REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

SAÚDE MENTAL E REPRODUTIVA DA MULHER NOS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A evolução social da mulher e da fertilidade se modificou aos longos dos anos, tornando a infertilidade um problema de saúde pública. Nessa perspectiva, a saúde mental ganhou um papel importante para a efetividade do processo de reprodução assistida. Objetivos: Analisar a influência da saúde mental na infertilidade e na mulher em processo de fertilização. Métodos: Realizado uma revisão bibliográfica de publicações em inglês e português de 1981 a 2022, através do banco de dados do PubMed, Google acadêmico e SciELO com os descritores: “Reprodução Assistida”, “infertilidade”, “saúde reprodutiva” e “saúde mental”. Conclusões: A sobrecarga emocional e transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, podem afetar diretamente e indiretamente em sistemas neuroquímicos, diminuindo as chances efetivas de sucesso terapêutico. Ao obter o diagnóstico de infertilidade, é necessário cuidar da saúde reprodutiva e mental da mulher durante os estágios de fertilização in vitro.

Orientador(es):
Professor Eduardo Sertã de Souza Carvalho e Professora Carolina Figueiredo Freitas
Autor(es):
Mariana Martins Marfil, Thamires Cristina Santos de Souza e Thayene Thamara Rangel
Palavras-chave:
“Técnicas de Reprodução Assistida”, “infertilidade”, “saúde mental”, “saúde reprodutiva”, “fertilização”
downloaddownload

SINDROME DE MADELUNG: REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A PATOLOGIA. UM RELATO DE CASO

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Síndrome de Madelung ou Lipomatose Simétrica é caracterizada como o acúmulo de tecido adiposo na camada subcutânea do organismo humano que formam abaulamentos de prejuízo estético e funcional, além de possuir crescimento lento e progressivo. Métodos: Esse estudo irá abordar o caso de um paciente diagnosticado com Síndrome de Madelung que sofre intervenção cirúrgica. Ademais, a patologia tem poucos casos descritos na literatura, por isso, é considerada rara, sendo relatado apenas 200 casos até o ano de 2003. Objetivo: Este trabalho tem como principal objetivo, agregar conhecimento e suscitar novos achados sobre esta patologia ainda pouco descrita sobre o refiro tema. Resultado: O paciente deste estudo evoluiu com bom prognóstico, pode-se concluir que os pacientes que fazem um diagnóstico precoce em associação a um tratamento adequado tem uma boa evolução da doença. Conclusão: Ao longo desse descrito científico, iremos descrever um caso clínico e abordar os principais achados e as novas descobertas, acerca do melhor tratamento e o prognóstico dos pacientes acometidos com esta síndrome baseado em outros relatos de caso e artigos científicos já existentes, com a finalidade de atualizar e agregar na pesquisa dos quadros mais atuais desta doença.

Orientador(es):
Dr. Orido Luiz Rocha Pinheiro e Paulo C. Apratto Júni
Autor(es):
Giovanna Santos Miranda Mendes e Juliane Rodrigues Faustino de Lima
Palavras-chave:
Madelung, Etilismo Crônico, Horse Collar, Lipomatose Simétrica Múltipla
downloaddownload

SINDROME DE NICOLAU: UM ESTUDO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A síndrome de Nicolau tem sintomas devastadores. Geralmente, é confundida com enfermidades semelhantes, também subsequentes a injeção de substâncias medicamentosas no músculo. Portanto, os profissionais de saúde precisam conhecer essa entidade clínica, uma vez que as injeções intramusculares são procedimentos comuns. Objetivo: Analisar um caso de Síndrome de Nicolau e debater a respeito possibilidades de seu tratamento. Métodos: Foi efetuado relato de caso sobre Síndrome de Nicolau, pautado na realização de revisão de literatura sobre o tema, sendo selecionados 08 artigos que serviram de base para as discussões da temática. Conclusão: Os principais aspectos a serem observados para reduzir riscos de ocorrência da Síndrome de Nicolau na administração de medicamentos injetáveis são a verificação da real necessidade de seu uso, seleção do local e da técnica adequados, utilização do volume adequado de liquido e alternância dos locais de aplicação, quando requer mais de uma dose. Considerando que não há padrão estabelecido para o tratamento da Síndrome de Nicolau, são utilizados medicamentos via oral e tópicos na intenção de se obter uma cicatrização rápida e deter a infecção apresentada. Entretanto, a prevenção será sempre o melhor caminho, com emprego de uma técnica correta de aplicação de injeção para minimizar fatores de risco. Não existe um guideline ou protocolo específico para prevenção da Síndrome de Nicolau a ser seguido. Fica uma alerta a comunidade médica, a aprofundar conhecimentos e iniciar mais estudos sobre suas causas e consequências, pois a literatura é bastante escassa, principalmente em se tratando de publicações no Brasil.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo Nunes
Autor(es):
Kariny de Almeida Raposo e Larissa Heler da Silva Duarte
Palavras-chave:
Síndrome de Nicolau. Dermatite livedoide. Diagnóstico. Tratamento
downloaddownload

