REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio | Campus Barra da Tijuca tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Pielonefrite enfisematosa com abordagem conservadora
A pielonefrite enfisematosa é uma grave infecção do parênquima renal, geralmente associada ao diabetes mellitus, à infecção urinária de repetição e à uropatia obstrutiva. Constitui uma condição rara caracterizada pela presença de ar no parênquima renal e nos tecidos adjacentes, causando significativas alterações sistêmicas e apresentando alta mortalidade. O estudo de caso aborda um caso de pielonefrite enfisematosa unilateral em paciente do sexo masculino, diabético e hipertenso mal controlado, no qual o exame de imagem foi importante para o diagnóstico precoce, além de ser essencial para a avaliação da gravidade e para definir o manejo terapêutico adequado. Os dados para a construção do relato de caso foram obtidos a partir do acompanhamento diário do paciente na enfermaria de Clínica Médica do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde se obteve livre acesso ao leito, ao prontuário e aos exames. O trabalho tem como objetivo descrever uma abordagem terapêutica conservadora para pielonefrite enfisematosa em um paciente diabético, visando a completa resolução do quadro clínico de forma não invasiva, além de reconhecer os principais fatores de risco e seus controles para prevenir a doença e diagnosticar precocemente.
Pioderma Gangrenoso Associado a Doença de Crohn: Um Relato de Caso
O pioderma gangrenoso é uma dermatose crônica, não infecciosa, rara, de difícil diagnóstico e tratamento. Manifesta-se através de lesões cutâneas ulceradas, dolorosas com evolução rápida e progressiva, preferencialmente em membros inferiores. Na maioria dos casos está relacionado a outras patologias, como doenças hematológicas, artrites, neoplasias malignas, doença inflamatória intestinal, incluindo doença de Chron, entre outros. Além disso, casos excepcionais associam o uso de cocaína ao desenvolvimento do pioderma gangrenosoa. Este estudo objetiva relatar um caso de pioderma gangrenoso em um paciente pardo, do sexo masculino, adulto, portador de doença de Crohn há 34 anos e recentemente ex-usuário de cocaína, atendido no ambulatório de dermatologia. Além de abordar brevemente sobre a fisiopatologia, diagnóstico, tratamento estabelecido e o impacto que essa doença acarreta na vida do paciente.
PITIRÍASE AMIANTÁCEA: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO
Introdução: A pitiríase amiantácea é uma síndrome clínica que afeta o couro cabeludo, apresentando-se como um padrão de reação à diferentes dermatoses inflamatórias, sendo a dermatite seborreica a mais frequente. Objetivos: analisar os aspectos epidemiológicos e perfis clínicos de pacientes com pitiríase amiantácea e suas correlações, para melhor compreender os meios de se diagnosticar de forma precoce e estabelecer um tratamento adequado. Metodologia: foi descrito um relato de caso de uma paciente sem comorbidades, com diagnóstico de pitiríase amiantácea, assistida e acompanhada no ambulatório de Dermatologia da Policlínica PDC Saúde em Duque de Caxias, por meio de anamnese e exame clínico. Além disso, foi feita uma revisão de literatura sobre o tema através da seleção de estudos científicos publicados no período entre os anos 2009 e 2020, identificados nas bases de dados eletrônicos Lilacs, Medline, Scielo e Pubmed, dentre artigos de revisão e estudos clínicos sobre dermatite seborreica e pitiríase amiantácea. Relato de caso: paciente feminina, 24 anos, com história prévia de dermatite atópica e asma, avaliada por lesões escamosas difusas aderentes em couro cabeludo, associadas a prurido e queda capilar, refratária a diversos tratamentos anteriores. Conclusões: A pitiríase amiantácea ainda apresenta uma etiopatogenia desconhecida, relacionada a várias dermatoses inflamatórias, o que torna seu diagnóstico e tratamento difíceis. Sem seu reconhecimento rápido e um tratamento efetivo, pode ter como complicação alopecia temporária ou cicatricial. Embora não haja diretrizes específicas, a conduta terapêutica deve ser voltada para a dermatose adjacente, com uma terapia múltipla a fim de se evitar recidivas.
