(PPGO)

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

APRESENTAÇÃO

Nota 4 atribuída pela CAPES na avaliação quadrienal 2017/2020

Mestrado em Odontologia (modalidade: acadêmico)

O curso de Mestrado em Odontologia foi implantado na Unigranrio em 2000. Desde então, vem atendendo às demandas do mercado para a formação de profissionais qualificados. Muitos egressos ocupam, hoje, posições de destaque nos cenários acadêmico e tecnológico.

Com o amadurecimento do programa, foi necessário o credenciamento de docentes com titulação nas áreas de formação envolvidas na nova proposta do curso, sobretudo, com alta performance na produção tecnológica/científica, na captação de recursos financeiros junto a agências governamentais e nas atividades de ensino no âmbito do programa e nos cursos de graduação.

Além disso, a Unigranrio – em contrapartida aos recursos captados pelo corpo docente –, investiu na adequação e modernização da sua infraestrutura para pesquisa. Hoje, os laboratórios de Biomateriais, de Pesquisas Multidisciplinares em Odontologia (LAMP) e de Genética Humana (LabGen), além da clínica odontológica dedicada ao programa, dão completo suporte aos projetos desenvolvidos nas suas linhas de pesquisa.

NOTA 4 ATRIBUÍDA PELA CAPES

Doutorado em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) (modalidade: acadêmico)

O curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) abrange em suas áreas de principal interesse os sistemas biológicos, materiais, instrumentos e as técnicas de uso odontológico, bem como as suas relações com as ciências clínica e translacional. Desse modo, pretende-se no ODONTOCLINEX a aproximação dos resultados das pesquisas laboratoriais realizadas em modelos experimentais da sua aplicação prática.

O ODONTOCLINEX é concebido com bases multidisciplinar e transdisciplinar que, articuladas, vinculam a área de concentração, as linhas de pesquisa e as disciplinas da matriz curricular, resultando em uma abordagem holística com ampla abrangência, que busca estudar temas contemporâneos e de fronteira na área da Odontologia.

Coordenação Geral
Fabiano Luiz Heggendorn
[email protected]

Infraestrutura

Laboratórios

A infraestrutura construída para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia está instalada no campus I da Unigranrio, na Cidade de Duque de Caxias, local de realização do curso.

Laboratório de Biomateriais

O Laboratório de Biomateriais apoia o Programa de Pós-Graduação em Odontologia em suas atividades de pesquisa e no desenvolvimento de seus trabalhos laboratoriais. Este laboratório possui infraestrutura obtida a partir de recursos de Editais do CNPq (Universal) e da FAPERJ (Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro, Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa e APQ1), bem como de recursos oriundos da própria Instituição. Um exemplo desse apoio institucional foi a contrapartida de 50% (cerca de R$ 250.00,00) para a compra do microtomógrafo. Atualmente, o laboratório possui equipamentos destinados à produção e caracterização mecânica e estrutural de diferentes materiais, e tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio e de outras instituições de pesquisa em nível nacional. As principais ferramentas deste laboratório são: microtomógrafo modelo SkyScan 1174, utilizado para a obtenção de imagens em aspecto tridimensional e em alta qualidade; termocicladora modelo OMC300T Odeme, utilizada para o envelhecimento de materiais; computadores de alta performance para o tratamento e a avaliação de imagens; máquina de ensaio universal, utilizada para avaliar o desempenho e comportamento mecânico a partir de um vasto número de ensaios; equipamentos para o preparo e a padronização de amostras, como máquinas de corte e politriz, lupas estereocópicas e microscópios ópticos para a aquisição de imagens.

Laboratório de Genética Humana (LabGen)

O LabGen também foi construído, parcialmente, com recursos da FAPERJ. O espaço foi criado para a realização de técnicas de biologia molecular aplicadas à genética e à epigenética humanas e à microbiologia – técnicas de extração de DNA, PCR e eletroforese. Nele também são realizados preparos de amostras biológicas para o processamento imuno-histoquímico, molecular e bioquímico. Seus principais equipamentos são: autoclave, balanças, banho-maria e seco, cabine de PCR, cabine de segurança para a extração de DNA, centrífuga refrigerada, cubas de eletroforese verticais e horizontais, destilador, estufa microprocessada, fonte de eletroforese, fotodocumentador Wisedoc e transiluminador, freezer -86ºC, geladeira minicentrífuga Scan Speed, PCR em tempo Real, Termocliclador Amplitherm e com gradiente de concentração. Este laboratório tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio.

Laboratório de Pesquisas Multidisciplinares em Odontologia (LAMP)

O LAMP foi projetado para dar suporte às técnicas de Biologia Celular e Molecular. O LAMP possui câmara de fluxo laminar, incubadora de CO2, banho-maria, microcentrífuga, cubas de eletroforese, balança analítica, Phmetro, vortex e agitador magnético, geladeira e freezer, micro-ondas, termociclador, espectrofotômetro e material para a realização de cultura celular e equipamentos para a realização de ensaios moleculares (PCR, Western-Blot, ELISA). Este laboratório tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós-graduação da Unigranrio.

