de Melo Guedes de Oliveira
Autor(es):
Dmitri da Silva Gobbi Araujo; Júlia Maria Mendonça Machado Pinheiro
Palavras-chave:
Avulsão cutânea; Diarreia; Doença de Crohn; Doenças Inflamatórias Intestinais; Fístula retal.
downloaddownload

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS COM ALTO ÍNDICE DE MORTIMORBIDADE: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRIO E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

2024
Graduação
Medicina
TCC

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças que se inserem dentro dos quadros de doenças com maiores taxas de morbimortalidade no mundo. Sua etiologia é incerta, mas vários fatores contribuem para seu surgimento, entre eles, o estilo de vida é o principal fator de risco para o desenvolvimento destas doenças. As doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio e as doenças cerebrais (acidente vascular encefálico) são as doenças que mais matam no Brasil e no mundo, por isso, é importante o conhecimento sobre sua fisiopatologia, seu diagnóstico precoce e tratamento, pois se caracterizam por incapacidade e impacto na qualidade de vida do indivíduo e da população. Adultos jovens e idosos de ambos os sexos são acometidos por estas condições. A promoção e a prevenção são a base do sucesso, uma vez que são doenças modificáveis, pois sua inserção na sociedade tem haver com má alimentação, sedentarismo, obesidade, tabagismo, etilismo e outros. Apresenta-se aqui uma pesquisa na bibliografia sobre o assunto, com o objetivo de difundir maiores conhecimentos na área da Medicina, para a possibilidade de uma abordagem ampla em todos os níveis de complexidade da saúde, sejam por estudantes da área da saúde ou por profissionais médicos, com foco central na intervenção imediatista e contínua dos indivíduos predispostos a estas doenças.

Orientador(es):
Dr. Marcello Di Blasi Franchini
Autor(es):
Suiane da Silva Couto Pereira
Palavras-chave:
Doenças crônicas não transmissíveis; Infarto agudo do miocárdio; acidente vascular cerebral; mal estilo de vida
downloaddownload

DOENÇAS DERMATOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NA IDENTIFICAÇÃO POR IMPRESSÃO DIGITAL

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

Este estudo teve como objetivo identificar as principais doenças dermatológicas capazes de causar alterações estruturais nas cristas papilares dificultando ou impossibilitando a identificação do indivíduo. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa com abordagem qualitativa, considerando artigos publicados entre 2010 e 2025 que abordavam os impactos das doenças de pele no reconhecimento por impressões digitais. Os resultados mostraram que doenças como eczema, psoríase, verruga vulgar, esclerodermia e outras condições provocam danos nas cristas papilares, incluindo linhas retas e cruzadas, manchas irregulares, interrupção das cristas e deformações extensas, muitas vezes impossibilitando a extração de minúcias. Observou-se ainda que, mesmo após melhora clínica, a regeneração das cristas papilares pode ser incompleta. Conclui-se que doenças dermatológicas representam um fator relevante, porém frequentemente negligenciado na identificação biométrica, podendo gerar exclusão digital involuntária e prejuízos civis e laborais.

Orientador(es):
Maria Luiza Rios Santos
Autor(es):
ANA BEATRIZ DA SILVA TENORIO
Palavras-chave:
Impressões Digitais. Identificação Humana. Impacto. Biometria. Doenças Dermatológicas.
downloaddownload

DOENÇAS DESMIELINIZANTES ASSOCIADAS AOS BIOMARCADORES ANTI-MOG E ANTI-AQP4 INDUZIDAS POR GATILHOS VIRAIS RIO DE JANEIRO 2025