Planejamento digital do sorriso: revisão de literatura
A demanda estética vem se tornando cada vez mais relevante nas consultas odontológicas. Dessa forma, com a crescente busca por tratamentos que buscam beleza e harmonias faciais, têm sido exigidos dos cirurgiões-dentistas avanços com relação a inovações tecnológicas e suas aplicações. Hoje encontramos um avanço integrado à odontologia que possibilita um planejamento das reabilitações de forma completamente digital. Existem ferramentas e técnicas que facilitam todo o processo e, com essas tecnologias, conseguimos uma maior previsibilidade do tratamento executado. O vigente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre Planejamento Digital do Sorriso, visando analisar o avanço tecnológico na odontologia e desbravar alguns dos recursos que existem para a execução de um bom planejamento do tratamento proposto.
Planejamento protético digital e cimentação estética adesiva sob isolamento absoluto: revisão de literatura
O planejamento digital do sorriso é um processo essencial para a reabilitação oral protética, e para o tratamento ser ainda mais efetivo e atingir o resultado previsível e de qualidade elevada outros passos importantes devem ser seguidos, como o protocolo de isolamento absoluto, principalmente na etapa de cimentação adesiva de peças cerâmicas metal-free usadas em casos que exigem a priorização de um caráter mais estético, como na reabilitação de dentes anteriores por exemplo. O protocolo de adesão é outro passo fundamental e devem ser analisados os critérios para a seleção do material que será usado no paciente, sendo variável de acordo com as necessidades do caso identificadas pelo dentista e somada às vontades e desejos estabelecidos pelo paciente. Há diversas vantagens no uso das cerâmicas em dissilicato de lítio, principalmente nos casos de reabilitação oral em dentes anteriores que tem como prioridade as características funcionais e estéticas. O objetivo deste trabalho foi detalhar as etapas fundamentais para o sucesso final de uma reabilitação anterior, desde o planejamento até a cimentação sob isolamento absoluto.
Planejamento virtual e cirurgia guiada em Implantodontia: aspectos contemporâneos
Os avanços tecnológicos advindos da terceira revolução industrial modificaram os processos e relações da sociedade. Os novos conceitos da era digital transformaram a odontologia por meio da otimização dos procedimentos e da previsibilidade dos resultados. O embasamento analógico ainda se faz essencial para que o profissional se adeque às novas tecnologias, contudo, com as novas ferramentas advindas dessa era, é possível alcançar objetivos de maneira mais previsível, garantindo melhor performance, maior confiabilidade e precisão. Várias etapas são executadas até a realização do procedimento, começando pela captura de imagens do paciente que pode ser realizada de maneira bidimensional, com uso de fotografias e radiografias e de forma tridimensional, com a utilização de escâneres e tomógrafos. A evolução das imagens tornou o planejamento mais preciso e diminuiu as intercorrências durante a execução dos procedimentos, ocasionando a redução de tempo e aumento do conforto ao paciente.
Polimiosite no Diagnóstico Diferencial do Aumento de Transaminases: Relato de Caso
As miopatias inflamatórias idiopáticas (MII) são um grupo de doenças reumatológicas, autoimunes que se caracterizam por fraqueza muscular proximal. Têm relevância não apenas pela sua raridade, mas por apresentarem sintomatologia extramuscular comum a diversas entidades clínicas, o que pode retardar o diagnóstico e, consequentemente, representar um pior prognóstico ao paciente com importante comprometimento da qualidade de vida. A Polimiosite, uma forma de MII sem acometimento cutâneo, tem apresentação pouco específica, com sintomas como fadiga e fraqueza, o que somado a sua raridade confere a ela um subdiagnóstico. O objetivo geral do trabalho foi relatar o caso de uma paciente que recebeu o diagnóstico de Polimiosite com quadro inespecífico, multissistêmico, com sintomatologia de fraqueza, artralgia, dispepsia, disfagia e alteração do hábito intestinal, cuja elevação das transaminases direcionou o raciocínio clínico e o diagnóstico de Polimiosite. Através desse relato observou-se que o aumento das transaminases, após afastadas as etiologias hepáticas, deve suscitar a possibilidade de enfermidades pertencentes às MII quando diante de uma apresentação de acometimento muscular inespecífico com comprometimento de diversos sistemas. Conclui-se que a elevada morbimortalidade dessa patologia, inclusive por sua associação a uma maior incidência de diversas neoplasias, exige que seu reconhecimento seja considerado na investigação de um médico generalista quando diante de características clínico-laboratoriais que sugerem o diagnóstico de Polimiosite.
