REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Thank you! Your submission has been received!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Protocolos para revascularização pulpar em dentes permanentes imaturos com polpa necrosada

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A terapia endodôntica representa um grande desafio quando se trata de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar. Nesses casos, uma opção de tratamento mais recente e muito promissora que vem sendo utilizada é a revascularização pulpar. Essa técnica é realizada em menos sessões, visa a abundante irrigação do canal com o mínimo de ação mecânica, controle da infecção com medicação intra canal com pasta tri antibiótica ou hidróxido de cálcio, continuação do desenvolvimento radicular, espessamento das paredes dentinária e o fechamento apical. Vários protocolos têm sido propostos com variáveis, sem um consenso entre os autores. Por isso, este trabalho de revisão de literatura teve como objetivo abordar três protocolos com maior destaque, comparando as diferenças entre eles. Conclui-se que apesar dos resultados satisfatórios nenhum dos três protocolos tem total garantia de sucesso.

Orientador(es):
Ricardo Guimarães
Autor(es):
Larissa Ribeiro Leitão; Giovanna Pinto Panza
Palavras-chave:
Regeneração pulpar. Revascularização pulpar. Rizogênese incompleta e necrose. Pasta tri antibiótica. Protocolos revascularização pulpar.
downloaddownload

Prototipagem na cirurgia bucomaxilofacial: tratamento em fratura do complexo zigomático

2021
Graduação
Odontologia
TCC

A reconstrução da assimetria facial no tratamento fraturas do complexo zigomático requer grande habilidade do cirurgião bucomaxilofacial. Visto que há uma alta incidência de complicações pós-operatórias, envolvendo a órbita. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever as identificar as vantagens da técnica da prototipagem rápida sobre o tratamento convencional. Quanto à metodologia, foi realizado uma pesquisa ativa de artigos científicos através dos principais meios de pesquisa bibliográfica de saúde. Conclui-se que a prototipagem por permitir a préconformação das placas de fixação, supera as complicações da técnica padrão. Desta forma, os resultados altamente previsíveis.

Orientador(es):
Ricart Gil Macedo
Autor(es):
Eduarda Almeida Borges de Araújo
Palavras-chave:
complicações pós-operatórias; órbita; prototipagem; fixação
downloaddownload

PSEUDOMIXOMA PERITONEAL: RELATO DE CASO

2025
Graduação
Medicina
TCC

O pseudomixoma peritoneal (PMP) é uma condição rara e de evolução lenta, caracterizada pelo acúmulo progressivo de mucina na cavidade peritoneal, geralmente decorrente da ruptura de tumores mucinosos do apêndice, podendo também originar-se de neoplasias do trato gastrointestinal ou ovariano. Com incidência de um a dois casos por milhão ao ano, afeta predominantemente mulheres de meia-idade. Sua fisiopatologia envolve a disseminação de células mucinosas viáveis, favorecida pelo fenômeno de redistribuição peritoneal, resultando em implantes tumorais e ascite gelatinosa. O diagnóstico é desafiador, exigindo integração entre história clínica, marcadores tumorais e exames de imagem, sendo a tomografia computadorizada o principal método diagnóstico. O tratamento padrão consiste na cirurgia citorredutora completa (CCRS) associada à quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), abordagem que visa à remoção máxima da carga tumoral e erradicação de células residuais. Este estudo, de caráter descritivo e transversal, apresenta um relato de caso de uma paciente portadora do vírus da imunodeficiência humana (HIV), inicialmente diagnosticada com cirrose hepática descompensada, posteriormente corrigido para PMP de provável origem apendicular. A paciente foi submetida com sucesso à CCRS e HIPEC, evidenciando a complexidade do manejo e a importância da suspeição clínica em quadros de ascite atípica. Para embasar esse estudo, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica transversal, onde foram selecionados artigos revisados e randomizados, junto ao cruzamento de referências com a pesquisa inicial. O estudo reforça a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento especializado para melhorar o prognóstico dos pacientes acometidos por esta condição.

Orientador(es):
Ma. Hedi Marinho de M. G. de Oliveira
Autor(es):
Eduardo Gambetta Pinto; Maria Isabel Collart Murtinho; Victor Hassan Alves Armond
Palavras-chave:
Pseudomixoma Peritoneal; Cirurgia Citorredutora; HIPEC
downloaddownload

Qual a principal causa e as consequências da perda precoce do primeiro molar permanente?

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A dentição humana é composta de duas fases, sendo a primeira decídua e a segunda permanente, durante o período de transição essas duas fases se encontram e formam o que chamam de dentadura “mista”. A erupção do primeiro molar permanente é quase sempre de forma assintomática, sendo despercebida pelos pais, muitas vezes confundindo-os com molares decíduos. Os cuidados necessários infelizmente não são tomados, causando assim a perda precoce do mesmo. A cárie dentária é resultado de um desequilíbrio no processo de desmineralização e re-mineralização dos tecidos duros do dente, é um processo que ocorre diariamente na cavidade oral. A perda do primeiro molar permanente resulta em uma série de problemas secundários. Podemos observar alterações periodontais, estéticas e de oclusão. Dentre essas alterações temos: a mudança de eixo de dentes adjacentes, incluindo a movimentação do segundo molar para o lugar do primeiro molar perdido, problemas no desenvolvimento da arcada, anomalias dentofaciais e mordida cruzada posterior. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a principal causa e as consequências da perda precoce do primeiro molar permanente. Na sua ausência é possível verificar uma série de alterações funcionais e estéticas que certamente provocarão um déficit na saúde geral do indivíduo. A principal causa da perda precoce de molares permanentes é a cárie dentaria, e sua evolução está diretamente ligada a fatores sociais, econômicos e comportamentais.