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

As doenças desmielinizantes autoimunes do sistema nervoso central, como a Esclerose Múltipla (EM), Distúrbio do Espectro da Neuromielite Óptica (NMOSD) e Doença Associada ao Anticorpo MOG (MOGAD), apresentam manifestações clínicas distintas e mecanismos imunopatológicos específicos. Esta revisão bibliográfica integrativa aborda a associação entre infecções virais e o desenvolvimento dessas doenças, focando nos biomarcadores anti-MOG e anti-AQP4, essenciais para o diagnóstico diferencial e manejo clínico. Destaca-se a influência de vírus neurotrópicos, como o vírus Zika (ZIKV) e SARS-CoV-2, que atuam como gatilhos imunológicos por meio de mecanismos como mimetismo molecular, onde proteínas virais compartilham estruturas semelhantes a autoantígenos mielínicos (PLP, MOG, AQP4). Evidências experimentais demonstram a capacidade do ZIKV de infectar tecido cerebral adulto, causando disfunções sinápticas e neuroinflamação, além de induzir respostas autoimunes em indivíduos geneticamente predispostos. A pandemia de COVID-19 revelou similar potencial do SARS-CoV-2 em desencadear desordens desmielinizantes autoimunes, associadas à resposta imune aberrante. A medicina de precisão tem sido fundamental para a individualização do diagnóstico e tratamento, possibilitando intervenções mais eficazes. Compreender a interação entre infecções virais, sistema imune e SNC é vital para aprimorar estratégias diagnósticas, terapêuticas e de prevenção dessas doenças complexas. Este trabalho sintetiza avanços científicos recentes, elucidando o papel crucial dos biomarcadores anti-MOG e anti-AQP4 e reforçando a necessidade de pesquisas contínuas na área de neuroimunologia viral.

Orientador(es):
Renan Amphilophio Fernandes
Autor(es):
KARLA PINTO COELHO FADEL
Palavras-chave:
Doenças Desmielinizantes. NMOSD. MOGAD. Anti-AQP4. Anti-MOG. Gatilhos Virais.
downloaddownload

Doenças Peri-implantares: conceitos relacionados ao diagnóstico e prevenção

2021
Graduação
Odontologia
TCC

As doenças Peri-implantares são patologias ocorrentes no tecido mucoso, no entorno de implantes , essas patologias são ocasionadas por microorganismos bacterianos presentes no complexo microbiano vermelho, esses organismos microscópicos são responsáveis também por outras doenças comumente observadas no periodonto, este trabalho irá apresentar os exames realizados com o objetivo de obter o diagnóstico destas patologias e as possíveis prevenções para as mesmas.

Orientador(es):
Professora Marcela Melo Santos
Autor(es):
Caio Vinícius Machado de Oliveira
Palavras-chave:
implantes,doenças Peri-implantares,bactérias,diagnóstico,prevenções.
downloaddownload

DOENÇAS PRIÔNICAS RARAS: UMA REVISÃO SOBRE FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

Os príons são proteínas infecciosas capazes de causar danos irreversíveis no sistema nervoso central levando à neurodegeneração do cérebro que caracteriza a alteração espongiforme presente na maioria das patologias causadas por príons .Apesar dos avanços científicos, o diagnóstico das doenças priônicas ainda representa um grande desafio, sendo necessário o uso de métodos como exames de neuroimagem, biomarcadores específicos e análise molecular da proteína priônica (PrP). Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica visando analisar a fisiopatologia, os alvos terapêuticos e as abordagens farmacológicas relacionadas às encefalopatias espongiformes, visando a compreensão dos mecanismos envolvidos e das estratégias diagnósticas e terapêuticas disponíveis, através de revisão da literatura visando possíveis terapias genéticas,imunoterapias ,e avanços científicos acerca da melhor compreensão da estrutura-função das proteínas priônicas uma vez que não há terapias curativas estabelecidas. Os avanços científicos sobre uma possível cura ou tratamento seria uma grande conquista no campo de doenças neurodegenerativas, uma vez que são invariavelmente fatais.