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR E SUA RELAÇÃO AO CÂNCER COLORRETAL
A polipose adenomatosa familiar (PAF) é uma síndrome autossômica dominante que predispõe ao câncer colorretal e é responsável por aproximadamente 1% de todos os casos de câncer colorretal. A PAF é caracterizada pela presença de múltiplos adenomas de cólon, sendo a forma mais clássica com mais de 100 pólipos adenomatosos no cólon. O distúrbio ocorre em 1 a cada 8000 a 14000 pessoas. Pólipos são encontrados em 50% dos pacientes aos 15 anos e em 95% aos 35 anos de idade. O câncer se desenvolve antes dos 40 anos em quase todos os pacientes não tratados. Os pacientes podem desenvolver várias manifestações extracolônicas, tanto benignas como malignas. As benignas incluem tumores desmoides, osteomas do crânio ou da mandíbula, cisto sebáceos e adenomas em outras partes do trato gastrointestinal. Os pacientes têm maior risco de câncer no duodeno (5 a 11%), pâncreas (2%), tireoide (2%), encéfalo (meduloblastoma em 1%) e fígado (hepatoblastoma em 0,7% das crianças < 5 anos de idade). A doença hereditária autossômica dominante é causada por uma mutação no gene APC (adenomatous poliposis coli). A cada descendente direto de um paciente portador de PAF há 50% de chance de herdar a alteração genética. Aproximadamente um terço dos pacientes acometidos tem mutações de novo no gen APC, ou seja, não herdada. De fato, aproximadamente 22 a 46% dos casos resultam de novas mutações sem uma associação familiar. O APC é um gene de grande tamanho, com 15 exons e formado por 8538 pares de bases. Este gene codifica uma proteína com 2843 aminoácidos com peso molecular de 310Kd. É classificado como gen de supressão tumoral, uma vez que a inativação de ambos os alelos resulta em crescimento celular desordenado e incontrolável. Os portadores de PAF apresentam mutação em um dos alelos herdados. Existem mais de 300 mutações catalogadas do APC e as mais comuns resultam de inserções ou deleções. Existe uma correlação clara entre a alteração genotípica (tipo e localização) e as características clinicas, ou fenótipo dos portadores de PAF. Mutação proximal ao códon 1249 é associada com menos de 1000 pólipos distribuídos pelos cólons e mutações presentes entre os códons 1250 e 1330, com expressão de mais de 5000 pólipos nos cólons. Mutações distais ao códon 1465 estão associadas com poucos pólipos. As correlações entre genótipo e fenótipo descritas em vários estudos sugerem que a localização da mutação não é o único determinante do fenótipo e que outros fatores genéticos e ambientais contribuem para expressão clínica da doença. No futuro poderemos direcionar o tratamento integralmente baseado nas informações genotípicas. O diagnóstico de PAF clássica pode ser feito pela clínica e endoscopicamente pela identificação de centenas a milhares de pólipos distribuídos pelos cólons e reto. Alterações benignas como cistos epidermoides e hipertrofia congênita do pigmento retiniano presentes ao exame físico servem para reforçar o diagnóstico de PAF. Deve ser investigado, com essas condições reconhecidas, com endoscopia digestiva alta, para o diagnóstico de polipos no estomago e duodeno. Uma vez que o diagnóstico de PAF seja feito, todo familiar de primeiro grau do paciente acometido tem 50% de chance de herdar a mutação familiar especifica no APC. Teste genéticos são realizados como passo principal na identificação dos familiares quer herdaram ou não a mutação no APC. Após a realização dos testes, são divididos dois grupos, os que herdaram as alterações do APC e os que não herdaram. Os que não herdaram requerem rastreamento semelhante ao da população geral. Tradicionalmente a avaliação clínica do indivíduo de risco é feita por completa história pessoal e familiar, exame físico detalhado, sigmoidoscopia flexível anual e colonoscopia quando houver o diagnóstico de pólipos. O tratamento pode ser tanto clinico quanto cirúrgico. No entanto, não existe tratamento clinico eficaz na completa prevenção do desenvolvimento dos pólipos colorretais, nos pacientes com PAF. Drogas anti-inflamatórias não esteroidais (AINE) tem mostrado efeito positivo na regressão do tamanho e na quantidade dos pólipos em alguns pacientes. Todo portador de PAF requer tratamento cirúrgico. Sabe-se que 5% dos pacientes dos portadores de PAF desenvolvem câncer colorretal, em torno dos 20 anos e que aproximadamente 100% dos pacientes desenvolverão câncer na quinta década. A proctocolectomia profilática deve ser praticada num período curto após o diagnóstico clinico de PAF.