SINDROME DE PEUTZ-JEGHERS E SUA PREDISPOSIÇÃO PARA NEOPLASIAS MALIGNAS: UM RELATO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Síndrome de Peutz-Jeghers (SPJ), objeto deste estudo, é uma doença autossômica dominante que apresenta polipose hamartomatosa do trato gastrintestinal. Tem como característica a presença de pigmentação melânica mucocutânea em lábios, região perioral e mucosa bucal, podendo estar associada a neoplasias malignas. Objetivo: Descrever um relato de caso de um paciente diagnosticado com a Síndrome de Peutz-Jeghers, atendido no ambulatório PDC, em 2021, contribuindo, desta maneira, para divulgação, entre os profissionais médicos da atenção primária, das principais alterações encontradas. Métodos: Através do relato de caso sobre Síndrome de Peutz-Jeghers foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, com a utilização de 14 artigos selecionados nos bancos eletrônicos. Conclusão: Identificar precocemente uma doença rara como a Síndrome de Peutz-Jeghers pode fazer diferença na qualidade e no tempo de vida de muitos pacientes. A existência de neoplasias malignas está associada a maioria dos casos, levando a necessidade de um acompanhamento minucioso e ágil, buscando minimizar agravos e possibilitando o pronto restabelecimento do paciente.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo Nunes e Professor Isaias Soares de Paiva
Autor(es):
Roberta Vasconcellos de Souza e Tamylles de Oliveira Fievet
Palavras-chave:
Síndrome de Peutz-Jeghers. Câncer. Lentiginose Perioral. Diagnóstico. Tratamento
downloaddownload

SINTOMAS GASTROINTESTINAIS NA COVID-19: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A COVID-19 é a doença causada pelo vírus SARS-Cov-2 que gerou a grande pandemia de início em 11 de março de 2020. Embora os pacientes mais comumente apresentem sintomas respiratórios, alguns pacientes apresentam manifestações gastrointestinais como diarreia, vômitos e dor abdominal. Há relatos também desses sintomas como exclusivos, sem sinais de acometimento respiratório. Objetivos: Realizar uma revisão das manifestações gastrointestinais na COVID-19, identificando sua importância no contexto da síndrome. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura com pesquisa de artigos dos dois últimos anos através de biblioteca virtual, selecionando os considerados de maior relevância ao estudo. Conclusão: As principais manifestações gastrointestinais na COVID-19 incluem diarreia, anorexia, náuseas, vômitos e dor abdominal. A avaliação desses sintomas possui importância pois os indivíduos infectados que os apresentem exclusivamente não favorecem suspeita clínica da doença, não sendo testados e dando continuidade a cadeia de transmissão, o que apresenta impacto na transmissibilidade. Além disso, existe a hipótese de transmissão via fecal-oral que ainda permanece com necessidade de mais estudos para elucidação.

Orientador(es):
Luciana Oliveira de Rezende Melo
Autor(es):
Beatriz Martins de Jesus e Igor Teixeira Veiga
Palavras-chave:
“COVID-19”, “sintomas gastrointestinais”, “manifestações gastrointestinais”, “disbiose da microbiota intestinal”
downloaddownload

Saúde Bucal e sua relação com a Alta Performance Esportiva

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A relação entre a saúde bucal e o desempenho esportivo é de suma importância para atletas de alto rendimento. A doença periodontal e outros problemas orais impactam não apenas a saúde bucal, mas também a sistêmica, comprometendo a homeostase e a recuperação de lesões musculares. A resistência ao uso de protetores bucais, apesar de sua eficácia com adaptação adequada, ressalta a necessidade de conscientização na comunidade esportiva. A Odontologia do Esporte não só trata lesões, mas prioriza a prevenção, influenciando positivamente na performance atlética. A influência dos microrganismos orais na saúde sistêmica e a conformidade dos cuidados odontológicos com regulamentos antidoping são aspectos cruciais. Além disso, a dieta dos atletas, rica em carboidratos e bebidas isotônicas, pode contribuir para problemas bucais. Reconhecida como especialidade no Brasil, a Odontologia do Esporte destaca a importância do dentista como parte integrante de equipes multidisciplinares, promovendo a saúde integral do atleta.

Orientador(es):
Katiana Accioly Lins Vidal
Autor(es):
Carolina Maria de Oliveira Nunes; Helena Marinho T do Nascimento
Palavras-chave:
Desempenho Esportivo; Odontologia do Esporte; Saúde Bucal; Lesões Musculares.
downloaddownload

Saúde bucal na escola

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

A saúde bucal para crianças começa bem cedo. É importante que os responsáveis estejam atentos aos cuidados, quanto mais cedo ocorra uma higienização adequada assim previne futuros problemas de saúde. A carie é uma doença multifatorial e ocorre a partir da presença de microrganismo. A escola é um ambiente de suporte para a saúde, através de um trabalho coletivo e participativo com toda a comunidade. Objetivo: Identificar a importância da prevenção das doenças bucais em crianças de escola, creches e comunidades. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. Conclui-se que os hábitos saudáveis devem ser iniciados de forma precoce. A promoção de saúde nas escolas tende a desenvolver formas e estilos de vida saudável e práticas de autocuidado com as crianças onde o método de motivação deve ser eficiente e de fácil uso para entretenimento.