Orientador(es):
Leticia Maria da Silva Antonio
Autor(es):
JESSICA RODRIGUES DE LIMA
Palavras-chave:
Doenças priônicas, Fisiopatologia, Diagnóstico, Terapias experimentais, Neurodegeneração, biomarcadores.
downloaddownload

Dor contralateral de paciente tratado de fratura atípica do fêmur é indicativa de tratamento cirúrgico profilático: relato de casos e revisão da literatura

2020
Graduação
Medicina
TCC

Os bifosfonatos são a principal classe farmacológica utilizados no tratamento clínico da Osteoporose. Seu uso a longo prazo, entretanto, está relacionado ao desenvolvimento de fraturas atípicas do fêmur (FAF) em alguns pacientes, necessitando osteossíntese dessas fraturas. O acometimento contralateral é frequente e a conduta quanto ao tratamento imediato ainda é controversa sobre a fixação profilática, assim como são os fatores clinico-radiográficos que possam orientar essa decisão. Objetivo: Demonstrar que a dor, nos casos de comprometimento contralateral, deve assumir papel relevante no diagnóstico precoce de uma fratura atípica, indicando o tratamento cirúrgico profilático, pois sua presença já indica a evolução para fratura completa. Materiais e Métodos: Para elaboração do trabalho, foi feita uma revisão retrospectiva do prontuário de dois pacientes com FAF, tratados agudamente com fixação em ambos os lados e comparado com terceiro paciente em que a profilaxia não foi realizada. Foi realizada revisão da literatura relativa a esta temática, através de pesquisa no banco de dados PubMed e Scielo no período de 2010 até 2020. Discussão: Acreditamos que, em pacientes com fratura atípica aguda, a presença de queixas álgicas no lado contralateral significa que o processo de falência óssea já se iniciou e culminará em fratura completa, como no lado já fraturado. A dor deve ser fator mais relevante no processo de tomada de decisão, ainda mais quando já se apresenta com sinais radiográficos. Assim, optamos pela fixação profilática do membro contralateral, evitando evolução natural do processo. Conclusão: Pacientes em uso crônico de bifosfonatos que observem dor consistente na coxa no lado contra lateral à fratura devem ser considerados para tratamento com HIM profilático

Orientador(es):
Prof. Raquel Fernandes de Barros Nóboa e Prof. Carolina Figueiredo Freitas.
Autor(es):
Flávia Perasso Lourenço; Marina Aranha Justo
Palavras-chave:
Fraturas Atípicas do fêmur; Bifosfonatos, Fixação Profilática.
downloaddownload

DOR LOMBAR: POR QUE DEVEMOS ESTAR ATENTOS?

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é definida pela ocorrência de dor, sensação de tensão muscular ou rigidez que ocorre na região inferior do dorso, entre o último arco costal e a prega glútea sendo umas das patologias mais acometidas da coluna vertebral. Esta condição pode afetar todas as faixas etárias e vem aumentando a incidência. Por sua alta prevalência e incidência é importante que todo o médico saiba iniciar o manejo de dor lombar, sabendo a condução inicial e sinais de alerta para causas graves. Objetivos: Realizar revisão bibliográfica não sistemática da literatura visando conhecer sobre dor lombar, suas principais causas e sinais de alerta. Salientar a importância do conhecimento do manejo inicial da lombalgia por médicos, independentemente da especialidade. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica não sistemática. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bibliotecas virtuais para trabalhos compreendendo o período de 2010 a 2021, para as línguas inglesa, espanhola e portuguesa e, tipos de estudos como relato de caso, metanálise e revisões sistemáticas. Resultados: Foram utilizados 10 artigos abordando a importância de uma boa abordagem da avaliação primária, os equívocos generalizados na população e entre os profissionais de saúde sobre as causas, o prognóstico e a eficácia de diferentes tratamentos para a dor lombar. Orientações aconselhamentos, melhor abordagem inicial evitando complicações. Conclusões: Apesar de avanços em estudos, da tecnologia, de pesquisas, o manejo de dor lombar continua sendo um desafio para alguns pesquisadores e médicos. Há estratégias para reduzir prescrições e consumo abusivos de opióides, exames de imagem desnecessários. A maioria dos casos de dor lombar é inespecífica. No entanto a dor está relacionada a incapacidade laborativa, o que acarreta perda da produtividade, impacto psicossocial e econômico entre outros desafios do manejo de lombalgia.