Orientador(es):
Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves
Autor(es):
Alessandra Alves Parente Leite; Mayara Pinheiro de Azevedo; Olivia Oliveira Pinheiro Guerra
Palavras-chave:
Dentição mista; Cárie dental; Primeiro molar; Perda dental precoce.
downloaddownload

Quantificação do acometimento intersticial pulmonar em pacientes com esclerodermia: da estrutura a função pulmonar

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A doença intersticial pulmonar associada à esclerodermia (SSc-ILD) é um achado comum nestes pacientes e seu diagnóstico contribui para instituição de tratamento que atenue a progressão e a gravidade dos sintomas respiratórios. Objetivos: Quantificar automaticamente a SSc-ILD a partir de imagens de tomografia computadorizada de tórax (HRCT) em pacientes com esclerodermia (SSc) e investigar a associação entre a extensão da doença intersticial pulmonar (ILD) com alterações na função pulmonar e geometria de vias aéreas intra e extratorácicas. Métodos: Vinte e oito pacientes com SSc e 27 indivíduos sem doença pulmonar pareados por gênero, peso, altura e idade realizaram HRCT, espirometria, pletismografia de corpo inteiro e capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO). O grau de SSc-ILD foi determinado como a massa de tecido presente entre -500 e +100 Unidades Hounsfield (HU) normalizada pela massa total de tecido pulmonar (TLM), Ground Glass = M(-500 – -100HU)/TLM. Como limite de normalidade considerou-se o maior valor de Ground Glass obtido no grupo controle (25%). Resultados: Dos 28 pacientes com SSc, 17 foram classificados como apresentando acometimento pulmonar (SSc-ILD) e estes apresentaram significativa redução da capacidade vital forçada (CVF) e da capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO) quando comparados com o grupo controle e pacientes com esclerodermia sem acometimento pulmonar (SSc No-ILD). Não houve alteração significativa da dinâmica de vias aéreas nos indivíduos com SSc-ILD. Conclusão: O método proposto possibilita a quantificação automática do acometimento pulmonar em pacientes com eslcerodermia podendo ser utilizado por médicos não radiologistas para avaliação da extensão da fibrose pulmonar em pacientes com esclerodermia.

Orientador(es):
Prof. Flávio Sztajnbok
Autor(es):
Alysson Roncally Silva Carvalho
Palavras-chave:
Esclerodermia, Doença intersticial Pulmonar, Tomografia Computadorizada de Tórax, Densitovolumetria, Diagnóstico Auxiliado por Computação
downloaddownload

Racismo estrutural e a consequência da saúde infantil: o olhar enfermeiro

2022
Graduação
Enfermagem
TCC

No Brasil, a maioria da população é negra e o acesso dessas crianças muitas das vezes é precário e/ou negligenciado, desta forma é indiscutível a relevância para a enfermagem de se estudar maneiras eficientes a fim de proporcionar uma qualidade no cuidado e com isso a equidade. OBJETIVO: Identificar a assistência do enfermeiro acerca da população negra infantil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura dos últimos dez anos, realizada na plataforma Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizando os descritores “saúde da população negra”, “racismo”, “saúde da criança”, ”enfermagem”. RESULTADOS: Foram encontrados 9 artigos que, após a análise minuciosa destes, foi evidenciado a categoria: As dificuldades culturais, sociais e situações de racismo relacionadas ao cuidado da criança negra. DISCUSSÃO: CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se que ainda há necessidade de estudos dessa área da enfermagem.

Orientador(es):
Professora Mestre: Viviane De Melo Souza.
Autor(es):
Amanda de Almeida de Souza; Andriele Santana da Silva de Jesus; Layane Biitencourt de Brito
Palavras-chave:
Crianças; Racismo; Saúde; Enfermagem.
downloaddownload

RADIODERMITE COMO CONSEQUÊNCIA DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: UM RELATO DE CASO RIO DE JANEIRO 2025