Orientador(es):
Keith Bullia da Fonseca Simas
Autor(es):
Joyce Peixoto Araujo
Palavras-chave:
PROMOÇÃO DE SAÚDE, SAÚDE BUCAL, ESCOLAS
downloaddownload

Saúde mental e a síndrome do ninho vazio em cuidadores de pacientes com espectro do autismo análise da série atypical

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Psicologia
Categoria do documento
TCC

O Transtorno do Espectro Autista inclui 5 diagnósticos possíveis: Transtorno Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Rett e Perturbação Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Esse transtorno identifica dificuldades de comunicação social, interação social e padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto que um diagnostico desta natureza pode causar na vida dos cuidadores. A série “Atypical” trata do estresse na relação conjugal de famílias com Espectro Autismo. Pessoas com esse transtorno precisam de mais atenção do que crianças neurotípicas, beirando a exaustão física e mental de seus cuidadores. A série mostra que a vida pode sair de controle e às vezes é preciso mergulhar fundo no desconhecido, sentir medo, ter medo. A relação entre pais e filhos segue um processo que, mais cedo ou mais tarde, se romperá. É impossível mantê-los sob suas asas o tempo todo.

Orientador(es):
Flávio Lopes Guilhon
Autor(es):
Aline de Carvalho Corado; Manuela Marques de Souza Coelho
Palavras-chave:
autismo; síndrome do ninho vazio; saúde mental; psicológico;
downloaddownload

Sedação consciente com Óxido Nitroso no manejo do medo e da ansiedade em tratamentos odontológicos: Revisão de literatura

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

O medo e a ansiedade são sentimentos comuns quando se trata de procedimentos em consultórios odontológicos. Consequentemente, existem várias técnicas que foram desenvolvidas para auxiliar o cirurgião-dentista na abordagem desses pacientes, minimizando o agravamento da odontofobia. A sedação consciente com óxido nitroso vem se mostrando eficaz ao longo dos anos, por promover um nível mínimo de depressão da consciência, ao mesmo tempo em que conserva a atividade respiratória autônoma do paciente, assim como a sua capacidade responsiva a estímulos físicos e verbais. Porém, essa técnica ainda é desconhecida por grande parte dos cirurgiões-dentistas do Brasil. Dessa forma, o presente artigo de revisão tem como objetivo a compreensão da importância da utilização da sedação inalatória com óxido nitroso no manejo de pacientes odontofóbicos, bem como a descrição da técnica e as suas vantagens e desvantagens quando comparada a atendimentos que não fazem o uso da mesma. A revisão bibliográfica foi realizada no banco de dados de: PubMed/Medline, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Scopus, entre outras bases de dados, com base em artigos publicados entre o período de 2001 a 2021, a partir dos descritores: “odontologia”, "sedação", "sedação consciente", "óxido nitroso", “ansiedade", “odontofobia" e "consultório odontológico", realizadas no mês de outubro de 2022.

Orientador(es):
Prof. Ricart Gil Macedo
Autor(es):
Júlia Cravo Pedreira; Lorraine Rodrigues Gonçalves
Palavras-chave:
odontologia; sedação; sedação consciente; óxido nitroso; ansiedade; odontofobia; consultório odontológico.
downloaddownload

Sensibilidade após clareamento dental

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Odontologia
Categoria do documento
TCC

O clareamento dental é um tratamento minimamente invasivo que modifica a estética do sorriso através de substâncias clareadoras. No âmbito atual da odontologia, tem sido um dos procedimentos mais procurados devido a valorização dos padrões estéticos. A sensibilidade dental é o efeito colateral mais apresentado durante ou após o clareamento e pode estar relacionada a exposição da dentina. Nesse contexto, foram criados diversos protocolos para que a sensibilidade seja reduzida ou evitada, como o uso de géis dessensibilizantes antes do procedimento, peróxidos com adição de dessensibilizantes em sua composição, terapias com medicamentos tópicos e sistêmicos e uso de laser. A realização da anamnese e exame clínico minuciosos é um fator importante para a prevenção da sensibilidade, devendo sempre respeitar a limitação de cada paciente. Em síntese, o presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca da sensibilidade dental após o clareamento, apresentando as técnicas utilizadas, os efeitos colaterais e os métodos para a minimização da sensibilidade.