Orientador(es):
Débora Rocha de Moura Rodrigues de Aguiar
Autor(es):
Jacqueline Suellen de Jesus Nascimento
Palavras-chave:
lombalgia; dor lombar; dor lombar aguda e crônica; impacto da dor lombar; low back pain in adults; low back pain; low back pain risk factors;
downloaddownload

DRESS EM USO DE ALOPURINOL EM IDOSOS - UM RELATO DE CASO

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A síndrome Reação a Drogas com Eosinofilia e Sintomas Sistêmicos - DRESSé um tipo de farmacodermia que, no presente trabalho, ocorre a partir do uso de Alopurinol e inclui uma série de apresentações clínicas. Objetivos: Definir a doença, suas manifestações clínicas e tratamento, a fim de difundir conhecimento sobre o tema entre profissionais de saúde, minimizando desfechos fatais. Métodos: Com base em um relato de caso, foi realizada uma revisão literária de artigos sobre o assunto em bases científicas nacionais e internacionais, dos quais foram selecionados os que abrangiam a temática de maneira específica, bem como aqueles cujo texto estava completo e de acordo com intervalo em anos de publicação e idiomas pré-determinados. Resultados: O relato de caso discorre sobre uma paciente, feminina, idosa com múltiplas comorbidades e consequentemente submetida a uma polifarmácia, que desenvolve uma farmacodermia em virtude do uso de Alopurinol. Conclusões: A prescrição criteriosa dos medicamentos, principalmente em idosos, é crucial, pois a maioria deles já faz uso de diversos fármacos, o que aumenta o risco do desenvolvimento de reações adversas e, entre elas, encontram-se as farmacodermias como as mais frequentes.

Orientador(es):
Dr. Bruno Eduardo Moraes Nunes
Autor(es):
Luísa Verras Portugal e Roberta Salles Gil Khalil
Palavras-chave:
“DRESS”, “Farmacodermia”, “Alopurinol”, “Idosos”
downloaddownload

Duodenopancreatectomia em paciente com tumor periampular: relato de caso

2022
Graduação
Medicina
TCC

Os cânceres de pâncreas e periampulares são considerados um dos piores cânceres devido sua manifestação silenciosa, culminando na descoberta e diagnóstico em estágios já avançados. A detecção precoce do câncer de pâncreas possibilita o melhor manejo individualizado. O tratamento curativo do mesmo é por meio da ressecção do tumor, quando possível. O relato de caso realizado aborda o caso de um paciente do sexo masculino de 62 anos de idade, com suspeita de adenocarcinoma de cabeça de pâncreas. O paciente em questão foi submetido ao procedimento curativo realizado para excisão do tumor: duodenopancreatectomia (cirurgia de Whipple) na qual foi utilizada a abordagem “artery first”. O estudo tem como objetivo promover notoriedade e maior conhecimento das técnicas cirúrgicas adequadas para o tratamento com sucesso terapêutico, expondo suas vantagens e benefícios, apresentando maior compreensão sobre o assunto juntamente com os resultados apresentados no caso. A obtenção de dados se deu por meio de anamnese e exame físico colhidos diretamente com o paciente e pelas informações contidas no prontuário. A busca por artigos e dados bibliográficos por meio de pesquisas nas bases de dados PubMed, Scielo, UpToDate, Medscape e Lilacs utilizando os termos "pancreatic neoplasms", "pancreaticoduodenectomy", "mesenteric artery, superior", "method". É apresentado no estudo a evolução de técnicas realizadas na cura de cânceres de pâncreas e periampulares, com enfoque em recente técnica cirúrgica artery first, apresentando a anatomia da região, as características, perspectivas e vantagens das diferentes abordagens da técnica, correlacionando ao caso apresentado. Pode-se concluir que ainda não há consenso, mas todas as técnicas devem ser conhecidas para melhor aplicação em cada situação. Para tanto, se faz necessários maiores estudos com objetivo de disseminar tais resultados e embasar escolhas cirúrgicas em todo meio médico.

