REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

RELATO DE CASO: ASSOCIAÇÃO DE URTICÁRIA IDIOPÁTICA CRÔNICA COM DOENÇA AUTOIMUNE TIREOIDIANA

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A associação de urticária crônica idiopática com doenças autoimunes, principalmente autoimunidade tireoidiana, vem sendo estudada nos últimos anos. E seu tratamento de forma individualizada garante eficácia e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: Relatar e discutir um caso de urticária crônica idiopática associado à autoimunidade tireoidiana, onde o tratamento para cada afecção demonstrou eficácia. Métodos: Foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma revisão da literatura obtido através de estudos científicos publicados entre os anos de 2007 a 2021, publicados em base de dados científicos. Relato de caso: É relatado o caso de uma paciente do sexo feminino, jovem, que apresentava esporadicamente episódios de lesões urticariformes e, por vezes, angioedema associado. Apesar de tratar adequadamente, novas crises ocorreram. Foi encaminhada ao ambulatório de endocrinologia, sendo diagnosticada com hipotireoidismo subclínico. Devido à severidade de crises e intensidade dos angioedemas, foi iniciado o uso de Ciclosporina e Omalizumabe, obtendo melhora das crises. Conclusão: A urticária crônica idiopática pode ser grave e comprometer a qualidade de vida dos pacientes acometidos, com isso há uma urgência em se diagnosticar corretamente e tratar as possíveis doenças associadas, como o hipotireoidismo no caso relatado. Além do mais, o uso de imunobiológicos tem sido de extrema eficácia nos casos de urticária crônica idiopática.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Ana Júllia Bastos Silva Alves De Sá Chaves, Caio Mello Dos Santos De Abreu Mol e Thayane De Paula Soares
Palavras-chave:
Urticária crônica idiopática; angioedema; autoimunidade tireoidiana; omalizumabe
downloaddownload

RELATO DE CASO: RELAÇÃO ENTRE DOENÇA CARDIOVASCULAR E A PSORÍASE

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa e cíclica, apresentando sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente, afetando de 2% a 3% da população mundial, principalmente a parcela jovem dos pacientes. Objetivos: Relatar um caso clínico em que a paciente apresentou melhora das lesões psoriásicas e do perfil cardiovascular com uso de inibidor de interleucina-17. Métodos: Foi utilizado como base o prontuário, a conduta aplicada, e os resultados obtidos com o tratamento e realizada uma pesquisa de artigos científicos para obtenção do referencial teórico do trabalho. Discussão: A persistência de inflamação sistêmica nos pacientes psoriáticos resulta em alterações que representam fatores com potencial para contribuir com o aumento da incidência de doenças isquêmicas. O tratamento da psoríase varia de acordo com a forma clínica, gravidade, extensão, idade, sexo, escolaridade e condições do paciente, em relação à saúde geral e situação socioeconômica. Uma possibilidade é a utilização de inibidor da interleucina-17, como o secuquinumabe que apresenta respostas clínicas associadas com redução da hiperplasia da epiderme, de células pró- inflamatórias e da expressão de genes de várias citocinas e quimiocinas. Conclusões: É fundamental descrever a associação, pouco conhecida, da psoríase com as doenças cardiovasculares, devido às alterações que os medicamentos para a terapêutica dessa afecção podem gerar no organismo e o estado de inflamação crônica podem ter desfechos como o infarto.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Isabela Camillo Soares e Otávio Peixoto Rodrigues
Palavras-chave:
“Secuquinumabe”; “Interleucina-17”; “Psoríase”; “Infarto”; “Obesidade”
downloaddownload

RELAÇÃO ENTRE ENDOMETRIOSE, DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO; UM POSSÍVEL TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO?

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica benigna caracterizada pela presença de focos endometriais fora da cavidade uterina; por sua provável etiologia inflamatória e por não possuir cura, deve ser enfrentada como uma doença crônica, visto sua alta taxa de morbidade. Objetivo: Demonstrar as evidências científicas atuais referentes à dieta e exercício físico regular como uma possível terapia para os sintomas nos casos de endometriose. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas plataformas PubMed, Google Escolar e Scielo em busca de artigos referentes a influência de dietas e exercício físico como possível terapia alternativa à endometriose. Resultados: O sucesso do tratamento clínico e cirúrgico na endometriose é limitado. Empoderar essas pacientes que sofrem com a sintomatologia, dando-lhes oportunidades de influenciar positivamente seus sintomas, pode resultar em aumento da qualidade de vida, mesmo havendo ainda poucas evidências que sustentem as terapias alternativas como tratamento da endometriose. Conclusões: Alterar a dieta e praticar exercícios físicos regularmente são opções como autogestão dessas pacientes, porém as evidências referentes a essa terapia alternativa ainda são fracas e carecem de mais estudos.