Orientador(es):
Prof Dr. Gustavo Arruda
Autor(es):
Lorraine da Silva Araujo; Maria Eduarda Simões Barros
Palavras-chave:
Clareamento dental. Sensibilidade dental. Eventos adversos ao clareamento. Redução a sensibilidade.
downloaddownload

Sexualidade na adolescência

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

Introdução: A adolescência é uma fase conturbada e marcada de inseguranças, e nessa fase tem a chegada da sexualidade que toca em alguns fatores que afetam o conhecimento do adolescente sobre o assunto, ao passo que a família, escola e serviço de saúde não conseguem abordar o tema para ajudar no desenvolvimento do adolescente. Objetivo: Identificar na literatura as evidências dos fatores relacionados à sexualidade na adolescência, presentes na família, na escola e no serviço de saúde, e compreender o que é sexualidade na adolescência. Método: Esse estudo foi elaborado por meio de uma revisão integrativa, método preconizado por Cooper, que se fundamenta em coleta de dados disponíveis na literatura e compará-los para aprofundar o conhecimento do tema investigado, sendo um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Resultados: Foram encontrados fatores, como valores, crenças, moral, cultura, que influenciam na visão que o adolescente tem sobre sexualidade e que criam uma comunicação precária e cheia de preconceitos e tabus entre esse adolescente, a família, a escola e o serviço de saúde. Conclusão: Entende-se que a família, escola e os profissionais da saúde precisam atuar de mãos dadas para que o processo de adolescer seja seguro e saudável, se apresentando como um suporte para esse adolescente, em uma comunicação aberta e informativa, com troca de informações de ambas as partes, dessa forma o adolescente tem a oportunidade de vivenciar sua sexualidade livre de danos e riscos.

Orientador(es):
Prof.ª Ms. Érika Barbosa de Oliveira Silva
Autor(es):
Kamila Karen de Souza da Costa Pinto; Yasmin de Oliveira Honorato Alves
Palavras-chave:
Sexualidade e adolescência. Educação e sexualidade. Adolescente.
downloaddownload

Sexualidade na adolescência: análise de fatores presentes na família, na escola e no serviço de saúde

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

Introdução: A adolescência é uma fase conturbada e marcada de inseguranças, e nessa fase tem a chegada da sexualidade que toca em alguns fatores que afetam o conhecimento do adolescente sobre o assunto, ao passo que a família, escola e serviço de saúde não conseguem abordar o tema para ajudar no desenvolvimento do adolescente. Objetivo: Identificar na literatura as evidências dos fatores relacionados à sexualidade na adolescência, presentes na família, na escola e no serviço de saúde, e compreender o que é sexualidade na adolescência. Método: Esse estudo foi elaborado por meio de uma revisão integrativa, método preconizado por Cooper, que se fundamenta em coleta de dados disponíveis na literatura e compará-los para aprofundar o conhecimento do tema investigado, sendo um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Resultados: Foram encontrados fatores, como valores, crenças, moral, cultura, que influenciam na visão que o adolescente tem sobre sexualidade e que criam uma comunicação precária e cheia de preconceitos e tabus entre esse adolescente, a família, a escola e o serviço de saúde. Conclusão: Entende-se que a família, escola e os profissionais da saúde precisam atuar de mãos dadas para que o processo de adolescer seja seguro e saudável, se apresentando como um suporte para esse adolescente, em uma comunicação aberta e informativa, com troca de informações de ambas as partes, dessa forma o adolescente tem a oportunidade de vivenciar sua sexualidade livre de danos e riscos.

Orientador(es):
Prof.ª Ms. Érika Barbosa de Oliveira Silva.
Autor(es):
Kamila Karen de Sousa da Costa Pinto; Yasmin de Oliveira Honorato Alves
Palavras-chave:
Sexualidade e adolescência. Educação e sexualidade. Adolescente.
downloaddownload

Situação vacinal de estudantes de graduação da área da saúde da Unigranrio Barra da Tijuca

Ano do documento
2023
Graduação
Graduação
Curso do documento
Enfermagem
Categoria do documento
TCC

O Brasil sempre foi considerado um país de referência mundial em imunização, conscientização na importância da vacina, redução na transmissibilidade da doença e reconhecimento pela grande responsabilidade do papel assumido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), um dos maiores programas de imunização do mundo. A imunização é um serviço essencial, já que pode conferir imunidade contra determinadas patologias que, por muitas vezes, são infecciosas e preveníveis. Diante do exposto, torna-se imprescindível a necessidade de uma maior atenção na proteção e desenvolvimento de barreiras às infecções para a maior segurança dos graduandos da área da saúde. Objetivos: Avaliar a cobertura do esquema vacinal necessário para atuação em campo prático dos estudantes de graduação da área da saúde da Universidade Unigranrio Afya, campus Barra da Tijuca, e caracterizar o perfil dos estudantes e possíveis fatores relacionados à baixa cobertura vacinal, a fim de promover conscientização acerca da proteção imunológica através da atualização da caderneta de vacinação. Método: Estudo de delineamento transversal com abordagem quantitativa-qualitativa, com utilização de instrumento de coleta de dados online, desenvolvido na plataforma de gerenciamento de dados eletrônicos REDCap, hospedada no domínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A população do estudo foi composta por estudantes dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina, Odontologia e Psicologia, que ainda não atuaram em campo prático durante o curso, que tiveram interesse em participar do estudo e atendam aos critérios de inclusão. Resultados: A pesquisa obteve a participação de 50 acadêmicos, cuja idade média foi de 21 anos, variando entre 18 e 44 anos. Dentre eles, 16 (32%) deles indicaram ter recebido pelo menos uma dose de todas as vacinas, sendo três do curso de odonto; seis do curso de enfermagem e sete do curso de medicina. Discussão: Durante a fase de coleta de dados, foram observadas dúvidas e, em alguns casos, um discernível desconhecimento entre os participantes em relação à sua própria cobertura vacinal. Tal achado reflete o que foi levantado por MODIANO, et al. que, por mais que o grupo ainda apresente maior conhecimento técnico quando comparado à população no geral, ainda existem lacunas no entendimento individual acerca da imunização e de sua própria situação vacinal. Conclusão: Depreendemos que os resultados evidenciam variações na adesão vacinal entre os cursos, com Medicina e Enfermagem demonstrando maior conhecimento e cobertura. A discussão enfatiza a importância do entendimento individual sobre vacinas, ressaltando lacunas identificadas no conhecimento dos participantes.