Laboratório de Patologia Clínica (LABORAFE)

O Laboratório de Patologia Clínica engloba os setores de Bioquímica Clínica, Hematologia, Imuno-hematologia, Imunologia, Endocrinologia, Microbiologia, Bacteriologia, Micologia e Parasitologia. Principais equipamentos: Dimendion AR dosagens bioquímicas (90.000 testes/ mês), Cell-Dyn hematologia (21.000 testes/ mês), Immulite dosagens de hormônios, imunologia, alergia, marcadores de hepatite e tumorais (10.000 testes/mês), Coagutimer II TAP e PTT (4.000 testes/mês), densitômetro para hemoglobina glicosilada, hemoglobina, proteínas e lipoproteínas (5.000 testes/mês), fotômetro de chama, diluidor DA (6.000 testes/mês), leitor de ELISA microbomba MCV II, homogenizador (36 amostras), microscópio binocular, microcentrífuga, Elektra Laborline (36 tubos), banho-maria, termobloco, deionizador, estufas, Ceucotrion –P, geladeiras e freezer.

Clínica Odontológica dedicada à Pós-Graduação

Doze conjuntos odontológicos completos com periféricos para o atendimento das especialidades odontológicas. Anexo ao espaço clínico, encontram-se a central de esterilização e o laboratório de apoio.

Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral

Apoio técnico: Sara Barreto Santana e Fábio Garcia Ferreira. A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral mantida pela Unigranrio é integrada à Escola de Ciências da Saúde, na qual atuam professores e alunos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo atividades assistenciais e de pesquisa no âmbito da Odontologia e da Medicina. Desde a sua criação, a Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral adota abordagem de investigação diagnóstica que não se restringe à cavidade oral, por entender que muitas doenças sistêmicas se manifestam na boca (inclusive na saliva). A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral é referência para cirurgiões-dentistas e médicos de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que referem seus pacientes para a avaliação diagnóstica e o tratamento pelos especialistas da clínica. A Clínica realiza cirurgias ambulatoriais para todos os tipos de lesões, biópsias exploratórias e prescrições. As condições patológicas mais comumente diagnosticadas e tratadas são: crescimentos de tecidos moles (hiperplásicos e neoplásicos), lesões ósseas de origem odontogênica (cistos e tumores), lesões pré-malignas, carcinomas de células escamosas e doenças de glândulas salivares acessórias. A Clínica de Estomatologia e Diagnóstico Oral dispõe de serviço de radiologia digital e Laboratório de Histopatologia.

Policlínica de Duque de Caxias (PDC-Saúde)

A Policlínica de Duque de Caxias (PDC-Saúde) oferece à população de Duque de Caxias e demais municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro consultas ambulatoriais nas seguintes áreas: Clínica Médica (adultos, idosos e adolescentes), Cardiologia, Endocrinologia e Metabolismo, Gastroenterologia, Genética Médica, Nefrologia, Reumatologia, Geriatria e Gerontologia, Puericultura e Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Urologia. Dispõe, também, de moderno centro integrado de medicina diagnóstica com laboratório automatizado de Patologia Clínica, Departamento de Imagiologia, tomografia computadorizada de alta resolução, mamografia de alta resolução, radiologia convencional digital, ultrassonografia, ecocardiografia uni e bidimensional com Doppler a cores, ultrassonografia vascular com duplex scan, eletrocardiografia e teste ergométrico (com avaliação da capacidade e aptidão cardiorrespiratória). Com a infraestrutura descrita e o corpo clínico multiprofissional, a PDC-Saúde tem as condições necessárias para atender às resoluções do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que normatizam os Ensaios Clínicos Fase 1.

Biblioteca Euclides da Cunha

A Unigranrio é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.

Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.

Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.

A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.

O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.

Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:

  • Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
  • Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
  • Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
  • EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
  • SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
  • Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.

O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de n.ecessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Sala de Aula

Sala de Estudos

Anfiteatro

Mestrado

inscreva-se mestrado

Apresentação

Recomendado pela CAPES – Homologado pelo CNE (Portaria do MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seção 1, p. 25)

NOTA 4 ATRIBUÍDA PELA CAPES NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2013/2016

MESTRADO EM ODONTOLOGIA

O curso de Mestrado em Odontologia foi implantado na Unigranrio no ano de 2000 e, desde então, vem atendendo às demandas do mercado para a formação de profissionais qualificados. Muitos dos seus egressos ocupam, hoje, posições de destaque nos cenários acadêmico, profissional e tecnológico.

Com o amadurecimento do programa surgiu a necessidade de credenciamento de docentes com titulação nas áreas de formação envolvidas na nova proposta do curso, sobretudo, com alta performance na produção tecnológica/científica, na captação de recursos financeiros junto a agências governamentais e nas atividades de ensino no âmbito do programa e nos cursos de graduação.

Além disso, a Unigranrio, em contrapartida aos recursos captados pelo corpo docente, investiu na adequação e modernização da sua infraestrutura para pesquisa. Hoje, os laboratórios de Biomateriais, de Pesquisas Multidisciplinares em Odontologia (LAMP) e de Genética Humana (LabGen), além da clínica odontológica dedicada ao programa, dão completo suporte aos projetos desenvolvidos nas suas linhas de pesquisa.

Dos pontos de vista acadêmico e pedagógico, a proposta e a estrutura curricular do programa acompanharam a evolução das conjunturas do mercado em que se insere a Odontologia. A mudança de paradigma fez com que o curso de mestrado passasse a buscar perguntas (problemas) de âmbito geral que pudessem ser respondidas à luz do conhecimento das especialidades odontológicas e áreas afins, e não apenas o aprofundamento das especialidades em si.