2025
Graduação
Medicina
TCC

O câncer de mama é uma neoplasia marcada pela proliferação desenfreada de células anômalas nas glândulas mamárias, com potencial invasivo e metastático. Dentre seus fatores de risco, evidencia-se idade, menopausa após os 50 anos, obesidade e mutações genéticas em BRCA1 e BRCA2. As manifestações clínicas incluem nódulo indolor, com contornos irregulares e consistência endurecida, além da retração de pele e ulceração, por exemplo. O rastreamento em mulheres assintomáticas se dá pela mamografia, realizada a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Sua abordagem terapêutica pode usar, de maneira isolada ou combinada, métodos como cirurgia, com ou sem colocação de expansor, radioterapia, quimioterapia e terapias hormonais. No entanto, a radioterapia, embora vantajosa no controle do tumor, apresenta efeitos adversos, como a Radiodermite. Essa condição se manifesta através de eritema, hiperpigmentação da pele, edema e descamação seca ou úmida. Além disso, em casos graves, pode apresentar ulceração, necrose ou infecções secundárias. São fatores que contribuem para essa condição, tabagismo, idade, volume mamário, exposição solar e IMC. Em relação à gravidade, pode ser dividida em níveis de toxicidade cutânea, o que altera o manejo. No que diz respeito ao tratamento, existem controvérsias em relação à profilaxia e à terapêutica, sendo necessário uma abordagem multidisciplinar. O objetivo deste estudo é abordar a radiodermite em pacientes com câncer de mama submetidos à radioterapia, bem como seus desafios clínicos e terapêuticos a partir de. Trata-se, portanto, de um estudo transversal e descritivo do tipo relato de caso acerca de uma paciente atendida no setor de cirurgia plástica em um hospital municipal do Rio de Janeiro, acompanhado de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Dessa maneira, busca-se compreender acerca dessa neoplasia e relacionar a radioterapia com a radiodermite, de maneira a entender acerca de sua fisiopatologia, fatores de risco, impacto sobre a vida do paciente e tratamento dessa condição.

Orientador(es):
Professora Mariana Antunes
Autor(es):
Bianca Peixoto Gomes, Gabriel Augusto Nazareno da Silva e Jean Chaves Napolião
Palavras-chave:
Câncer de Mama; Radiodermite; Radioterapia. 6
downloaddownload

Reabilitação estética com pino de fibra de vidro: revisão de literatura

2021
Graduação
Odontologia
TCC

No âmbito da odontologia atual, o tratamento reabilitador de dentes tratados endodonticamente com grande perda de estrutura coronal requer o uso de dispositivos intrarradiculares como meio de ancoragem da futura restauração. Neste contexto, a crescente utilização dos pinos pré-fabricados de fibra de vidro baseia-se na facilidade da técnica, na redução do tempo de tratamento clínico, no seu aspecto estético e na diminuição de fratura radicular em virtude do seu módulo de elasticidade semelhante ao da dentina; entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para a seleção do pino, como o comprimento da raiz e a quantidade do remanescente coronário, a fim de garantir um bom prognóstico. O presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca dos diversos tipos de pinos intrarradiculares e suas características estéticas e mecânicas, com ênfase na superioridade dos pinos de fibra de vidro em relação aos demais pinos diante de uma perspectiva clínica na seleção, indicação e limitação destes dispositivos, bem como a dissertação dos aspectos inerentes à sua utilização e seu protocolo clínico.

Orientador(es):
Iasmyn Machado Ramos Batista
Autor(es):
Gabriella de Souza Tavares Matta; Wendell Wandermurem de Oliveira
Palavras-chave:
pino de fibra de vidro; retentor intrarradicular; núcleo de preenchimento.
downloaddownload

REABILITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE AMELOGÊNESE IMPERFEITA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2025
Graduação
Odontologia
TCC

A amelogênese imperfeita é uma condição que compromete significativamente a estética dental ao causar defeitos no esmalte, os quais podem variar de leves a severos. Quando esses defeitos afetam a aparência do sorriso, tendem a impactar negativamente a autoestima dos pacientes, refletindo também em suas relações sociais e profissionais. Diante desse cenário, é fundamental buscar soluções restauradoras que aliem funcionalidade e estética, sem causar danos adicionais às estruturas dentárias. Esta revisão de literatura tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de amelogênese imperfeita, bem como as alternativas de reabilitação estética e funcional disponíveis, visando promover a recuperação da harmonia do sorriso e, consequentemente, o bem-estar psicossocial do paciente

Orientador(es):
Daniel Otero Vargas
Autor(es):
CAROLINA GONÇALVES DE MEDEIROS E MANUELLA HERDY GRANGEIRO
Palavras-chave:
Amelogenese Imperfeita, hipoplasia de esmalte, reabilitação estetica e funcional, mutação genética, má formação do esmalte dentario
downloaddownload