Portas abertas ou portas fechadas: como adentrar a saúde mental
Criado no Brasil na década de 1920, o Ambulatório de Psiquiatria foi implementado a partir da política assistencial de higiene mental, que tinha como pretensão a prevenção de doenças mentais na sociedade. Especificamente no que tange ao Ambulatório de Saúde Mental cabe salientar que a implantação de dispositivos substitutivos em Saúde Mental conformou um novo tipo de ambulatório, influenciado pela proposta da Reforma Psiquiátrica e prestador de uma atenção diária baseada no modelo psicossocial e na construção de modalidades de cuidado que focalizam o usuário e não a doença. O objetivo do trabalho foi descrever as experiências das autoras enquanto estagiárias do ambulatório de saúde mental no município de Magé, com seus questionamentos, inquietações e atravessamentos que direcionaram a construção desta pesquisa. O relato de suas vivências no estágio supervisionado básico no campo da Psicologia e dos Processos Comunitários, ocorrido no ano de 2018, associado à realização de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica, acerca do funcionamento do ambulatório de saúde mental, dão corpo a este artigo. Utilizou-se Revisão de Literatura nos períodos entre 2010 e 2020 e observação participativa a partir de uma experiência de estágio. A partir desses métodos de análise, observou-se a caracterização do ambulatório no território, na rede e como ocorria a atuação do psicólogo na Saúde Mental. Discutiu-se sobre as vivências das autoras durante o processo de estágio. Concluiu-se que apesar do ambulatório não fazer parte da RAPS, de acordo com o município estudado, ele ainda equivale a um serviço importante dentro da rede. E salienta-se a necessidade de ampliação de pesquisas na área.
POTENCIAL DA ASSOCIAÇÃO ENTRE FIOS DE POLIDIOXANONA ESPICULADOS E ÁCIDO HIALURÔNICO NO REJUVENESCIMENTO DO TERÇO MÉDIO FACIAL
O envelhecimento facial é um processo biológico natural, resultante de fatores intrínsecos e extrínsecos, que provocam perda de volume, flacidez e alterações estruturais na pele. O terço médio facial, por sua importância na harmonia e sustentação da face, é uma das regiões mais afetadas por essas modificações. Com o crescente interesse por procedimentos estéticos minimamente invasivos, a associação de diferentes técnicas tem se destacado como uma alternativa eficaz no rejuvenescimento facial. Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o potencial da associação entre fios de polidioxanona (PDO) espiculados e ácido hialurônico (AH) no tratamento do terço médio da face. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica quantitativa e qualitativa, baseada em artigos científicos disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados evidenciam que a combinação entre os fios de PDO espiculados e o ácido hialurônico apresenta efeitos complementares, unindo estímulo de colágeno e o efeito lifting promovidos pelos fios à reposição volumétrica e à hidratação proporcionadas pelo AH. Conclui-se que essa associação constitui uma abordagem segura, eficaz e promissora no rejuvenescimento facial, desde que o planejamento terapêutico seja individualizado e os procedimentos executados de maneira adequada.
Potencializand a sala de espera na Clínica da Família como espaço de educação em saúde: Estratégias tecnológicas para promoção da saúde
A Educação em Saúde é uma estratégia que potencializa o cuidado ao envolver atividades educativas na assistência, utilizando recursos disponíveis nos serviços de saúde para a promoção da qualidade de vida. Assim, a troca de conhecimento possibilita melhor vínculo com paciente e/ou familiar, além de induzir uma mudança nas práticas cotidianas mediante ao acesso a informações seguras. Objetivo: Implementar estratégias de Educação em Saúde na sala de espera da clínica da família José de Souza Herdy, através de um meio tecnológico a fim de conscientizar e ampliar o acesso a informações e a adesão das medidas preventivas de saúde, com foco na necessidade territorial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-tativa, com abordagem exploratória, descritiva, com utilização do método interativo de gestão de processos e produtos baseado em quatro etapas Plan, Do, Study e Act. Esta foi realizada com intuito de desenvolver ações de promoção, proteção e recuperação à saúde em nível individual e coletivo durante o primeiro semestre de 2023, proveniente das atividades da disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I. Resultados e Discussão: Foi elaborado um cronograma de encontros divididos em temáticas importantes para a saúde. A implementação dos materiais educativos, possibilitou a construção recíproca e inovadora de conhecimento entre a comuni-dade e a área acadêmica. Conclusão: Depreendemos que a Educação em Saúde motiva os usu-ários a repensar sobre a realidade em que vivem e estimula mudanças nos comportamentos que apresentam riscos à saúde. Proporciona acesso a informações e recursos educativos a grupos vulneráveis ou com menor oportunidade aos serviços de saúde.
