REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
O ácido Poli L láctico como bioestimulador de colágeno, uma estratégia terapêutica para o rejuvenescimento facial através de uma revisão de literatura
O envelhecimento cutâneo é contínuo, e ocasionado por uma série de alterações, resultando em várias mudanças na arquitetura da face. Algumas pessoas sentem-se insatisfeitas com sua imagem, e procuram tratamentos não invasivos, e dentre as opções, destaca-se o ácido poli l láctico, (PLLA), um bioestimulador de colágeno, e outros elementos da matriz celular, biocompatível, que trata a face, promovendo o rejuvenescimento, de forma gradual e natural, com resultados que dura, aproximadamente, 24 meses. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos da utilização do PLLA na face, para tratamento de rugas, flacidez, contorno facial e perda de volume, e pôde-se constatar a eficácia do tratamento com o PLLA no rejuvenescimento facial, promovido pela estratégia do seu mecanismo de ação.
Odontologia nas escolas
O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi abordar a importância da promoção de saúde bucal nas escolas. O acesso à odontologia nas escolas contribui para uma melhor saúde bucal das crianças e adolescentes, e consequentemente, impactando positivamente na qualidade de vida destes. Atualmente isso não ocorre em todas as instituições de ensino primárias, sendo elas públicas ou particulares. Quando as crianças e adolescentes recebem instruções de higiene oral no ambiente escolar, contribui tanto na saúde individual quanto no compartilhamento dessas informações fazendo assim, alcançar mais pessoas como, familiares e amigos. O cirurgião-dentista tem autonomia para realizar ações sociais nas escolas, levando uma melhor qualidade de vida para os estudantes, profissionais e familiares presentes nas escolas. A educação em saúde bucal deve ocorrer o mais precoce possível e a escola é um lugar favorável para que este processo seja iniciado. Sendo assim, hábitos saudáveis devem ser adquiridos e colocados em prática precocemente, evitando que hábitos nocivos à saúde bucal sejam instalados e prevenindo problemas de saúde bucal.
Odontologia no esporte: ações preventivas e regenerativas da saúde bucal e sistêmica dos atletas
A Odontologia evoluiu muito nas últimas décadas principalmente nas áreas da Cirurgia Bucomaxilofacial e Estética relacionada ao segmento Desportivo. Dessa forma, essa revisão de literatura visa descrever de maneira sintética a respeito da aplicação da Odontologia no Esporte, com foco nos acessos cirúrgicos por uma visão odontológica estética e implicações clínicas e os impactos na vida do atleta. Ainda que tenha evoluído relativamente nos últimos tempos, é necessário o melhor aproveitamento e ensejo da Odontologia no Esporte Brasileiro, garantindo o bem estar, a ação preventiva e os resultados positivos na saúde dos atletas no país. O objetivo desse estudo foi aprofundar a relação de traumas faciais com o desempenho do atleta e sua incidência, avaliar os ossos mais afetados e a participação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial.
Odontologia para bebês
O início da odontologia para bebês, trouxe grandes benefícios para a saúde bucal de muitas crianças e muitas famílias , processos de prevenções antes desconhecidos hoje são aplicados em diversos lugares, diminuindo de forma significante o número de doenças causadas na primeira infância .O alcance a informação e quantidade de projetos vem crescendo a cada ano e evoluindo em suas didáticas para que em um futuro próximo esse número abaixe cada vez mais ,provendo não só assistência e diagnóstico a doenças como também auxilio a hábitos alimentares , função dos pais na educação odontológica , acompanhamento desde os primeiros dias. Outro fator abordado é a consciência da área de saúde na integração dos profissionais da odontologia desde a primeira infância, e a necessidade do acompanhamento para que diagnósticos possam ser dados de forma precoce e tratados da melhor maneira possível.