REABILITAÇÃO ORTOPÉDICO-FACIAL EM PACIENTE PORTADOR DE SÍNDROME DA TRISSOMIA DISTAL 10Q

2025
Graduação
Odontologia
TCC

As anomalias cromossômicas representam um desafio significativo e complexo para a prática clínica,especialmente quando estão associadas a síndromes raras e pouco compreendidas, como é o caso da trissomia distal do braço longo do cromossomo 10, conhecida como 10q. Essa condição genética é caracterizada pela presença de uma cópia extra de uma porção específica do braço longo do cromossomo 10, o que resulta em um desequilíbrio genético que afeta o desenvolvimento normal do indivíduo. Por se tratar de uma síndrome de baixa prevalência, a trissomia distal 10q apresenta um espectro fenotípico bastante heterogêneo, ou seja, os sinais e sintomas podem variar amplamente entre os pacientes. Entre as manifestações clínicas mais comuns, destacam-se o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, que implica dificuldades na aquisição de habilidades motoras e cognitivas, impactando a qualidade de vida e a autonomia do paciente. Além disso, alterações craniofaciais são frequentemente observadas, incluindo características faciais distintas que podem auxiliar no diagnóstico clínico, como assimetrias, malformações ou proporções incomuns da face e crânio. Outro aspecto importante é o comprometimento da saúde bucal, que pode incluir desde maloclusões dentárias até problemas mais complexos relacionados ao desenvolvimento dos dentes e das estruturas orais. Esses problemas bucais exigem atenção especializada, pois podem influenciar a nutrição, a fala e o bem-estar geral do paciente. A escassez de relatos clínicos detalhados e estudos aprofundados sobre a trissomia distal do cromossomo 10 dificulta a padronização de protocolos de manejo e tratamento. Essa limitação evidencia a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas como genética, pediatria, neurologia, odontologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Cada paciente deve ser avaliado de forma individualizada, considerando suas particularidades clínicas e necessidades específicas, para que seja possível oferecer um cuidado integral e eficaz. A trissomia distal do braço longo do cromossomo 10 representa um desafio não apenas pelo seu caráter raro, mas também pela complexidade das manifestações clínicas e pela falta de diretrizes consolidadas. O avanço no conhecimento sobre essa condição depende do registro sistemático de casos e da colaboração entre especialistas, visando melhorar o diagnóstico precoce, o acompanhamento e a qualidade de vida dos pacientes afetados.

Orientador(es):
Viviane Abreu de Souza Pereira
Autor(es):
CARLOS EDUARDO ALVES ROUÇAS
Palavras-chave:
downloaddownload

Reabsorção cervical externa relacionada ao clareamento dental: uma revisão de literatura

2021
Graduação
Odontologia
TCC

Cuidados estéticos fazem parte do cotidiano das pessoas. No âmbito odontológico não é diferente, principalmente quando se trata do sorriso. Atualmente, há vários procedimentos a fim de atender as necessidades dos pacientes e a busca por tratamentos restauradores e estéticos tem sido crescente. Muitas pessoas almejam ter um sorriso bonito e saudável, na prática clínica é notável como isso pode influenciar no psicológico dos pacientes e refletir nos seus relacionamentos sociais. O escurecimento dos dentes pode apresentar diversas causas advindas de fatores extrínsecos e intrínsecos e está entre uma das principais queixas relatadas no consultório odontológico. Como forma de tratamento, pode-se indicar o clareamento dentário em dentes vitais ou dentes tratados endodonticamente. Este estudo tem o objetivo de enfatizar que apesar do clareamento dental ser uma técnica segura, também pode apresentar efeitos adversos e ser precursor da reabsorção cervical externa.

Orientador(es):
Oswaldo Henrique Souza Fonseca.
Autor(es):
Camila Jorge de Oliveira; Emanuelle dos Santos Pestana; Juliane Silva dos Santos
Palavras-chave:
escurecimento dentário; clareamento dental; reabsorção cervical externa.
downloaddownload

REAÇÃO CATASTRÓFICA NA DISFUNÇÃO FRONTOTEMPORAL: ANÁLISE CLÍNICA APÓS O USO DO VALPROATO DE SÓDIO. (UMA REFLEXÃO DA DEFINIÇÃO SEMIOLÓGICA E SEU TRATAMENTO.)

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A reação catastrófica é um termo semiológico pouco estudado, caracterizado por comportamento impulsivo e agressivo. Possui alta prevalência nos transtornos psiquiátricos, mas pode estar presente sem qualquer patologia associada. Baseando-se na necessidade da melhora na qualidade de vida dos pacientes, estudos recentes evidenciam a boa evolução clínica dessa alteração com o uso do valproato de sódio. Objetivo: Salientar a importância da realização de mais estudos sobre a terapêutica com valproato ou divalproato de sódio para alterações disfuncionais frontotemporal em vista da grande prevalência do transtorno e a falta de diretrizes de tratamento e definição semiológica. Métodos: Foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma breve revisão de literatura obtida através da seleção de estudos científicos publicados no período entre os anos 2000 e 2020, em bases de dados científicos. Relato de Caso: É relatado o caso de um paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, apresentando diagnóstico prévio de transtorno do espectro autista com déficit cognitivo moderado, associado a reação catastrófica. O tratamento proposto foi o uso do anticonvulsivante valproato de sódio. Sendo assim, encontra-se atualmente em remissão da sintomatologia. Conclusão: É de fundamental importância a definição clara da reação catastrófica a fim de obter sucesso na abordagem e terapêutica dessa condição. Apesar de não haver nenhum medicamento aprovado pela Food and Drug Administration para este distúrbio, o uso do valproato de sódio, mostrou-se eficaz no tratamento.

Orientador(es):
Professor Adriano de Azevedo Maury
Autor(es):
Aylla Meira Lima
Palavras-chave:
Agressão; Comportamento impulsivo; Ácido valpróico
downloaddownload

Reação de hipersensibilidade ao preenchimento dérmico de ácido hialurônico após a vacina contra a COVID-19

2023
Graduação
Biomedicina
TCC

Esta pesquisa é resultado de um projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso, abordando a reologia do gel de ácido hialurônico e seus modelos, bem como as vacinas que provocam a reação de hipersensibilidade no preenchimento dérmico. Também investigamos os sintomas relatados pelas pacientes em relação ao edema e a associação entre a vacina e o ETIP. Nossa pesquisa consistiu na análise de artigos encontrados em fontes acadêmicas, jornais e revistas online na área da saúde. Os resultados obtidos e conclusões são discutidos na pesquisa.