Orientador(es):
Prof.º Raphael Iglesias de Oliveira Vidal
Autor(es):
Danielle da Rosa Fraga; Giovana Lopes Nadais
Palavras-chave:
“pancreatic neoplasms”, "pancreaticoduodenectomy", "mesenteric artery, superior", "method”.
downloaddownload

Duplicidade de Uretra no menino: relato de caso

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A duplicidade de uretra é uma doença rara com enumeras variações clínicas cujo tratamento é eminentemente cirúrgico. Objetivos: Descrever a estratégia cirúrgica em um pré-escolar, masculino, com duplicidade uretra! do subtipo II-A2 em Y com fistula anorretal, evidenciando-se suas particularidades além da abordagem diagnóstica e seu seguimento pós-operatório. Métodos: Selecionou-se um paciente do ambulatório de cirurgia pediátrica do Hospital Municipal Jesus, durante o rodízio de cirurgia e realizou-se uma revisão bibliográfica sobre sua patologia por meio das bases de dados Pubmed, Lilacs, Scielo, NCBI e Elsevier. Selecionou-se os artigos de maior relevância publicados no período entre 1976 e 2019, para melhor contextualização do caso clínico. Discussão: O caso índice possuía outras anomalias urogenitais que conferiam particularidades anatômicas que foram utilizadas para realização de uma intervenção cirúrgica singular. Tendo apresentado evolução clínica pós-operatória satisfatória. Conclusões: Os poucos relatos descritos na literatura evidenciam a importância do presente trabalho a fim de servir como base para outros profissionais da área da saúde que possam a vir diagnosticar uma duplicidade uretral.

Orientador(es):
Professora Déborah Nunes Chagas D'araújo
Autor(es):
Amanda Oliveira da Costa; Pedro Leão Martins
Palavras-chave:
Duplicidade uretral. Anomalias urogenitais. Fistula anorretal.
downloaddownload

EFEITO DE ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA CURTA (ACETATO E BUTIRATO) NA TRANSIÇÃO EPITÉLIO MESENQUIMAL DE CÉLULAS DE CARCINOMA PULMONAR DA LINHAGEM A549

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

O câncer de pulmão é uma das principais causas de mortalidade por neoplasias no mundo, em grande parte devido ao seu alto potencial metastático. A metástase envolve a capacidade da célula tumoral de se desprender do tumor primário, migrar, invadir tecidos distantes e se adaptar a novos microambientes. Neste contexto, a transição epitélio-mesenquimal (TEM) é um processo chave, pois confere à célula tumoral um fenótipo mais migratório, invasivo e resistente, favorecendo a formação de metástases. Considerando o potencial modulador dos metabólitos derivados da microbiota intestinal em tumores, este estudo teve como objetivo avaliar se ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), butirato e acetato, poderiam modular a TEM induzida por TGF-β1 em células A549 de adenocarcinoma pulmonar humano. A exposição ao TGF-β1 promoveu alterações morfológicas compatíveis com o fenótipo mesenquimal, caracterizadas por alongamento celular e perda de adesão, confirmando a indução da TEM. O tratamento com butirato, após a indução da TEM, especialmente na concentração de 5 mM, mostrou potencial em preservar o fenótipo epitelial, com células mais compactas, núcleos centrais e maior circularidade, indicando efeito inibitório sobre a transição. O acetato apresentou resposta mais discreta, sendo mais efetivo na concentração de 40 uM, com redução parcial da elongação e reorganização do citoesqueleto. A combinação de butirato e acetato potencializou esses efeitos, promovendo morfologia mais homogênea e diminuição dos sinais de migração celular, mesmo após a indução de TEM com TGF-β1. Esses resultados sugerem que os AGCC (especialmente butirato) podem modular a resposta celular ao TGF-β1, possivelmente por mecanismos epigenéticos e de sinalização celular, reforçando o potencial desses metabólitos como moduladores da progressão tumoral e de metástases no câncer de pulmão.