Onde são tratados os adolescentes e adultos jovens com câncer no Brasil
Introdução: Adolescentes e adultos jovens (AAJ) estão em uma fase intermediária entre a oncologia pediátrica e a oncologia de adultos. As neoplasias que afetam esse grupo etário apresentam características biológicas e comportamento clínico peculiares. Tumores nessa faixa etária representam aproximadamente 6% de todos os cânceres, com uma incidência 2,7 vezes maior do que em crianças menores de 15 anos. Existem controvérsias sobre em qual setor (pediátrico ou adulto) esses pacientes devem ser tratados e qual protocolo terapêutico deve ser adotado. Objetivo: Avaliar onde os adolescentes e adultos jovens com câncer são tratados no Brasil. Metodologia: Os dados dos pacientes foram extraídos dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) brasileiros das cinco principais regiões do país no período de 2007 a 2011. Foram analisados casos da faixa etária de 15 a 24 anos de 271 RHC. Foi realizado contato telefônico com cada unidade hospitalar para coletar informações sobre a presença de setor de oncologia pediátrica e a faixa etária elegível para atendimento neste setor. Os dados foram tabulados no programa SPSS versão 20.0. Resultados: O total de casos analisados nos 271 RHC foi de 13.417 AAJ com câncer. 51,1% eram do sexo masculino, 50,8% não eram brancos, 55,6% tinham idade entre 20 e 24 anos e 44,9% eram provenientes da região Sudeste. Entre as unidades hospitalares, 94 possuíam setor de oncologia pediátrica. A faixa etária mais comum de atendimento no setor de oncologia pediátrica foi de 0 a 18 anos. Os pacientes foram distribuídos da seguinte forma: 9.399 (75,4%) foram atendidos no setor de oncologia de adultos, 2.907 (23,3%) na oncologia pediátrica e 146 (1,1%) em unidades de oncologia geral. Na faixa etária de 15 a 19 anos, 49,6% dos casos foram tratados na oncologia pediátrica, enquanto na faixa etária de 20 a 24 anos, a maioria (96,1%) foi tratada na oncologia de adultos. Conclusão: A maioria dos adolescentes e adultos jovens com câncer foi tratada na oncologia de adultos, especialmente aqueles com idade entre 20 e 24 anos.
Osteomielite do complexo maxilo mandibular – revisão de literatura
A osteomielite é uma doença de caráter inflamatório e infeccioso que pode ocorrer em ossos longos de todo o corpo, muitas das vezes é acompanhada por uma destruição óssea. Na área da odontologia, a osteomielite inicia-se por uma invasão bacteriana em um elemento dentário destruído, traumas e reparação de um alvéolo, tendo a bactéria Staphylococcus aureus como o principal agente etiológico dessa doença. A falência da microcirculação do osso esponjoso é um fator crítico no estabelecimento da osteomielite. Em relação ao complexo maxilo mandibular, a mandíbula é muito mais propensa a se tornar isquêmica e, consequentemente, a apresentar uma infecção do que a maxila, devido ao seu menor suprimento sanguíneo. Infecções odontogênicas e fraturas de mandíbula, junto com um sistema imunológico enfraquecido são os principais fatores que predispõem o paciente a ter osteomielite dos maxilares. Ela é classificada de acordo com o mecanismo de infecção e pela duração da infecção, sendo dividida então, em hematogênica, contiguidade e insuficiência vascular e nas formas aguda e crônica. O diagnóstico da osteomielite é feito através de exames clínicos e de imagem, sendo necessário a realização dos dois exames, para que um complemente o outro. Quanto mais cedo o diagnóstico for fechado e o tratamento for iniciado, maior será a chance da resolução espontânea do caso. O seu tratamento varia de acordo com o grau da infecção, mas consiste principalmente na remoção da causa, sendo feito por meio da antibioticoterapia, em casos mais simples, e de cirurgias, em casos mais complexos.