Orientador(es):
Rayane da Silva Pereira
Autor(es):
Julia Saudan Faria, Mylenna Barcellos Cordeiro Fiorin e Suzana Renata Lutterbach Souza Cardozo
Palavras-chave:
Ácido hialurônico; Covid-19; ETIP; vacina; preenchimento dérmico; reações inflamatórias; reologia; ACE2.
downloaddownload

Recanalização tubária: uma alternativa para mulheres esterilizadas pós ligadura de trompas

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A esterilização cirúrgica por laqueadura tubária é o segundo método contraceptivo mais utilizado no mundo. Entretanto, suas taxas de arrependimento são altas, motivando mulheres laqueadas com infertilidade iatrogênica a procurar sua reversão. Neste contexto, duas opções estão disponíveis: Fertilização in vitro e cirurgia de reanastomose tubária. Objetivos: Relatar o caso clínico-cirúrgico, descrevendo uma técnica cirúrgica de recanalização tubária que obteve sucesso, conferindo uma gestação tópica, finalizada a termo; Discutir os principais dados epidemiológicos e psicossociais, informações do pré, intra e pós operatório do procedimento, necessidade de políticas de planejamento familiar e vantagens e desvantagens da cirurgia em relação à Fertilização in vitro. Métodos: Trata-se de uma Revisão Não Sistemática da Literatura pautada a partir de um relato de caso clínicocirúrgico. Os estudos foram selecionados para Revisão através de busca eletrônica em base de dados publicados sobre o procedimento de reversibilidade da laqueadura entre 2009 e 2020. As informações sobre o caso encontram-se registradas no prontuário médico de uma instituição hospitalar em Paracambi, Rio de Janeiro. Conclusão: Para mulheres abaixo dos 40 anos, é possível assumir a cirurgia de reanastomose tubária como a primeira linha de escolha da mulher laqueada que deseja gestar. Para mulheres laqueadas acima dos 40 anos, novos estudos são necessários para escolher, com embasamento científico, entre a reversão da laqueadura e a fertilização in vitro para tratamento da infertilidade.

Orientador(es):
Professor Dr. Bruno Eduardo Morais Nunes e Dr. Gabriele Alessio
Autor(es):
Giovana Medeiros Lucena de Sousa Nicola Vita
Palavras-chave:
Esterilização Tubária; Fertilização In Vitro; Tubas Uterinas; Reversão da Esterilização; Fertilidade.
downloaddownload

Recessão Gengival: etiologia e classificação

2023
Graduação
Odontologia
TCC

Objetivo: Revisão de literatura relacionados a etiologia e os tipos de recessão gengival, além do biofilme bacteriano dentário e sua consequente inflamação gengival, a oclusão traumatogênica, o trauma proveniente da escovação ou da inserção alterada do freio labial e características anatômicas locais relacionadas ao posicionamento dentário, espessura da gengiva marginal, altura da faixa de mucosa ceratinizada e tecido ósseo subjacente. Por meio deste estudo, foi possível obter conhecimento sobre os fatores que contribuem para o diagnóstico, o que é de grande importância para o cirurgião-dentista, para fazer um planejamento e assim o tratamento.

Orientador(es):
Marcela Melo
Autor(es):
Letícia Teixeira Rolim; Rafaela Goft
Palavras-chave:
Recessão Gengival, Etiologia, Espaços interproximais.
downloaddownload

Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG): uma revisão de literatura

2023
Graduação
Odontologia
TCC

A Reconstrução Alveolar Proteticamente Guiada (RAPG) é uma inovação no campo odontológico uma vez que é a primeira técnica que, para além da preservação do rebordo alveolar, é capaz de se regenerar devido à realização de uma exodontia atraumática. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a técnica supracitada e demonstrar a importância da integridade do osso alveolar para favorecer resultados estéticos e funcionais superiores as técnicas pré-existentes. Assim, esta revisão se caracterizou por pesquisas através da base de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, além de revistas reconhecidas na área de Periodontia. Portanto, o sucesso da técnica de RAPG está diretamente ligada à preservação do rebordo alveolar após a exodontia.

Orientador(es):
Profa. Marcela Melo dos Santos
Autor(es):
Júlia Azevedo Cruz
Palavras-chave:
Osso Alveolar. Exodontia atraumática. Preservação alveolar. Regeneração óssea.
downloaddownload

RECURSOS DA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL PARA CORREÇÃO DO SORRISO GENGIVAL

2025
Graduação
Odontologia
TCC

Nas últimas décadas, tem sido evidente o crescimento da valorização da estética no contexto da odontologia. Entre os aspectos que mais despertam preocupação nos pacientes está o sorriso gengival, caracterizado pela visualização excessiva da gengiva ao sorrir. Essa alteração tem sido amplamente discutida em estudos científicos, especialmente por sua influência nas questões emocionais e sociais dos indivíduos. Para alcançar resultados satisfatórios, torna-se indispensável identificar corretamente a causa do problema e promover a atuação conjunta entre diferentes especialidades da saúde. Além disso, é crucial levar em conta a diversidade de recursos terapêuticos disponíveis, assim como adaptar o tratamento às necessidades específicas de cada caso. Diante disso, esta revisão de literatura tem como finalidade explorar o conceito de sorriso gengival, as formas de identificá- lo clinicamente e as possibilidades de intervenção de forma integrada, visando ter ênfase o uso da toxina botulínica para o tratamento do mesmo.