Orientador(es):
Suelen Martins Perobelli
Autor(es):
JULIA BAHIA PONTES
Palavras-chave:
Ácidos graxos de cadeia curta. Butirato. Acetato. Transição Epitélio Mesenquimal. Célula A549.
downloaddownload

EFEITO DO TRATAMENTO COMBINADO ENTRE TRASTUZUMABE E JARARACINA RECOMBINANTE SOBRE A EMT NO CÂNCER DE MAMA HER2+

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

O câncer de mama é altamente heterogêneo, sendo classificado em diferentes subtipos moleculares. O subtipo HER2+, caracterizado pelo aumento da expressão desse receptor, representa 15-20% dos casos de câncer de mama. Esse subtipo é tratado com a terapia alvo Trastuzumabe, um anticorpo monoclonal humanizado. Cerca de 70% dos pacientes apresentam resistência à essa terapia. Já foi descrito na literatura que as integrinas participam da EMT, processo onde as células passam por uma mudança fenotípica, conferindo plasticidade às células, garantindo a progressão tumoral. Em trabalhos anteriores do nosso grupo, foi identificada uma alta expressão de integrinas αv e β1 nas células HCC-1954, que são resistentes ao Trastuzumabe. Após o tratamento com Trastuzumabe, ocorre um aumento na expressão da integrina β1. A integrina β1 é capaz de ativar vias de sinalização celulares que podem se sobrepor ao efeito de inibição de HER2. Com o objetivo de avaliar os efeitos dos tratamentos sobre a EMT, as células HCC-1954 foram tratadas com Trastuzumabe, jararacina e o tratamento combinado entre Trastuzumabe e jararacina. Observamos por RT-qPCR, uma diminuição na expressão de E-caderina e aumento na expressão de vimentina nas células tratadas com jararacina e com o tratamento combinado. Já na imunofluorescência, notamos uma possível co-localização entre E-caderina e HER2 e E-caderina e integrina β1 nas células HCC-1954 não tratadas. É provável que as células tratadas com jararacina tenham passado pelo processo de EMT. Pode existir um provável crosstalk entre os receptores HER2, E-caderina e integrina β1 nas células não tratadas.

Orientador(es):
Denise de Abreu Pereira
Autor(es):
LAURA ABRAHÃO GONÇALVES
Palavras-chave:
Câncer de mama. HER2+. Trastuzumabe. Desintegrina. Resistência.
downloaddownload