Ozônioterapia aplicada a cirurgia oral: revisão de literatura
O uso do ozônio foi utilizado primeiramente em 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schonbein, seu uso na odontologia começou com Fisch EA, na década de 1950, como desinfetante de consultórios. Desde então, tem-se aplicado o tratamento com ozônio em diversas áreas da odontologia. O presente estudo, realizará uma revisão de literatura sobre os conhecimentos sobre a ozonioterapia e sua aplicabilidade em cirurgia oral, demonstrando suas características e benefícios através de trabalhos científicos pesquisados em plataformas especificas. Na cirurgia oral, são administradas de forma tópica via gás, óleo ou água ozonizada. Utilizados como analgésico, anti-inflamatório, estimulador do sistema imune, antimicrobiano, agente hemostático e antisséptico. Essas propriedades resultam no aumento da taxa de oxigênio no sangue, que por sua vez incentiva a reparação tecidual. Podem ser aplicadas como agente irrigante em exodontias e osteotomias, reduzindo os efeitos de trismo e edema não mostrando diferenças significativas para dor, além de, prevenir infecções pós operatórias. O óleo ozonizado mostra resultados positivos frente ao tratamento de fístulas, feridas, alveolite e quando aplicados sobre suturas produzindo o aumento da cicatrização dos tecidos. O gás ozonizado, pode ser aproveitado no tratamento de feridas intra-orais após radioterapia como: a osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos e osteomielites. Nesses estudos, foi visto como resultado a hiperemia dos tecidos, melhora do estado do paciente e cura da maioria dos casos. A utilização de água ozonizada, como substância irrigante, na cirurgia de artrocentese da ATM, resultou na melhora na abertura bucal e redução da dor. De acordo com a proposta do trabalho, foi possível observar que o ozônio vem como terapia auxiliar nas práticas de cirurgia oral, desde que utilizado em concentrações e indicações adequadas por profissionais capacitados.
Parestesia do nervo alveolar inferior: revisão de literatura
A parestesia do nervo alveolar inferior é uma causa que pode afetar pacientes submetidos à cirurgia de exodontia de terceiros molares inferiores; tratamento endodôntico; anestésicos contaminados por álcool; emprego da técnica anestésica incorreta. Considerando o aumento da ocorrência desses tipos de procedimentos entre os cirurgiões dentistas, é necessário o conhecimento a respeito do assunto, levando em conta as estratégias que podem ser realizadas para evitar um possível dano nervoso durante os procedimentos. Portanto, tendo em vista as possíveis complicações do nervo alveolar inferior, o objetivo deste estudo é servir como alerta para as mesmas além de apresentar alternativas de tratamento e procedimentos.
Patogênese da histoplasmose: revisão da literatura sobre fatores envolvidos na virulência de Histoplasma Capsulatum
Histoplasma capsulatum é um fungo considerado termodimórfico e causa uma micose sistêmica denominada histoplasmose. Este fungo pode ser encontrado na forma miceliana, na natureza ou quando cultivado à 25°C, e na forma de leveduras quando em parasitismo ou cultivado em meios apropriados à 37°C apresentando uma mudança conformacional na sua estrutura. A sobrevivência dos fungos em parasitismo está diretamente relacionada com a expressão de fatores de virulência, o que pode facilitar a invasão e multiplicação dentro do organismo do hospedeiro, contribuindo para aumentar a capacidade de causar infecção. Diante do exposto, o presente estudo objetivou descrever os mecanismos dos fatores de virulência descritos em H. capsulatum e como contribuem para a patogênese da histoplasmose. A partir desta premissa, foi realizada uma busca na base de dados PubMed / MEDLINE(2006-2020), onde foram encontrados 54 artigos e selecionados 24 artigos que preencheram os critérios de inclusão e foram então avaliados. As funções descritas de alguns fatores foram analisadas como Drk1, Ryps, HSPs, Cbp1, YPS3, catalases, glucanas, melanina, sideróforos, entre outros. Conclui-se que o estudo dos fatores de virulência é imprescindível para proporcionar o melhor entendimento dos mecanismos utilizados pelo fungo para sobreviver no hospedeiro e consequentemente causar a infecção.