Orientador(es):
Profª D.Sc. Danielle Costa de Souza; M.Sc. Margareth Catoia Varela.
Autor(es):
Esther Araujo Teixeira dos Santos; Hannah de Lima Feitosa
Palavras-chave:
Cobertura Vacinal; Estudantes de Ciências da Saúde; Prevenção de Doença.
downloaddownload

SÍFILIS MALIGNA EM PACIENTE HIV POSITIVO UM RELATO DE CASO, SUAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A Sífilis é uma doença infectocontagiosa e tem como agente etiológico a bactéria Treponema pallidum. A sífilis maligna propriamente dita, é uma variante da sífilis na forma secundária. Nessa forma a doença se instala com quadro de febre, artralgia, cefaleia e fotofobia. Além disso, há também o aparecimento de lesões cutâneas que começam como pápulas e se transformam em pústulas e nódulos, podendo também se desenvolver com necrose no centro da lesão gerando úlceras com halo eritematoso. Objetivos: A partir de um relato de caso de um paciente com sífilis maligna associada a HIV, descrever a patologia e suas principais características, incluindo seus sinais e sintomas, associação da doença com o HIV e abordagem terapêutica. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre o assunto, através da pesquisa de artigos científicos em inglês e espanhol, no período entre 2010 à 2022 através de bibliotecas virtuais, comparando as descrições com o nosso caso. Conclusão: Levando em consideração a elevada prevalência de Sífilis no Brasil e principalmente da associação da doença com HIV, tal pesquisa visa a ampliação de mais informações a respeito de casos de Sifilis Maligna, já que trata-se de uma patologia de alta gravidade.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Diana Sudré Ribas e Maria Eduarda Gonzaga Valentini
Palavras-chave:
“Sífilis”, “Sífilis Maligna”, “Formas da Sífilis”
downloaddownload

SÍNDOME DE SJÖGREN INFANTOJUVENIL: UMA ENFERMIDADE POUCO ABORDADA NA LITERATURA MÉDICA

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A síndrome de Sjögren é uma patologia sistêmica e autoimune que raramente acomete crianças e adolescentes. Possui mecanismos fisiopatológicos não completamente elucidados, podendo ser induzida pela associação entre predisposição genética, distúrbios imunológicos e fatores ambientais. Costuma ser frequentemente subdiagnosticada, em decorrência da ausência de critérios diagnósticos específicos. Neste trabalho apresentamos o caso de uma adolescente, a qual se apresentou com artralgia, manifestando um quadro atípico, quando comparada aos adultos, de síndrome de Sjögren, o que nos levou a indagar acerca das infrequentes formas de apresentação dessa síndrome na população infantojuvenil, e também sobre a ausência da validação de critérios diagnósticos específicos para esse mesmo grupo populacional. Ou seja, em termos metodológicos, lançamos mão de um relato de caso, para examiná-lo à luz do referencial teórico consultado. A paciente, uma adolescente do sexo feminino, em processo diagnóstico de um quadro de síndrome de Sjögren infantojuvenil associado a manifestações típicas da faixa etária, procurou, no ano de 2017, o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, buscando tratamento para os seus males. Concluímos que a síndrome de Sjögren infantojuvenil acaba muitas vezes sendo subdiagnosticada. Nesse contexto, a criação de critérios diagnósticos específicos para essa faixa etária, e a disseminação das características clínicas dessa patologia no campo pediátrico, facilitariam seu diagnóstico.

Orientador(es):
Professor Flavio Roberto Sztajnbok
Autor(es):
Giovanna Di Mango Feitoza dos Santos e Letizia Di Mango Feitoza dos Santos
Palavras-chave:
síndrome de Sjögren, artralgia, xerostomia, xeroftalmia, parotidite de repetição
downloaddownload

SÍNDROME DE FOURNIER

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A Gangrena de Fournier é uma infecção polimicrobiana ocasionada por microrganismos aeróbios e anaeróbios, que determinam uma fasciíte necrosante rápida e progressiva, comprometendo principalmente a região do períneo e a região genital. Embora qualquer um possa ser acometido pela doença, são afetadas com mais frequência pessoas com algum déficit de imunidade, observa-se também maior prevalência no sexo masculino. Caracteriza-se por ser uma doença de rápida podendo evoluir para Sepse e, se não tratada em tempo hábil poderá progredir para falência múltipla orgânica e até mesmo óbito. O diagnóstico precoce facilita um tratamento eficaz. São medidas de tratamento o desbridamento químico e cirúrgico, antibioticoterapia de amplo espectro e a oxigenoterapia hiperbárica.