Efeito do uso da água ozonizada na desinfecção do sistema de canais radiculares

2022
Graduação
Odontologia
TCC

No tratamento endodôntico, o preparo químico mecânico é primordial na desinfecção do sistema de canais radiculares. É natural que com o decorrer do tempo novas pesquisas sejam feitas a fim de aprimorar as técnicas que hoje já são empregadas, visando obter uma substância irrigadora ideal, que não gere danos aos tecidos periapicais e que possua um alto potencial antimicrobiano. Nesse cenário, a água ozonizada surge como uma opção a ser estudada. O presente estudo teve como objetivo comparar a eficácia da redução microbiana intracanal quando utilizada a água ozonizada em relação ao hipoclorito de sódio. Quarenta dentes bovinos uniradiculares foram selecionados e seccionados com discos diamantados (KG Sorensen, São Paulo, SP, Brasil) de forma a padronizar o comprimento de suas raízes. Posteriormente, os dentes foram instrumentados com limas do tipo K nº 50, 55, 60 e 70, e, foram contaminados com Enterococcus Faecalis por 21 dias. Após este período, uma primeira amostra foi coletada e plaqueada em placas ágar Mitis salivarius (Difco, Maryland, EUA). Os dentes então, foram irrigados com água ozonizada, hipoclorito de sódio e soro fisiológico, tendo por padrão uma irrigação constante de 20 ml durante um período de vinte minutos com um descanso de cinco minutos, seguido novamente dos procedimentos de coleta das amostras, os dados foram submetidos à análise estatística. Como resultado pode-se observar uma redução significativa na contagem microbiana em todos os grupos comparando entre as amostras antes e depois da irrigação, contudo o grupo NaOCl se destacou sobre os irrigados com água ozonizada e soro fisiológico, apresentando um percentual maior de redução microbiana, ausência de diferença significativa foram apontadas entre os grupos ozônio e soro. Como conclusão, a água ozonizada não se demonstrou um substituto viável para o NaoCl exigindo futuras pesquisas para comprovar sua eficiência contra Enterococcus Faecalis.

Orientador(es):
Emmanuel João N. Leal da Silva
Autor(es):
Catharine B. Mendes da Silva; Isabele Cristina R. de Souza; Sidnei M. dos Santos Junior
Palavras-chave:
downloaddownload

EFEITO ESTÉTICO DA TOXINA BOTULÍNICA NO TERÇO SUPERIOR DA FACE

2024
Graduação
Odontologia
TCC

A toxina botulínica tem sido amplamente utilizada em procedimentos estéticos. A utilização desse medicamento de maneira estética tem reduzido as linhas de expressões favorecendo o rejuvenescimento facial. Além dos efeitos produzidos positivamente no campo estético, também pode ser utilizada para fins terapêuticos. O mecanismo de ação da toxina botulínica tem atuação nas terminações nervosas, bloqueando os canais de cálcio, reduzindo a ação da acetilcolina, que tem a função de contrair os músculos. Os efeitos estéticos da toxina botulínica podem beneficiar ambos os sexos em diferentes faixas etárias. É o procedimento cosmético não cirúrgico de liderança mundial possuindo grande taxa de eficiência e satisfação do paciente. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica que busca enfatizar os efeitos estéticos produzidos pela ação da toxina botulina no terço superior da face.

Orientador(es):
ProfessoraSandraAlbuquerque
Autor(es):
Ana Carolina da Silva Marins, Eduarda Küll Stucchi e Laís Borsoi Braz
Palavras-chave:
Toxina Botulínica. Rugas. Efeitos estéticos. Rejuvenescimento.
downloaddownload

Efeito inibitório de extratos de microalgas e cianobactérias sobre a replicação do vírus influenza e sua atividade neuraminidase