Orientador(es):
Professora Ana Carolina Nogueira Ramos
Autor(es):
Cássia dos Santos Barbosa e Juliana Farias Sarto
Palavras-chave:
Endometriose; Dieta; Exercício Físico
downloaddownload

REPERCUSSÕES FISIOLÓGICO-COMPORTAMENTAIS DA SÍNDROME DEMENCIAL

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A demência é uma das doenças, cuja condição neurodegenerativa progressiva caracterizada pelo comprometimento de diferentes domínios cognitivos leva a um declínio do funcionamento e da autonomia de um indivíduo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar quais seriam as alterações em nível fisiológico e comportamentais da demência na geriatria. Como abordagem metodológica, este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática da literatura adotando-se os critérios PRISMA-2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa utilizando artigos dos bancos de dados eletrônicos do Portal da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e, National Library of Medicine (MedLine/PubMed). Desta forma, para a realização da busca bibliográfica, empregou-se os seguintes descritores: “demência senil”, “geriatria”, “alterações fisiológicas”, “alterações comportamentais”, utilizando-se os boleanos “AND” e “OR”. Os critérios de inclusão empregados foram: artigos originais e completos publicados no período entre 2019 e 2024, em português, inglês ou espanhol e, que abordaram a temática a ser estudada. Resultados: identificou-se que os declínios cognitivos e neurológicos, incluindo atrofia cerebral e disfunção autonômica, além de desordens motoras e metabólicas eram presentes nos pacientes. No aspecto comportamental, as mudanças de humor e personalidade, distúrbios do sono, dificuldades de comunicação, agitação, agressividade e perda de autonomia eram comuns impactando na qualidade de vida dos pacientes e cuidadores. Este trabalho se faz importante para motivar novos estudos a identificarem medidas de suporte e estratégias de manejo, tanto farmacológicas quanto não farmacológicas, para o controle do avanço da doença.

Orientador(es):
Paulo Cavalcante Apratto Júnior
Autor(es):
Ana Lucia Fatuch e Silva, Helmut Brandt e Paula Paraguassu Brandão
Palavras-chave:
envelhecimento; síndrome demencial; alterações fisiológicas; alterações comportamentais
downloaddownload

RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE CÂNCER DE CÓLON DIREITO ESPORÁDICO LOCALMENTE AVANÇADO E O IMPACTO DO RASTREAMENTO PRECOCE: RELATO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: o câncer colorretal esporádico assume um papel de protagonismo nos índices de prevalência e incidência mundiais, embora haja uma constante atualização dos protocolos e novas pesquisas sobre do rastreamento e prevenção, e seja uma doença com bons resultados após o tratamento adequado. Objetivos: evidenciar a importância da abordagem preventiva, visando evitar o desenvolvimento da doença e a necessidade de intervenções complexas e invasivas, além de apresentar êxito em ressecções cirúrgicas extensas do tumor. Métodos: apresentar, comparar e discutir relato de caso com o que há de mais relevante e recente na literatura a respeito do tema. Relato de caso: paciente feminina de 58 anos portadora de câncer de cólon direito esporádico localmente avançado submetida a colectomia direita associada a gastroduodenopancreatectomia bem sucedida. Conclusões: esse tipo de neoplasia pode ser facilmente evitado, tendo conhecimento acerca dos fatores de risco e das recomendações de prevenção, além de evidenciar que um paciente portador de câncer de cólon ascendente não metastático apesar de se submeter a um procedimento cirúrgico complexo, pode ter uma boa evolução no pós-operatório e um aumento da sobrevida.

Orientador(es):
Professor Luiz Fernando Ferreira Miller
Autor(es):
Beatriz Sant’Ana Isaias Rodrigues e Emanoelly Coelho Morais
Palavras-chave:
Câncer Colorretal, Cólon Direito, Gastroduodenopancreatectomia
downloaddownload

RODÍZIO DE OPIOIDES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Objetivo: Investigar a literatura acerca dos fatores que influenciam na rotação de opioides em Unidades de Terapia Intensiva. Método: Revisão Integrativa da Literatura. O levantamento dos dados ocorreu nas bases de dados Pubmed LILACS. Os descritores que foram utilizados como estratégia de busca estão registrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e no Medical Subject Headings Section (MeSH) da seguinte forma: “opioide”, “unidade de terapia intensiva”, “dor” e “manejo”. As palavras-chave foram ainda utilizadas no idioma inglês da seguinte forma: “opioid”, “intensive care unit”, “pain” and “management”. Todos os termos foram pareados com a utilização do operador booleano AND. Resultados: Foram selecionados um total de sete estudos, sendo o mais antigo publicado no ano de 2000 e o mais recente no ano de 2021. Discussão: A terapia farmacológica com opioide para dor aguda ou crônica exige que seja realizada uma individualização da dose para que seja possível a identificação do equilíbrio adequado entre a analgesia e os efeitos colaterais. A rotação os opioides, ou seja, a mudança planejada do da substância para um outro é uma estratégia que se inicia com a seleção de uma dose segura, implementando a troca em uma dose inicial que não resulte em abstinência e em efeitos adversos. Considerações finais: A rotação de opioides é uma prática que deve ser implementada em unidades de cuidados intensivos para reduzir os eventos adversos associados à utilização das substâncias, melhorar a analgesia, melhorar a hemodinâmica do paciente e o manejo em geral da terapêutica instituída. Para que seja realizada a rotação, são considerados fatores como a disponibilidade do medicamento, custos, possibilidade de desenvolvimento da síndrome da má absorção, abuso da droga, preferência ou necessidade de via de administração diferente, fraca eficácia mesmo em titulações agressivas de dose e ainda, a ocorrência de efeitos colaterais. A adesão a protocolos de rotação de opioides reduziu a síndrome da abstinência, o tempo de infusões intravenosas contínuas da maioria dos medicamentos analgésicos e o tempo de permanência em unidade intensiva.