Assim, foi criada a área de concentração em Clínica Odontológica. Nela são trabalhados saberes de caráter tecnológico, inovador, científico e profissional que, integrados, dão suporte à realização de atividades para a formação de mestres profissionais qualificados e capazes de atuar nos mais variados cenários da Odontologia contemporânea. As linhas de pesquisa são: (i) Tecnologias, materiais e instrumentos empregados na Odontologia; e (ii) Estudos avançados em clínica odontológica – articuladas entre si e com o conjunto diversificado de disciplinas, agregam projetos que estudam os princípios mecânicos e biológicos da prática clínica odontológica.

Objetivos do curso

Os objetivos do curso de Mestrado em Odontologia da Unigranrio são: (i) capacitar cirurgiões-dentistas para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; (ii) transferir conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e aos arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; (iii) promover a articulação integrada com distintas entidades que pleiteiam a formação profissional qualificada, visando melhorar a eficácia e eficiência de organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e aplicação de processos adequados de inovação; (iv) contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade de empresas e organizações públicas e privadas; (v) formar profissionais qualificados para o mundo do trabalho e despertar vocações para a docência com vistas à compreensão dos avanços do conhecimento científico e tecnológico aplicáveis à Odontologia, assim como em áreas afins; e (vi) aprimorar modelos metodológicos experimentais e clínicos de modo a contribuir para a formação de profissionais capazes de lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico.

Perfil do profissional a ser formado

Mestre preparado para atividades acadêmicas e científicas, desenvolvendo competências e habilidades para a atuação como professor do ensino superior no âmbito geral da Odontologia, na qual se caracterizam a interdisciplinaridade e a complementaridade, não deixando de lado a identidade disciplinar e a competência transdisciplinar.

Público-alvo

Poderão se candidatar ao curso de Mestrado em Odontologia da Unigranrio, os portadores de diplomas de nível superior obtidos em cursos de Odontologia reconhecidos pelo MEC, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Odontologia.

Duração do Curso

Cumpridos os créditos e demais requisitos, o prazo para a conclusão do curso é de 24 meses.

Grades Curriculares

Grade Curricular 2019

Áreas de Concentração

Clínica Odontológica

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter tecnológico, inovador, científico e profissional que, integrados, dão suporte à realização de atividades para a formação de mestres qualificados e capazes de atuar nos mais variados cenários da Odontologia contemporânea. Além disso, essas atividades visam o despertar de vocações em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico demandadas pela área da Odontologia. As linhas de pesquisa, articuladas entre si e com um conjunto diversificado de disciplinas, agregam projetos que estudam os princípios mecânicos e biológicos da prática clínica. Os projetos incluem desde a investigação e caracterização dos materiais odontológicos, passando pela interação com os tecidos bucais, chegando às manifestações sistêmicas das doenças da boca e às manifestações bucais das doenças sistêmicas.

Endodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades acadêmicas. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Endodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Endodontia. A linha de pesquisa Endodontia Experimental, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que partem do estudo da interação de biomateriais com o complexo dentina-polpa e tecidos periapicais, analisando os eventos celulares e moleculares histofisiopatológicos decorrentes desta interação. A Endodontia Experimental, nas suas dimensões práticas e teóricas, se projeta, ainda, na investigação de instrumentos, materiais e técnicas endodônticas.

Implantodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter técnico, científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades de formação profissional. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Implantodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Implantodontia e Reabilitação Oral. A linha de pesquisa Biomateriais em Odontologia, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que começam com a caracterização mecânica de biomateriais implantáveis e restauradores, que busca compreender os mecanismos de falha e suas probabilidades, visando estabelecer uma previsibilidade quanto ao uso destes materiais. São estudadas a fisiopatologia óssea e a biomecânica dos implantes relacionados com a osteointegração em modelos experimentais, principalmente por meio da compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na interação célula-material.

Periodontia

Nesta área de concentração são trabalhados saberes de caráter técnico, científico e acadêmico que, integrados, dão suporte à realização de atividades de formação profissional. Atendendo também aos objetivos mais amplos da especialidade, doutores com competências e habilidades diversificadas, capazes de transitar pelas avenidas da Periodontia contemporânea, garantem uma formação qualificada para o mundo do trabalho, despertando vocação para a docência em profissionais que saibam lidar com as contínuas mudanças no conhecimento científico e tecnológico relacionado com a Periodontia. A linha de pesquisa Estudos em Periodontia, articulada com um conjunto diversificado de disciplinas, inclui projetos que estudam, clínica e laboratorialmente, antimicrobianos, antissépticos e biomateriais odontológicos utilizados em periodontia; avaliam diferentes terapias e técnicas cirúrgicas em pacientes periodontalmente comprometidos; e visam estabelecer as possíveis relações entre doenças sistêmicas e doença periodontal.

Linhas de Pesquisa

Tecnologias, Materiais e Instrumentos Empregados na Odontologia

Esta linha de pesquisa agrega projetos destinados a estudar as características biológicas e as propriedades físico-químicas dos materiais e instrumentos de emprego odontológico, incluindo os biomateriais. Envolve estudos voltados para os comportamentos mecânico e biomecânico dos materiais frente à aplicação clínica e experimentação laboratorial com a finalidade de propor o aperfeiçoamento dos materiais existentes e o desenvolvimento de novos materiais. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo tomografia computadorizada e microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e em estudos clínicos.