Pentalogia de Cantrell – relato de caso
Introdução: A Pentalogia de Cantrell é uma doença congênita rara, descrita em 1958 por James R. Cantrell, que envolve malformações da parede abdominal anterior, pericárdio, diafragma, esterno e coração. Sua incidência é estimada em 1 caso para cada 65.000-200000 nascidos vivos. O prognóstico é reservado, variando conforme o espectro de sua apresentação, o grau de exposição do coração e as anomalias associadas. Até hoje, poucos relatos da síndrome em seu espectro completo foram descritos. Objetivo: analisar a importância do diagnóstico pré natal em conjunto com os exames complementares para assim atingir detecção precoce da patologia e indicar a necessidade de cuidados perinatais destes neonatos, permitindo um melhor aconselhamento aos pais, podendo ainda indicar a via de parto mais adequada e, em algumas situações, orientar a técnica de correção cirúrgica. Métodos: Neste relato será apresentado um paciente do sexo feminino com diagnóstico de onfalocele no período pré-natal porém a gestante não foi encaminhada para um serviço com atenção especializada necessária. Os métodos utilizados serão a revisão do prontuário de internação da paciente em questão e através de revisão bibliográfica realizada a partir de artigos publicados entre 2008 e 2020 nos bancos de dados Scielo, Pubmed e UptoDate. Conclusão: A Pentalogia de Cantrell apesar de rara impõe um conhecimento aprofundado e um diagnóstico prévio para possibilitar uma avaliação mais cuidadosa dos casos suspeitos, para que dependendo do resultado, a intervenção e cuidados precoces possam diminuir a mortalidade perinatal.
Perfil de Sensibilização aos Aeroalérgenos na Rinite Alérgica
Rinite é a inflamação da mucosa nasal que cursa com obstrução nasal, rinorreia aquosa, prurido, tosse ou espirros e afeta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A rinite alérgica é um subtipo de rinite que é desencadeada ou agravada por aeroalérgenos, em especial, os ácaros. Nas últimas décadas houve um aumento significativo da incidência de RA na população mundial. Portanto, conhecer o perfil de sensibilização alérgica nesta população ajuda a traçar uma melhor conduta diagnóstica e terapêutica, com destaque para a imunoterapia alérgeno específica. Sendo assim, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar a presença de elevada frequência de pacientes sensibilizados aos aeroalérgenos Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae e Blomia tropicalis, com discreta predominância do Dermatophagoides Farinae, o que corrobora para a importância da pesquisa.
Pessoas em situação de rua e políticas públicas: desafios para psicologia
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa documental associada à discussão de políticas públicas voltadas à população em situação de rua no Brasil no encontro com a psicologia. Para tal, utilizamos a Pesquisa Nacional da População em Situação de Rua (2007-2008), para evidenciar suas especificidades e ressaltar a importância de políticas públicas e ações intersetoriais para ampliar o acesso aos direitos, promover cidadania e assegurar sua dignidade humana, apostando na afirmação de uma perspectiva reflexiva e transformadora deste fenômeno social, a partir de nossa profissão, especificamente considerando que atuamos nas equipes dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e nas equipes de Consultório na Rua. Dispositivos estes, que atuam com escopo bem amplo e integral de ações, a partir do cuidado pautado numa clínica ampliada e atravessada pela intersetorialidade. Diante disso, a psicologia tem sido chamada para atuação junto a esses serviços levando em consideração que ela seja instrumento de auxílio à compreensão das subjetividades, colaborando assim, com a ampliação da discussão e do alcance das políticas públicas voltadas a essa população, no sentido de reinventar e potencializar nossas práticas profissionais. Pensaremos os desafios da psicologia a partir das políticas públicas que se voltam à população em situação de rua, no âmbito da saúde e da assistência social, considerando a complexidade dessas existências e a importância da dimensão intersetorial das intervenções.