Orientador(es):
Carolina Figueiredo Freitas
Autor(es):
Andrey Pinho Dias, Antônio Passos de Oliveira Salles Filho, Caio Lucas dos Passos Ribeiro e Yago Silva Figueiredo
Palavras-chave:
Unidade de Terapia Intensiva. Paciente Crítico. Rotação de opioide. Rodízio de opioide
downloaddownload

Racismo estrutural e a consequência da saúde infantil: o olhar enfermeiro

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

No Brasil, a maioria da população é negra e o acesso dessas crianças muitas das vezes é precário e/ou negligenciado, desta forma é indiscutível a relevância para a enfermagem de se estudar maneiras eficientes a fim de proporcionar uma qualidade no cuidado e com isso a equidade. OBJETIVO: Identificar a assistência do enfermeiro acerca da população negra infantil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura dos últimos dez anos, realizada na plataforma Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizando os descritores “saúde da população negra”, “racismo”, “saúde da criança”, ”enfermagem”. RESULTADOS: Foram encontrados 9 artigos que, após a análise minuciosa destes, foi evidenciado a categoria: As dificuldades culturais, sociais e situações de racismo relacionadas ao cuidado da criança negra. DISCUSSÃO: CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se que ainda há necessidade de estudos dessa área da enfermagem.

Orientador(es):
Professora Mestre: Viviane De Melo Souza.
Autor(es):
Amanda de Almeida de Souza; Andriele Santana da Silva de Jesus; Layane Biitencourt de Brito
Palavras-chave:
Crianças; Racismo; Saúde; Enfermagem.
downloaddownload

Reabilitação estética com pino de fibra de vidro: revisão de literatura

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

No âmbito da odontologia atual, o tratamento reabilitador de dentes tratados endodonticamente com grande perda de estrutura coronal requer o uso de dispositivos intrarradiculares como meio de ancoragem da futura restauração. Neste contexto, a crescente utilização dos pinos pré-fabricados de fibra de vidro baseia-se na facilidade da técnica, na redução do tempo de tratamento clínico, no seu aspecto estético e na diminuição de fratura radicular em virtude do seu módulo de elasticidade semelhante ao da dentina; entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para a seleção do pino, como o comprimento da raiz e a quantidade do remanescente coronário, a fim de garantir um bom prognóstico. O presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca dos diversos tipos de pinos intrarradiculares e suas características estéticas e mecânicas, com ênfase na superioridade dos pinos de fibra de vidro em relação aos demais pinos diante de uma perspectiva clínica na seleção, indicação e limitação destes dispositivos, bem como a dissertação dos aspectos inerentes à sua utilização e seu protocolo clínico.

Orientador(es):
Iasmyn Machado Ramos Batista
Autor(es):
Gabriella de Souza Tavares Matta; Wendell Wandermurem de Oliveira
Palavras-chave:
pino de fibra de vidro; retentor intrarradicular; núcleo de preenchimento.
downloaddownload

Reabsorção cervical externa relacionada ao clareamento dental: uma revisão de literatura

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

Cuidados estéticos fazem parte do cotidiano das pessoas. No âmbito odontológico não é diferente, principalmente quando se trata do sorriso. Atualmente, há vários procedimentos a fim de atender as necessidades dos pacientes e a busca por tratamentos restauradores e estéticos tem sido crescente. Muitas pessoas almejam ter um sorriso bonito e saudável, na prática clínica é notável como isso pode influenciar no psicológico dos pacientes e refletir nos seus relacionamentos sociais. O escurecimento dos dentes pode apresentar diversas causas advindas de fatores extrínsecos e intrínsecos e está entre uma das principais queixas relatadas no consultório odontológico. Como forma de tratamento, pode-se indicar o clareamento dentário em dentes vitais ou dentes tratados endodonticamente. Este estudo tem o objetivo de enfatizar que apesar do clareamento dental ser uma técnica segura, também pode apresentar efeitos adversos e ser precursor da reabsorção cervical externa.

Orientador(es):
Oswaldo Henrique Souza Fonseca.
Autor(es):
Camila Jorge de Oliveira; Emanuelle dos Santos Pestana; Juliane Silva dos Santos
Palavras-chave:
escurecimento dentário; clareamento dental; reabsorção cervical externa.
downloaddownload

Recanalização tubária: uma alternativa para mulheres esterilizadas pós ligadura de trompas