Área de Concentração: Clínica Odontológica

Estudos Avançados em Clínica Odontológica

Esta linha de pesquisa agrega projetos que estudam as repercussões na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas, buscando também o melhor entendimento sobre os aspectos celulares e moleculares envolvidos no processo patológico pulpar, periapical, periodontal e perimplantar. A linha inclui projetos sobre a identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral. Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares e periapicais, periodontites, lesões neoplásicas e não neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico.

  • Área de Concentração: Clínica Odontológica

Biomateriais em Odontologia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial nas áreas da Implantodontia e da Reabilitação Oral. A linha agrega projetos que começam com a caracterização mecânica de biomateriais implantáveis e restauradores, que buscam compreender os mecanismos de falha e suas probabilidades, visando estabelecer uma previsibilidade quanto ao uso destes materiais. São estudadas a fisiopatologia óssea e a biomecânica dos implantes relacionados com a osteointegração em modelos experimentais, principalmente por meio da compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na interação célula-material.

  • Área de Concentração: Implantodontia

Endodontia Experimental

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial na área da Endodontia. A linha agrega projetos destinados a estudar as características biológicas (biocompatibilidade e bioatividade), as propriedades físico-químicas (mecânicas, estruturais, microestruturais e de superfície) dos materiais de aplicação odontológica. A linha inclui projetos de investigação das características estruturais dos tecidos dentais e o comportamento biomecânico dos mesmos frente aos materiais e às técnicas empregados durante os procedimentos clínicos. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e estudos clínicos.

  • Área de Concentração: Endodontia

Estudos em Periodontia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, de forma abrangente e sistemática, aspectos relacionados com a pesquisa experimental clínica e laboratorial na área da Periodontia. A linha agrega projetos que estudam, clínica e laboratorialmente, antimicrobianos, antissépticos e biomateriais odontológicos utilizados em Periodontia; avaliam diferentes terapias e técnicas cirúrgicas em pacientes periodontalmente comprometidos; e visam estabelecer as possíveis relações entre doenças sistêmicas e doença periodontal.

  • Área de Concentração: Periodontia

Doutorado

inscreva-se doutorado

Apresentação

O curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (ODONTOCLINEX) abrange em suas áreas de principal interesse os sistemas biológicos, materiais, instrumentos e as técnicas de uso odontológico, e as suas relações com as ciências Clínica e Translacional. Desse modo, pretende-se no ODONTOCLINEX a aproximação dos resultados das pesquisas laboratoriais realizadas em modelos experimentais da sua aplicação prática.

O ODONTOCLINEX é concebido com bases multidisciplinar e transdisciplinar que, articuladas, vinculam a área de concentração, as linhas de pesquisa e disciplinas da matriz curricular, resultando em uma abordagem holística com ampla abrangência, que busca estudar temas contemporâneos e de fronteira na área da Odontologia.

Grades Curriculares

Grade Curricular de 2020 até 2024

Grade Curricular

Área de Concentração

Odontologia Clínica e Experimental

Na única área de concentração – que se projeta no próprio nome do curso –, convergem e se integram saberes e atividades de formação, flexíveis e altamente personalizados, de doutores capazes de transitar pelas avenidas da Odontologia contemporânea.

As linhas de pesquisa – articuladas entre si e com um conjunto diversificado de disciplinas –, incluem projetos que, começando com as repercussões estomatognáticas dos processos sistêmicos de desvio do estado de saúde, abordam aspectos celulares e moleculares da inflamação, da dor e degeneração maligna, avançando pelo novo campo diagnóstico aberto pela metabolômica da saliva em saúde oral. Estes aspectos, nas suas dimensões práticas e teóricas, se projetam ainda na investigação e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, como as oferecidas pelos instrumentos e materiais de diferentes origens e natureza a partir do conhecimento de suas interações mecânicas e biológicas com o dente, o osso e os tecidos moles. A pesquisa e a prática clínica odontológica integradas bidirecionalmente encontram, assim, abrigo na área de concentração inseridas em projetos de pesquisa capazes de abordar a história familiar e os fatores de risco, fatores ambientais, a composição da microbiota oral e predisposição genética para a identificação de biomarcadores, no caminho do desenvolvimento de uma Odontologia Translacional baseada em evidências e com sólida base científica.

Linhas de Pesquisa

Tecnologias e Materiais Empregados na Odontologia

Esta linha de pesquisa agrega projetos destinados a estudar as características biológicas (biocompatibilidade e bioatividade), as propriedades físico-químicas (mecânicas, estruturais, microestruturais e de superfície) dos materiais de aplicação odontológica. A linha inclui projetos de investigação das características estruturais dos tecidos dentais e o comportamento biomecânico dos mesmos frente aos materiais e às técnicas empregados durante os procedimentos clínicos. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e estudos clínicos.

Fisiopatologia Oral

A linha de pesquisa em Fisiopatologia Oral agrega projetos que estudam as repercussões fisiopatológicas na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas. A linha inclui projetos sobre os aspectos epidemiológicos do câncer e das doenças mais prevalentes da cavidade oral, por meio da identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral.

Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares, periodontites, lesões neoplásicas e não neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares, como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico. Investiga-se, também, a correlação destes biomarcadores alterados nas doenças orais com os dados clínicos dos pacientes. Pretende-se compreender por meio dessa investigação genética e epigenética a etiopatogênese destas lesões, para a determinação do diagnóstico precoce e do prognóstico.