Pielonefrite enfisematosa com abordagem conservadora
A pielonefrite enfisematosa é uma grave infecção do parênquima renal, geralmente associada ao diabetes mellitus, à infecção urinária de repetição e à uropatia obstrutiva. Constitui uma condição rara caracterizada pela presença de ar no parênquima renal e nos tecidos adjacentes, causando significativas alterações sistêmicas e apresentando alta mortalidade. O estudo de caso aborda um caso de pielonefrite enfisematosa unilateral em paciente do sexo masculino, diabético e hipertenso mal controlado, no qual o exame de imagem foi importante para o diagnóstico precoce, além de ser essencial para a avaliação da gravidade e para definir o manejo terapêutico adequado. Os dados para a construção do relato de caso foram obtidos a partir do acompanhamento diário do paciente na enfermaria de Clínica Médica do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde se obteve livre acesso ao leito, ao prontuário e aos exames. O trabalho tem como objetivo descrever uma abordagem terapêutica conservadora para pielonefrite enfisematosa em um paciente diabético, visando a completa resolução do quadro clínico de forma não invasiva, além de reconhecer os principais fatores de risco e seus controles para prevenir a doença e diagnosticar precocemente.
Pioderma Gangrenoso Associado a Doença de Crohn: Um Relato de Caso
O pioderma gangrenoso é uma dermatose crônica, não infecciosa, rara, de difícil diagnóstico e tratamento. Manifesta-se através de lesões cutâneas ulceradas, dolorosas com evolução rápida e progressiva, preferencialmente em membros inferiores. Na maioria dos casos está relacionado a outras patologias, como doenças hematológicas, artrites, neoplasias malignas, doença inflamatória intestinal, incluindo doença de Chron, entre outros. Além disso, casos excepcionais associam o uso de cocaína ao desenvolvimento do pioderma gangrenosoa. Este estudo objetiva relatar um caso de pioderma gangrenoso em um paciente pardo, do sexo masculino, adulto, portador de doença de Crohn há 34 anos e recentemente ex-usuário de cocaína, atendido no ambulatório de dermatologia. Além de abordar brevemente sobre a fisiopatologia, diagnóstico, tratamento estabelecido e o impacto que essa doença acarreta na vida do paciente.
Planejamento digital do sorriso: revisão de literatura
A demanda estética vem se tornando cada vez mais relevante nas consultas odontológicas. Dessa forma, com a crescente busca por tratamentos que buscam beleza e harmonias faciais, têm sido exigidos dos cirurgiões-dentistas avanços com relação a inovações tecnológicas e suas aplicações. Hoje encontramos um avanço integrado à odontologia que possibilita um planejamento das reabilitações de forma completamente digital. Existem ferramentas e técnicas que facilitam todo o processo e, com essas tecnologias, conseguimos uma maior previsibilidade do tratamento executado. O vigente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre Planejamento Digital do Sorriso, visando analisar o avanço tecnológico na odontologia e desbravar alguns dos recursos que existem para a execução de um bom planejamento do tratamento proposto.
Planejamento protético digital e cimentação estética adesiva sob isolamento absoluto: revisão de literatura
O planejamento digital do sorriso é um processo essencial para a reabilitação oral protética, e para o tratamento ser ainda mais efetivo e atingir o resultado previsível e de qualidade elevada outros passos importantes devem ser seguidos, como o protocolo de isolamento absoluto, principalmente na etapa de cimentação adesiva de peças cerâmicas metal-free usadas em casos que exigem a priorização de um caráter mais estético, como na reabilitação de dentes anteriores por exemplo. O protocolo de adesão é outro passo fundamental e devem ser analisados os critérios para a seleção do material que será usado no paciente, sendo variável de acordo com as necessidades do caso identificadas pelo dentista e somada às vontades e desejos estabelecidos pelo paciente. Há diversas vantagens no uso das cerâmicas em dissilicato de lítio, principalmente nos casos de reabilitação oral em dentes anteriores que tem como prioridade as características funcionais e estéticas. O objetivo deste trabalho foi detalhar as etapas fundamentais para o sucesso final de uma reabilitação anterior, desde o planejamento até a cimentação sob isolamento absoluto.