2018
Graduação
Biomedicina
TCC

Os vírus Influenza causam infecções sazonais com sintomas que variam de leves a graves, circulam em todo o mundo e podem afetar pessoas de qualquer faixa etária. Portanto, essa infecção representa um grave problema de saúde pública, responsável por doenças graves e mortes, especialmente em populações de alto risco. Todos os anos, 0,5% da população mundial é infectada por esse patógeno, e essa porcentagem pode aumentar até dez vezes durante as pandemias. A vacinação contra influenza é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, os medicamentos antivirais são essenciais para intervenções profiláticas e terapêuticas. O oseltamivir (OST), um inibidor da neuraminidase viral, é o principal antiviral usado em clínicas durante surtos. No entanto, têm sido detectados vírus resistentes ao OST, que surgem naturalmente ou devido à pressão antiviral, com uma prevalência de 1-2% em todo o mundo. Assim, a busca por novos medicamentos anti-influenza é extremamente importante. Atualmente, vários grupos vêm desenvolvendo estudos investigando o potencial biotecnológico de microalgas e cianobactérias, incluindo a atividade antiviral de seus extratos. No Brasil, esse potencial ainda é pouco conhecido e explorado. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, 38 extratos de microalgas e cianobactérias isolados de biomas marinhos e de água doce no Brasil foram testados quanto à toxicidade celular, replicação de vírus influenza sensíveis e resistentes ao OST, e atividade de neuraminidase viral. Para este propósito, células MDCK (Madin-Darby canine kidney - células de rim de cão) infectadas foram tratadas com 200 µg/mL de cada extrato. Um total de 17 extratos (45%) inibiu a replicação do vírus influenza A, com 7 deles resultando em mais de 80% de inibição. Além disso, ensaios funcionais realizados com a neuraminidase viral revelaram 2 extratos em acetato de etila (obtidos a partir de Leptolyngbya sp. e Chlorellaceae) com IC50 < 210 µg/mL para influenza A e B, de linhagens sensíveis e resistentes ao OST. Verificamos também que as células MDCK expostas a 1 mg/mL de todos os extratos apresentaram viabilidade superior a 80%. Nossos resultados sugerem que extratos de microalgas e cianobactérias têm propriedades promissoras anti-influenza. Assim, suas pesquisas químicas devem ser otimizadas para isolar os compostos ativos, com a finalidade de desenvolver novos medicamentos anti-influenza. Os dados gerados neste trabalho contribuem para o conhecimento do potencial biotecnológico dos biomas brasileiros, que ainda são pouco explorados para esta finalidade.

Orientador(es):
Dr.ª Milene Dias Miranda
Autor(es):
Aline Marcele Vieira dos Santos
Palavras-chave:
Extratos de microalgas, Antiviral, Influenza A
downloaddownload

Efeitos adversos na transfusão de concentrados de hemácias

2019
Graduação
Biomedicina
TCC

A prática transfusional é de relevante importância na medicina e exige uma ação multidisciplinar para que ocorra o uso racional do sangue e para minimizar ou evitar as reações inoportunas. A reação transfusional (RT) pode ser definida como um efeito ou resposta indesejável observado em uma pessoa, associada temporalmente com a administração de sangue ou hemocomponente e pode ser classificada quanto ao tempo de aparecimento do quadro clínico, à gravidade, à correlação com a transfusão e ao diagnóstico da reação. O reconhecimento destas reações é importante para que medidas terapêuticas sejam estabelecidas, bem como estratégias de prevenção para futuras transfusões. O objetivo deste trabalho é verificar os principais efeitos adversos e suas consequências para os receptores de transfusão de concentrados de hemácias. A metodologia trata-se de uma revisão da literatura cuja elaboração foi dada a partir de cinco base de dados, os critérios de inclusão consistiram em 19 artigos, normas e manuais da ANVISA; obtendo 19 artigos e excluíram-se 8. Avaliando os resultados, foram verificados que o hemocomponente com maior número de transfusões é o concentrado de hemácias, e as reações mais frequentes são reação febril não hemolítica (RFNH), que está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador, ocorrendo no final ou 1 a 2 horas após a transfusão, apresentando febre e/ou calafrio; reação alérgica (ALG), muito comum, ocorre em 1 a 2% dos pacientes e está relacionada à hipersensibilidade às proteínas plasmáticas. Reação hemolítica aguda (RHA), a mais grave dentre elas ocorre pela rápida interação entre anticorpo do receptor e antígeno da hemácia do doador causando destruição das hemácias transfundidas podendo causar hemólise intravascular e hemólise extravascular. Conclui-se que o concentrado de hemácias possui maior aplicabilidade na prática transfusional, as reações transfusionais com maior índice de notificação foram a reação febril não hemolítica e a reação alérgica, e a reação com maior índice de mortalidade é a reação hemolítica aguda.

Orientador(es):
Fabio de Moura Câmara
Autor(es):
Diujane Rodrigues Enes; Tayani Fernandes Ludugério
Palavras-chave:
Transfusão sanguínea. Efeitos adversos. Concentrado de hemácias. Reações transfusionais.
downloaddownload