Corpo Docente

Caren Leite Spindola Vilela

Microbiologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da graduação em Microbiologia e Imunologia (2012). Possui Licenciatura em Docência no Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (2014), Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 e 2018). Fez Pós-Doutorado (2019-2023) no Laboratório de Ecologia Microbiana Molecular da UFRJ, na área de Microbiologia de corais de mar profundo. Atualmente, é Professora Substituta do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (UFRJ), na área de Microbiologia Geral e Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição Ambiental, Biorremediação, Ecologia Microbiana, Manipulação Microbiana, Biologia Molecular, Biotecnologia, Microbiologia Marinha, Ambiental e Oral..Lattes:

Carolina Kaminski Sanz

Possui doutorado em engenharia de materiais, com ênfase em biomateriais, pela COPPE-UFRJ (2022). Pesquisadora visitante (Sanduíche) na Universidade de Michigan (Estados Unidos), bolsista CAPES - PrInt (2019-2020), sob orientação de Marco C. Bottino. Mestrado pela COPPE-UFRJ, em engenharia de materiais, no Laboratório de Filmes Finos de Proteção do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRJ. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2014). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e fez iniciação científica no Departamento de Próteses e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da UFRJ durante 2 anos. Atualmente ocupa o cargo de professora no Stricto Sensu do programa de pós graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Sua linha de pesquisa é odontologia e biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, caracterização de materiais, microscopia eletrônica, criomicroscopia, medicina regenerativa, regeneração óssea, nanomateriais, scaffolds, sistemas de liberação de medicamentos, estudos de cultura celular , microbiologia oral e estudos in vitro e in vivo.

Claudia Maria Pereira (Colaboradora)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). É cirurgiã-dentista com especialização em Estomatologia (ABO-MG). Mestrado em Ciências (área de Oncologia) pela Fundação Antônio Prudente São Paulo (SP) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com linha de pesquisa voltada para as Bases Moleculares das Doenças Bucais. Realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Morfogênese Celular (ICB-UFRJ) sob a orientação do prof. Vivaldo Moura Neto, onde desenvolveu pesquisas no campo da Epigenética, com análises do perfil de metilação do DNA e da expressão de microRNAs em câncer de boca e glioblastoma. Tem experiência na área de Odontologia (com ênfase em Estomatologia) e em Biologia Molecular (com ênfase em Genética do Câncer). Atualmente, exerce o cargo de professora adjunta doutora da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), faz parte dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biomedicina Translacional (Biotrans) e Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) da Unigranrio. Tem como linha de pesquisa os estudos de expressão gênica em Biomedicina Translacional, com ênfase em Epigenética (metilação do DNA e microRNAs teciduais e circulantes) em doenças, como câncer oral, doença periodontal e peri-implantar, glioblastomas e obesidade.

Cristine da Silva Furtado Amaral

Professora do Programa de Pós Graduação em Odontologia da UNIGRANRIO. Professora do curso de Graduação em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, com área de atuação: Periodontia e Clínicas Integradas. Atuação também no curso de Graduação de Biomedicina e Enfermagem na UVA, área de atuação: Trabalho de Conclusão de Curso I e II e Produção de Pesquisa de Intervenção. Participa de projetos na área de medicina periodontal, tratamento periodontal, obesidade e epidemiologia. Doutora em Odontologia, Área de Concentração Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestrado em Odontologia, Área de Concentração Periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro, Especialização em Periodontia pela Universidade Gama Filho (1999) e Graduação pela Universidade Gama Filho (1997). Habilitação em Laserterapia pela Universidade de São Paulo (2015).

Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ – em 2007). Especialista em Endodontia (UERJ – 2008). Mestre em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP – 2011). Doutor em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) com estágio de pesquisa na University of Minnesota, MN, EUA, em 2013. Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor adjunto dos programas de graduação e pós-graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bolsista de Produtividade do CNPq. Assessor ad hoc FAPERJ e FUNADESP.

Fabiano Luiz Heggendorn

Possui graduação em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos (2002), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é programa de capacitação instit. mcti(pci-db) do Instituto Nacional de Tecnologia e colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biocorrosão, brs, citotoxicologia, corrosão e desulfovibrio. Colaborador do laboratório LABIOFAR da Faculdade de farmacia da UFRJ.

Flavio Rodrigues Ferreira Alves

Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2004), especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2001), graduado em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (1999). Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2012 – atual). Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (mestrado e doutorado). Professor titular da Universidade Iguaçu. Membro do Comitê Internacional Preferred Reporting Items for Laboratory Studies in Endodontology (PRILE), PRIDE (Grã-Bretanha). Foi coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia da Universidade Estácio de Sá, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), e responsável pelo laboratório de Microbiologia do mesmo Programa (por 10 anos). Coordenou 12 turmas de especialização em Endodontia na Universidade Estácio de Sá, 4 turmas na Associação Brasileira de Odontologia de Niterói. É o atual coordenador do curso de especialização em Endodontia da Orthodontic Internacional. Editor associado de periódicos internacionais: European Endodontic Journal e Journal of Clinical and Experimental Dentistry. Revisor ad hoc de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. Possui mais de 90 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, incluindo PLoS One, Journal of Endodontics e International Endodontic Journal. Apresenta fator H = 18 (ISI) e H = 23 (SCOPUS) e H = 25 (Google Scholar).