Potencial terapêutico da intradermoterapia associado à cafeína na lipodistrofia ginóide
Considerando que cerca de 50% da população demonstra algum tipo de insatisfação com a sua aparência, uma parte busca procedimentos para minimizar suas queixas e corrigir os traços não desejados e assim elevar a autoconfiança já que a baixa autoestima, atua negativamente sobre a qualidade de vida do indivíduo. A lipodistrofia ginóide (LG), conhecida popularmente por celulite é uma disfunção estética muito comum na população, principalmente em mulheres; sendo uma das causas de grande procura de centros estéticos para seu tratamento. Essa busca de tratamentos ao combate desta da LG, seduz o mercado da beleza a investir em possíveis soluções para esta queixa. Ativos lipolíticos são constantemente utilizados por profissionais da área da estética para o tratamento da LG. Entre eles a cafeína devido sua ação lipolítica, pela inibição da fosfodiesterase e adenosina reduzindo o tamanho dos adipócitos. Uma técnica muito utilizada para fins terapêuticos e a intradermoterapia, que é capaz de concentrar fármacos de eficiência comprovada, diretamente nos locais da queixa principal e tem sido muito utilizada principalmente no tratamento de três afecções: gordura localizada, lipodistrofia ginóide e flacidez tecidual. Pesquisas apontam redução significativa de tecido adiposo nos animais submetidos as soluções de cafeína principalmente quando consegue romper a camada córnea da pele que faz um efeito barreira no exercício de sua função de proteção. Demonstrando que a cafeína juntamente com um método qu.e rompa barreira, pode ser um tratamento eficaz para LDG.
POTENCIAL TERAPEUTICO DOS DERIVADOS DA PLANTA CANNABIS NOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
Introdução: A Cannabis é uma planta que possui potenciais terapêuticos datados desde os anos 2000 a.C. Contudo seu potencial terapêutico vem sido de fato reconhecido em especial nas ultimas decadas, datando dos anos 1960 até hoje, com avanços significativos nos anos 2000 até os dias de hoje. O uso da Cannabis e seu potencial no campo da Psiquiatria são a essa altura inegáveis com os derivados já estabelecidos, além dos derivados que são descobertos com mais pesquisas e estudos ao longo dos anos. Objetivos: Realizar uma revisão breve do contexto geral da Cannabis e dar enfoque ao uso de seus derivados, em especial o CBD como opção farmacológica e terapêutica aos principais transtornos psiquiatricos. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura com base na pesquisa de artigos em bibliotecas virtuais, selecionando os de maior relevancia, datando do inicio dos anos 2000 aos dias de hoje para não só esclarecer duvidas sobre o assunto mas demonstrar o longo processo que os estudos e pesquisas vem passando com o tempo. Conclusão: No presente contexto e com toda atual literatura disponível sobre o assunto, se faz evidente a relevância clínica dos derivados da planta Cannabis, mais especificamente o CBD, no tratamento dos principais transtornos psiquiátricos que somados estima-se que podem compreender até 90% dos pacientes. Os ensaios clínicos apresentam resultados positivos e de amplo espectro de ações farmacológicas, além de boa tolerabilidade e segurança.
PRÁTICA MÉDICA VERSUS VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: uma revisão bibliográfica
O momento do parto se trata de um divisor de águas na vida da mulher, pois existe todo um estigma previamente construído e reconstruído a partir da singularidade e da cultura da parturiente. Tendo em vista o atual cenário obstétrico e a relevância da humanização do parto, a presente pesquisa teve como objeto de estudo a intervenção médica e a violência obstétrica durante o trabalho de parto de acordo com a literatura vigente. O objetivo geral da presente pesquisa foi compreender quando a intervenção médica passa a ser violência obstétrica. E os objetivos específicos, analisar a conduta e intervenção médica durante o trabalho de parto e apontar intervenções médicas que se caracterizam como violência obstétrica. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza exploratória, feita no site da Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores “violência obstétrica” e “trabalho de parto”. As informações obtidas a partir das publicações, permitiu o agrupamento dos dados nas seguintes categorias: conduta e intervenção médica durante o trabalho de parto; intervenção médica ou violência obstétrica?; e medidas para reduzir a prática violenta. A análise dos dados permitiu concluir que a intervenção médica e a violência obstétrica possuem uma linha tênue na prática médica. É sabido que muitos procedimentos médicos devem ser realizados a fim de garantir as melhores condições de nascimento além de viabilidade para a mãe e para o bebê, entretanto as decisões devem ser compartilhadas com a mulher.