Orientador(es):
Sandra Regina Fernandes Albuquerque
Autor(es):
ISABELA DE CARVALHO NOVAES, ISABELLA RIBEIRO LEITE FREITAS E LAÍS DE FREITAS AZEVEDO
Palavras-chave:
downloaddownload

Refletir sobre a importância da linha de cuidado LBGT: uma proposta para a atenção primária a saúde

2018
Graduação
Medicina
TCC

**Correção do Texto:** Este trabalho, originado da revisão bibliográfica e reflexões de acadêmicas de medicina, em seu estágio na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, teve como objetivo discutir a importância de uma linha de cuidado voltada à oferta de saúde integral e humanizada à população LGBT na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. Os resultados denotam que a população LGBT brasileira ganha cada vez mais representatividade social, entretanto, ainda persistem iniquidades quanto aos cuidados em saúde ofertados. Dados da literatura são claros ao afirmar que essa iniquidade se deve tanto ao desconhecimento das especificidades inerentes a esse grupo quanto à discriminação e preconceitos institucionais. Uma vez reconhecidas as necessidades em saúde da população LGBT, conclui-se que a linha de cuidado é uma ferramenta potencial na organização e sistematização da abordagem integral e humanizada a esta população pelos profissionais das equipes da Saúde da Família.

Orientador(es):
Prof. Dr. Marcos Vianna Lacerda de Almeida
Autor(es):
Flávia de Oliveira Ramos; Letícia Veríssima Martins Barcelos
Palavras-chave:
Palavras-chaves: Minorias sexuais. Atenção primaria à saúde, Integralidade em saúde.
downloaddownload

RELAÇÃO ENTRE ENDOMETRIOSE, DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO; UM POSSÍVEL TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO?

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica benigna caracterizada pela presença de focos endometriais fora da cavidade uterina; por sua provável etiologia inflamatória e por não possuir cura, deve ser enfrentada como uma doença crônica, visto sua alta taxa de morbidade. Objetivo: Demonstrar as evidências científicas atuais referentes à dieta e exercício físico regular como uma possível terapia para os sintomas nos casos de endometriose. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas plataformas PubMed, Google Escolar e Scielo em busca de artigos referentes a influência de dietas e exercício físico como possível terapia alternativa à endometriose. Resultados: O sucesso do tratamento clínico e cirúrgico na endometriose é limitado. Empoderar essas pacientes que sofrem com a sintomatologia, dando-lhes oportunidades de influenciar positivamente seus sintomas, pode resultar em aumento da qualidade de vida, mesmo havendo ainda poucas evidências que sustentem as terapias alternativas como tratamento da endometriose. Conclusões: Alterar a dieta e praticar exercícios físicos regularmente são opções como autogestão dessas pacientes, porém as evidências referentes a essa terapia alternativa ainda são fracas e carecem de mais estudos.

Orientador(es):
Professora Ana Carolina Nogueira Ramos
Autor(es):
Cássia dos Santos Barbosa e Juliana Farias Sarto
Palavras-chave:
Endometriose; Dieta; Exercício Físico
downloaddownload

RELAÇÃO ENTRE O VÍRUS SARS-COV-2 E A NEURODEGENERAÇÃO NA DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

2025
Graduação
Biomedicina
TCC

A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência do mundo, sendo caracterizada pelo declínio cognitivo progressivo e pelo acúmulo de proteína beta-amiloide e emaranhados de tau hiperfosforilada. A neuroinflamação crônica desencadeada por respostas inflamatórias exacerbadas e infecções virais neurotrópicas, bem como fatores genéticos como alelo APOE E4, têm sido apontados como fatores influenciadores da progressão da doença. O vírus SARS- CoV-2, causador da pandemia da COVID-19, mostrou grande potencial neuroinvasor pela capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica (BHE) e causar neuroinflamação e ativação da microglia, levando à neurodegeneração e alterações cognitivas parecidas com as observadas na DA. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar as evidências que relacionam a infecção pelo SARS-CoV-2 com o desenvolvimento ou progressão da DA, destacando os mecanismos patológicos compartilhados, como ativação da microglia, neuroinflamação, disfunção da BHE e acúmulo de proteínas neurotóxicas. A metodologia do estudo foi uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa e descritiva, utilizando as bases de dados PubMed, SciELO, NCBI e ScienceDirect, e as palavras-chave Alzheimer’s disease, ACE2, COVID-19, Neuroinflammation, Neurodegeneration e SARS- CoV-2. Foram considerados 95 artigos publicados entre 2015 e 2025 considerados relevantes para a contextualização do tema. Os resultados obtidos indicam que o vírus tem capacidade de invadir o sistema nervoso central por meio da via olfatória ou pela disseminação hematogênica, utilizando receptores ECA2 presente nos neurônios, astrócitos e microglia. Essa infecção induz uma cascata inflamatória, promovendo uma neuroinflamação e disfunção da BHE, o que favorece a deposição de proteína beta-amiloide e hiperfosforilação de tau. Como conclusão, observou-se o que SARS-CoV-2 possui potencial neuroinvasor, podendo desencadear ou acelerar processos fisiopatológicos presentes na DA, principalmente em indivíduos portadores do alelo APOE E4. Esse estudo contribui para a compreensão dos efeitos neurológicos do SARS-CoV-2 e quais seus possíveis impactos na progressão de doenças neurogenerativas