Isabela das Neves Rocas Siqueira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Especialização em Endodontia pela Universidade Gama Filho (1996). Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora titular de Endodontia da Universidade Iguaçu (UNIG) e professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professora titular de Endodontia dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Universidade Estácio de Sá, e coordenou o Laboratório de Microbiologia Molecular vinculado ao Programa de Mestrado/Doutorado da mesma Instituição por 15 anos. Foi coordenadora institucional PIBIC/CNPq da Estácio por 5 anos. Possui mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Contribuiu com capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (duas edições), "Ïngle's Endodontics", "Orstavik's Essential Endodontology", "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" e "Siqueira´s Treatment of Endodontic Infections". Tem atuado como revisora ad hoc de vários periódicos internacionais. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=47 (SCOPUS), H=42 (ISI) e H=67 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >6.800 (SCOPUS) e >13.900 (Google Acadêmico). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção pulpar, tratamento endodôntico, microbiologia molecular, diagnóstico microbiológico, instrumentação e obturação de canais.

José Claudio Provenzano

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Mestrado em Odontologia (Endodontia) no ano de 2008 e Doutorado em Bioquímica pela UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto da Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atua na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, principalmente nos seguintes temas: dor pós-operatória, controle da infecção endodôntica, patogênese das lesões perirradiculares, medicação intracanal, resposta imunológica, polimorfismo genético, proteoma das infecções endodônticas, estratégias antimicrobianas no controle da infecção endodôntica, instrumentos endodônticos,anatomia interna, microtomografia computadorizada. Possui mais de 40 artigos publicados e com fator H = 17 (Scopus). Atualmente é revisor de mais de 10 revistas científicas internacionais e tem mais de 15 orientações concluídas de alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Foi o responsável pelo Laboratório de Microtomografia Computadorizada do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estácio de Sá de 2014 - 2022. Atua como Professor da Universidade Iguaçu e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Campus I - Nova Iguaçu. Contemplado como pesquisador bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ nos anos de 2015 / 2018 e 2022.

Jose Freitas Siqueira Junior

Graduado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1989). Especialista em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professor titular de Endodontia e coordenador do Grupo de Pesquisa Odontológica da Universidade Iguaçu (UNIG). Professor adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Foi professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia, níveis de mestrado e doutorado (Endodontia), da Universidade Estácio de Sá, do qual foi o idealizador, autor e coordenador do projeto de implantação. Foi coordenador de área da Saúde/Odontologia da FAPERJ (2015 a 2018). É membro do corpo editorial e revisor ad hoc de inúmeros periódicos internacionais, tendo atuado como Associate Editor do Journal of Endodontics (2006-2009). É autor de 9 livros, dentre eles "Treatment of Endodontic Infections" (2011) e "Endodontology: an integrated biological and clinical view" (2013), ambos publicados originalmente em inglês pela Quintessence Publishing. Publicou mais de 360 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo os principais das áreas de Microbiologia e Odontologia, como Clinical Microbiology Reviews, Journal of Clinical Microbiology, PLoS One, Journal of Dental Research e Journal of Endodontics. Quanto a citações bibliográficas, apresenta fator H=62 (SCOPUS), H=54 (ISI) e H=91 (Google Acadêmico). Seu número de citações é >11.700 (SCOPUS) e >25.200 (Google Acadêmico). Escreveu capítulos para os principais livros internacionais de Endodontia, incluindo "Cohen´s Pathways of the Pulp" (três edições), "Ingle´s Endodontics" (duas edições), "Torabinejad & Walton´s Endodontics: Principles and Practice" (duas edições), "Orstavik's Essential Endodontology" (duas edições) e "Seltzer & Bender´s Dental Pulp", dentre outros. Como homenagens de destaque, recebeu o 2014 Louis I. Grossman Award da American Association of Endodontists (AAE), principal honraria internacional para um pesquisador na área de Endodontia; e o 2012 Louis I. Grossman Award da Societé Française d´Endodontie (SFE), principal homenagem europeia a um pesquisador da área. Desde 2008, é um dos poucos professores fora dos Estados Unidos a constar na Recommended Speakers List da American Association of Endodontists, cujos nomes são endossados pela Associação para cursos de educação continuada, valendo créditos naquele país. Tem ministrado inúmeros cursos no Brasil, Estados Unidos, na Europa e América Latina. É pesquisador 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Rodrigo dos Santos Pereira

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu/Faculdade São José. Realizou Mestrado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa FAPESP. Doutorado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Pós Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES. Fellowship em cirurgia crânio-maxilo-facial com bolsa pela fundação AO no Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf em Hamburgo - Alemanha em 2015 sob supervisão do Prof Dr. Dr. Max Heiland. É membro da Fundação AO e membro aspirante do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial.  Professor doutor do programa de Pós-graduação em Odontologia - PPGO (stricto sensu - Área de Implantodontia) da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e Staff do serviço de Bucomaxilofacial do Hospital Geral de Nova Iguaçu - RJ.

Sabrina de Castro Brasil

Doutora em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio da Sá (2017). Mestre em Odontologia (Endodontia) pela Universidade Estácio de Sá (2013). Especialista em Endodontia pela Universidade Estácio de Sá (2011). Graduada em Odontologia pela Unigranrio (1999). Professora do curso de Odontologia, níveis graduação e pós-graduação stricto sensu, da Unigranrio. Professora do Programa Interinstitucional (Unigranrio, INMETRO e UEZO) de Biomedicina Translacional (BIOTRANS). Possui experiência em Endodontia Clínica, Microscopia e Pesquisa em Modelo Animal.