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A esterilização cirúrgica por laqueadura tubária é o segundo método contraceptivo mais utilizado no mundo. Entretanto, suas taxas de arrependimento são altas, motivando mulheres laqueadas com infertilidade iatrogênica a procurar sua reversão. Neste contexto, duas opções estão disponíveis: Fertilização in vitro e cirurgia de reanastomose tubária. Objetivos: Relatar o caso clínico-cirúrgico, descrevendo uma técnica cirúrgica de recanalização tubária que obteve sucesso, conferindo uma gestação tópica, finalizada a termo; Discutir os principais dados epidemiológicos e psicossociais, informações do pré, intra e pós operatório do procedimento, necessidade de políticas de planejamento familiar e vantagens e desvantagens da cirurgia em relação à Fertilização in vitro. Métodos: Trata-se de uma Revisão Não Sistemática da Literatura pautada a partir de um relato de caso clínicocirúrgico. Os estudos foram selecionados para Revisão através de busca eletrônica em base de dados publicados sobre o procedimento de reversibilidade da laqueadura entre 2009 e 2020. As informações sobre o caso encontram-se registradas no prontuário médico de uma instituição hospitalar em Paracambi, Rio de Janeiro. Conclusão: Para mulheres abaixo dos 40 anos, é possível assumir a cirurgia de reanastomose tubária como a primeira linha de escolha da mulher laqueada que deseja gestar. Para mulheres laqueadas acima dos 40 anos, novos estudos são necessários para escolher, com embasamento científico, entre a reversão da laqueadura e a fertilização in vitro para tratamento da infertilidade.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo Morais Nunes e Dr. Gabriele Alessio
Autor(es):
Giovana Medeiros Lucena de Sousa Nicola Vita
Palavras-chave:
Esterilização Tubária; Fertilização In Vitro; Tubas Uterinas; Reversão da Esterilização; Fertilidade.
downloaddownload

Recessão Gengival: etiologia e classificação

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

Objetivo: Revisão de literatura relacionados a etiologia e os tipos de recessão gengival, além do biofilme bacteriano dentário e sua consequente inflamação gengival, a oclusão traumatogênica, o trauma proveniente da escovação ou da inserção alterada do freio labial e características anatômicas locais relacionadas ao posicionamento dentário, espessura da gengiva marginal, altura da faixa de mucosa ceratinizada e tecido ósseo subjacente. Por meio deste estudo, foi possível obter conhecimento sobre os fatores que contribuem para o diagnóstico, o que é de grande importância para o cirurgião-dentista, para fazer um planejamento e assim o tratamento.

Orientador(es):
Marcela Melo
Autor(es):
Letícia Teixeira Rolim; Rafaela Goft
Palavras-chave:
Recessão Gengival, Etiologia, Espaços interproximais.
downloaddownload

Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG): uma revisão de literatura

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG) é uma inovação no campo odontológico uma vez que é a primeira técnica que, para além da preservação do rebordo alveolar, é capaz de se regenerar devido à realização de uma exodontia atraumática. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a técnica supracitada e demonstrar a importância da integridade do osso alveolar para favorecer resultados estéticos e funcionais superiores as técnicas pré-existentes. Assim, esta revisão se caracterizou por pesquisas através da base de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, além de revistas reconhecidas na área de Periodontia. Portanto, o sucesso da técnica de RAPG está diretamente ligada à preservação do rebordo alveolar após a exodontia.

Orientador(es):
Profa. Marcela Melo dos Santos
Autor(es):
Júlia Azevedo Cruz
Palavras-chave:
Osso Alveolar. Exodontia atraumática. Preservação alveolar. Regeneração óssea.
downloaddownload

Refletir sobre a importância da linha de cuidado LBGT: uma proposta para a atenção primária a saúde

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

**Correção do Texto:** Este trabalho, originado da revisão bibliográfica e reflexões de acadêmicas de medicina, em seu estágio na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, teve como objetivo discutir a importância de uma linha de cuidado voltada à oferta de saúde integral e humanizada à população LGBT na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. Os resultados denotam que a população LGBT brasileira ganha cada vez mais representatividade social, entretanto, ainda persistem iniquidades quanto aos cuidados em saúde ofertados. Dados da literatura são claros ao afirmar que essa iniquidade se deve tanto ao desconhecimento das especificidades inerentes a esse grupo quanto à discriminação e preconceitos institucionais. Uma vez reconhecidas as necessidades em saúde da população LGBT, conclui-se que a linha de cuidado é uma ferramenta potencial na organização e sistematização da abordagem integral e humanizada a esta população pelos profissionais das equipes da Saúde da Família.

Orientador(es):
Prof. Dr. Marcos Vianna Lacerda de Almeida
Autor(es):
Flávia de Oliveira Ramos; Letícia Veríssima Martins Barcelos
Palavras-chave:
Palavras-chaves: Minorias sexuais. Atenção primaria à saúde, Integralidade em saúde.
downloaddownload

Relato de Caso e Revisão de Literatura: Doença Arterial Obstrutiva Crônica

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica não sistemática de literatura correlacionando ao manejo clínico e tratamento cirurgico de um paciente com doença arterial obstrutiva crônica. O estudo conta também com um relato de caso de um paciente do SUS que foi, durante a pandemia, submetido a diversos procedimentos de amputação, por complicação da doença arterial obstrutiva cronica e pela dificuldade enfrentada pelo paciente, que necessitou passar por um procedimento cirurgico eletivo, em meio ao cenário de caos vivido pelo SUS durante a pandemia pelo COVID-19. Os artigos e livros utilizados de apoio revelam que é de extrema importância o diagnostico e a decisão terapeutica rápida, para minimizar os efeitos causados pela má circulação nos membros inferiores. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, PUBMED e SBACVSP, com quinze artigos selecionados para fundamentar o texto, assim como livros de cirurgia vascular e cirurgia geral. Observa-se que quando há um diagnóstico certo e precoce, as chances de o paciente não passar pelo procedimento de amputação são grandes.