Planejamento virtual e cirurgia guiada em Implantodontia: aspectos contemporâneos
Os avanços tecnológicos advindos da terceira revolução industrial modificaram os processos e relações da sociedade. Os novos conceitos da era digital transformaram a odontologia por meio da otimização dos procedimentos e da previsibilidade dos resultados. O embasamento analógico ainda se faz essencial para que o profissional se adeque às novas tecnologias, contudo, com as novas ferramentas advindas dessa era, é possível alcançar objetivos de maneira mais previsível, garantindo melhor performance, maior confiabilidade e precisão. Várias etapas são executadas até a realização do procedimento, começando pela captura de imagens do paciente que pode ser realizada de maneira bidimensional, com uso de fotografias e radiografias e de forma tridimensional, com a utilização de escâneres e tomógrafos. A evolução das imagens tornou o planejamento mais preciso e diminuiu as intercorrências durante a execução dos procedimentos, ocasionando a redução de tempo e aumento do conforto ao paciente.
Polimiosite no Diagnóstico Diferencial do Aumento de Transaminases: Relato de Caso
As miopatias inflamatórias idiopáticas (MII) são um grupo de doenças reumatológicas, autoimunes que se caracterizam por fraqueza muscular proximal. Têm relevância não apenas pela sua raridade, mas por apresentarem sintomatologia extramuscular comum a diversas entidades clínicas, o que pode retardar o diagnóstico e, consequentemente, representar um pior prognóstico ao paciente com importante comprometimento da qualidade de vida. A Polimiosite, uma forma de MII sem acometimento cutâneo, tem apresentação pouco específica, com sintomas como fadiga e fraqueza, o que somado a sua raridade confere a ela um subdiagnóstico. O objetivo geral do trabalho foi relatar o caso de uma paciente que recebeu o diagnóstico de Polimiosite com quadro inespecífico, multissistêmico, com sintomatologia de fraqueza, artralgia, dispepsia, disfagia e alteração do hábito intestinal, cuja elevação das transaminases direcionou o raciocínio clínico e o diagnóstico de Polimiosite. Através desse relato observou-se que o aumento das transaminases, após afastadas as etiologias hepáticas, deve suscitar a possibilidade de enfermidades pertencentes às MII quando diante de uma apresentação de acometimento muscular inespecífico com comprometimento de diversos sistemas. Conclui-se que a elevada morbimortalidade dessa patologia, inclusive por sua associação a uma maior incidência de diversas neoplasias, exige que seu reconhecimento seja considerado na investigação de um médico generalista quando diante de características clínico-laboratoriais que sugerem o diagnóstico de Polimiosite.
Portas abertas ou portas fechadas: como adentrar a saúde mental
Criado no Brasil na década de 1920, o Ambulatório de Psiquiatria foi implementado a partir da política assistencial de higiene mental, que tinha como pretensão a prevenção de doenças mentais na sociedade. Especificamente no que tange ao Ambulatório de Saúde Mental cabe salientar que a implantação de dispositivos substitutivos em Saúde Mental conformou um novo tipo de ambulatório, influenciado pela proposta da Reforma Psiquiátrica e prestador de uma atenção diária baseada no modelo psicossocial e na construção de modalidades de cuidado que focalizam o usuário e não a doença. O objetivo do trabalho foi descrever as experiências das autoras enquanto estagiárias do ambulatório de saúde mental no município de Magé, com seus questionamentos, inquietações e atravessamentos que direcionaram a construção desta pesquisa. O relato de suas vivências no estágio supervisionado básico no campo da Psicologia e dos Processos Comunitários, ocorrido no ano de 2018, associado à realização de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica, acerca do funcionamento do ambulatório de saúde mental, dão corpo a este artigo. Utilizou-se Revisão de Literatura nos períodos entre 2010 e 2020 e observação participativa a partir de uma experiência de estágio. A partir desses métodos de análise, observou-se a caracterização do ambulatório no território, na rede e como ocorria a atuação do psicólogo na Saúde Mental. Discutiu-se sobre as vivências das autoras durante o processo de estágio. Concluiu-se que apesar do ambulatório não fazer parte da RAPS, de acordo com o município estudado, ele ainda equivale a um serviço importante dentro da rede. E salienta-se a necessidade de ampliação de pesquisas na área.