Victor Talarico Leal Vieira

Graduado em Odontologia, especialista e mestre em Endodontia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Doutor em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do curso de graduação em Odontologia e do PPGO (mestrado e doutorado) da Unigranrio. Professor do Programa de Pós-graduação em Biomedicina Translacional (BIOTRANS) (Unigranrio/UEZO/INMETRO). Atua em linhas de pesquisa de Biomateriais, principalmente ligas de Níquel-Titânio. Participação no livro Endodontia Biologia e Técnica como coautor dos capítulos que tratam dos instrumentos endodônticos e seus mecanismos de fratura. Possui mais de 50 artigos publicados sobre o assunto.

pesquisas

Projetos

HISTOPATOLOGIA DO COMPLEXO-DENTINA POLPA E DOS TECIDOS PERIAPICAIS

  • Início: 01/2012
  • Responsável: Sabrina de Castro Brasil
  • Linha de pesquisa: Endodontia Experimental
  • Área de concentração: Endodontia

Este projeto apresenta o escopo de avaliar eventos celulares e moleculares relacionados com a histofisiopatologia do complexo dentina polpa e tecidos periapicais, incluindo o potencial conservador de técnicas para a remoção de lesões de cárie em dentina.

BIOLOGIA PULPAR E PERIAPICAL: ASPECTOS CELULARES E MOLECULARES

  • Início: 03/2018
  • Responsável: Isabela das Neves Rocas Siqueira
  • Linha de pesquisa: Estudos Avançados em Clínica Odontológica
  • Área de concentração: Clínica Odontológica

No presente projeto serão avaliadas as pulpopatias e as periapicopatias, especificamente as sintomáticas. A sintomatologia aguda espontânea, presente na maioria dos casos dessas lesões, necessita de um procedimento invasivo como forma de tratamento. Por outro lado, as lesões de natureza crônica (periodontites apicais assintomáticas, subdivididas histologicamente em granulomas e cistos perirradiculares) são influenciadas diretamente pela condição de necrose pulpar. Este projeto estudará, também, de acordo com a base da Odontologia conservadora, as condições pulpares que requeiram tratamento não invasivo, especialmente nos casos em que as estruturas dentais permitam uma restauração direta mais conservadora, em geral, aquelas ofertadas nos principais pontos de atendimento público. Este projeto empregará análises histológicas, subsequentes análises imuno-histoquímicas para proteínas relacionadas com a degradação da matriz extracelular e remodelamento ósseo, com vistas ao estabelecimento do precoce diagnóstico.

BACTÉRIAS RESISTENTES AO PREPARO QUÍMICO-MECÂNICO: QUANTIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO

  • Início: 10/2019
  • Responsável: José Freitas Siqueira Júnior
  • Linha de pesquisa: Aspectos Biológicos do Tratamento Odontológico
  • Área de concentração: Clínica Odontológica

Lesões perirradiculares estão entre as doenças crônicas mais comuns que afetam seres humanos. Evidências científicas claramente indicam uma etiologia infecciosa para estas doenças. A maioria dos estudos clínicos relacionados com a eficácia do preparo químico-mecânico, usando clorexidina ou NaOCl como irrigante, tem sido realizada por meio do método de cultura. Limitações dos métodos de cultura podem ocasionar receio em relação à eficácia dos procedimentos terapêuticos, bem como erros inerentes ao tipo de espécie persistente no canal. Isto se torna ainda mais claro quando se considera que cerca de 40-55% da microbiota associada a infecções primárias é composta por espécies não cultiváveis. Assim, métodos moleculares podem fornecer dados mais confiáveis neste aspecto. Baseado nestas premissas, o objetivo deste estudo será aplicar a técnica do checkerboard de captura reversa associada ao PCR para a análise da composição e quantificação bacteriana associada a casos de infecção endodôntica primária antes e após o preparo químico-mecânico utilizando-se NaOCl ou clorexidina como substância química auxiliar. Este projeto é mantido por recursos da taxa de Bancada Bolsa de Produtividade – CNPq.

Grupos de Pesquisa

Endodontia Clínica e Experimental

Caracterização e Propriedades de Biomateriais – UNIGRANRIO AFYA

Processo seletivo

Processo Seletivo 2024.2

     

MESTRADO (Encerrado)

DOUTORADO (Encerrado)

Processo Seletivo Pós Doutorado 2024.1

  • Inscrições abertas
  • INSCREVA-SE
  • Edital
  • Mensalidade: 1 parcela de R$144,00 mais 12 parcelas de R$ 1.440,00 (um mil, quatrocentos      e quarenta reais).

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior -PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:

  • Inscrições: 01/04/2024 a 21/04/2024

Processo Seletivo 2024.1

DOUTORADO

  • Inscrições: 16/10/2023 a 08/12/2023
  • Edital
  • Taxa de inscrição: R$150,00 (cento e cinquenta reais)
  • Mensalidade: 49 (quarenta e nove) parcelas, 1 de R$ 320,00 (trezentos e
    vinte reais) mais 48 de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) cada.

MESTRADO

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:

  • Inscrições: até 30/11/2023

Processo Seletivo 2023.2

DOUTORADO

MESTRADO

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE

Processo Seletivo 2023.1

DOUTORADO

MESTRADO

Processo Seletivo 2022.2

DOUTORADO

MESTRADO

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE DA FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.