Orientador(es):
Professor Nivaldo Gervásio de Oliveira Filho
Autor(es):
Cléber Abreu Soares
Palavras-chave:
“DAOP”, “insuficiência venosa crônica”; “necrose em membros inferiores”; “doença arterial periferica obstrutiva”; “amputação de membros inferiores”
downloaddownload

Relato de caso – Aneurisma de Aorta Abdominal Rota

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Este trabalho de conclusão de curso descreve um caso clínico sobre uma paciente, do sexo feminino, raça negra de 48 anos, diagnosticada com um aneurisma de aorta abdominal (AAA) roto. No caso em questão a paciente foi submetida a correção cirúrgica aberta do AAA. Neste relato de caso irão ser abordados aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, abordagem diagnostica e terapêuticas possíveis além da adotada, destacando os fatores de risco sobre o AAA, assim como suas peculiaridades. Objetivo: O objetivo deste artigo é reunir informações mediante a pesquisas recentes e estudos realizados, e discutir acerca dos aspectos mais relevantes sobre o aneurisma de aorta abdominal.

Orientador(es):
Alessandry Lopes Bastos
Autor(es):
Franklin Rocha, Ionary Silva, Mariana Ximenes e Yanna Ferreira
Palavras-chave:
Aneurisma de aorta abdominal rota; Tratamento endovascular do aneurisma de Aorta Abdominal; Epidemiologia Aneurisma de aorta abdominal
downloaddownload

Relato de caso: complicações sistêmicas pós sarampo em lactente não vacinado

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: Sarampo era uma das doenças mais comuns da infância na era pré-vacinal, sendo uma doença exantemática infecciosa febril aguda, de alta transmissibilidade, prevenível através da vacinação. Nos últimos anos foram registrados surtos e epidemias dessa doença no Brasil e no mundo, os quais necessitam extrema atenção. Existem diversos motivos para esses acontecimentos, porém, como principal, pode-se destacar as baixas taxas de cobertura vacinal da população. Objetivos: Descrever um caso clínico de paciente diagnosticado com pneumonia e miocardite dias após ser internado por Sarampo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, apresentando um quadro de complicações pós sarampo em lactente. Foi realizada revisão não sistemática, utilizando como base artigos não pagos em português, inglês e espanhol, com intervalo de publicação entre 1982 e 2020. Resultados: Lactente de onze meses de idade, sem doenças prévias, com vacinação incompleta, manifestando quadro de sarampo, necessitando de internação hospitalar, apresentando dez dias após alta hospitalar manifestações de complicações graves da doença, como miocardite e pneumonia, com internação em unidade de terapia intensiva pediátrica com desfecho de óbito, em período de reemergência da patologia no Brasil. A infecção pelo sarampo pode levar a supressão imunológica e infecções secundárias que são componentes importantes na morbimortalidade. Conclusão: Conclui-se que é de grande importância enfatizar que o sarampo é uma doença evitável através da vacinação, sendo necessário incentivar intensamente seu uso. A fim de impedir desfechos trágicos em uma doença tão grave e severa. Sendo igualmente importante, o conhecimento pelo profissional de saúde sobre as complicações da enfermidade, para não retardar o diagnóstico.

Orientador(es):
Professor Thiago Alexandre Ferreira Pires e Dra. Adelaide Cristina Falcão Pereira
Autor(es):
Ingrid Nascimento Aleixo de Carvalho; Mariana Regina Corrêa da Silva
Palavras-chave:
Sarampo; Miocardite; Vacinação.
downloaddownload

Relato de caso: sífilis mimetizando alopecia areata

Ano do documento
2018
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A sífilis é uma doença que possui diversas manifestações clínicas, sendo algumas incomuns, como a alopecia em clareira, causando erros de diagnóstico e atrasos no tratamento. Objetivos: Demonstrar a importância do diagnóstico da sífilis em casos em que a manifestação clínica seja alopecia em clareira, mimetizando alopecia areata. Métodos: A alopecia sifilítica aparece em uma média de 4% dos pacientes, sendo manifestação infrequente da sífilis. Entretanto, com o aumento progressivo da doença, observa-se a necessidade de saber reconhecer que nem toda alopecia é areata necessariamente. Em 2013, o Hospital Universitário de Valência, na Espanha, relatou cinco casos de alopecia sifilítica. Todos os casos localizavam-se na região parieto-occipital em homens jovens. Além desses, o relato de caso exposto neste trabalho também tratou de um homem jovem com perda de cabelo em regiões biparietais e occipital, que recebeu um diagnóstico inicial equivocado por não terem considerado a sífilis como causadora da alopecia em questão. Resultados: A partir dos relatos de casos, artigos publicados entre os anos de 2011 a 2018, consulta de literaturas dermatológicas, tratado de infectologia e manuais do Ministério da Saúde, conclui-se que a presença de fragmentos alopecicos localizados na região parieto-occipital em um padrão "comido pelas traças" deve alertar os profissionais a pensarem na alopecia secundária à sífilis como diagnóstico possível. Conclusão: Os dermatologistas, portanto, devem suspeitar da sífilis nos casos atípicos das manifestações dessa doença, principalmente pela alopecia ser a única manifestação em alguns casos.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo M. Nunes
Autor(es):
Letícia Vieira Obeid; Natália Meirelles Nascimento Silva
Palavras-chave:
sífilis, alopecia, areata, clareira, parieto-occipital.
downloaddownload