Orientador(es):
Prof⁰. Bruno Eduardo M. Nunes
Autor(es):
Ana Paula de Barros Bravo e Bruno Gonçalves Calixto
Palavras-chave:
Síndrome de Fournier; Gangrena de Fournier; Fournier; Fasciite necrosante
downloaddownload

SÍNDROME DE KASABACH-MERRITT: ESTUDO CLÍNICO RETROSPECTIVO E DESAFIO TERAPÊUTICO

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A síndrome de Kasabach-Merritt é uma associação de hemangiomas capilares e trombocitopenia, resultado de uma complicação de tumores vasculares. Com os anos, a associação ganhou novas combinações, sendo caracterizado pela combinação de tumor vascular, trombocitopenia, anemia hemolítica e coagulopatia consumptiva. Essa tumoração normalmente se encontra endurecida e promove sangramentos associados a pet quias, equimoses e hematomas espontâneos. Objetivos: Identificar abordagens terapêuticas e, em consequência disso, realizar estudo para constatar o benefício frente à condição clínica do paciente. Métodos: Revisão não sistemática da literatura nos últimos anos para realização do estudo cronológico da doença. Resultados: Constatou-se que a primeira alternativa de tratamento é o uso de corticoide pelo menor custo. A segunda linha de escolha é o alfa interferon pelo efeito antiproliferativo e antiangiogênico, mas que, apesar de apresentar melhora significativa, apresenta importantes efeitos adversos. Em casos extremos, quimioterápicos são recrutados para o tratamento. Conclusões: Por se tratar de uma rara complicação das hemangiomatoses, não existe uma literatura conclusiva sobre o tipo de tratamento adequado. Sendo assim, as atuais recomendações são baseadas simplesmente em relato de casos.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Luciana dos Santos Pinto e Mariana Alves Pinheiro
Palavras-chave:
Síndrome de Kasabach-Merritt; hemangioma; trombocitopenia
downloaddownload

SÍNDROME DE MOEBIUS: UM RELATO DE CASO EM INVESTIGAÇÃO

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A Síndrome de Moebius é uma doença rara, congênita, que acarreta na disfunção dos movimentos faciais da criança. A sua etiologia é pouco conhecida, porém o uso de substâncias como o Misoprostol é fortemente associado como fator desencadeante da síndrome. Devido ao uso indiscriminado do medicamento, principalmente em áreas com população de baixa renda, é essencial o conhecimento sobre a doença. A pesquisa foi elaborada a partir de um paciente internado em unidade de terapia intensiva pediátrica do Hospital Municipal Miguel Couto, onde coletamos dados sobre a internação e desenvolvimento do paciente. Após esses dados, foi realizado um estudo aprofundado sobre a temática. Foi observado que essa síndrome possui características específicas e que facilitam a identificação logo ao nascimento. Com isso o diagnóstico pode ser feito precocemente para melhorar o prognóstico do paciente.

Orientador(es):
Selma Dantas Teixeira Sabra e Paulo Cavalcante Apratto Junior
Autor(es):
Bruna Pacheco Assuncao, Manoella de Castro Silva e Nathalia Matos da Silva D'Ávila
Palavras-chave:
Síndrome de Moebius. Misoprostol. Paralisia do nervo facial
downloaddownload

SÍNDROME DE SANDIFER: UM RELATO DE CASO NO RIO DE JANEIRO – 2020

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A Síndrome de Sandifer é um distúrbio neurocomportamental com movimentos de hiperextensão do pescoço, cabeça e tronco, com rotação da cabeça, que geralmente ocorrem durante ou imediatamente após a ingestão de alimentos e cessam durante o sono, secundária à doença do refluxo gastroesofágico. É caracterizada por esofagite, anemia por deficiência de ferro e que muitas vezes são confundidas com convulsões de origem epiléptica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um recém-nascido, portador de Síndrome de Sandifer em Hospital Maternidade no Rio de Janeiro, RJ – 2021. Para a fundamentação teórico-metodológica, foi realizada a revisão de prontuário e a revisão literária com base nos artigos científicos nacionais e internacionais em bases de dados do MEDLINE®, PubMed®, LILACS® e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), além de teses e/ou dissertações, artigos originais, artigos de revisão, artigos de relato de caso sobre o tema. No período entre janeiro de 2000 a março de 2021. Concluí-se que a SS é uma das apresentações atípicas do RGE em lactentes. E, uma vez estabelecido seu diagnóstico e, com o tratamento médico adequado, obtém-se a resolução dos sintomas, como ocorrido com o paciente citado. Portanto, crianças com torcicolo, episódios distônicos ou convulsões atípicas devem ser avaliadas para DRGE e Síndrome de Sandifer.