Preparo minimamente invasivo para confecção de facetas e laminados cerâmicos
O sucesso em um procedimento restaurador é alcançado quando aliamos função e estética em um só trabalho. Cada vez mais a busca pela excelência vem trazendo materiais de alta qualidade e desenvolvimento de técnicas que tornam o trabalho do cirurgião dentista não só reabilitador, mas também digno de um artista, se preocupando cada vez mais em invadir de forma mínima a estrutura dental biológica presente. Este é o conceito do minimamente invasivo dentro do consultório odontológico e suas práticas, uma alternativa protética não comprometedora à saúde da estrutura dental com a confecção de facetas e laminados cerâmicos, seguindo este conceito. Além disso, apresenta, de forma sucinta para melhor embasamento e compreensão, as principais etapas que abrangem esse procedimento restaurador. O objetivo deste trabalho é a técnica de confecção dos preparos suficientemente invasivos, evidenciando a importância de um bom planejamento prévio a esta etapa, já que a mesma é responsável por definir o nível de desgaste para uma restauração suficientemente invasiva.
Prevalência da disfunção sexual de mulheres no climatério atendidas no ambulatório da Policlínica de Duque de Caxias
Este estudo transversal foi conduzido com mulheres na perimenopausa atendidas na Policlínica Duque de Caxias, vinculada à UNIGRANRIO-Afya. O objetivo foi investigar a prevalência e os fatores associados à disfunção sexual (DSF) em mulheres no climatério. A coleta de dados ocorreu entre junho de 2023 e maio de 2024, envolvendo 60 participantes que assinaram o consentimento informado. As variáveis demográficas e clínicas foram coletadas, e a função sexual foi avaliada usando a versão curta do questionário “Female Sexual Function Index” (FSFI). Os resultados mostraram que 58% das mulheres apresentavam algum grau de DSF, com uma correlação negativa entre idade e a qualidade da função sexual. Não houve correlação significativa entre sintomas climatéricos, como fogachos e ressecamento vaginal, e os escores FSFI. A maioria das mulheres que tiveram relações sexuais recentemente eram casadas, indicando que um relacionamento estável pode influenciar positivamente a saúde sexual. O estudo conclui que a disfunção sexual é prevalente entre mulheres no climatério e que a idade é um fator importante no prejuízo da função sexual. Futuros estudos devem incluir uma amostra maior e mais diversificada, estratificando as participantes por faixas etárias e considerando fatores adicionais que possam impactar a função sexual.
Prevenção de blefaroptose por indução da toxina botulínica na estética
A blefaroptose é uma condição que afeta a aparência e a função das pálpebras, podendo causar desconforto e problemas de visão. A toxina botulínica tem sido reportada como causadora de blefaroptose em diversos pacientes após aplicações estéticas. Com metodologia de revisão bibliográfica, o presente artigo realizou uma ampla busca na literatura sobre a relação entre ptose de pálpebra superior e toxina botulínica. Foram encontrados artigos que descreviam casos, explicações científicas para esta causa, alternativas como tratamento e orientações aos profissionais quanto a essa ocorrência. Diversos estudos apontam a ocorrência de blefaroptose em virtude de falta de conhecimento da anatomia muscular da face e aplicação errônea de toxina botulínica. Baseado nisso, concluiu-se que existe a necessidade pelo enfoque no estudo da anatomia da face e capacitação adequada dos profissionais de estética para mitigação desses erros e suas implicações futuras.
Primeira correção intrauterina de mielomeningocele por mini-histerotomia do estado do Rio de Janeiro – relato de caso
Introdução: A Mielomeningocele (MMC) é uma condição decorrente do defeito no fechamento do tubo neural que ocorre terceira semana embrionária e acomete 1 a cada 1.000 nascidos vivos, sendo considerada uma das mais frequentes malformações congênitas. A correção intrauterina da MMC demonstrou uma redução significativa da necessidade de derivação ventriculoperitoneal (DVP) e uma maior frequência de deambulação independente. Objetivo: Relatar o primeiro caso de correção intrauterina de mielomeningocele pela técnica de mini-histerotomia no Estado do Rio de Janeiro. Métodos: Realizado um relato de caso de cirurgia fetal para correção de MMC no ano de 2017 conduzido pela Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Resultados: O recém-nascido necessitou DVP e apresenta mobilidade dos membros inferiores. A gestante apresentou complicações pós-operatórias tardia da MMC com rotura prematura de membranas ovulares e descolamento prematuro de placenta. Conclusões: O presente relato marcou o início de uma nova era na cirurgia fetal no Estado do Rio de Janeiro e seus autores pretendem melhorar a assistência a esta condição, trazendo melhores perspectivas de saúde para os bebês com MMC e suas famílias.
PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS À INTERCORRÊNCIAS NA APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA
O estudo teve como objetivo identificar os principais fatores associados às intercorrências na aplicação estética da toxina botulínica, analisando causas, frequência e formas de prevenção. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de revisão bibliográfica de artigos publicados entre 2019 e 2024 nas bases PubMed, SciELO e Google Acadêmico. O referencial teórico abordou anatomia facial, mecanismo de ação da toxina e fatores técnicos que influenciam sua segurança. Os resultados apontaram como intercorrências mais comuns ptose palpebral, assimetrias, dor, inchaço e reações leves, com maior incidência em mulheres, idosos e na região periocular. As causas mais frequentes envolveram erros técnicos, doses elevadas e falhas assépticas. Concluiu-se que a toxina botulínica é segura e eficaz quando aplicada por profissionais capacitados, sendo a prevenção das intercorrências dependente do domínio anatômico, da individualização do tratamento e do cumprimento dos protocolos de segurança
PRINCÍPIOS ESTÉTICOS RELACIONADOS À DENTÍSTICA
Um sorriso encantador é capaz de transmitir saúde e confiança, causando uma boa impressão para aqueles que os cercam. É incontestável que a cavidade bucal impacta diretamente nas relações interpessoais e trabalhistas de cada ser, afetando sua autoestima e psicológico. A partir disso, a busca por melhorias na aparência tornou-se constante, com o objetivo de adequar-se aos padrões atuais, trazendo a necessidade de profunda percepção das estruturas anatômicas naturais pelos dentistas, podendo melhor reproduzi-las. Também é fundamental que haja diálogo entre o profissional e o paciente, em buscar de alinhar suas expectativas, compreender seus desejos e promover satisfação durante e após as intervenções ansiadas. É indispensável estabelecer parâmetros baseados em evidências científicas, nas quais é possível observar a grande magnitude dos princípios estéticos, que promovem resultados harmônicos e naturais, e que além da aparência, atuam em questões fisiológicas conforme as particularidades de cada indivíduo e a junção dentofacial. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, que visa analisar o impacto da odontologia restauradora com base na exploração de artigos científicos selecionados por meio de sites como Google Acadêmico, PubMed e Scielo, empregando palavras-chave, como: “princípios estéticos”, “principles aesthetics”, “smile”, “dentística”, “odontologia restauradora”, “dentistry”, entre outras.
Profilaxia antibiótica como prevenção a Endocardite infecciosa após extrações dentárias: Uma revisão de literatura
A grande quantidade de microrganismos presentes na cavidade oral e o potencial de trauma em extrações dentárias resulta em uma associação entre procedimentos odontológicos invasivos e bacteremia, que embora normalmente seja tratada pelo sistema imunológico, acredita-se que em pacientes de risco, a bacteremia possa levar a endocardite bacteriana, resultante de uma infecção grave no revestimento interno do coração, o endocárdio. A doença apresenta baixa incidência, porém uma alta taxa de mortalidade. Como forma de prevenção a Endocardite Infecciosa, o tratamento antibiótico profilático é realizado. Proporcionando concentrações de antibiótico no sangue, a fim de impedir a proliferação bacteriana. Devido a alta taxa de mortalidade da Endocardite, é admissível o uso de Profilaxia antibiótica em pacientes com alto risco de desenvolver a doença, mesmo com riscos associados ao uso de antibióticos, se apenas um caso de Endocardite for prevenido com sucesso, será um benefício incalculável para o paciente. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito da endocardite bacteriana após extrações dentárias, fazendo uma análise, por meio da comparação de estudos descritos na literatura, avaliando o uso da profilaxia antibiótica como forma de prevenção.
Programa de Tratamento Restaurador Atraumático
O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é um programa minimamente invasivo e conservador, pois é baseado em uma intervenção mínima, protegendo ao máximo as estruturas dentárias, além disso, ele foi desenvolvido para controlar a progressão de lesões cariosas, podendo ser amplamente utilizada pelo seu baixo custo. O material mais utilizado é o cimento ionômero de vidro devido a sua adesão química ao dente, liberação de flúor e biocompatibilidade pulpar. Com isso, o objetivo desse trabalho foi discutir sobre a importância do TRA, destacando sua eficácia, técnica, formas de utilizar, vantagens e limitações. Para isso, a metodologia utilizada foi através de uma revisão de literatura com acervos de artigos e livros sobre a temática. Portanto, pode-se concluir que o TRA é um procedimento definitivo, de execução simples, podendo ser amplamente utilizado dentro da Odontologia, oferecendo conforto ao paciente e garantindo um papel importante no controle e tratamento da cárie.