Relato de caso: síndrome de ekbom um desafio diagnóstico e terapêutico

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Síndrome de Ekbom ou delírio de infestação parasitária é um estado fóbico obsessivo caracterizado pela firme convicção do paciente de estar infestado por vermes que saem da pele, em geral do couro cabeludo, olhos, boca ou região genital. É uma síndrome encontrada com frequência nos consultórios, porém pouco diagnosticada. Objetivos: Relatar um caso descrito na Policlínica e Centro de Estética Duque de Caxias de Síndrome de Ekbom, ressaltando a importância de seus corretos diagnóstico e conduta. Métodos: A pesquisa trata-se de um relato de caso. Os dados foram obtidos através da coleta de informações do prontuário da paciente e de artigos científicos disponíveis em plataformas de pesquisa. Trata-se de uma paciente de 58 anos, do sexo feminino, do lar, que foi atendida na Policlínica Duque de Caxias no setor de Dermatologia em 2018. Já havia passado por mais de uma especialidade, sem resolução da queixa principal por falta de conhecimento dos profissionais acerca da Síndrome de Ekbom.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo M. Nunes
Autor(es):
Beatriz Oliveira Muguet; Gabriela Queiroz de Oliveira Nogueira
Palavras-chave:
Síndrome de Ekbom; Delírio parasitário; Dermatites factícias; Automutilante.
downloaddownload

Relato de experiência do projeto de iniciação científica: BLS – Suporte Básico de Vida

Ano do documento
2019
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A parada cardiorrespiratória é uma situação que exige rápida identificação e abordagem, pois cada segundo decorrido sem intervenção representa menor chance de sucesso. Objetivos: Relatar a experiência do projeto de iniciação científica "BLS - suporte básico de vida" na Universidade do Grande Rio, para turmas da área da saúde entre agosto de 2018 e abril de 2019. Métodos: O projeto foi desenvolvido por alunos de Medicina da Universidade do Grande Rio, utilizando como estratégia de pesquisa o método experimental, ensaio de campo e simulação realística como parte da metodologia do projeto. Resultados e Discussão: Na pesquisa, pode-se observar que 68,2% desconheciam sobre suporte básico de vida e 31,8% já conheciam; a maioria dos alunos não conhecia a sequência correta do suporte básico de vida; 56,3% não sabiam a profundidade correta da massagem cardíaca e a mesma porcentagem de erro ocorreu sobre o número de compressões vs. ventilações. Sobre o questionamento de abertura de via aérea em trauma medular, foi um conceito teórico que não houve treinamento prático, com isso, a evolução do número de acertos entre os dados pré e pós-execução ficou inferior quando comparado aos questionamentos sobre dados práticos. Conclusão: A importância do ensino de ressuscitação cardiopulmonar para os alunos da área da saúde da Universidade do Grande Rio foi constatada neste estudo, pois implica em melhor desfecho clínico em uma parada cardiorrespiratória, além de a simulação facilitar e antecipar o aprendizado de forma consistente, com boa detecção e propagação de informações.

Orientador(es):
Pro.f.ª Carolina Figueire Freitas
Autor(es):
Amanda Braga Moreira; Carla Beatriz dos Santos Lima; Fausto Yudi Saito
Palavras-chave:
cardiopulmonar, parada cardíaca, simulação, BLS, metodologia ativa, ensino.
downloaddownload

Relações de poder “versus” autonomia do paciente portador de esquizofrenia: experiência de uma interna de MEDICINA UNIGRANRIO AFYA

Ano do documento
2019
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A esquizofrenia é um transtorno neuropsiquiátrico com psicose crônica ou recorrente, de aspecto genético complexo. A doença, representada pela ideia da loucura, ganhou diferentes significados ao longo da história. A partir do século XX, passou a ser reconhecida como patologia e, assim, apenas o médico teria a capacidade de diagnosticar os pacientes com o transtorno e escolher o tratamento. O paciente tem sua autonomia reduzida e recebe o estigma de incapaz para opinar sobre seu tratamento, até mesmo após a reforma psiquiátrica. **Objetivos:** Discutir a autonomia do paciente psiquiátrico no tocante ao seu plano terapêutico, compreender as relações de poder exercidas pelos profissionais de saúde no plano de cuidado do paciente e discutir sobre a importância do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a prática da autonomia no paciente esquizofrênico. **Métodos:** Relato de experiência de uma interna de medicina, durante seu estágio em psiquiatria; revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando como fonte de pesquisa as bases da SCIELO, com a escolha dos seguintes descritores: "esquizofrenia", "autonomia" e "relações de poder". **Discussão:** Não se verifica na psiquiatria uma escala ou métodos universalmente aceitos para avaliar a capacidade de escolha no paciente esquizofrênico. Sem considerar a experiência de doença do paciente, predomina-se a opinião do médico como método de escolha para a opção terapêutica não compartilhada. O TCLE aparece como uma ferramenta para dar suporte e aumentar a autonomia do paciente em seu tratamento. **Conclusão:** A ressocialização do paciente com esquizofrenia perpassa não só pelas medidas instituídas para o controle da doença e de seus sintomas, mas também pelos mecanismos que fortaleçam a relação médico-paciente para uma abordagem individualizada da pessoa, que seja capaz de respeitar sua autonomia para a escolha terapêutica, garantindo a melhoria de sua qualidade de vida e melhor manejo do seu autocuidado.