Processo Seletivo 2022.1    

DOUTORADO

MESTRADO

Processo Seletivo Pós-Doutorado

Campus I - Duque de Caxias e Unidade Barra da Tijuca

Processo Seletivo 2021.2

DOUTORADO

MESTRADO

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE-CAPES

Processo Seletivo 2021.1

DOUTORADO (Campus I - Duque de Caxias e Unidade Barra da Tijuca)

  • Inscrições Encerradas
  • Edital
  • Ficha de inscrição
  • Resultado Processo Seletivo Doutorado
  • Edital - Vagas Remanescentes
  • Resultado Processo Seletivo Doutorado - Vagas Remanescentes

MESTRADO (Campus I - Duque de Caxias e Unidade Barra da Tijuca)

  • Inscrições Encerradas
  • Edital
  • Ficha de inscrição
  • Resultado Processo Seletivo Mestrado

Abrir formulário

dissertações

Dissertação não encontrada.
Dissertação não encontrada.
Dissertação não encontrada.
Dissertação não encontrada.
Dissertação não encontrada.
Dissertação não encontrada.

Teses

Tese não encontrada.
Dissertação não encontrada.
Tese não encontrada.
Tese não encontrada.

Documentos

Nenhum documento encontrado.

BIOBANCO

internacional

Acordos e Convênios Internacionais

Internacional

Internacional

Alunos Internacionais

Internacional

colegiado

Vigência 2024.1

MEMBROS

Prof. Dr. Fabiano Luiz Heggendorn

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Odontologia – PPGO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941800906358933

E-mail:  [email protected]

Prof. Flávio Rodrigues Ferreira Alves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843478434929592
E-mail: [email protected]

Prof. Dr. Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1572297036325408
E-mail:
[email protected]

Prof. Dr. José Claudio Provenzano

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0971271423141741
E-mail:
[email protected]

Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1640808089776231
E-mail:
[email protected]

Representante docente externa do programa

Prof.ª Valéria Monção Vasconcellos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0349413839131511

E-mail: [email protected]

Representante Discente

Doutoranda

Erika Bohrer Cassio

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9005319896215527

E-mail: [email protected]

comissão

Prof.ª Dr.ª Caren Leite Spindola Vilela

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8589300888296556
E-mail:
[email protected]

Prof. Dr. Fabiano Luiz Heggendorn.

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Odontologia – PPGO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941800906358933

E-mail: [email protected]

Prof.ª Dr.ª Sabrina de Castro Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8141857466043568
E-mail:
[email protected]

Representante Técnico-administrativo

Maressa da Silva Assumpcao

Lattes: -----------

E-mail:  [email protected]

Representante Discente

Doutoranda

Thamyres Magalhães Monteiro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8732540010015512

E-mail:  [email protected]

Membros

Prof. Dr. Fabiano Luiz Heggendorn

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Odontologia – PPGO

http://lattes.cnpq.br/0941800906358933

[email protected]

Prof. Dr. Victor Talarico Leal Vieira

http://lattes.cnpq.br/6139832168900273

[email protected]

Doutoranda Giuliana Soimu

https://lattes.cnpq.br/8387747175822625

Representante Discente

Karin Zuim

Doutoranda

http://lattes.cnpq.br/5539038760983044

[email protected]

Regulamento e Atas

Ata comissão de bolsas PPGO

Comissão de Bolsas

Bolsistas

Bolsistas PORSUP 2024.2

1º LUGAR: THYAGO OLIVEIRA CARDOSO

E-mail. [email protected]

Lattes. http://lattes.cnpq.br/1553031873359500

2º LUGAR: PEDRO TORRES DANTAS

E-mail. [email protected]

Lattes. http://lattes.cnpq.br/0661857139626978

3º LUGAR: MARCELLE VIEIRA ALBUQUERQUE

E-mail.[email protected]

Lattes. https://lattes.cnpq.br/1039564322627387

Vigência 2024.1

MEMBROS

Prof.ª Dr.ª Caren Leite Spindola Vilela

Prof. Dr. Fabiano Luiz Heggendorn

Prof.ª Dr.ª Sabrina de Castro Brasil

Representante Discente

Amanda Assumpção Marques

Vigência 2024.1

MEMBROS

Prof.ª Dr.ª Carolina Kaminski Sanz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363695382389634
E-mail:
[email protected]

Prof. Dr. Flavio Rodrigues Ferreira Alves

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843478434929592
E-mail:
[email protected]

ALUMNI

Vigência 2024.1

MEMBROS

Prof. Dr. Fabiano Luiz Heggendorn.  

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Odontologia – PPGO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0941800906358933

E-mail: [email protected]

Prof.ª Dr.ª Carolina Kaminski Sanz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4363695382389634

E-mail: [email protected]

Representante Discente

Thaís Martins de Souza

Doutoranda

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6719684408518478

E-mail: [email protected]

agendamento

Agendamento e reserva dos laboratórios de pesquisa

Clique nos links referentes ao equipamento de análise que deseja reservar.

Contato: [email protected]

1 - MICROTOMÓGRAFO

https://forms.office.com/r/JwXJ1vqChj

notícias

Afycionados por Ciência - Edição 2024:

Contemplados Bolsas de Pesquisa

Reuniões:

PPGO UNIGRANRIO

Notícias:

contato

Fale Conosco

Estamos aqui para ajudar! Se você tiver qualquer dúvida sobre os programas de mestrado ou doutorado da Unigranrio Afya, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está pronta para fornecer as informações que você precisa.

Entre em contato através dos seguintes e-mails:

Estamos ansiosos para ouvir de você e apoiar sua jornada acadêmica!

X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca
Central de Atendimento ao aluno

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.