PROJETO MEDEDUCA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS
Objetivos: Relatar a experiência do Projeto MedEduca, realizado por estudantes de medicina voluntários e fundadores do projeto social da Unigranrio Barra da Tijuca, em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina (Camub), de educação em saúde na escola, com foco em doenças infecciosas, prevenção, promoção da saúde, saúde mental, saúde da mulher e da criança gravidez em ambulatórios, comunidades e escolas do Rio de Janeiro. Metodologia estudo da literatura, estruturação do projeto e relato de experiência da elaboração de grupos de estudo, aulas interativas com professores e alunos, resultando na criação de um projeto de educação em saúde, fundado em 2013 na Unigranrio Barra da Tijuca, realizado semestralmente, que objetivou o conhecimento de uma forma lúdica e ativa para crianças e adolescentes de uma escola no Rio de Janeiro, utilizando além de palestras explicativas, uma metodologia dinâmica e lúdica, com música, teatro e jogos sobre o tema. Foram confeccionados banners, cartazes, com realização de uma gincana de perguntas e respostas sobre os grandes pilares de saúde da medicina, além da abertura de um debate sobre o tema. Resultados: Os estudantes da escola mostraram grande interesse nos temas do projeto durante todas as intervenções e na metodologia ativa proposta. Também obteve grande adesão e receptividade da participação popular quando aplicado a populações vulneráveis. Para atender a dúvidas e questionamentos da população alvo foi confeccionada uma caixa de dúvidas, onde os alunos poderão escrever e depositar dúvidas e temas que serão posteriormente debatidos no projeto. Conclusões: A educação em saúde voltada para a criança, para o adolescente e para a comunidade vulnerável em geral, usuários do SUS, é uma ferramenta essencial para a prevenção de agravos à saúde desse grupo e deve ser incentivada com a criação de projetos e atividades de campo que permitam debates entre estudantes de medicina e alunos de escolas. Porém essa ação, para ter eficácia e ter boa receptividade, deve ocorrer com a utilização da linguagem do adolescente, realizada através de uma metodologia ativa e lúdica de ensino.
PRÓTESE DENTÁRIA SOBRE IMPLANTE: RESULTADO A LONGO PRAZO
Este estudo versa sobre a prótese dentária sobre implante que vem avançando consideravelmente ao longo dos anos proporcionando ao paciente várias opções para restauração e reposição de dentes perdidos ou danificados, entre estes avanços a prótese sobre implante oferece longevidade e durabilidade, deste que seja aplicado os cuidados adequados, como a higiene e comparecimento periódico no consultório dentário. Pode ocorrer fatores que contraindicam o implante dentário, mas os exames adequados e uma clínica especializada são essenciais para a veemência de apurar com prudência a condição real e todos os possíveis riscos, ou avaliar se o paciente está dentro dessas contraindicações. O implante dentário é a parte interior invisível na boca, podemos dizer que atua como uma raiz artificial do dente e a prótese sobre implante é a parte visível que substitui a coroa do dente natural perdido. A prótese sobre implante oferece vantagens superiores a prótese convencional. A longo prazo as próteses sobre implantes podem durar muitos anos além de oferecer um recurso duradouro e esteticamente aprazível para a substituição de dentes perdidos, melhora a autoestima e a qualidade de vida do paciente de forma célere.
Prótese total imediata: revisão de literatura
A Prótese Total Imediata é uma prótese desenvolvida como um método de reabilitação realizado consecutivamente a extração dos dentes, sendo instalada imediatamente após o procedimento cirúrgico. Esse método de reabilitação é utilizado de maneira provisória, até que a prótese definitiva seja confeccionada e instalada, sendo assim, devendo ser utilizado por um breve período de tempo. Em decorrência do processo de remodelação óssea posterior ao ato cirúrgico, uma série de reembasamentos da porção interna das próteses, ao longo do período de cicatrização precisarão ser feitos e, dessa forma, é possível manter tanto a retenção quanto a estabilidade do trabalho protético. Portanto, com esta abordagem, é possível reestabelecer e manter as funções mastigatória e a estética do sorriso, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.




.png)