Potencializand a sala de espera na Clínica da Família como espaço de educação em saúde: Estratégias tecnológicas para promoção da saúde
A Educação em Saúde é uma estratégia que potencializa o cuidado ao envolver atividades educativas na assistência, utilizando recursos disponíveis nos serviços de saúde para a promoção da qualidade de vida. Assim, a troca de conhecimento possibilita melhor vínculo com paciente e/ou familiar, além de induzir uma mudança nas práticas cotidianas mediante ao acesso a informações seguras. Objetivo: Implementar estratégias de Educação em Saúde na sala de espera da clínica da família José de Souza Herdy, através de um meio tecnológico a fim de conscientizar e ampliar o acesso a informações e a adesão das medidas preventivas de saúde, com foco na necessidade territorial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-tativa, com abordagem exploratória, descritiva, com utilização do método interativo de gestão de processos e produtos baseado em quatro etapas Plan, Do, Study e Act. Esta foi realizada com intuito de desenvolver ações de promoção, proteção e recuperação à saúde em nível individual e coletivo durante o primeiro semestre de 2023, proveniente das atividades da disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I. Resultados e Discussão: Foi elaborado um cronograma de encontros divididos em temáticas importantes para a saúde. A implementação dos materiais educativos, possibilitou a construção recíproca e inovadora de conhecimento entre a comuni-dade e a área acadêmica. Conclusão: Depreendemos que a Educação em Saúde motiva os usu-ários a repensar sobre a realidade em que vivem e estimula mudanças nos comportamentos que apresentam riscos à saúde. Proporciona acesso a informações e recursos educativos a grupos vulneráveis ou com menor oportunidade aos serviços de saúde.
Preparo minimamente invasivo para confecção de facetas e laminados cerâmicos
O sucesso em um procedimento restaurador é alcançado quando aliamos função e estética em um só trabalho. Cada vez mais a busca pela excelência vem trazendo materiais de alta qualidade e desenvolvimento de técnicas que tornam o trabalho do cirurgião dentista não só reabilitador, mas também digno de um artista, se preocupando cada vez mais em invadir de forma mínima a estrutura dental biológica presente. Este é o conceito do minimamente invasivo dentro do consultório odontológico e suas práticas, uma alternativa protética não comprometedora à saúde da estrutura dental com a confecção de facetas e laminados cerâmicos, seguindo este conceito. Além disso, apresenta, de forma sucinta para melhor embasamento e compreensão, as principais etapas que abrangem esse procedimento restaurador. O objetivo deste trabalho é a técnica de confecção dos preparos suficientemente invasivos, evidenciando a importância de um bom planejamento prévio a esta etapa, já que a mesma é responsável por definir o nível de desgaste para uma restauração suficientemente invasiva.