Orientador(es):
Prof.ª Márcia Silveira Ney
Autor(es):
Camila Anzia Vougo da Silva
Palavras-chave:
Autonomia pessoal, Esquizofrenia, Paciente.
downloaddownload

Repercussões Clínicas e Laboratoriais em Paciente com Mieloma Múltiplo: Relato de Caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna progressiva e incurável. Ela se desenvolve nos linfócitos B e é caracterizada pela proliferação excessiva de plasmócitos na medula óssea. Representa a segunda neoplasia hematológica mais comum e a prevalência é maior a partir da quinta década de vida, no sexo masculino e raça negra. As manifestações da doença são diversas, sendo a dor óssea o sintoma mais frequente e a anemia a alteração laboratorial mais encontrada. A escolha do regime terapêutico é individual e tem como opções a quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco hematopoiéticas, além do tratamento de suporte. Este relato de caso estuda um paciente do sexo masculino, 62 anos, negro, com queixas respiratórias, dor lombar intensa, fraqueza em membros e sintomas constitucionais há 6 dias, associado a anemia crônica sem causa esclarecida e alterações renais. A biópsia de medula óssea que é essencial para o diagnóstico do mieloma mostrou ocupação por elementos de aspecto plasmocitoide. Após a realização de mais exames complementares, o diagnóstico foi estabelecido e foi iniciado o tratamento pela equipe de hematologia. O objetivo deste relato de caso é apresentar uma patologia frequentemente subdiagnosticada na prática médica devido a seu quadro clínico inespecífico e tem o intuito de elucidar a necessidade de os profissionais de saúde conhecerem o quadro clínico e laboratorial da doença para fornecer precocemente o diagnóstico e tratamento necessário.

Orientador(es):
Paula de Carvalho Mesquita Chita
Autor(es):
Dênnis Ponte Dias Gonçalves; Gabriela Jardim Pereira
Palavras-chave:
Mieloma Múltiplo; Neoplasia maligna; Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado; Parestesia; Transplante autólogo
downloaddownload

Ressecção laparoscópica versus aberta para metástase hepática de câncer colorretal

Ano do documento
2019
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A metástase hepática de câncer colorretal é um evento frequente e potencialmente fatal na evolução dos pacientes. A ressecção hepática é o tratamento padrão-ouro, considerado o único tratamento curativo. Objetivo: Comparar vantagens e desvantagens da abordagem cirúrgica aberta e da videolaparoscópica nas metástases hepáticas de câncer colorretal, com enfoque nos benefícios intraoperatórios e pós-operatórios de cada técnica. Método: Uma pesquisa bibliográfica utilizando a base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e SciELO foi realizada para identificar artigos relacionados aos critérios de hepatectomia em abordagem aberta e laparoscópica. Foram reunidos 29 artigos, com particular atenção dedicada a artigos publicados no período de 2013 até 2019. Discussão: A abordagem cirúrgica da metástase hepática de câncer colorretal vem se ampliando em função do diagnóstico precoce, desenvolvimento de quimioterápicos e aprimoramento das técnicas cirúrgicas. Isso favoreceu a inclusão de mais pacientes ao tratamento. A abordagem laparoscópica vem apresentando vantagens cirúrgicas e pós-operatórias, com bons resultados na sobrevida e nas taxas de recidiva em comparação à técnica aberta. Conclusão: A laparoscopia apresenta menor sangramento cirúrgico, menores índices de infecção de ferida, dor e tempo de internação, sem causar disseminação durante o procedimento e mantendo boa resposta nas taxas de recidiva e sobrevida em relação à abordagem por laparotomia.

Orientador(es):
Prof. Luiz Fernando Miller.
Autor(es):
Gabriel Luis Ribeiro Centurion; Thaiane Lemos Pereira
Palavras-chave:
colorretal; Metástase hepática; Hepatectomia; Laparoscopia; Laparotomia.
downloaddownload

Revisão bibliográfica da utilização do fast no trauma de abdômen nos últimos 10 anos