Orientador(es):
Verônica Medeiros Silva Araújo
Autor(es):
Marina Crivella Ramos, Raíssa Martins da Silva e Yasmin Ammon Bittencourt
Palavras-chave:
“síndrome de sandifer”, “refluxo gastroesofágico”, “torcicolo”, “convulsão”, “pediatria”
downloaddownload

SÍNDROME DE SWEET: UM RELATO DE CASO

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A síndrome de Sweet é uma dermatose neutrofílica rara. Normalmente, os pacientes apresentam início súbito de lesões cutâneas eritematosas sensíveis (pápulas, nódulos e placas), de distribuição assimétrica, localizadas preferencialmente em membros superiores, face e pescoço, associadas à febre alta e neutrofilia. Histologicamente, há um infiltrado difuso de neutrófilos localizado na derme. Na maioria das vezes idiopática, pode estar associada a uma infecção respiratória ou gastrointestinal, com doença inflamatória intestinal, gravidez e vacinação. Além da apresentação idiopática, uma forma induzida por drogas e uma forma associada à malignidade também foram descritas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma paciente do sexo feminino, de 57 anos de idade, diagnosticada e tratada como caso de Síndrome de Sweet no ano de 2018 no PDC-Saúde, no Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Para a fundamentação teórico-metodológica, foi realizada a revisão de prontuário e a revisão literária com base nos artigos científicos nacionais e internacionais em bases de dados do MEDLINE®, PubMed®, LILACS® e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), além de teses e/ou dissertações, artigos originais, artigos de revisão, artigos de relato de caso sobre o tema. No período entre janeiro de 2000 a março de 2021. Conclui-se que o pronto diagnóstico e instauração de terapêutica adequada (corticoterapia) permitem resultados extremamente favoráveis e rápidos. A classificação da forma da SS permite direcionamento terapêutico adequado, visto que, nos casos associados a neoplasias e induzidos por drogas, só haverá resposta satisfatória e duradoura com tratamento da causa-base e interrupção da droga causadora, respectivamente.

Orientador(es):
Prof. Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Marden Villa de Campos e Matheus dos Santos Macedo Silva
Palavras-chave:
“síndrome de Sweet”, “infiltração neutrofílica”, “febre”, “corticosteroides”
downloaddownload

SÍNDROME PFAPA: UM RELATO DE CASO, SEUS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS E IMPACTO PSICOSSOCIAL

Ano do documento
2021
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

Introdução: A síndrome PFAPA, acrônimo para febre periódica (PF), estomatite aftosa (A), faringite (P) e adenite cervical (A), pode ser classificada entre os vários diagnósticos diferenciais que fazem parte da síndrome febril na infância. Contudo, é ainda pouco esclarecida e pesquisada, dificultando seu diagnóstico precoce e gerando ansiedade à família. Objetivos: A partir de um relato de caso, descrever a doença e suas principais características, incluindo seu impacto psicossocial na prática médica. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura com artigos em inglês e português, no período entre 2006 à 2020, através de pesquisas em bibliotecas virtuais online, comparando as descrições com o nosso caso. Conclusões: Apesar de cada vez mais existirem pesquisas sobre o tema, por ser uma doença com diagnóstico de exclusão, ainda é de extrema complexidade o reconhecimento da síndrome, fazendo com que seja tratada erroneamente por anos, gerando efeitos e sequelas psicossociais a longo prazo.

Orientador(es):
Professor Flávio Roberto Sztajnbok
Autor(es):
Luana de Souza Muniz dos Anjos, Natália da Costa Chiote Pinheiro e Thais Baylão Trevisan
Palavras-chave:
“síndrome PFAPA”, “impacto psicossocial”, “diagnósticos diferenciais” e “doença auto-inflamatória”
downloaddownload

Sífilis Congênita: A Importância do Tratamento da Sífilis na Gestação - Um Relato de Caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A sífilis é uma infecção sistêmica, de âmbito mundial, causada pela espiroqueta Treponema pallidum, transmitida por via sexual, sanguínea ou vertical. A Sífilis congênita é adquirida intra útero por via hematogênica transplacentária ou por contato direto com a lesão infectada no momento do parto, decorrente da sífilis na gestação não tratada ou inadequadamente tratada durante o pré-natal. O presente trabalho realiza uma revisão de literatura a respeito da sífilis e sífilis congênita, abordando a clínica nos diferentes estágios de doença, além dos exames necessários para o diagnóstico realizados através de testes diretos ou imunológicos - treponêmicos e não treponêmicos - e tratamento adequado com a Penicilina, droga de escolha, com esquema que varia de acordo com o estágio em que se encontra a doença. Além disso, é feito um estudo descritivo a partir de um relato de caso de sífilis congênita grave, devido à ausência de pré-natal e VDRL materno de 1:2048 sem tratamento, da recém-nascida feminina, prematura de 28 semanas, com insuficiência de drive respiratório, intubação orotraqueal na sala de parto e internação em Unidade intensiva neonatal com VDRL de 1:32. Além disso, obteve diagnósticos durante a internação de sepse, síndrome do desconforto respiratório, displasia broncopulmonar, osteíte, convulsão tônico-clônica e pneumonia. O presente trabalho visa demonstrar a importância do rastreio e tratamento da sífilis e sífilis congênita, a fim de evitar desfechos negativos, como os relatados no caso, devido à infecção grave. A pesquisa foi realizada com busca bibliográfica sobre Sífilis, Sífilis na gestação e Sífilis congênita, em que foram consultadas plataformas digitais na área de saúde: Pubmed, Scielo e por meio de artigos científicos publicados nos últimos 05 anos.