Primeira correção intrauterina de mielomeningocele por mini-histerotomia do estado do Rio de Janeiro – relato de caso
Introdução: A Mielomeningocele (MMC) é uma condição decorrente do defeito no fechamento do tubo neural que ocorre terceira semana embrionária e acomete 1 a cada 1.000 nascidos vivos, sendo considerada uma das mais frequentes malformações congênitas. A correção intrauterina da MMC demonstrou uma redução significativa da necessidade de derivação ventriculoperitoneal (DVP) e uma maior frequência de deambulação independente. Objetivo: Relatar o primeiro caso de correção intrauterina de mielomeningocele pela técnica de mini-histerotomia no Estado do Rio de Janeiro. Métodos: Realizado um relato de caso de cirurgia fetal para correção de MMC no ano de 2017 conduzido pela Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Resultados: O recém-nascido necessitou DVP e apresenta mobilidade dos membros inferiores. A gestante apresentou complicações pós-operatórias tardia da MMC com rotura prematura de membranas ovulares e descolamento prematuro de placenta. Conclusões: O presente relato marcou o início de uma nova era na cirurgia fetal no Estado do Rio de Janeiro e seus autores pretendem melhorar a assistência a esta condição, trazendo melhores perspectivas de saúde para os bebês com MMC e suas famílias.
Profilaxia antibiótica como prevenção a Endocardite infecciosa após extrações dentárias: Uma revisão de literatura
A grande quantidade de microrganismos presentes na cavidade oral e o potencial de trauma em extrações dentárias resulta em uma associação entre procedimentos odontológicos invasivos e bacteremia, que embora normalmente seja tratada pelo sistema imunológico, acredita-se que em pacientes de risco, a bacteremia possa levar a endocardite bacteriana, resultante de uma infecção grave no revestimento interno do coração, o endocárdio. A doença apresenta baixa incidência, porém uma alta taxa de mortalidade. Como forma de prevenção a Endocardite Infecciosa, o tratamento antibiótico profilático é realizado. Proporcionando concentrações de antibiótico no sangue, a fim de impedir a proliferação bacteriana. Devido a alta taxa de mortalidade da Endocardite, é admissível o uso de Profilaxia antibiótica em pacientes com alto risco de desenvolver a doença, mesmo com riscos associados ao uso de antibióticos, se apenas um caso de Endocardite for prevenido com sucesso, será um benefício incalculável para o paciente. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito da endocardite bacteriana após extrações dentárias, fazendo uma análise, por meio da comparação de estudos descritos na literatura, avaliando o uso da profilaxia antibiótica como forma de prevenção.
Programa de Tratamento Restaurador Atraumático
O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é um programa minimamente invasivo e conservador, pois é baseado em uma intervenção mínima, protegendo ao máximo as estruturas dentárias, além disso, ele foi desenvolvido para controlar a progressão de lesões cariosas, podendo ser amplamente utilizada pelo seu baixo custo. O material mais utilizado é o cimento ionômero de vidro devido a sua adesão química ao dente, liberação de flúor e biocompatibilidade pulpar. Com isso, o objetivo desse trabalho foi discutir sobre a importância do TRA, destacando sua eficácia, técnica, formas de utilizar, vantagens e limitações. Para isso, a metodologia utilizada foi através de uma revisão de literatura com acervos de artigos e livros sobre a temática. Portanto, pode-se concluir que o TRA é um procedimento definitivo, de execução simples, podendo ser amplamente utilizado dentro da Odontologia, oferecendo conforto ao paciente e garantindo um papel importante no controle e tratamento da cárie.
Protocolos para revascularização pulpar em dentes permanentes imaturos com polpa necrosada
A terapia endodôntica representa um grande desafio quando se trata de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar. Nesses casos, uma opção de tratamento mais recente e muito promissora que vem sendo utilizada é a revascularização pulpar. Essa técnica é realizada em menos sessões, visa a abundante irrigação do canal com o mínimo de ação mecânica, controle da infecção com medicação intra canal com pasta tri antibiótica ou hidróxido de cálcio, continuação do desenvolvimento radicular, espessamento das paredes dentinária e o fechamento apical. Vários protocolos têm sido propostos com variáveis, sem um consenso entre os autores. Por isso, este trabalho de revisão de literatura teve como objetivo abordar três protocolos com maior destaque, comparando as diferenças entre eles. Conclui-se que apesar dos resultados satisfatórios nenhum dos três protocolos tem total garantia de sucesso.