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: O trauma é a maior causa de mortalidade na população com até 40 anos sendo o abdominal o terceiro tipo mais comum, com alta taxa de morbimortalidade podendo ser diminuída em até 50% com diagnóstico e tratamento rápido. Objetivos: Avaliar a utilização da ultrassonografia a beira leito no trauma de abdômen nos últimos 10 anos, a partir de uma revisão de literatura. Métodos: Realizado uma revisão bibliográfica de publicações em inglês, espanhol e português de 2010 a 2020, através do banco de dados do PubMed, Google acadêmico e SciELO com os descritores: “ultrassonografia a beira leito no trauma abdominal”, “laparotomia exploratória” e “trauma abdominal contuso”. Resultados: foram selecionados quatorze estudos observacionais, sendo alguns comparando o ultrassom a beira leito com a tomografia computadorizada e o lavado peritoneal diagnóstico. A sensibilidade do primeiro variou de 57,48% a 100%, e a especificidade de 70,83% a 100%. Sendo observado que em casos de falso negativo, havia lesão intra-abdominal sem líquido livre peritoneal ou com lesão localizada em retroperitônio, situações em que a tomografia se sobressai, principalmente se o paciente estiver estável. Já para o lavado, foi constatado uma sensibilidade de 100% e especificidade de 75% em comparação com a ultrassonografia. Conclusão: Dessa forma, ele não tem como objetivo detectar qual o grau da lesão, mas sim avaliar se há ou não hemoperitônio, identificando se o paciente precisa de uma intervenção cirúrgica ou não. Com os devidos treinamentos qualquer médico pode operá-lo chegando a uma acurácia de até 97,3%.

Orientador(es):
Professor Mauro Monteiro Correia.
Autor(es):
Anna Karoline Vasques de Almeida; Fernanda Muniz de Sousa
Palavras-chave:
“E-FAST”, “FAST”, “laparotomia exploratória” e “trauma abdominal contuso”.
downloaddownload

Risco de diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I

Ano do documento
2020
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença caracterizada pela combinação da resistência à ação da insulina com a incapacidade de secreção inadequada da mesma pelas ilhotas beta pancreáticas, ocasionando uma hiperglicemia sustentada. Tal distúrbio mostra-se prevalente em indivíduos obesos e sedentários, e quando presente na população jovem, o risco para desenvolvimento e instalação da doença se apresenta consideravelmente aumentado, afetando a qualidade de vida. Objetivos: Identificar fatores que possam contribuir para o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I. Além disso, descrever a possível relação da doença com as questões de saúde pública e seus custos diretos e indiretos. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre o tema, utilizando como materiais para a pesquisa fontes como livros, diretrizes, artigos científicos, no período entre 2005 até 2020. Resultados: Os estudos mostraram que o desenvolvimento da doença em questão pode ser multifatorial, e que apesar de existir a participação de componentes genéticos é possível reduzir o risco de instalação deste distúrbio na população jovem. Além disso, a obesidade - como doença - é o principal fator de risco para os indivíduos se tornarem diabéticos. O sedentarismo e o histórico familiar também são fatores preocupantes para o desenvolvimento do quadro. Foi observado que os custos diretos para o governo são muito altos, e que os indiretos poderiam ser facilmente reduzidos se houvesse um cuidado maior durante a atenção primária dos pacientes com baixa renda. Conclusão: Mudanças comportamentais, estimuladas por orientações dietéticas de profissionais de saúde na atenção primária, além do estímulo à atividade física regular, pode contribuir de forma significativa para a diminuição da prevalência da diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I.

Orientador(es):
Dra. Raquel Noboa
Autor(es):
Juliana Teixeira Marge
Palavras-chave:
diabetes mellitus, adolescentes, jovens, obesidade, adultos, ansiedade, depressão, síndrome metabólica.
downloaddownload

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior associado a Lesão Meniscal de Joelho - Relato de Caso

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

INTRODUÇAO: a ruptura de ligamento cruzado anterior (LCA) associada a lesão meniscal (LM) tem uma prevalência alta, principalmente na prática de esportes de alto impacto, e é responsável por significativo déficit funcional. A avaliação inicial deve focar em identificar e tratar condições potencialmente ameaçadoras, como lesões vasculares e funcionalidade do joelho lesado. Não há atualmente consenso no que diz respeito ao tempo entre o momento da lesão e sua reconstrução cirúrgica, nem relacionada à sua reabilitação funcional pós-operatória. O tratamento cirúrgico é o atualmente o mais recomendado na maioria das lesões ligamentares, com resultados significativamente superior ao conservador. MÉTODOS: o presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um paciente que se lesionou após prática esportiva e realizar uma revisão literária não sistemática com base nos artigos científicos nacionais e internacionais em bases de dados do MEDLINE®, PubMed®, LILACS®, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e SBOT (SOCIEDADE BRASIEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA), além de teses e/ou dissertações, artigos originais, artigos de revisão, artigos de relato de caso sobre o tema, no período de 1999 até 2020. CONCLUSÃO: o tratamento cirúrgico é atualmente o recomendado pela grande maioria dos cirurgiões, consequência dos resultados significativamente superiores obtidos por ele em comparação ao conservador. No caso relatado neste trabalho, esta foi a conduta seguida, com todas as estruturas afetadas sendo abordadas cirurgicamente.

Orientador(es):
Prof. André Luiz Pessoa
Autor(es):
Yan Guimarães Mota Vieira
Palavras-chave:
“lesão meniscal”; “ruptura de ligamento cruzado anterior”; “traumatismos do joelho/diagnóstico”; “traumatismos do joelho/cirurgia”
downloaddownload
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.