Orientador(es):
Eduardo Cosendey Bockmann
Autor(es):
CAMILA DA CUNHA ALVES E LARA VALOIS DA SILVA DOS SANTOS
Palavras-chave:
Alzheimer’s disease, ACE2, COVID-19, Neuroinflammation, Neurodegeneration, SARS-CoV-2
downloaddownload

Relações de poder “versus” autonomia do paciente portador de esquizofrenia: experiência de uma interna de MEDICINA UNIGRANRIO AFYA

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A esquizofrenia é um transtorno neuropsiquiátrico com psicose crônica ou recorrente, de aspecto genético complexo. A doença, representada pela ideia da loucura, ganhou diferentes significados ao longo da história. A partir do século XX, passou a ser reconhecida como patologia e, assim, apenas o médico teria a capacidade de diagnosticar os pacientes com o transtorno e escolher o tratamento. O paciente tem sua autonomia reduzida e recebe o estigma de incapaz para opinar sobre seu tratamento, até mesmo após a reforma psiquiátrica. **Objetivos:** Discutir a autonomia do paciente psiquiátrico no tocante ao seu plano terapêutico, compreender as relações de poder exercidas pelos profissionais de saúde no plano de cuidado do paciente e discutir sobre a importância do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a prática da autonomia no paciente esquizofrênico. **Métodos:** Relato de experiência de uma interna de medicina, durante seu estágio em psiquiatria; revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando como fonte de pesquisa as bases da SCIELO, com a escolha dos seguintes descritores: "esquizofrenia", "autonomia" e "relações de poder". **Discussão:** Não se verifica na psiquiatria uma escala ou métodos universalmente aceitos para avaliar a capacidade de escolha no paciente esquizofrênico. Sem considerar a experiência de doença do paciente, predomina-se a opinião do médico como método de escolha para a opção terapêutica não compartilhada. O TCLE aparece como uma ferramenta para dar suporte e aumentar a autonomia do paciente em seu tratamento. **Conclusão:** A ressocialização do paciente com esquizofrenia perpassa não só pelas medidas instituídas para o controle da doença e de seus sintomas, mas também pelos mecanismos que fortaleçam a relação médico-paciente para uma abordagem individualizada da pessoa, que seja capaz de respeitar sua autonomia para a escolha terapêutica, garantindo a melhoria de sua qualidade de vida e melhor manejo do seu autocuidado.

Orientador(es):
Prof.ª Márcia Silveira Ney
Autor(es):
Camila Anzia Vougo da Silva
Palavras-chave:
Autonomia pessoal, Esquizofrenia, Paciente.
downloaddownload

Relato de caso – Aneurisma de Aorta Abdominal Rota

2024
Graduação
Medicina
TCC

Este trabalho de conclusão de curso descreve um caso clínico sobre uma paciente, do sexo feminino, raça negra de 48 anos, diagnosticada com um aneurisma de aorta abdominal (AAA) roto. No caso em questão a paciente foi submetida a correção cirúrgica aberta do AAA. Neste relato de caso irão ser abordados aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, abordagem diagnostica e terapêuticas possíveis além da adotada, destacando os fatores de risco sobre o AAA, assim como suas peculiaridades. Objetivo: O objetivo deste artigo é reunir informações mediante a pesquisas recentes e estudos realizados, e discutir acerca dos aspectos mais relevantes sobre o aneurisma de aorta abdominal.

Orientador(es):
Alessandry Lopes Bastos
Autor(es):
Franklin Rocha, Ionary Silva, Mariana Ximenes e Yanna Ferreira
Palavras-chave:
Aneurisma de aorta abdominal rota; Tratamento endovascular do aneurisma de Aorta Abdominal; Epidemiologia Aneurisma de aorta abdominal
downloaddownload