Orientador(es):
Prof.ª Mariangela Nogueira Blanco e Prof.ª Cynthia de Almeida Brandão Meirelles
Autor(es):
Julia de Paiva Sampaio Rocha; Mariana Reis Cabral Villari
Palavras-chave:
Sífilis, Sífilis congênita, Tratamento da sífilis na gestação.
downloaddownload

Sífilis Congênita: Um Relato de Caso

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A sífilis é uma doença crônica infectocontagiosa, sistêmica, causada pela bactéria Treponema pallidum, e é considerada reemergente em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. A sífilis congênita é o resultado da transmissão da bactéria pela corrente sanguínea da gestante infectada para o concepto por via transplacentária ou por contato direto com a lesão durante o parto, via transmissão vertical. É uma doença com manejo bem estabelecido, entretanto necessita de diagnóstico precoce e tratamento imediato. A terapêutica é realizada com benzilpenicilina. Na ausência de tratamento, a sífilis pode progredir e provocar diversos desfechos, como aborto espontâneo, natimorto, prematuridade, sequelas neurológicas e óbito neonatal. Este estudo objetiva relatar o caso de um recém-nascido portador de sífilis congênita, que evolui com graves complicações nas primeiras horas de vida.

Orientador(es):
Prof.ª Adriane Ribeiro do Rêgo Ramos
Autor(es):
Adriana Tamburini Porto Cerqueira; Juliana Nunes Moura
Palavras-chave:
Treponema pallidum; Sífilis congênita; Transmissão vertical; Pré-Natal.
downloaddownload

Sífilis Congênita: Uma Revisão da Literatura

Ano do documento
2024
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A sífilis congênita (SC) é uma infecção causada pelo Treponema pallidum, transmitida verticalmente durante a gestação ou parto. Essa condição, apesar de evitável, permanece como um significativo problema de saúde pública no Brasil, contribuindo para a mortalidade neonatal e infantil. Entre os anos de 2010 e 2022, observou-se um aumento constante na incidência, passando de 2,4 para aproximadamente 10 casos por 1.000 nascidos vivos. Esse crescimento reflete desafios persistentes na implementação de políticas de saúde pública eficazes, incluindo deficiências na cobertura e adesão ao pré-natal, subnotificação de casos e o não tratamento adequado dos parceiros sexuais das gestantes. Estudos indicam que cerca de 50% das gestantes não têm acesso ao número adequado de consultas pré-natais, o que compromete a identificação e tratamento precoce da infecção. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, com pesquisa exploratória e de natureza básica. A conclusão alcançada foi que a sífilis congênita no Brasil revela um cenário complexo que vai além das estratégias de notificação e diagnóstico precoce, englobando múltiplos fatores estruturais e sociais que afetam a eficácia das políticas de saúde pública.

Orientador(es):
Verônica M. S. Araujo
Autor(es):
Aline Vitoria de Souza Gomes, Fernanda Corredeira e Luma Corrêa de Oliveira
Palavras-chave:
Sífilis Congênita; neonatal; tratamento; diagnóstico; gestantes
downloaddownload

Síndrome Vascular Acral Paraneoplásica: Um Relato de Caso e Revisão da Literatura

Ano do documento
2022
Graduação
Graduação
Curso do documento
Medicina
Categoria do documento
TCC

A síndrome vascular acral paraneoplásica é uma doença vascular rara e, na maioria dos casos, está associada a adenocarcinoma. Apresenta-se com manifestações de isquemia digital, incluindo fenômeno de Raynaud, acrocianose e gangrena digital. A patogênese é pouco compreendida e diversos mecanismos fisiopatológicos têm sido propostos O objetivo deste estudo foi descrever o caso de uma paciente idosa com câncer de colón ascendente que evolui com síndrome vascular acral paraneoplásica. A síndrome paraneoplásica refletiu no aumento de morbidade para paciente com progressão grave da doença e, posteriormente, foi a óbito.

Orientador(es):
Professor Adj Mestre Daniel Fernandes
Autor(es):
Ana Amélia Bezerra Milfont; Giovanna Rivoli Salles
Palavras-chave:
Síndrome paraneoplasica; Síndrome vascular acral; Isquemia digital; Fenômeno de Raynaud; Câncer de cólon.
downloaddownload
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Barra da Tijuca

Presencial: segunda a sexta de 9h às 19h e sábado de 9h às 11h.