RELATO DE CASO: ASSOCIAÇÃO DE URTICÁRIA IDIOPÁTICA CRÔNICA COM DOENÇA AUTOIMUNE TIREOIDIANA

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A associação de urticária crônica idiopática com doenças autoimunes, principalmente autoimunidade tireoidiana, vem sendo estudada nos últimos anos. E seu tratamento de forma individualizada garante eficácia e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: Relatar e discutir um caso de urticária crônica idiopática associado à autoimunidade tireoidiana, onde o tratamento para cada afecção demonstrou eficácia. Métodos: Foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma revisão da literatura obtido através de estudos científicos publicados entre os anos de 2007 a 2021, publicados em base de dados científicos. Relato de caso: É relatado o caso de uma paciente do sexo feminino, jovem, que apresentava esporadicamente episódios de lesões urticariformes e, por vezes, angioedema associado. Apesar de tratar adequadamente, novas crises ocorreram. Foi encaminhada ao ambulatório de endocrinologia, sendo diagnosticada com hipotireoidismo subclínico. Devido à severidade de crises e intensidade dos angioedemas, foi iniciado o uso de Ciclosporina e Omalizumabe, obtendo melhora das crises. Conclusão: A urticária crônica idiopática pode ser grave e comprometer a qualidade de vida dos pacientes acometidos, com isso há uma urgência em se diagnosticar corretamente e tratar as possíveis doenças associadas, como o hipotireoidismo no caso relatado. Além do mais, o uso de imunobiológicos tem sido de extrema eficácia nos casos de urticária crônica idiopática.

Orientador(es):
Professor Bruno Eduardo Morais Nunes
Autor(es):
Ana Júllia Bastos Silva Alves De Sá Chaves, Caio Mello Dos Santos De Abreu Mol e Thayane De Paula Soares
Palavras-chave:
Urticária crônica idiopática; angioedema; autoimunidade tireoidiana; omalizumabe
downloaddownload

Relato de caso: complicações sistêmicas pós sarampo em lactente não vacinado

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Sarampo era uma das doenças mais comuns da infância na era pré-vacinal, sendo uma doença exantemática infecciosa febril aguda, de alta transmissibilidade, prevenível através da vacinação. Nos últimos anos foram registrados surtos e epidemias dessa doença no Brasil e no mundo, os quais necessitam extrema atenção. Existem diversos motivos para esses acontecimentos, porém, como principal, pode-se destacar as baixas taxas de cobertura vacinal da população. Objetivos: Descrever um caso clínico de paciente diagnosticado com pneumonia e miocardite dias após ser internado por Sarampo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, apresentando um quadro de complicações pós sarampo em lactente. Foi realizada revisão não sistemática, utilizando como base artigos não pagos em português, inglês e espanhol, com intervalo de publicação entre 1982 e 2020. Resultados: Lactente de onze meses de idade, sem doenças prévias, com vacinação incompleta, manifestando quadro de sarampo, necessitando de internação hospitalar, apresentando dez dias após alta hospitalar manifestações de complicações graves da doença, como miocardite e pneumonia, com internação em unidade de terapia intensiva pediátrica com desfecho de óbito, em período de reemergência da patologia no Brasil. A infecção pelo sarampo pode levar a supressão imunológica e infecções secundárias que são componentes importantes na morbimortalidade. Conclusão: Conclui-se que é de grande importância enfatizar que o sarampo é uma doença evitável através da vacinação, sendo necessário incentivar intensamente seu uso. A fim de impedir desfechos trágicos em uma doença tão grave e severa. Sendo igualmente importante, o conhecimento pelo profissional de saúde sobre as complicações da enfermidade, para não retardar o diagnóstico.

Orientador(es):
Professor Thiago Alexandre Ferreira Pires e Dra. Adelaide Cristina Falcão Pereira
Autor(es):
Ingrid Nascimento Aleixo de Carvalho; Mariana Regina Corrêa da Silva
Palavras-chave:
Sarampo; Miocardite; Vacinação.
downloaddownload

RELATO DE CASO DE PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA RECORRENTE

2025
Graduação
Medicina
TCC

A paralisia facial periférica recorrente é uma condição de baixa prevalência e etiologia multifatorial, podendo resultar em sequelas motoras e comprometimento da qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo relatar e analisar o caso de uma paciente com recorrência de dez episódios de paralisia facial periférica à esquerda ao longo de três décadas. O estudo foi conduzido de forma longitudinal e observacional, com seguimento por seis meses em ambulatório especializado. Foram realizados exames físicos, neurológicos, laboratoriais e de imagem, além de eletroneuromiografia e uso de diário clínico. A paciente apresentava sinais de neuropatia crônica do nervo facial, sincinesias e lesões inflamatórias estáveis em trajeto intratemporal do nervo, com positividade sorológica para vírus varicela-zoster. Entre as hipóteses etiológicas consideradas estão causas infecciosas, inflamatórias e compressivas, com destaque para possíveis reativações virais ou lesão por schwannoma. O tratamento incluiu gabapentina, fisioterapia motora e aplicação de toxina botulínica, com melhora funcional parcial e controle satisfatório dos sintomas. Optou-se por conduta conservadora, com acompanhamento clínico e controle radiológico da lesão. O caso ressalta a importância da diferenciação entre paralisias faciais centrais e periféricas, da investigação etiológica precoce e do manejo multidisciplinar individualizado para evitar progressão e reduzir sequelas motoras e psicossociais.

Orientador(es):
Profª. Drª. Francine Guimarães Vieira.
Autor(es):
João Victor Venancio Braga e Thales Seabra Fernandes.
Palavras-chave:
Doenças Neurológicas; Paralisia Facial; Paralisia Facial Periférica; Paralisia Facial Periférica Recorrente; Reabilitação Neurológica; Relato de caso.
downloaddownload